O Cavaleiro Inexistente

O Cavaleiro Inexistente Italo Calvino

Resenhas - O Cavaleiro Inexistente

lulua da cobrinha 16/09/2022

que livro ruim
mano, que livro mais bosta
eu odiei ele, sinceramente não gostei, nao recomendo, so pra quem gosta de classico mas enfim

@leiturasdanickson 17/06/2022

é, o livro não me conquistou... mas no geral foi uma experiência ok e até achei engraçadinho em alguns momentos. gostei bastante da escrita do Calvino, o que não fluiu comigo foi o enredo em si, achei bem raso.
a princípio a ideia do livro é boa, ele faz uma analogia a nossa existência e em como podemos ser alheios a isso, porém não me despertou grandes reflexões.

um trecho que achei incrível:

?Assim, tanto sobre o amor como sobre a guerra, direi de boa vontade aquilo que consigo imaginar: a arte de escrever histórias consiste em saber extrair daquele nada que se entendeu da vida todo o resto; mas, concluída a página, retoma-se a vida, e nos damos conta de que aquilo que sabíamos é realmente nada.?

ha outros momentos em que o autor expressa bem os sentimentos dele a respeito da escrita, o que acaba sendo bem bonito de ler.
Levi 29/08/2022minha estante
Olá, boa noite, gostaria de saber se você poderia me auxiliar a ligar elementos da história retratada no livro, com a própria idade média, como por exemplo mostrar uma relação entre vassalo e suserano. Ee puder ajudar fico grato

fantanauser 21/04/2022

o livro começa bem e é bem interessante no começo, muito bem detalhado e com boas promessas de enredo. até um pouco depois da metade a narrativa é bastante instigante. achei o final corrido e os plot twists fracos mas tudo bem, acho que valeu a pena mesmo assim.

Jacques.Bourlegat 09/04/2022

O cavaleiro inexistente
Expressão de uma fabulosa interpretação do real, para a qual não podemos ficar indiferentes. O cavaleiro inexistente descreve como deve se portar um cavaleiro perfeito. Tão perfeito que não existe! De fato, a perfeição é somente um conceito e não se pode alcançá-la.
No entanto, é uma realidade que se faz presente na tentativa de ser perfeita!
O personagem é surreal até mesmo em seu nome, "Agilulfo Emo Bertrandino dos Guildiverni e dos Altri de Corbentraz e Dura, cavaleiro de Selimpia Citeriori e Fez!".
Ele aparece diante de Carlos Magno em uma armadura toda branca, alva, bem conservada, sem um risco, " encimada no elmo por um penacho de sabe-se lá que raça de galo oriental". O ridículo da perfeição desse cavaleiro lembra sem dúvida o ridículo da imperfeição de Dom Quixote. Os dois personagens acreditavam ser cavaleiros reais.
Italo Calvino nos conta uma aventura nos moldes da cavalaria, pautado nas regras de conduta pelas quais buscam glória e honra.
E, podemos ler, entre as linhas, algumas críticas, veladas de conformismo pelos personagens oprimidos, sobre a conduta de tais cavaleiros que obram em nome de reis, sacerdotes e até mesmo do próprio Deus: abusam de seu poder e desvirtuam as regras supostamente invioláveis, sob falsas retóricas de redenção e perfeição.
No final do livro só posso concordar: o Cavaleiro inexistente é perfeito!

thatiana 06/04/2022

não esperava gostar tipo não mesmooo
tem incesto, teste de paterninade, a reviravolta, aquelas cenas bem fuga da princesa adorei
só não to muito acostumada a ler livro assim mas eu acho que foi um bom começo

Bia_Gargel 16/03/2022

Surpreendente
Esse livro me surpreendeu muito. Ele possui uma escrita muito envolvente e rápida. É um livro repleto de ironia e as vezes chega até ser cômico. Os personagens são muito caricatos, mas dá para perceber que essa é a intenção. Italino Calvino faz tudo ser uma grande piada.

A história é muito divertida, porém a conclusão eu achei muito corrida e um pouco contradizente com alguns pontos que já haviam sido construídos na narrativa.

Mas de um modo geral, é um livro que vale muito a pena ser lido.

Leo 17/02/2022

Os cavaleiros e seus propósitos
Um conto completo. Tem ação, reflexão, romances, perplexidade e um humor satírico que faz você querer ler tudo imediatamente.
Interessante notar que para ingressar no exército de Carlos Magno, as motivações dos cavaleiros são tão diversas quanto o número de personagens.

Alberto 29/12/2021

Gargalhadas garantidas num texto inteligente e fácil de ler.
Muitas gargalhadas garantidas. Calvino sem medo de forçar a mão na farsa, no absurdo e na caricatura. O enredo é macarrônico, combinando com a intenção humorística, mas e narração é ágil, movimentada e a leitura não cansa. Claro que a aparente maluquice embute um projeto crítico. O cavaleiro que não existe, e ao mesmo tempo é o paradigma do soldado perfeito, serve de analogia para criticar o militarismo, o poder estatal e o automatismo de seus agentes: quantos apenas seguem ordens ou regras como se fossem meras "armaduras vazias"? E quantos não há que levam a vida só cumprindo ordens e executando mecanicamente tarefas, sem realmente "existir"? E como de costume Calvino usa a narrativa para meditar sobre o trabalho do escritor e as possibilidades da literatura. Bom livro, fácil de ler, divertido e inteligente. Não dei nota maior porque o último terço me pareceu destoar do começo, ficou um pouco lento. Sem contraindicações, pode ser lido por mera diversão ou como meditação inteligente.

Nenna Amori 14/12/2021

Eu ainda não sei da onde surgiu o Cavaleiro Inexistente, mas gostei dele, é o melhor personagem da história e não por ser o protagonista, mas simplesmente por (não) existir.

Priscila322 26/09/2021

Divertido do começo ao fim
O cavaleiro inexistente apesar de ser o personagem principal é só um coadjuvante nesta história engraçada e confusa.

Guerras, amores, mortes, vidas, virgindade, tudo de funde e se confunde entre confusões e diversões.

Amei a experiência de ler este livro, risadas garantidas.

DIÓGENES ARAÚJO 11/08/2021

Um Dom Quixote inexistente
Sensacional, um livro leve e curto lembrando muito as novelas de cavalaria muito populares no século XVI, facilmente associável ao Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança. Porém, aqui o cavaleiro é Agilulfo, um cavaleiro que simplemente não existe, por baixo da armadura não há nada nem ninguém, e seu fiel escudeiro, um louco chamado Gurdulu, entre outros personagens que fazem dessa história uma divertida comédia. Não vou fazer uma resenha da história, apenas deixar minha sugestão de leitura pra quem quer se divertir numa comédia medieval escrita no século XX.

Jean 13/07/2021

Com esse livro podemos acompanhar as aventuras de Agilulfo Emo Bertrandino dos Guildiverni e dos Altriz de Corbentraz e Sura, cavaleiro de Selimpia Citeriore e Fez. Um cavaleiro que na realidade não existe!
Ele serve ao rei Carlos Magno, e quando seu título entra em dúvida ele parte ao mundo para provar que é legítimo os seus feitos.

Maria.Gabriela 18/04/2021

Confesso que pelo que me contaram achei que ia ser bem mais engraçado. Mas mesmo assim o livro narra com bom humor a história de Agilulfo, um cavaleiro que não existe e seu escudeiro que existe, mas não tem consciência disso.