Amanhecer

Amanhecer Stephenie Meyer

Resenhas - Amanhecer

Luana.Macedo 06/04/2021

Poderia ter sido melhor
só não é melhor porque tem um livro inteiro só do jacob, sendo que não faz sentido nenhum ter um pov desse vira-lata, deveria ter sido do edward. Smeyer tirou o direito do edward narrar o processo de aceitação da paternidade. Que ódio esse favoritismo em cima do pulguento. Fora isso, as partes da bella são muito boas e super fluidas, o que faz a leitura ser bem rápida.
Thaina130 06/04/2021minha estante
Não fala assim do Jacob, pô, ele é muito melhor que o Edward, o relacionamento entre a Bella totalmente tóxico (pelo menos, foi o que eu ouvir falar) Nunca li o livro para saber.

Júlia ð 06/04/2021minha estante
KKKKKKKAKAKAKAK amei que vc expressa seus sentimentos, perfeita

Camomilas 06/04/2021minha estante
Certíssima

anna 22/12/2021

felizes para sempre.
ainda não acredito que acabou, vou sentir tanta falta!!! eu vou sempre amar essa saga com todo o meu coração e poder me aprofundar mais nessa história foi incrível! a escrita, os personagens? tudo tão perfeito. queria que tivessem levado esse jeito mais sarcástico e divertido da bella e do edward para os filmes também, afs já tô chorando só de lembrar dos momentos! meu bellward os amo tanto que dói!! enfim, eu amei demais e já quero ler de novo??
Anne 22/12/2021minha estante
você disse tudo, eu só queria que mostrassem como a Bella se tornou a mais poderosa de todos os vampiros

fenaka 21/07/2022

Depois de ver algumas pessoas reclamarem desse último livro no aspecto do edward e bella não serem mais tao afetuosos com o outro, me fez ter uma expectativa super baixa pra amanhecer, mass eu não me decepcionei e achei sim que eles tinham aquele amorzinho ainda, só que agora a bella tava com mais fogo KKKK

Antes eu fiquei meio assim com a divisão do livro pro pov do jacob mas acabei gostando de ver a dinâmica da conexão com a matilha e da aproximação dele com a leah- o seth é fofiiiissimo demais não aguento ele.

Eu acho que pelo livro ser o maior, eu comecei a achar menos fluido do que os outros, porque apesar de tudo, a stephenie tem uma leitura muito viciante e me fez engolir toda a saga, mas esse realmente me travou um pouquinho na terceira parte.

No final de tudo, amei a reunião de todos os vampiros e o sentimento de familinha entre todos eles + os lobos e todos encantados com a renesmee (amo muito ela acho super fofíssima).

Henri B. Neto 24/04/2013

Em defesa de ''Amanhecer''
Em tempos em que a literatura de fantasia cada dia mais sai da marginalidade e vem encontrando espaço livre nas estantes dos jovens leitores, no ano de 2008 foi lançado nos EUA o último livro de uma das séries mais amadas - e também mais odiadas - da última década: ''Breaking Dawn'' (ou ''Amanhecer''), quarto volume da ''Saga Crepúsculo''.
Para a grande maioria da fanbase, o livro prometia - Casamento de Bella & Edward, o destino de Jacob, a iminente transformação de Bella em vampira, o retorno dos Volturi - sem falar do frenesi causado pela mídia em cima da adaptação do 1º volume da série para o cinema... Contando com isso, o público, em sua maioria feminino, correu para as livrarias mais próximas e garantiu o seu exemplar da obra, dando passe livre para que Amanhecer fosse um dos livros mais comprados e disputados do ano.
Mas, depois de alguns dias - talvez até algumas horas - de leitura, eis que uma bomba cai na pacata cidade de Forks: mais da metade dos leitores odiavam o desfecho dado à trama, sem falar daqueles que amaldiçoavam Stephenie Meyer - mente-criadora do fenômeno literário - até o último dia de sua vida por estragar a sua ''série perfeita''.
Parando para ler os comentários pós-lançamentos, fiquei me perguntando o por que de todo esse alvoroço. Afinal, pelo o que eu havia apurado, Meyer tinha seguido a risca o que o seu público esperava. Mas só com o tempo fui percebendo o que de fato havia irritado tanto os fãs... Bella fica grávida de Edward, tem uma filha híbrida - por quem, ironicamente, Jacob sofre um imprintg - e que acaba causando um terrível confronto com o clã ''líder'' dos Vampiros.
Ainda sem entender o reboliço, fui descobrindo pouco a pouco a indignação dos fãs, e me deparei com algo que não esperava ler tão cedo sobre a obra: Stephenie Meyer prometeu uma Grande Batalha Final que não aconteceu!
Para mim, essa foi a grande gota d'água; afinal, a ''Saga Crepúsculo'' sempre foi conhecida por focar o lado emocional das personagens, ao invés de explorar grandes cenas de ação (não que eu esteja dizendo que os personagens da série da Humana e seu Vampiro sejam profundos, mas o enredo da trama nunca foi para o lado mais ''físico'' da fantasia).
Foi só então que, depois de eu mesmo ler o livro, descobri o REAL problema da coisa toda:
O grande mal de Breaking Dawn foi os fãs esperarem algo épico, quando na verdade nunca algo de tal porte iria acontecer...
Os Volturi - os ''vilões'' de ''Amanhecer'' - SEMPRE forma muito Blábláblá, Gogó e Poses... mas nunca foram dados à ação de fato - vide o final do segundo livro, Lua Nova. A tensão do final, com as despedidas e tudo mais, foram realmente sublimes e desesperadoras. Mas como disse, eu nunca esperei reação nenhuma da ''realeza'' vampiríca.
Analisando APENAS como livro, o final foi realmente brilhante, pois a Stephenie colocou toda a sensação da perda que uma luta causa, mas quebrou o paradigma de que todo encerramento de série fantástica tem: A obrigação de narrar uma Grande Batalha Final.
É claro que para um filme, que envole o visual, esse final seria no mínimo brochante. Mas as pessoas devem entender que a ''Saga Crepúsculo'' são uma série de LIVROS. Ele tenta mexer com as emoções do espectador, e nisso posso dizer que o mesmo cumpriu o combinado. Os filmes são apenas a recompensa do sucesso dos livros, e o autor não deve - nem pode - se ater à algo cinematográfico quando se está escrevendo...
Stephenie, ao escrever a Saga, sempre se ateve mais as emoções do que à ação em si... e isso se via desde o primeiro. Esperar algo diferente nos últimos segundos do 2° tempo, me desculpem, é coisa de gente iludida. E isso eu nunca fui - quero dizer, fui apenas no 1°, mas depois de ver qual era a real proposta da Meyer, eu me desecanei totalmente.
É claro que o final de ''Amanhecer - O Filme'' - ou filmes, sabe-se lá o que se passa na cabeça do pessoal da Summit - será épico e majestoso. Afinal, o próprio livro dá essa brecha e, como o filme trata quase que exclusivamente do visual, essa é uma artimanha que tenho certeza que eles não vão jogar fora.
Mas o que eu aprendi com o final de Amanhecer é que temos estar ciente de uma coisa: Livro NÃO é Filme... Os dois são mídias diferentes e separadas, que às vezes - e põe às vezes nisso - se encontram. Tentar encontrar um dentro do outro só vai gerar frustração quando nos dermos de cara com exemplos como um Breaking Dawn da vida... Pois, quando vemos que nossas expectativas de anos - ou meses - não foram cumpridas, jogamos a culpa toda em cima do autor, quando na verdade os iludidos desde o princípio fomos nós mesmo.
Por isso aconselho: Separem os dois e sejam felizes!!! Se começar a ler um romance, não espere encontrar ação no mesmo... E digo o mesmo, ao contrário. Afinal, são poucas as vezes que um autor tem a dádiva de saber mesclar vários elementos narrativos em uma mesma obra.
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''

Patty Pizarro 05/12/2009minha estante
Concordo plenamente com você.

Lu 21/01/2010minha estante
Excelente resenha. Sem fanatismo ou a intolerância dos haters. Bastante sensato. O fato é que a Stephenie Meyer não quis matar seus personagens. E, de certa forma, me sinto grata a ela por isso. E é apenas ficção.

Camila 10/07/2021

Apego emocional
Eu sei que essa saga não merece 5 estrelas, vejo e entendo várias problemáticas nela, mas confesso que amo e sou extremamente apegada. Sério. Foi um dos livros que me trouxeram pro mundo de leitora e com certeza minha porta de entra nos romances. Já reli mil vezes e nunca me arrependo. Tem gostinho de adolescência!
Isa 10/07/2021minha estante
o valor sentimental dessa saga é imenso

Dubieux 21/03/2021

Amanhecer
Acho que esse foi um dos primeiros livros que cheguei a comprar e até então não tinha lido...
Como já sabia o que ia acontecer, por já ter assistido os filmes, achei que ia demorar muito pra ler. Mas o livro é tão bom que foi bem rapidinho.
Recomendo pra quem gosta da saga e só assistiu os filmes

maria2072 10/02/2023

é
Curti o pov do jacob até demais e apesar de não ser a maior fã do plot de gravidez deu p aturar bem esse livro

yasminmoony 23/05/2021

Parte de mim ficou nesse livro
Fim."

Polly 14/01/2021

Amanhecer: e se fosse outro o narrador? (#149)
Da minha primeira leitura da sag, eu lembrava que o livro que mais tinha me agradado tinha sido justamente Amanhecer. Pensei que tivesse sido por que é finalmente nesse volume que a Bella vira vampira, e é também um pouco por isso, já que a Bella vampira é bem menos autodepreciativa do que a Bella humana, logo bem menos chata (risos). Mas, esse meu “agrado” maior vem de outros pontos do livro.

O primeiro motivo é o fato de que grande parte do livro é narrado pela perspectiva do Jacob, um narrador bem mais agradável do que a protagonista e que se mostra bem menos “intrometido”em relação a Bella, para usarmos de um eufemismo aqui, do que no livro anterior. A cabeça de Jacob parece nos mostrar um rapaz bem diferente do da visão de Bellla (e destoante nas atitudes também). Isso pode, sim, ser uma inconsistência na escrita da autora ou, simplesmente, a vida como ela é: a gente enxerga as pessoas com as nossas próprias lentes, talvez, o que vemos nos outros não seja exatamente aquilo o que eles são.

Outra coisa legal do livro de se ater à perspectiva de Jacob é que a autora se dispõe a entrar um pouco mais no mundo da alcateia de lobisomens que, vou te dar um spoiler aqui, não são realmente lobisomens de fato. O funcionamento dos pensamentos compartilhados e o quanto isso afeta a todos do grupo é bem interessante. A única ressalva que eu preciso colocar aqui é quanto ao tal “imprinting”. Em minha concepção, o imprinting é uma espécie de “amor à primeira vista” (aquela explicação de melhor genética para perpetuação da espécie é bem patética) e ver um homem feito sentir isso por um bebê de colo é meio assustador para mim. Mesmo com toda a explicação “desculposa” da Meyer de que os lobisomens não sentem desejo enquanto as meninas ainda são meninas e tal, essa ideia não me desce bem. E isso só piora quando a autora explica a ligação (e tensão sexual) existente entre Bella e Jacob com a futura existência de Renesmee. É uma das piores coisas da saga inteira. Sério.

Outro motivo que me fez gostar um pouco mais de Amanhecer do que dos anteriores da saga é que ele é um pouco mais sombrio. A gravidez da Bella é bem assustadora. Se fosse eliminada toda romantização com que a autora encara a situação, um bebê-monstro que mata a mãe de dentro para fora e faz como que ela sinta necessidade de beber sangue humano é bizarra e bem adequada a uma história como Crepúsculo, afinal, essa é uma história sobre vampiros, não é? Acredito que se a saga tivesse um pouco mais de “bisonhices”, ela seria bem mais interessante. Acho que o que falta a Crepúsculo, além de uma mocinha menos apática, é justamente o lado sombrio da coisa.

A história só não ganhou mais pontos na minha classificação por que ela acaba em um anticlímax de decepcionar qualquer um. Bem, depois de todo aquele rebuliço com os Volturi, a gente espera uma luta decente ou algo do tipo. Mas os poderes sobrenaturais extraordinários de Bella e a habilidade incrível de negociação de Carlisle e Edward resolvem tudo. Recentemente, descobri que a Stephenie Meyer é bem religiosa e, talvez, esse fato explique diversas escolhas da saga, inclusive essa de tudo acabar na mais santa paz, sem um confronto “real”. É uma ideia bastante interessante passar os próprios valores através de ficção, mas confesso que gostaria de um tantinho mais de ação no final do livro.

Enfim, apesar de ter seus pontos fracos (afinal, qual obra que não tem?), Amanhecer continua sendo o livro que eu acho que mais vale a pena na saga. Pena que demora quatro livros para isso, não é? Essa melhora, acredito eu, se deva muito à mudança de voz por boa parte do livro; o que me faz também pensar que se a Meyer tivesse optado por uma narrativa em terceira pessoa, a saga seria bem menos entediante. Bella é muito chata, gente. Não tem jeito, não gosto dela. Outro ponto positivo foi a autora explorar o lado mais sombrio da história. Meyer parece se lembrar só em Amanhecer que ela está escrevendo uma história sobre vampiros, ainda que ela seja sobre vampiros “vegetarianos”. De toda maneira, o livro entrega o final feliz tão esperado que tanto os seus fãs desejaram: para todos os efeitos, Bella e Edward viveram felizes para sempre. E é isso.

Hynami 18/08/2021

Eu amei esse livro, final dele foi perfeito, o final é bem diferente do filme , super recomendo, explica melhor os pensamentos do Jacob como ele se sente com tudo isso, deixa tudo bem expressivo.
Bella ficou bem melhor com mais personalidade...
Sobre o Edward eu senti falta dele na última parte do livro...

Cih 17/08/2020

Jacob
Queria que tivesse mais partes com o Jacob narrando. Foi bem divertido ver as coisas pelo ponto de vista dele.
Camila 17/08/2020minha estante
Exatamente. Jacob faz Crepúsculo valer a pena

@lucassntn 03/11/2009

É o pior livro da série inteira - sim, há um pior - e, como se não bastasse isso, é o maior. Tive que rezar para que terminasse logo. O romance impossível - sim, garotas, não se iludam - chega a ficar incrivelmente enjoativo, culminando com aquela última frase, que, se eu não fosse um leitor forte, vomitaria.
tatiana 13/11/2009minha estante
"culminando com aquela última frase, que, se eu não fosse um leitor forte, vomitaria." HUAJSUAJUSHAUSHAUSAJUSJAUSHUASJAUJSUAJSUAJUJ A-D-O-R-E-I.

Biblioteklara 15/11/2009minha estante
HAHAHAHAHA! #euri

Cláudia 13/12/2009minha estante
"E assim, alegremente, continuamos aquela parte pequena e perfeita de nossa eternidade"

*Rô Bernas 03/01/2011minha estante
Tenho a série completa mas ainda não me aventurei a ler nenhum...estou naquela fase do "leio depois" :/

Giulia 08/08/2021

Mudanças
Esse livro é o melhor da saga , não tenho palavras , indico super

Minha história:
Estava na casa da minha tia e ela não tinha Wi-Fi ainda , então eu fui procurar um livro vi que ela tinha amanhecer peguei e comecei a ler ( eu não tinha lido os outros três) mas não me importei muito , li ele em uma samana se não me engano de tão bom que é, ele vicia