Amanhecer

Amanhecer Stephenie Meyer

Resenhas - Amanhecer

Jana 03/09/2010

CUIDADO! Essa resenha contém SPOILERS.
Tá, alguns indivíduos vieram reclamar que eu entreguei o fim da série e não avisei que faria isso. Pois bem, avisei agora. E se você, fã indignado, vier me pentelhar mesmo assim, saiba que eu vou mandar o Eduardo cintilar na TUA CARA. -haha, sem graça.

...

Bella x Edward: relação desgastada. As frases românticas e declarações de amor ficaram chatas e manjadas e, além disso, muitas vezes, me senti lendo um daqueles romances baratos, onde o herói é perfeito e tudo a respeito dele é digno de adoração.

Ok Bella, Edward é lindo e maravilhoso e isso vem sido repetido exaustivamente desde o primeiro cap. no qual ele aparece.

E, sinceramente, as frases fofas já enjoaram. "Você é a minha vida", "Eu não posso viver em um mundo onde você não exista", e mimimimi. Eu admito, me emocionei quando li essas meiguices pela primeira vez, afinal, sou garota e também tenho um espírito romântico (embora ele seja ignorado na maior parte das vezes). Mas, ah! Açucar demais = diabete, ok? Tem limite pra tudo, até mesmo pra fofurinhas.

Jacob: adoro Edward (ou adorava, pelo menos), mas Jacob sempre foi o meu favorito. Amo esses personagens que fazem uma linha mais "bad boy"...além do mais, cabeludo + alto + motos é uma fórmula infalível para atrair a minha atenção. De qualquer forma, Jacob Black possuia uma certa "tensão". Ele não era certinho, não era completamente correto, enfim, não possuia uma postura perfeita. Ele tinha paixão, coragem, era quente e praticamente incendiava as páginas ('oiasoais, exagerei).

Resumindo, sou uma espécie de fangirl controlada de Jacob. E claro, fiquei feliz com a parte do livro que é narrada por ele. E fiquei mais feliz ainda ao ver a aproximação dele com Leah, a lobigirl (obs.: além de adorar personagens tensos, também amo casais tensos. E as briguinhas e implicancias de Jake e Liah eram uma gracinha).

E, sendo meu personagem favorito, eu ansiava um final digno pra ele. Então, eu li toda aquela quantidade incrível de pag. esperando tal final e, então, o que eu encontro? Ele se apaixona pela pirralinha vampira Reneesme! Podre, podre, podre. Final sem imaginação, uma verdadeira gafe da Meyer. A impressão que me deu foi que ela não sabia o que fazer com Jacob, um pensamento do tipo: "oh, com a Bella ele não fica, mas poor baby! Não posso deixá-lo sozinho." e pá! Decidiu deixar ele com a filhote da Bella e arranjou uma explicação mixuruca pra tal acontecimento. Quer saber? It stinks!

Bella: nunca foi minha personagem favorita, mas eu gostava dela. Cabelos castanhos, olhos castanhos, tímida, enrubecia com facilidade, nada popular e, ainda por cima, péssima nos esportes? Caraca! Impossível não me indentificar. Então, sim, eu gostava dela. Mas isso foi mudando...após toda a depressão e tentativas de suícidio do "Lua Nova", eu desgostei um pouco. Mas ok, foi passível. No "Eclipse", com toda aquela história de "oh, com qual que eu fico?", desgostei mais. Mas, em "Amanhecer", a personagem foi pro lixo.

Quero dizer, eu gostei da parte da gravidez. A coragem misturada com a fragilidade ao manter a gestação me comoveu. O problema real começou quando ela foi transformada em vampira.

Desequilibrio, bochechas vermelhas, adolescente comum? Haha. Foi-se a identificação. Bella ficou tão perfeita e maravilhosa que me deu ansia. Aquilo de especial que ela tinha se perdeu. Bella Swan, a garota tímida e atrapalhada, deu lugar a Bella Cullen, personagem entendiante e sem qualquer brilho (mesmo ela cintilando).

Reneesme: ok, eu imaginava, desde o primeiro livro que Bella e Edward iam consumar o ato e perpetuar uma espécie (seja ela qual for), mesmo não entendo como, biologicamente, isso poderia ocorrer. Mas ok, ignoremos os furos biólogicos (que são muitos).

Reneesme ou melhor, a (pirralhinha-chata-monstrinha-do-Lago-Ness) Nessie, veio ao mundo e, no mesmo instante, todos que a viram se apaixonaram por ela. Humanos, vampiros, lobizomens,não importa: todos a amam. Ela é linda, fofa, muito inteligente, possui poder e é adorada por todo mundo. Em suma,é perfeita. Ou seja, é chata. Caraca, a Meyer nunca ouviu que perfeição enjoa? Só eu não suporto esses persoangens perfeitos? Enquanto todo mundo ama Nessie por ela ser perfeita, eu a odeio exatamente por ela ser assim. Essa pirralhina monstro contribuiu para várias das minhas inúmeras caretas de asco durante a leitura.

Ação: Ok, sei que Twilight e cia é romance. Tenho plena consciência disso. Mas desde que os Volturi apareceram na história, eu esperei anciosamente por um confronto Volturi x Cullen. Um super confronto, cheio de luta e emoção! E eu realmente achei que iria acontecer. E, quando os Cullen começaram a reunir toda a vampiriada para o encontro com a família V., eu tive certeza que uma batalha épica estava por vir. Nesse momento de crença, o livro melhorou aos meus olhos...a fuga de Alice/Jasper, as pistas para que Bella garantisse o futuro de Nessie caso ela ficasse orfã, a adrenalina da luta eminente...enfim, eu tava adorando. Ainda mais quando todo mundo foi pro campo de batalha.

Fala sério, o que foi aquela despedida do Jacob e do Edward? Meus olhos se encheram d'água. E Bella e Edward despedindo-se da filha enquanto a colocavam na garupa de Jacob? E todas as demais despedidas dos vampiros presentes? Foi demais. Ou, aparentava ser.

Mas claro que Meyer ia tacar um balde de gelo na minha cabeça. A ação acaba antes mesmo de começar. Batalha, emoção? Uma nheca. Não teve nada. Apenas os meus suspiros e xingamentos de decepção ecoando pelo meu quarto.

Uma guerra onde os vampiros se unem aos seus principais rivais para desafiar a realeza de seu povo, tudo isso em nome da vida de uma menininha. No calor da batalha, todos lutam e dão o máximo para que Bella e Edward consigam chegar até Aro, o grande lider V. E, após muito sangue e lágrimas, os dois morrem juntos, mas antes, levam Aro com eles.

Dramático, eu sei, mas eu amaria. Seria um final que eu lembraria para sempre. Algo absurdamente marcante. Mas não...o final da saga mais modinha da atualidade foi tosco, sem criatividade e completamente entregue ao esquecimento.

Pelo menos eu, já esqueci.

Aline Maia 06/12/2009minha estante
"oh, com a Bella ele não fica, mas poor baby! Não posso deixá-lo sozinho." . AMEI !

E não, você não foi a única que não suportou esses personagens perfeitos :D. Concordo com muuuita coisa que você disse aqui. Você destacou os pontos e explicou o porque de não ter gostado ^^. E sim, antes Twilight era só um romance, mas a partir do momento que Stephenie mudou o foco e colocou o mundo 'vampírico' o mínimo que ela poderia fazer era colocar ao menos uma luta entre vários vampiros. E no Amanhecer ela fez toda a preparação pra isso, reuniu vários clãs, pra no final não ter nada D: . E a volta da Alice pra resolver tudo tava tão óbvia, né ? Finais perfeitos não me convencem também, e estão longe de me fazer considerar o livro. Também gosto de finais trágicos o/. Meyer podia deixar todos vivos, eu reclamaria, mas aceitaria, digo, o final podia ser perfeitinho, mas não tão previsível e manjado como foi, deixar tudo estourando na perfeição é muito ruim D:, só não falo que seria longe da realidade, porque a trama está MUITO longe da realidade. Continuo afirmando, que se Meyer tivesse tido mais tempo, teria feito um livro muito legal :D . Aaah! A admiração que eu tinha pela Bella foi ficando que nem a sua. No começo adorava a personagem, mas depois... Foi me desgastando, e no Eclipse foi o ápice ;P. Éé, Jacob e Leah teriam sido um casal maravilhoso *_*. Enfim, espero que no filme tenha a luta xD . Parabéns pela resenha ;)

Tielle | @raposaleitora 09/12/2009minha estante
suahshauuhsa....amei tua resenha!!! Concordo com tudoo!!! so q eu virei fa de um jeito q msm o fim sendo horrivel e mal escrito eu ainda adoroo a serie!! hsuahusahusa Odieiii Jake ter sofrido imprinting com a Reneesme!! axei lindo ela ter nascido e talz + o jake poderia simplesmente ter seguido com sua vida!! HORRIVEL!!! qnto a luta (q nao existiu) sen coments!! mo empolgaçao pra finalmente ter alguma açao na historia e... nda! esperava q pelo menos alguns dos personagens tivessem um fim tragico..

Jéssica 30/12/2009minha estante
Achei muito boa essa sua resenha.

Esse final que você esperava para amanhecer, é exatamente o que e esperava também.

Lágrimas, drama, um final marcante, intenso, mas como você disse, tudo não passou de um clichê.

Aline 16/01/2010minha estante
Faço das suas palavras as minhas :)

Linn 03/02/2010minha estante
Mesmo matando Edward e Bella a série continuaria estando muito longe de ser marcante. Jacob não deveria perder a graça por ser tão apaixonado por uma garota vazia ?

Não, ninguém que tenha cérebro suporta personagens perfeitos, lindos, ricos, honestos, fiéis, fortes e com super-poderes, mas que dá dinheiro, sem dúvidas.

Concordo com praticamente todas as suas críticas, mas vc esqueceu de mencionar que tudo é estupidamente previsível, que a autora não tem aptidão para construir um bom mistério ou manter uma cena de ação por mais de duas frases ...

vsc bibliotecária 02/03/2010minha estante
Sua resenha foi uma das melhores que já li!

Henrique 02/09/2010minha estante
você colocou meus sentimentos em palavras.
Sinto tudo isso, amei tua resenha (:

Jotagê 08/09/2010minha estante
Gostei das suas palavras embora que em algumas coisas eu não concordo.
Gostei do primeiro livro da Bella e talz, do segundo livro do Jake - embora ele tenha ficado um pouco entediante fora parte do parto -, e, tbm do terceiro livro Bella. Gostei da transformação, da caçada, do reencontro de mãe e filha, do impriting - SIM, DO IMPRITING! Tudo a ver, gente. -, e dos suspenses que Alice causou. Embora... No final tudo ficou ruim. Eu tbm pensei que iria ter uma batalha épica, que iria entrar na história dos vampiros, que pelo menos eles fossem acabar com a Jane, o Aro e, principalmente, o Caius. Mas... Não teve nada. Só a Irina morreu. E nem pra isso a Steph fez com que os Cullen e os Denali se vingassem. Mesmo assim, gostei do livro, embora esperasse mais.

Regiane 21/09/2010minha estante
Ignorando a patética renovação do mito dos vampiros por Meyer, eu gosto muito dos Volturis e do Jacob, para mim são ótimos personagens, mas que deveriam ser muito mais explorados. Meyer simplesmente deixou eles escorregarem entre seus dedos. Também achei podre Jacob ter se apaixonado pela filha perfeita e irritante da Bella e também esperei por uma fantástica luta e a morte de algun personagem importante para que a história tivesse um impacto, mas não. Senti as mesmas coisas que você, foi deprimente. O livro mais tosco da série.
Adorei sua resenha, parabéns!

ANDREA.GLICIA 25/10/2010minha estante
oiiiii! toda vez que to meio deprê, venho direto nessa resenha e com ela dou boas gargalhadas, é uma graça e contagiante, fora que o meu dia fica mais animado...rsrsrrs...Só tive estômago pra ler o primeiro livro da série, amei o filme Crepusculo(também foi só esse e olhe lá!) e por causa da minha filha de 9 anos que é uma crepusculiana irremediável (daquelas que tem posteres e + posteres na parede do seu quarto), e já assistiu o filme Crepusculo trocentas vezes( admito! em boa parte das vezes eu a acompanho), então acabo cedendo e levando-a pra assistir os outros filmes da série, a pobrezinha já até leu o amanhecer, ah! coitada, mas enfim, depois de ler a sua resenha percebi que não tinha porque ler um livro de mais de 600 páginas pra no final das contas me estressar, mesmo assim amo esse comentário a respeito do livro e nunca enjoo de ler! abraços!

PV 28/12/2010minha estante
concordei na maior parte da resenha. na despedida de jacob e edward meus olhos se encheram d'água e eu fiquei vermelho. de tanto rir e de tanta vergonha, respectivamente. puta que pariu, meu irmão, MEU FILHO??????????????

Jana 28/12/2010minha estante
Ok, também não entendi muito bem o "meu filho", mas despedidas em meio a morte eminente (como a Meyer me fez acreditar) sempre tocam o meu coração. OAISOAIS :)

Kathlyn 17/03/2011minha estante
Eu também esqueci o que a Meyer conta em Eclipse. auhsuasuahsuahsuahsuhaushauhsuas XD

gleicepcouto 17/03/2011minha estante
concordo com o Paulinho... A despedida do Jake Ed foi PÉSSIMA. *vergonha alheia

Thay 13/04/2011minha estante
concordo com o paulinho. péssimo mesmo. E, Edward nunca foi um personagem que eu achasse digno de atenção. Porra, cade os defeitos do cara? e aquele romantismo década de 20? e desde quando um vampiro se preocupa em ir pro inferno? ele não morre(fácil)... nem com o sol morre... no máximo cintila. e o final... tosco tosco tosco. E eu só gostei dos caps do jack pq asmooo ironia. minha vida são personagens irônicos. enfim. Um livro que eu teria vergonha de ter na minha prateleira...

Tatianoune 02/05/2011minha estante
puta que pariu mesmo. Fala sério, Jacob ficou com Reneesme? Que porra de história é essa? Eu não passei na página 12 ou algo assim, já tava cansada dos três primeiros livros! Eu concordo totalmente com o que você disse. Eu gostei do primeiro livro, mas o resto, eu preferia nem ter lido.

Silas 06/07/2011minha estante
decepções atrás de decepções, só li os 4 livros esperando melhoras, aguardando uma história crescente, mas não tive nada além de uma linha horizontal e intocável, repleta de mesmices, chatices, clichês, e zero reviravoltas; a autora teve a infeliz capacidade de criar expectativas e não suprí-las no fim,trabalho indigno e revoltante; ainda não consigo entender como tantas pré-adolescentes consigam aguentar tanta perfeição (se alguém tiver uma resposta, por favor, gostaria muito de entender o porquê)

Tiago.DeAveiro 17/07/2011minha estante
concordo plenamente com vc. São esses três motivos q me deixaram P da vida com o livro: 1 - a idolatria da Reneesme; 2 - a falta de criatividade da prezada Stephenie Meyer; 3 - o final idiota e as expectativas frustadas! Enfim, vc está de parabéns pela resenha, Jana.

Letícia Souza 29/07/2011minha estante
Essa sua resenha resumiu tudo o que eu pensei sobre o final da saga, sinceramente todos os fãs esperam que uma saga cresça no final e tudo o que Meyer fez foi deixar a série lá em baixo e pior do que eu esperava!

Luana 02/09/2011minha estante
Eu gostei do livro mas AMEI a sua resenha!! rsrsr
Faço 70% minha as sua palavras. Todavia apesar de tudo gostei da parte da gravidez, do Jacob contando a sua versão, francamente pensei que o Seth fosse se interessar pela Renesmee ou pelo menos os dois por ela.

AMEI²:
Açucar demais = diabete, ok? (idem)

adoro Edward (ou adorava, pelo menos), mas Jacob sempre foi o meu favorito. Edward: "tirando toda a perfeição ou metade dela e o fato de ser controlador demais". Jacob: "adoro um coração partido".

Após toda a depressão e tentativas de suícidio do Lua Nova, eu desgostei um pouco... "bastante -só não dou 0 porque esse é o livro onde mais ela interage com o Jake".

fangirl controlada de Jacob (idem)

Sobre a questão 'CullenXVolturi' ficou a desejar, eu secretamente desejava, talvez, não a morte -ou talvez sim- do casal principal mas pelo menos a fuga do Jake com a Nessie, mesmo que eles fossem encontrados por Bella e Edward depois.
Mais uma coisinha que talvez vc tenha esquecido o vapiro -filho de humana com vampiro- que a Alice e Jasper foram buscar, fala a sério, e ele de olho na Renesmee depois, me polpe.

Fora isso eu gostei.
bjs

Catharine 09/09/2011minha estante
Melhor resenha de amanhecer que eu já li, tirou as palavras da minha boca.Tive as mesmas decepções quando li o livro, depois de eclipse que para mim foi o pior livro da série ( e que todos me diziam que era o melhor --')eu achei que a saga pudesse acabar com um grande final mas me enganei.O final foi realmente tosco, achei que ia ter uma grande batalha,achei que a Bella fosse para de ser tão digamos "sonsa" para proteger a filha, que ela finalmente reagisse e não dependesse de mais ninguém, e vem a Meyer e joga um balde de água fria! E eu gostei da ideia de final:
"No calor da batalha, todos lutam e dão o máximo para que Bella e Edward consigam chegar até Aro, o grande lider V. E, após muito sangue e lágrimas, os dois morrem juntos, mas antes, levam Aro com eles." teria sido bem mais interessante se acabasse assim. Saga Crepúsculo sem dúvidas a maior decepção literária da minha vida, porque eu ingenuamente depositei esperanças de que a saga pudesse surpreender mas me enganei --'

Renata 26/11/2011minha estante
concordo plenamente o final não foi nada mais od que o esperado a filhinha deles é uma chata perfeita eu nunca fui fã da bella também mas até me identificava um pouco depois que ela virou a senhorita perfeita que não ataca ninuem que consegue controlar seus instintos fala sério um vampiro normal não consegue acho que a meyer fantasia demais como o silas disse ali em baixo li toda a série esperando algum crescimento por parte da autora mais isso não acontece

Lee S. 27/11/2011minha estante
Concordo e MUITO com sua resenha. Vou dizer que gostei SIM do livro, mas não é algo que me faça abrir a boca de contentamento e desejar para todo o sempre. O que quero dizer é que Amanhecer tem uma boa história, só que foi muito mal desenvolvida e construída. Gosto da parte da gravidez, o começo é extremamente bonito, apesar de enjoativo as vezes como você mesma ressaltou, nas promessas de amor de sempre. Eu gosto do Jacob, mas não é um personagem que eu ache tão digno assim, mas gostei das partes narradas por ele. As melhores partes com certeza eram as discussões e piadinhas dele com a Rosalie. O problema como você disse, esta depois que a Bella acorda como vampira. Achei muito interessante ela desenvolver aquele escudo de proteção e tudo o mais, foi bem legal. E a Reneesme, bem, eu gosto dela, mas é como dizem, com TANTA perfeição, a coisa se torna chata, maçante, enjoativa e cansativa. E foi o que aconteceu tanto com a Reneesme, quanto com o Edward. Principalmente o Edward que meu Deus, nunca tinha um defeito e o defeito principal dele acabou sendo sua excessiva perfeição. Aquele final foi um dos piores possíveis. Continuo gostando da saga como sempre, mas ela não teve um final digno, um final convincente e interessante. Não foi um final que eu pudesse dizer: "Nossa, esse encerrou com chave de ouro" ou "Valeu a pena mais do que tudo". Eu considero praticamente, um livro sem final. Agora vejamos, onde está o final dos demais personagens? Aquele último capítulo é COMPLETAMENTE focado na Bella-Edward-Reneesme. Ok que a Bella é a protagonista e o Edward é seu marido vampiro "perfeito". Mas isso não significa que os outros personagens não sejam importantes e não precisem de desfechos. E a história da Alice, como ficou? O que acontece com o Charlie, a Renée? Os amigos que a Bella fez em Forks? O resto dos Cullen's continuaram naquela vida manjada e enjoativa? E onde ficou a batalha épica que tinha tudo pra ser o ponto forte do livro e com certeza o melhor momento, o mais emocionante, o mais perfeito e incrível da saga toda? Onde? Foi tudo pro brejo, tanto o momento mais "perfeito" e alucinante da saga, quanto o final dos demais personagens. Depois que digo que a Stephenie Meyer escreve mal, discutem comigo. Eu adoro a série, acho Crepúsculo um lindo livro, emocionante e romântico. É engraçado ao mesmo tempo, envolvente... A Bella é um personagem bobinho, mas que cativa, que faz rir, que diverte... Agora em Amanhecer, mesmo sendo de longe um bom livro em algumas partes, os personagens perderam o rumo. Rumo que já estava sendo perdido desde o começo de Eclipse...

Elaine 28/11/2011minha estante
NOSSSSSSSAAAA, que sinopse incrível ainda nao li o livro mais, ri bastante com o seu ponto de vista, coloca a reneesmee na garupa do Jacob kk açúcar demais da diabetes, Bella e Edward iriam consumar um ato kkk.Essa vai ser utilizada por mim "eu vou mandar o Eduardo cintilar na TUA CARA".
Para mim o livro perdeu a graça quando o Edward volta em Lua Nova, nem sei se foi isso, mais acho que foi o jeito que a Bella tratou o Jacob quando o Edward iria colocar a corda no pescoço kk. eu tenho os 4 livros mais ainda nao li eclipse nem amanhecer, vou começar depois da menina que roubava livro, tah to enrolando demais ganhei os 4 livros a muitos anos atrás ja estão formando teia de aranha kkkk. O livro poderia ter acabado em Eclipse, ai que tédio quer dizer que todos vão virar um doce aff.. Quero ver oque vaia acontecer com O Jacob meu personagem favorito.
Vou te mandar convite no Skoob tah??
Bjs

Paula 15/12/2011minha estante
Eu ri muito com a resenha e com certeza concordo com a enorme decepção que a Jana teve, pois foi a que eu também tive. Também imaginei um final melhor para o Jacob. Da saga crepúsculo eu só li amanhecer (preferi ver os filmes) e com certeza não foi o melhor livro que eu já li na minha vida, mas também não foi tão chato assim. Só foi muito decepcionante.

ilmabr 29/12/2011minha estante
Muito boa a sua resenha! adorei! falou e disse!

Evandro54 16/02/2012minha estante
Acho que foram vocês que cresceram no decorrer da obra, e não ela que diminuiu.

Jana 16/02/2012minha estante
Achei seu comentário meio vago, mas isso é opinião minha. De qualquer forma, creio que seja a terceira vez que eu esteja o lendo... Você já postou esse comentário antes, não é?

Leonardo 14/03/2012minha estante
Bem...
Sua resenha é negativa, não é?
Eu não li ela toda, e acho que você odiou ele tanto que decorou cada elemento do livro
Achou bella x Edward meio cansado DESDE O LUA NOVA, e achei maneira a parte em que bella é vampira e que jacob conta a história.
Mais a primeira parte é péssima ao quadrado.

Jana 14/03/2012minha estante
É, cada um com sua opinião :)
Mas não, realmente não decorei. Tanto que, se for fazer uma análise completa, verá que na minha crítica faltam diversos elementos. É que realmente a escrevi quando recém tinha terminado de ler o livro, então, seus aspectos estavam frescos em minha memória. Hoje, muito tempo depois, não me lembro de quase nada. De fato, creio que fiz questão de esquecer :D

Vinii 01/04/2012minha estante
Eu achei muito Boa a sua Resenha,Descordei em alguns momentos mais é uma forma Diferente e Construtiva de pensar. Tambem acharia D+ se a bela e o Edward morresem seria um final Tragico mais digno. Muito bom folou e disse²

Targino 23/04/2012minha estante
Concordo com você em alguns aspectos desta sua recensão!!!
Não acho que ele chegue a ser um livro cansativo e entendiante, no mais eu pactuo com o seu ponto de vista.
Acho que todos que leram toda a Saga Crepúsculo esperava muito mais, principalmente do final!!!
Bella - a típica garota deslocada americana (Quando uma amiga me contou que a chamaram de 'Quengaiera' no terceiro filme no cinema, bolei de rir).
Edward - o jovem idoso "perfeito" - a indecisão constante.
Jacob - o cara cheio de defeitos que todos nós apresentamos, seu sorriso fácil e a sua ira mais fácil ainda (torci muito para que ele dilacerasse a Rosalie - num vou mentir).
Esperava pela batalha aflito esperando que alguns morressem. Teria ficado muito mais interessante o desfecho.

O ruim de você ler uma Saga é chegá-la ao fim e, terminar da forma menos esperada possível.
Reneesme como prêmio de consolação para Jacob foi a pior estória escrita para um personagem que se mostrou muito na Saga.
Se eu pudesse queimaria o último capítulo e o reescreveria.

Grato!!!

Maari.Ruffoni 18/06/2012minha estante
Gostei, concordo em praticamente tudo, inclusive na parte do cansativo e entediante, pois foi o um dos pouquíssimos livros que demorei mais de 15 dias pra ler.
Nuca gostei da Bella, pois como que vários caras se apaixonariam por uma garota que é péssima em esportes, deslocada e desastrada ? (Sim porque se isso fosse verdade teria fila de garotos atras de mim)
Edward era outro que me dava nojo, tipo romance de mais, grude de mais, perfeito de mais.
Alem do mais, vampiros pra mim não brilham no sol igual purpurina, eles QUEIMAM no sol ! (saudades do bom e velho Drácula)
Resumindo o ÚNICO que eu gostava era o Jacob, pois era o mais "humano" da serie, e, logo ele teve o azar de se apaixonar pelo Monstro do Lago Ness, ele merecia coisa melhor.

Bjs

Jana 18/06/2012minha estante
HAHAHA, isso eu tenho que comentar!

Realmente, nunca deu para entender como Bella era tão atrativa, porque, seguindo essa lógica, eu tenho que assinar em baixo no que você disse. Já que se fosse assim, eu também seria muito popular e desencalharia em questão de segundos.

Mari 20/06/2012minha estante
Concordo em parte com a resenha. Sim, série chata e entendiante, mas gostei do segundo livro (talvez pq o Edward apareça BEM menos e de quebra tem a amizade-colorida Jake/Bella). No mais eu não tenho nem o que comentar. Apesar de não gostar de abandonar leituras, eu não consegui me segurar em Amanhecer. Ficou tão insuportável (mais do que já estava, na verdade) que eu não consegui ler uma linha a mais. Depois que a Bella foi transformada em vampira eu me senti lendo aqueles contos eróticos pra adolescente, saca? Anyway, não consegui terminar de ler e agora que li sua resenha não me arrependo em nada. Teria ficado bastante frustrada caso tivesse lido inteiro e me deparasse com a uma batalha furada.

Ana 10/07/2012minha estante
Nossa, excelente! Acho que ninguém nunca exprimiu tão "perfeitamente" o que acho desses livros. É engraçado porque todo mundo que gosta de ler tenta fugir da "modinhas"e eu sou completamente o contrário, adoro ir de encontro a elas, justamente para depois poder criticar (ou não) com base, e não simplesmente jogar no ar que o livro é ruim. De fato a história não é ruim, só deixa a desejar.
O fato é que ninguém mais gosta de livros com finais açucarados... Fazer o que? os tempos são outros!

Bruna 10/07/2012minha estante
A melhor resenha que eu já li sobre essa série!
Livros extremamente chatos, personagens horrorosos, sem um pingo de emoção!!!!!! Nunca li coisa pior do que essa saga!

Ana 28/07/2012minha estante
gostei dos seus pontos de vista.
mto bom.
tbm me indignei com o final.
o pior msmo do final foi aquilo de dar a impressão q poderia haver mais um triangulo amoroso('aff' jacob, renesme e o outro meio humano e meio vampiro) seria um saco total.

e a bella dizendo q o jake não ia ligar pro q ela decidisse q ele a amava.
ficou mto a desejar.
foi um final incompleto, como vc disse ela nao sabia o q fazer com jake.
mas custava ter ao menos mais umas 3 pags. com uma ideia mais completa do jacob e da nessie???

e a leah?
seth?
o resto da matilha???
a menininha q o quil sentil impright(sei la como escreve) era o quil ne?
quil e clair (acho).

a proposito nunca fui mto a cara do edward.
e o super auto-controle da bella???

ah devia ter sido um pouquinho diferente e ter mais um livro pra contar direito o fim dos quileutes, e do jake e a nessie.
e uns vampiros la. maggi???

e sim deveria ter tido uma batalha.

bjo

Sheleihp 31/07/2012minha estante
Apesar do romance adolescente e sonhador...brilhante demais...e os filmes que tornaram tudo mais insosso...a Stephanie tem uma boa escrita.

Marina 11/10/2012minha estante
OTIMO!!!
vc falou tudo que eu queria escrever.
Eu não gostei de Amanhecer e nem to ansiosa pra ver filme nenhum - vou ver pra dizer que eu vi somente.
Eu amo a série mas devia ter acabado em Eclipse.
Tem certas coisas em Amanhecer que são simplesmente idiotas, sem mais.
Jacob tinha que ser feliz com Leah e não com o Monstro do lago Ness.

Gil 27/10/2012minha estante
Tbm tava louca pra ver uma luta entre vampiros, toda aquele clima de despedida acusava.
Mas putz! Os Vulturi saem correndo com medo do poder de Bella kakakaka
O que me consola é que no trailler de Amanhecer parte 2 mostra sim os vampiros em batalha.
Vamo ver né?

Rosa 04/11/2012minha estante
Também fiquei tipo, wtf? Cadê a luta? Cadê as mortes? Por que toda essa despedida para nem ter briga. Quando eu li achei um máximo, até porque não era uma critica. Porém depois que comecei a ler outros livros acabei vendo que Crepúsculo é banal. Perfeição?! Blark. E o único personagem que me encantou foi o Jacob, o único que fez valer a pena ter lido toda a saga, ele deveria ter ficado com a Leah. Como Stephenie pode juntar ele com a Nessie, queria que fosse a Leah teria bem mais sentido.

Marina 20/11/2012minha estante
continuo não gostando do livro mas o filme surpreendeu - as raras vezes que o filme é melhor do que o livro.

Thiago 21/11/2012minha estante
Eu gosto dá série, mas concordo com o que você disse. Esse livro foi cansativo de ler, e tem razão, seria melhor se Bella e Edward tivessem morrido tentando salvar Reneesme pra ela ter um futuro, seria marcante, eu preferia um final trágico do que "felizes para sempre".

Nívea 05/12/2012minha estante
Bem jana, eu acho que vc tem um pouquinho de dor de cotovelo por não ser criativa como a Meyer, e vários outros pelo que eu pude perceber.. faz o seguinte, supere-os e depois critique! ps:não estou defendendo os minimos erros da saga crepusculo, só quero dizer que vc vive falando mal do trabalho dos outros..

Kelly 06/12/2012minha estante
Eu gosto de Crepúsculo, mas concordo com você em alguns pontos. Fiquei bem irritada quando a batalha não aconteceu, tanto no livro quanto no filme.

anab 20/12/2012minha estante
Eu realmente gosto da Saga Crepúsculo. Mas eu concordo que o "mimimi" de Bella e Edward enjoa. Eu também não gosto da Reneesme, e odiei o fato de no filme ela ser um programa. CUSTAVA COLOCAR UMA ATRIZ MIRIM PARA ATUAR NO PAPEL? Não. Mas todos os filmes me desepcionaram. Eu achei o final de amanhecer muito sem graça também. Afinal, no término de uma grande saga, todos esperam um desfexo sensacional. Mas Meyer conseguiu deixar o final desinteressante. Eu reparei que no filme eles tentaram concertar esse detalhe pela visão da Alice, e até que deu um grande "up". Mas mesmo achando que o final ficou literalmente chato, discordei de você quando li que Edward e Bella deveriam morrer. Meyer gastou quatro livros e cinco filmes para mostrar para os leitores que Bella queria passar toda sua eternidade ao lado de Edward. E chegar no final e matá-los? Acho que isso deixaria a saga ainda mais ridícula. Na minha opinião Meyer deveria ter deixado a batalha Cullen vs. Volturi acontecer. Mas não matar a todos, mas somente alguns personagens que fariam falta, como alguns membros das familias nômades, além de alguns da família Cullen. Mas matar Edward e Bella destruiria todo o "encanto" em que Meyer vive.

Mas como cada um tem seu ponto de vista, nunca todos concordaremos.

Jana 14/01/2013minha estante
Quando eu fiz em 2010, eu nem sabia que tinha essa opção. E agora, é porque eu não quero mesmo. Já tá indicado ali em cima e quem quer ler, que leia.

Natasmi Cortez 30/01/2013minha estante
Jana concordo inteiramente com você...
Achei cansativo demais, chato demais
Confesso que também li na esperança de encontrar um fim decente por gato do Jacob...mas que final terrível, e que nem diz uma amiga: quem se deu bem no final foi a tal Reneesme!!
A série começou incrível mas foi igual uma fogueira de São João...
Bombou no início e acabou nas cinzas!
PS : Acho que qualquer garota em sã consciência iria preferir o Jacob (e não digo isso só pela beleza), mas porque o mundo é dos que tem atitude tipo : JACOB- ?Você tem que ficar comigo? e não EDWARD ? ?Você pode ficar com ele se quiser?
Credoooo!Se isso é amor, então indiferença mudou de nome!

Laura Rezende 15/02/2013minha estante
Gosto muito da história, mas ODIEI o final. Também esperava uma batalha épica com a morte de Jane, Aro e até alguns dos Cullen.

thaís 23/02/2013minha estante
A-D-O-R-E-I sua resenha! Me senti exatamente assim. Dormi literalmente lendo esse livro. Eles são vampiros ou X-Men?? Pera, eles brilham? Mas q porra de livro foi esse, hein! A Stephanie Meyer criou uma nova espécie de vampiros gays e viados (da na msm coisa, mas foda-s), quando ela podia perfeitamente ser uma pessoa normal e crkar um livro de vampiros normais. Odeio essa saga e amo sua resenha . Bjs

Mell Bento 06/03/2013minha estante
Adorei a sua resenha, comecei a ler e não devo ter lido nem 10 páginas de tão água com açúcar que é ... ainda bem que não perdi meu tempo lendo até o fim

Jana 09/05/2013minha estante
As pessoas que comentam são aquelas que leram e não gostaram. Uma resenha não é imposição de opinião, mas uma perspectiva de um leitor comum, por isso deve ser sim considerada, afinal, os livros de ficção são direcionados para os leitores comuns. Se você gostou de Amanhecer, bom pra você. Mas não fale de liberdade de opinião quando no seu pequeno comentário está escrito "O livro é muito legal, não se deixem levar." Essa é a SUA opinião, não tente impô-la. Para mim e para muitos, o livro não é bom. Aceite e conviva.

Bárbara 13/06/2013minha estante
Concordo plenamente com a sua resenha!!! Eu tentei ler até o final, mas é totalmente entediante e cansativo e eu desisti... Eu quase dei ele pra uma amiga minha super fã de Crepúsculo, pois não faria falta. Sem ofender os fãs e aqueles que gostaram, é claro, mas eu realmente odiei :/

AzuosatraM 21/10/2013minha estante
É sempre importante avisar que há spoilers.. agora sim a sua resenha ficou perfeita!

Dani 30/11/2013minha estante
concordo com você acho que nesse livro um dos personagens que se destacou foi o Jacob..
(Eu também amo um bad boy)

Letícia 08/01/2014minha estante
Tão entediante que não terminei de ler, após aturar os três primeiros livros decidi ver o final no cinema, única saga que eu posso afirmar: os filmes são melhores que os livros

Mariana Cristina 25/03/2014minha estante
Argh! Não consegui terminar. Ficou tão entendiante. E o filme?! me dá calafrios (no pior sentido)

Juju 09/01/2015minha estante
Adorei a sua resenha!!!! Eu também esperava uma batalha épica no final e de preferência, que a Bella e o Edward morressem pela filha, pela família que eles tanto prezam.seria um final emocionante( choraria rios porque adoro os personagens).Enfim, concordo tudo o que você disse. parabéns pela resenha!

Daiane.Wan-Dall 27/11/2018minha estante
"...E se você, fã indignado, vier me pentelhar mesmo assim, saiba que eu vou mandar o Eduardo cintilar na TUA CARA. -haha, sem graça."

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK - Adorei esse comentário!

"Amanhecer é um livro cansativo, entediante, superficial e , acima de tudo, decepcionante.E isso só pra começar. "

Concordo inteiramente com vc! Me identifiquei apenas com a gravidez pq quando li pela primeira vez esse livro eu tbm estava grávida! (faz tempo)...e a parte biológica mesmo essa parte sendo "emocionante" fica broxante kkkkk!

"Ação: Ok, sei que Twilight e cia é romance. Tenho plena consciência disso. Mas desde que os Volturi apareceram na história, eu esperei anciosamente por um confronto Volturi x Cullen. Um super confronto, cheio de luta e emoção!"

Também esperava por isso! Inclusive, sempre que leio a saga desde o início (adoro o primeiro volume) sempre me canso nesse livro pois sei que fugiu do foco, sem ação ou romance rescendente como o primeiro...

"Muitas fãs iriam me arrancar o fígado pela afirmação que eu vou fazer agora, mas eu teria adorado esse livro se Edward e Bella tivessem morrido para salvar a filha. "

Amo fins trágicos...os outros best que eu li me marcaram exatamente pelo fim trágico, como a saga Divergente ou Jogos Vorazes...odiei o último livro, mas a 'tragédia" que sucede deixa os best's únicos.

Mariah 16/05/2020minha estante
Essa resenha foi quase uma Bíblia kkkk que pena que não gostou, eu estou lendo e adorando !

Ric 02/12/2020minha estante
Concordo contigo em gênero, número e grau.

skcloudity 10/03/2022minha estante
kkkkkkk eu ri muito dessa resenha. ela fala mais sobre você do que da saga.

Isabella.Manso 21/03/2023minha estante
MLK, esculachou o livro, mas faliu verdades

Mariane169 21/05/2023minha estante
Moça eu amo tanto os filmes e os livros, mas sua resenha foi tão bem escrita que eu gostei kkkkkkk mas continuo achando tudo fofo e lindo kakakakak

Cibelle.Correia 09/08/2023minha estante
Não pude conter a vontade enorme de responder esta resenha! Não vou criticar ou atacar, pelo contrário. Sua resenha foi uma das melhores que já vi, e muito engraçada também. O uso de palavras também, ótimo. Ainda não li o livro, porém, vi todos os filmes diversas vezes, e quero muito ler os livros. Algumas coisas deixaram a desejar no final... Sim. Mas, apesar desse fato, acho a história boa!!

Tr1x474 29/08/2023minha estante
Eu amei e concordo q foi HORRÍVEL não ter um soco nessa "batalha

Cristina117 25/10/2023minha estante
Nossa, você é escritora? Escreve muito bem

AndrA64 11/11/2023minha estante
Como si lê um livro,baixei hoje

Lara.Viudes 18/01/2024minha estante
QUE RESENHA MARAVILHOSA KLAJDKKKKSKKKKKK

Cah 06/01/2010

Simplesmente ruim
Vou fazer a resenha de toda a série nesse livro, porque teoricamente é o final da história (bem teórico, pelo final vago que autora deixou, se você ignorar a palavra fim). Não vou me preocupar em tomar cuidado para não contar "spoilers" porque quem está lendo isso ou já leu os livros ou vai desistir.
Depois de um tempão ligando no canal Telecine e sempre vendo trechos do filme "Crepúsculo", resolvi ler os livros para tentar entendes porque o romance entre uma adolescente e um vampiro bem fora do tradicional descrito pela literatura faz tanto sucesso entre os adolescentes. Não sei se fui capaz de compreender.
No primeiro livro, "Crepúsculo", Bella acaba de se mudar para uma cidadezinha nublada em Washington, onde conhece Edward e, após um suspense muito fraco, descobre que ele é um vampiro. O casal apaixonado passa a encarar as dificuldades de seu relacionamento, que pode colocar a vida da garota em perigo. Esse livro é até bonitinho. Depois de engolir a idéia de um vampiro no Ensino Médio e todas as bobagens que a autora inventou, a história de amor impossível até tem sua graça. Aliás, esse livro até tem algo bastante semelhante a um clímax, o que não se repete nos outros.
No segundo livro "Lua Nova", Edward deixa Bella achando que assim ela ficaria mais segura. A garota acaba conhecendo Jacob, que por um acaso é um lobisomem. Ok, se já engolimos vampiros, qual o problema de aceitar que ela seja amiga de uma alcatéia? Só que, além da falta de profundidade que Bella apresenta, apenas choramingando "Edward" pelos cantos, a história simplesmente se perde, mudando de rumo do nada e levando a um final tão sem graça quanto non sense.
Em "Eclipse", o terceiro livro, o que já estava meio fora de rumo se perde. O relacionamente entre Bella e Edward se torna mais doentio, quando eles entram em um triângulo amoroso com Jacob (este aliás, o mais próximo de um personagem realmente interessante, que acaba sendo totalmente descartado). Bella se torna uma louca por sexo enquanto o vampiro tenta defender sua virgindade de mais de 100 anos. O que ocorre por trás do romance entre os dois é irrelevante, uma vez que só está lá para que Edward possa salvar a mocinha e repetir o quanto se amam. O pior de tudo é que a linguagem vai ficando cada vez mais piegas.
O quarto livro, "Amanhecer", é um caos completo. A autora, aparentemente, quis causar algum espanto nos leitores, e só o que conseguiu foi uma história ridícula e de gosto bastante duvidoso. Bella termina a escola e casa com Edward aos 18 anos, seguindo para sua lua-de-mel no Brasil (que Stephenie Meyer transforma apenas em uma ilha particular, pois obviamente não saberia falar nada sobre o país). De repente a história vira um sequência de movimentos na horizontal, seguidos por uma gravidez(!) inesperada de um híbrido que vai matando a mãe por dentro(!!), levando a um parto que é uma versão vampiresca de uma cesariana, ou seja, a dentadas (!!!), após o feto quebrar a coluna da mãe (!!!!). E, depois de tudo isso, a mocinha vira uma vampira, após um longo sofrimento de dois dias, imobilizada por um sedativo que deveria fazer com que não sentisse dor. Simplesmente não consigo entender como o romance adolescente, de certa forma doce e inocente, vira esse show de horror. O livro nem parece ter a mesma autoria do primeiro, a sensação é que a autora foi possuída pelo fantasma de Edgar Alan Poe (que se reviraria no túmulo se pudesse ler essa comparação). Poderia também ser comparado a uma versão ruim de "Contos na Taverna".Para completar o freak show, existe uma relação bastante estranha entre homens que viram lobos e meninas de 2 anos e, os Volturi, a família imperial vampiresca, volta para um final totalmente sem sal.
A série poderia acabar com o casamento, pulando a tranformação da mocinha em morta viva ou simplesmente deixar que ela terminasse com Jacob. A inocência seria uma boa oposição a sinceridade excessiva e mal direcionada da autora, e a única salvação da série da desgraça completa.

Fernanda :) 07/01/2010minha estante
Cheguei a pensar em dar uma segunda chance pra série, já que tentei só 1 vez e nem fiz muita questão de insistir, mas acabei de desistir. Morri de rir com seu "resumo", haha.

Bell_016 14/01/2010minha estante
Bravo! Isso q é resenha *chorei*

Aline Maia 17/01/2010minha estante
Seu resumo sobre a série foi realmente dígno! [2]

vsc bibliotecária 02/03/2010minha estante
Bravo!!! :D

Falou tudo!!!

Ane_132 03/10/2011minha estante
Nossa.. essa resenha foi perfeita. Este livro foi brochante, decepcionante como um topo. Começa com um quê de que vai melhorar, fica entediante, depois dá aquele up e brocha de novo. Não que eu seja fã da série, mas precisava terminá-la, já que comecei. Fiquei até a uma da manhã, plena segundona, pra ler esse livro sem graça.

Cássia Bragança 25/05/2012minha estante
Resenha da obra bem feita.Não li nenhum dos livros e assisti os filmes na TV a cabo,imagina se eu ia para fila de cinema para ver essa "saga"...As resenhas que leio dão conta de todo o processo e assim já sei o final da série pois ainda não assisti ao parte 2 do filme Amanhecer.Valeu Cah!

Bruna 10/07/2012minha estante
Perfeito

Nattt 11/03/2015minha estante
''(...) tenta defender sua virgindade de mais de 100 anos.'' HAUSIHAUHSUAIHS chorei, simplesmente! Sendo que, não havia percebido o quão tosco é pensar em um vampiro no ensino médio.

Monique 18/07/2020minha estante
Eu li já faz uns anos, quando li gostei bastante. Acho que algumas coisas na história podemos problematizar sim, e tem partes até "zoadas" sim, até entendo algumas críticas. Mas comparar com a escritora de 50 Tons não dá! Acho que ela sabe contar a história e escreve bem sim.
Outra comparação que ouvi : ela "plagiou" Diários de um Vampiro; pode ter suas semelhança as duas histórias, ela pode ter até se inspirado em Diário, já que foi escrito nos anos 90, mas com toda certeza a saga Crepúsculo é uma versão muito melhorada!
Só consegui ler o primeiro livro do Diários, final do primeiro aberto e sem nexo.

Dani 18/07/2020minha estante
Eu nunca li ou assisti 50 tons ou Diários de um vampiro, então não posso falar muito sobre isso. Mas em questão de ter partes zoadas e que podemos problematizar algumas coisas, eu concordo totalmente. Não é uma história perfeita kkk infelizmente

Monique 18/07/2020minha estante
A série do Diários de um Vampiro eu gostei, acredito que no começo eu tive a sensação que até deixaram a Helena da série mais parecida com a Bela do que com a Helena do livro que é insuportável pra mim. Hospedeira é bom?

Dani 18/07/2020minha estante
Hospedeira eu tive um relacionamento de amor e ódio. Demorei muito pra ler pq algumas partes pareciam muito repetitiva, mas é bem inusitado as coisas que acontecem. Os personagens são ótimos principalmente as duas principais, Melanie e Peregrine. Como eu não tinha lido ou visto nada igual antes eu simplesmente não sabia a onde tudo ia dar e isso deixa a gente meio pensativa criando várias teorias, vários finais diferentes.
E diários de um vampiro eu nunca tive vontade de ler e nem Assistir. Tenho amigos que são fascinados pela série, e os que leram dizem que a série é melhor que o livro.

Monique 18/07/2020minha estante
Parece ser bom a Hospedeira, confesso que fiquei curiosa. A dúvida é assisto o filme ou leio?!?

Leia. Muito melhor. Mais explicadinho. Mais detalhes sobre os alienígenas

Duda 19/06/2022

Meu coração está quentinho.
Eu acho que essa saga é uma das minhas favoritas.
Eu sempre tive vontade de ler ela, mas sempre tinha um pé atras por conta que eu nunca gostei dos filmes.
Mas os livros são perfeitos.

Esse livro é incrível.
Eu amei todas as partes.
Eu amei a Bella vampira, ela realmente nasceu para ser imortal. O relacionamento dela com o Edward depois disto mudou da água para o vinho, na minha visão, agora os dois se completam 100%
Eu gostei da história da renesmee
Mas fiquei meio assim sobre a coisa com o jacob, mas ja relevei isso.
Eu amei tudo.
Well 19/06/2022minha estante
peguei a saga p ler recentemente tbm e agr to no final de Eclipse. to doido pra ver a Bella na nova vida e tudo mais! tbm foi uma surpresa mt boa eu gostar dos livros. a Stephenie manda mt na escrita, me prendendo direitinho.

Andreza Olinasc 19/06/2022minha estante
Poxa, não gostou do insight do Jacob com a Renesmee? Eu acho que a história só fez sentido depois disso. Porque eu não me conformava ela largar aquele lobo todo lindo, por aquele vampiro feioso ??
E não achava legal o Jacob ficar sofrendo.

Janaina 19/06/2022minha estante
Eu tbm gostei muito mais dos livros do que dos filmes

Duda 19/06/2022minha estante
Eu não consigo responder cada um ?
Mas eu amei também , e você vai gostar muito do último livro! Agora falta para eu ler o sol da meia noite, mas como é uma releitura de crepúsculo eu vou deixar para ler quando eu tiver saudades da saga. A Stephenie ela me prendeu demais na escrita( acho que podia ser melhor sabe? ) mas não tenho nada a reclamar do livro em si. Foi muito bom.
@well
Assim, eu gostei kk fez sentido. Mas eu não curti muitooo assim não kkk não sei se da para entender.
Eu nunca fui muito fã do jacob, e nos livros eu já gostei menos um pouco, mas agr eu desgostando e conhecendo ele melhor.
Mas o jacob ele foi essencial para Bella, para tudo. E ele ter um final com a Resnesmee foi muito bom, ele ainda vai ter uma história incrível com ela.
Mas eu acredito que ele n iria sofrer tantoo assim no final. Uma das coisas q eu queria muito era q ele superasse e conhecesse ele mesmo, que vivesse e conhecesse uma vida sem bella, mas ja que o final ele ficou com a filha dela eu gostei tbm, era oq ele queria okk
( n sei se deu para entender o que eu quis dizer) @Andreza olinasc
Os livros são incríveis, eu amei tudo. Os filmes ja n tanto kkk eu sempre gostei do amanhecer , agora lendo o livro è um dos meus favoritos.

Well 19/06/2022minha estante
Sol da Meia-noite eu li logo depois de Crepúsculo, antes de Lua Nova. virou meu livro favorito! mt bom ver pelo POV do Edward. vc vai adorar

Duda 19/06/2022minha estante
Eu tenho certeza que sim, que vou amar!
Lerei ele em breve ??
@well

Lore 09/06/2021

Lembranças são enganosas
Saga crepúsculo foi uma das primeiras que eu me apaixonei, e amanhecer foi o livro da saga que eu mais li, porém também foi o filme que eu mais vi, e percebi que minhas lembranças estavam completamente equivocadas, deturpadas por conta dos livros, amei demais essa nostalgia. Essa série não é perfeita tem muitos furos e muitas coisas complicadas (dependência emocional, relacionamentos duvidosos e etc) porem tem uma lembrança e apelo emocional enorme amo demais.
VitAria.Ferreira 07/07/2021minha estante
Aiii eu também reconheço que tem muitos erros nessa saga, mais eu amo tanto e me apaixonei tanto sabe

VitAria.Ferreira 07/07/2021minha estante
Claro não sou cega não é perfeita como disse mais ate o momento foi 2 saga que eu simplesmente me esqueci de todos os livros e passei messes lendo so ele.

Aaaah eu amo kkkkkkkkk

Mais super entendo voce

Lore 07/07/2021minha estante
Aaaaaaa ?

Mandye 14/04/2021minha estante
Ponto 1 já foi explicado várias vezes.

Helô 14/04/2021minha estante
eu não me lembro de ter visto sobre, você pode me explicar?

Mandye 28/05/2021minha estante
Tem no ig @twilight.br, é meio complicado de explicar

Helô 28/05/2021minha estante
ooi, muito obrigada! Depois que você falou, eu dei uma pesquisada sobre o assunto, e consegui entender melhor. Mas ainda assim, acho que seria legal se a autora tivesse explicado tudo isso já no livro

Mandye 29/05/2021minha estante
Vdd, mas acho que sla, nem eles sabiam que era possível e tals. Pelo menos ela explicou no guia

Saturna0 02/08/2023minha estante
Dei uma risada sincera na parte do Jacob KWMNWNSMSMSMMSMSMSMSM DE QUEM FOI ESSA IDEIA DE TER CAPÍTULOS NARRADOS PELO JACOB

NaliviaF 02/08/2023minha estante
Eu lhe juro, quando eu peguei amanhecer pra folear e vi "livro 2 jacob" eu fiquei com odio

Saturna0 02/08/2023minha estante
KWMMWMWMWMMWMW a autora num tem essas loucuras com o pov do edward né ? Muito mais o gostoso do ed do que o Jacob

NaliviaF 02/08/2023minha estante
SIM, pensei exatamente a mesma coisa, fiquei tipo: ela faz UMA PARTE inteira pra esse cachorro e NADA na visão do Edward? Só depois de uns 10 anos que ela resolve lançar um livro na visão do Edward, não fiquei tão put@ porque li só depois de já ter lançado esse do purpurina

Saturna0 03/08/2023minha estante
KMWMWMWMSMMWMWMWMMWMW NÃO TANKEI O PURPURINA, agora ela tá devendo a saga todaaa na visão do gostoso

HENRICO 17/11/2011minha estante
Você leu o livro ? Bom, acho que não.
Bella no momento que descobre a gravidez fala que os "vampiros" estão paralisados do jeito em que estavam antes da transformação e vampiras não poderiam engravidar, pois para isso existe uma preparação mas os homens não tem período fértil e por isso podem engravidar uma mulher.
FELIZ!!!!

Andre 26/11/2011minha estante
Henrico,

Poxa vida, então esse livro é ruim mesmo e, na época que perdi meu tempo lendo, devo ter pulado várias linhas. Não prestei a atenção devida a essa obra literária de suma importância na minha vida!
E, com explicação ou não, ainda acho que "vampiros" não podem engravidar mulher alguma pelo simples fato de estarem mortos e, TECNICAMENTE, mortos não podem engravidar ninguém!
FELIZ!!!

Andre 29/11/2011minha estante
Ahhh, sim... esqueci, como que uma mulher em período fértil engravida de um 'vampiro' que nada mais é que um morto que não produz espermatozoides?

brunam 05/12/2011minha estante
Stephenie Meyer é que nem Nicholas Sparks, você pode até gostar, mas isso não significa que seja um autor bom.
;)

Eder 13/04/2012minha estante
Essa sempre foi a minha dúvida. Hahahaha

Roberto Laaf 10/07/2009

Ansiedade e amor ilimitado!
Nem que eu pudesse imaginar e organizar todas as palavras que conheço, seria capaz de expressar a emoção e o prazer que senti ao ler a saga maravilhosamente criada por Stephenie Meyer. Ouso dizer que é a história de amor das mais lindas que tive a oportunidade de ler em toda a minha vida.

Neste último volume, Stephenie ainda nos presenteou com sua excelente narrativa em primeira pessoa, a partir de Jacob, o que, em minha opinião, consagrou-a neste estilo, de forma inquestionável. Foi perfeita na acepção da personalidade do jovem quileute, enriquecendo a obra com sua capacidade de alternar o foco narrativo entre dois personagens, sem comprometer o encadeamento dos acontecimentos.

Os detalhes da obra, em minúcias, sua sensibilidade, as conexões impecáveis com os volumes de toda a saga e a delicadeza com que foi preparando o leitor para os momentos mais intensos do último livro foram de uma criatividade e inteligência louváveis!

Stephenie Meyer entrou para o seleto grupo de meus autores favoritos.

Aqui no Skoob, independentemente de uma obra ser ótima ou excelente, adotei o critério de conferir cinco estrelas apenas para os livros que tocaram-me o coração, que me emocionaram, arrancaram sorrisos, suspiros e lágrimas, e, assim, fecho Amanhecer consagrando toda a saga com cinco estrelas.

Mais uma vez eu recomendo a leitura da saga para todas as pessoas românticas, sensíveis e que conseguem enxergar no amor, além do poder, toda a sua beleza.
Dominique 12/08/2009minha estante
Que linda resenha!!! Vc conseguiu resumir tudo perfeitamente...

Thata 30/09/2009minha estante
Nunca conseguiria expressar tão bem minhas palavras e meus sentimentos por esse livro, e toda a saga, como vc fez Roberto!

Esses livros são verdadeiros presentes a quem se dê a chance de vive-los ...

Virgínia 09/10/2009minha estante
Assim como a Thata também não conseguiria, adoro suas resenhas!

maria 22/10/2009minha estante
e então o leão apaixonou-se pelo cordeiro. Não sei se foi a historia mais linda de amor que eu tive oportunidade de ler,mas com certeza é a historia da decada.

Beth 09/05/2011minha estante
Também gostei imensamente da "saga". Achei criativa e romântica. Tudo fechou no final. Concordo com tudo que você escreveu. Parabéns!

Nanda 01/07/2011minha estante
Concordo totalmente, essa Saga sem dúvida alguma, é a minha favorita, e acho que ela vai ficar em 1º lugar até outro autor conseguir fazer algo mais incrível e fantastico como os livros da Stephenie.
Amanhecer pra mim, é o mais lindo, mais complexo e mais maravilhoso livro de todos. É nele que as peças se encaixam e tudo de resolve no final. É mágico, romântico, muito sensorial.
Enfim, é o meu livro favorito .. já li e reli por várias vezes e não me canso de reler. AMEI.
excluindo...

Mari 29/09/2011minha estante
adorei assim como você, e sua resenha tá ótima :D

Ana 28/12/2011minha estante
Bela resenha, resumiu perfeitamente o livro, no começo achei um pouquinho chatinho mas depois me empolguei demais e para mim só esse livro só perde para Eclipse!!!!!

Ykaro Feliphe 20/09/2013minha estante
Adorei sua resenha

Barbie 22/10/2010

O melhor da Série
Termina muito bem e para espanto geral, surpreende e envolve mais do que qualquer outro da saga.
Camila 22/10/2010minha estante
É realmente surpreendente... além de ser emocionante, porque a gente fica esperando o que vai acontecer!

Barbie 27/10/2010minha estante
Ca, eu achei o melhor, ele termina bem a série, fecha o ciclo com vontade de lermos mais, e isso que me faz achar um livro bom, o fato dele me deixar desejando mais...:D

Alan Ventura 18/12/2010minha estante
É impressionante como opiniões podem divergir,pois em minha humilde opinião,Amanhecer é o pior livro da série.

Barbie 20/12/2010minha estante
Talvez seja o pior devido todos os fatos se desenrolarem e "parecer" um pouco mais com a realidade dos casais, sem muitas novidades...

Priscila 31/03/2018

Adorei
Bom, como todos repararam esse é o livro da edição de colecionador que é vendido na Submarino. E sim, adquiri essa edição por que achei super bonita com essa capa branca linda e também para trocar a minha edição antiga (que vai para a biblioteca da escola onde minha irmã dá aula).

Como disse essa capa é lindíssima, assim como a preta que é a original, pelo menos aqui no Brasil. E essa edição, para minha surpresa, é uma edição econômica. Sim, econômica. Se forem comprar, já sabem que é uma edição econômica.

Bom, voltando, é uma edição muito linda e menorzinha, super clean e simples. A diagramação do livro não é boa, por que quase não tem cabeçalho e rodapé e também a tipografia é bem pequena e super agarradinha. O que dificulta um pouco a leitura.

Nesse último livro da saga, vamos acompanhar os momentos em que Bella se casa com Edward. Um casamento lindo por sinal, pelo menos na minha imaginação. E após o casamento eles resolvem ir para o Brasil, mas precisamente para a Ilha de Esme, para passar sua lua de mel. E durante a lua de mel, quebrado basicamente o quarto, por assim dizer, Edward nota que Bella está diferente. Ela está comendo muito e dormindo muito também, e claro que Bella não percebe (pelo menos pelo que eu me lembro, claro). E após uma desconfiança, ambos acabam tendo uma certeza: Bella está grávida.

E sua barriga começa a crescer rápido e consumindo Bella aos poucos por dentro. Então eles resolvem voltar. E quando dão a notícia todos ficam felizes e também “cautelosos”, por que Bella é uma humana e Edward é um vampiro, e todos acabam meio que não sabendo o que poderia sair daquela barriga.

E como todos sabem o livro é divido em duas visões, a da Bella e a do Jacob (os títulos da parte dele são bem engraçados), e sabemos qual foi a reação dele ao saber da gravidez. E sabemos o quanto Jacob gostava da Bella e o quanto ele se martirizava por ela ter escolhido o Edward. Mas depois de tanta polêmica gerada por ele e pela gravidez, e também depois que nasce a filha da Bella, Renesmee (acho eu que é assim que escreve…hahahaha), ele resolve ter o maldito imprinting com a menina que acabou de nascer, mas que já estava crescendo mais rápido que o próprio Flash.

O que dizer desse livro?? Diria que gostei bastante, pela história em si que eu já gostava. E gostava tanto que não percebia os deslizes da história, como por exemplo, Edward ser um vampiro e brilhar na luz do dia. Ok ok isso é apenas uma história, mas vampiros morrem na luz do dia e não brilham. E um outro deslize, Bella engravidar de um vampiro. Ok ok de novo, mas não se engravida de um vampiro e muito menos tem relações com o mesmo.

Mas enfim, tirando os deslizes, eu adorei a história e me senti altamente sugada a cada minuto que lia. E os capítulos do Jacob, são bem legais e também um pouco engraçado. Mas acredito que o momento de alta tensão, foi durante a visão da Alice sobre a luta com os Volturi. E achei que realmente tinha acontecido, até ler que era apenas uma visão.

No geral, dei cinco estrelas por que me senti altamente atraída e também senti que fazia parte da história e que podia senti-la. E isso foi incrível. Os personagens são bem amarrados com a história e também entre si e ainda mais com os cenários desenvolvidos na história.

Recomendo, claro.

site: http://bresenhando.blogspot.com.br
Aline 01/04/2018minha estante
Sou apaixonada por essa série!!!

Priscila 01/04/2018minha estante
Eu era!! ??

Aline 01/04/2018minha estante
Nunca reli por medo de perder o encanto rsrsrs.
Foi essa série que abriu meus olhos pro mundo da leitura!

Priscila 01/04/2018minha estante
Também nunca reli..rsrsrs
Ah, que bacana isso!!!

Caroline Fernandes 09/08/2020

Legal
Muito bom, recomendo! E tentando fazer resenha pra ganhar medalhas!!!
Carine 09/08/2020minha estante
Estou lendo e amando! ?

Caroline Fernandes 09/08/2020minha estante
É uma saga muito gostosa!

Carine 10/08/2020minha estante
Já estou com saudade, rs

Caroline Fernandes 10/08/2020minha estante
??

livs 22/07/2021

muito bom
eu queria muito que a gestação da bella tivesse sido narrado pelo ponto de vista dela, e não pelo do jacob, mas ainda assim fiquei pálida vendo a renesmee quebrando a bella inteirinha e o nervosismo do acontecimento final, leria de novo sem dúvidas e recomendo a leitura :)
Lee 22/07/2021minha estante
Amo o filme, mas comecei a ler crepúsculo e Sol da meia noite e com isso achei uma leitura pesada ?????

livs 22/07/2021minha estante
lê sol da meia-noite depois amg, ele é a mesma coisa de crepúsculo, porém na visão do edward e mais detalhado

Lee 23/07/2021minha estante
Eu queria ver o lado dos dois juntos sabe? Mas o sol da meia noite é muito detalhado. Vou tentar ler só crepúsculo então

livs 23/07/2021minha estante
sim sim, mais fácil pq senão vai te cansar

Paulo 09/11/2012minha estante
é tudo isso ai mermo kkkk

Paulo 09/11/2012minha estante
é tudo isso ai mermo kkkk

Rodrigo 06/03/2014minha estante
Concordo plenamente,eu li a série pois já tinha começado, mas é uma perda de tempo.

Carol 20/03/2011

pontos negativos X pontos positivos
Ótimo para adolescentes .Fim .
Quando o li ,achei perfeito,mas com o tempo fui achando milhares de defeitos .
A primeira coisa que notei foi "o nível de inteligencia dos fãs da saga",com todo respeito . A maioria deles são jovens ,desesperados por sexo ,com os hormônios mais que a flor da pele,que sonham em encontrar um "Edward da vida " .Fãs que afirmam que o livro é o melhor de todos os tempos, que stephenie meyer é a melhor escritora, e que o filme é bem melhor do que a mundialmente consagrada saga Harry potter!Sim ,crepúsculo é ótimo ,mas para vc que desmerece Hp e outros livros ,com intenção de provar que "sua " saga é boa ,meu total desprezo !!!!!!!!
afinal ,não precisamos apagar a luz dos outros para que a nossa estrela brilhe ,não é ??

Esses, são de uma ignorância sem tamanho, pois embora as duas obras sejam fictícias, são completamente diferentes , como a atriz Emma Watson diz : "nós nao vendemos sexo ".Ao meu ver Stephanie Meyer conseguiu atingir os adolescentes em cheio ,fez com que se identificassem com a pobre Bella Swan ,uma adolescente comum, cheia de conflitos q se apaixona por um príncipe encantado q ultrapassa a perfeição, logo, a excluída da sociedade passa a ser a menina mais popular da escola ,que pegou o gostosão ,óh ! que maravilhoso !¬¬'.
Cara ,não é óbviu ?? é a solução q qualquer um queria ,por isso ,na minha singela opinião ,a série Crepúsculo caiu nas graças do público jovem devido a temática romântica ,melosa ,e esse é o segredo do sucesso !
Outra coisa: todos frequentam o ensino médio há trocentos anos e ninguém sequer desconfia !A vida é simplesmente perfeita ,tanto que a própria Bella abriu mão da faculdade e da família para viver eternamente como um " mosntro " .

Pontos positivos :

Criticando dessa forma ,parece até que odeio a saga ,não ,não odeio,ela tbm tem muitos pontos positivos ,é direcionada a um público específico, aconselhando-se então que a leitura seja feita sob a ótica deste,fazendo com que os jovens se interessem mais por livros (como aconteceu comigo ),afinal ,não adianta um adulto ler algo direcionado a adolescentes e esperar que o conteúdo seja pertinente a ele; o resultado será um leitor decepcionado, que não enxergará possíveis pontos positivos na obra.
Outro ponto que deve ser lembrado ,é que é um livro fácil e leve de ler ,que nos deixa entretidos .
Em suma,muitas pessoas vÊm criticando o livro simplesmente pelo fato de ter virado febre mundial (pura inveja) ,eu ,aqui ,só mostrei minha opinião , o q gostei e o q não gostei ,não obstante a isso ,não tive a mínima intenção de desmerecer a saga ou a autora ,de forma alguma.Minha opinião ,é que devemos ler ,independentemente do q ,porque é só dessa forma q cresceremos como cidadãos e exercitaremos nosso pensamentos críticos.Recomendo !!!

obs : Mais uma vez vou frizar : Gosto da saga ,mas agora que venho lendo beeem mais ,me tornei uma leitora mais crítica e percebi que o mundo não se resume em "crepusculo " ,mas para iniciantes no mundo dos livros ,é ótimo ! desculpa se insultei aos fãs ,nao era minha intenção !

BEIJOS E ESTOU ABERTA ÁS CRITICAS !
fe telino 19/03/2011minha estante
ÓTIMA CRÍTICA M.A ! parabéns eu não conseguiria me expressar tão bem quanto você em relação a saga e etc.. mt booooom

Letícia 19/03/2011minha estante
a m e i muito a crítica, concordo plenamente, sem tirar nem pôr, acho que muita gente pensa assim também, ficou muito bom (:

Rose 04/04/2011minha estante
também concordo com você.. eu gostei do crepusculo.. justamente pelo fator romance.. mas pensando em nivel de inteligencia.. 0..