O Cavaleiro inexistente

O Cavaleiro inexistente Italo Calvino

Resenhas - O Cavaleiro Inexistente

Carol 11/07/2023

Surpreendente
Outro livro que tive que ler por conta da escola. Tem uma história bem interessante com uma mensagem por traz. É fora do que eu leio, mas me surpreendi positivamente com a história

Josana.Baltazar 02/07/2023

Um cavaleiro que não existe e é de uma retitude de caráter e valores, armadura branca e sempre impecável, a busca da virgindade e o vai e vem da história, princípios, gostei. Indico.

Val 20/06/2023

As realidades de O Cavaleiro Inexistente
Tudo que vemos só é real se fizer parte de nosso contexto de conhecimento. Nada será diferente disso perante nossa experiência de vida. E é disso que trata o primoroso romance do italiano Italo Calvino em sua obra O Cavaleiro Inexistente. Calvino, um merecedor de um Nobel de Literatura, preterido a inúmeros premiados, segundo meus conceitos de qualidade literária. Sinta-se à vontade para discordar.
Nesta sua obra, mais uma vez fantástica, ele nos assombra com nossa própria sombra: aquilo que somos e que jamais mostramos ser. Para isso, vai até Carlos Magno, na Idade Média, século VIII, para apresentar-nos uma extravagante história sobre uma armadura viva, porém sem seu suposto cavaleiro, contada por uma penitente freira.
Um livro que mostra um cavaleiro que não existe, mas que traz algumas reflexões sobre a nossa própria existência e insignificância. O protagonista é um paladino com tudo que se esperaria de um cavaleiro medieval, ou melhor, de um ser humano em qualquer época: caráter inabalável, incorruptível, fiel, nobre, honesto, imbuído de honra, coragem e retidão. Isto é, uma figura principal que não existe, mas que seria desejável na humanidade.
Dentre as diversas alegorias elaboradas por Calvino a principal é o próprio protagonista. Além de ser o cara certinho, lógico, irritantemente perfeccionista, que não entende as exceções, ele cumpre cegamente todas as regras, normas e protocolos até as últimas consequências. Um indivíduo representado por uma armadura de cavaleiro, de caráter inabalável, voz metálica, incorruptível, devoto, nobre, fiel, imbuído de honra, coragem, retidão e que por isso mesmo não existe.
Apesar das comparações de alguns críticos e analistas com os homens modernos e tecnológicos, pecam por ignorar que este é um romance de fantasia e crítica social escrito em 1959, época em que os computadores – ainda rudimentares - acabavam de trocar as válvulas pelos transistores. Não se sonhava sequer com a internet. Evidente que o autor visava demonstrar um ser utópico que, por pretensamente ser poderoso apesar de humilde, é, por isso, cortejado, invejado e orbitado por um idiota, uma mulher perfeitamente empoderada e um ambicioso e tremendo invejoso que lhe pretende a proeminência, assim como por um admirador jovem e inexperiente que num golpe de sorte se torna seu herdeiro material.
Nesta poderosa e irônica crítica social, Calvino ridiculariza a Sagrada Ordem dos Cavaleiros do Graal, historicamente aclamados como heróis, mostrando seu treinamento como isolacionista e idiotizante, numa aparente crítica ao fanatismo religioso. Apesar de uma história simples e curta, é cheia de cenas que oscilam entre ridículas e até hilariantes.
Um belíssimo exercício literário rico em sátiras e metáforas elaborado por um dos mais importantes escritores italianos do século XX.
Valdemir Martins
16.06.03

site: https://contracapaladob.blogspot.com/

Larii 21/04/2023

Li por causa da escola, achei meio sem nexo, mas a história é legal e divertida. o final me surpreendeu.

Léia Beatriz 16/03/2023

Não sei o que eu achei...
O livro em si é muito legal e a história é boa, tem personagens interessantes e cenários legais, mas acho que não é o meu tipo de livro, apesar de ser uma historia muito interessante eu não leria novamente.

clara716 24/02/2023

Apesar de eu ter achado o estilo da escrita do calvino fascinante infelizmente a história não conseguiu me prender e eu demorei um tempão pra ler.
Mas eu super recomendo exclusivamente por conta da trama existêncialista do Agilulfo e do Gurdulu, muito interessante!!

arthur966 31/01/2023

a arte de escrever histórias consiste em saber extrair daquele nada que se entendeu da vida todo o resto; mas, concluída a página, retoma-se a vida, e nos damos conta de que aquilo que sabíamos é realmente nada.

Jardim de histórias 30/01/2023

A existência de quem não existe
Uma experiência sobre a formação de camadas humanas, da ideia da perfeição de uma pessoa que não existe, tornando-a uma síntese perfeita da inexistência da perfeição, a ideia da fé, força de vontade e disciplina que existe em alguém que não existe, logo se o ser é inexistente, somente prevalece o ideal. Simplesmente Italo Calvino de maneira notabilíssima, aborda essa percepção nos fazendo refletir profundamente em um universo que a filosofia considera como existencialismo. É claro que não estou me referindo a uma obra densa filosófica e sim de um romance divertidíssimo de cavalaria às avessas, uma leitura fluída e envolvente que traz essa percepção existencial inserido quase que em fragmentos nessa dinâmica atemporal. Uma história bem contada, muito dinâmica, em alguns momentos, chega a ser parecido com Don quixote. Calvino, faz histórias absurdamente impossíveis, como o visconde partido ao meio, o barão na árvore, o cavaleiro inexistente, cidades invisíveis entre outras parecerem reais. Somos totalmente envolvidos na história de uma forma tão fantástica, que nem questionamos a verossimilhança, simplesmente embarcamos nessa viagem deliciosamente reflexiva. Assim como Fiodor Dostoievski, Italo Calvino, nasceu para ser lido e estudado.

ana 12/01/2023

No começo eu estava achando o livro extremamente confuso e entediante, mas do meio pro final foi ficando divertido e eu consegui embarcar na história.
Gostei das tramas e do plot twist no final, gostei da ambientação também.

mari:) 29/12/2022

Legal
A história é legal mas me perdi muitas vezes. Não me prendeu tanto quanto gostaria. Não seria o primeiro livro que recomendaria pra alguém

Camila 17/12/2022

Um bom começo
Nunca tinha lido nada do autor. Achei a história divertida, gostei de ter pegado para ler. Também foi uma leitura bem rápida.

Pamela.BrandAo 15/11/2022

Ler de novo é mais gostoso
Li esse livro quando tinha 16 anos, tava no 1° ano do ensino médio. Reli agora para dar de presente. Que boa releitura... Agora, mais velha, consegui pegar todos os sarcasmos, ironias, o peso da discussão filosófica central, as nuances narrativas.
As vezes um pouco amarrado, mas bom!

jansxuxus 08/10/2022

li pra escola, me surpreendi muito! fiquei presa na história, além disso, é um livro rico em detalhes e que traz muitos questionamentos! só não é meu gênero preferido.

Maitê 03/10/2022

um excelente conto, engraçado, inteligente, um cavaleiro que é o ideal romântico, bom demais para ser verdade, e de fato não é; é uma armadura vazia que busca confirmar seu nome. Sem nome se esvazia.

Bruno Oliveira 29/09/2022

A TRISTE FIGURA MEIO HOMÉRICA DE CALVINO
O cavaleiro inexistente, de Italo Calvino é um romance de cavalaria, porém, é uma sátira, é uma boa piada sobre esse estilo literário tão popular séculos atrás. O livrinho é curto, enxuto e diverte bem o leitor maduro que já tem certa experiência com esse tipo de literatura, ou outras mais “antigas”. A maneira de escrever, narrar de Calvino lembra em muito à de Saramago, sabe? Aquele jeito de “descrever querendo dizer algo mais sem dizê-lo diretamente” de uma forma bem lógica, racional está lá, mas é na metalinguagem que o escritor italiano (que nasceu em Cuba) se destaca: a personagem que narra os fatos, vira e mexe, reflete sobre o ato de escrever em si, o que torna a experiência, em ler o livrinho, mais envolvente naquele universo medieval, fantástico e bem europeu. Ótimo!