Química Perfeita Simone Elkeles

Resenhas - Química Perfeita

Lindybooks 18/12/2022

Química Perfeita
Essa historia começa com Brit, que se olhada de fora parece uma patricinha (totalmente), mas que quando é conhecida de verdade mais afundo, revela somente o quanto as vezes a família coloca sobre nos, adolescentes, tantas expectativas e metas que acabamos fazendo de tudo para não dececiona-los.
Do outro lado temos Alex, um garoto que mora em um lado da cidade em que se você é de uma gangue, sobrevive, e caso não for....bem, você morre. Desde pequeno, como seu pai faleceu e por ser o irmão mais velho, teve a obrigação de fazer tudo por sua família, mesmo que esse tudo envolva renunciar a seus sonhos de contruir sua própria família e ir para faculdade.
A medida que o livro descreveu os personagens e suas vidas, eu me apaixonei de imediato. Quando comecei achei que seria *só mais um livro*, mas acabou vindo a ser um dos melhores livros que li este ano. A maneira como Brit percebe que não tem que estar em um casal só porque eles ficam bonitos juntos, ou Alex que a vida dele pode SIM ser muito mais que morrer por uma gangue, que quando teve a oportunidade acabou com a vida dele, é maravilhosa! O leitor tem a oportunidade de sentir o que é estar nesse lugar e se conectar com os personagens. E no final, eu não poderia terminar esse livro de outra forma sem ser com um grande sorriso no rosto.
@lindysus

Flaveth 05/09/2012minha estante
Fofolete,

Vale a pena ler então?

bjin

CarlaC 05/09/2012minha estante
Sim, Flá. Valeu a pena. Ainda dei uns suspiros com o Alex Fuentes. kkkk Se a autora tivesse sido um pouquinho mais original esse livrinho iria para os favoritos, apesar de eu não ser grande fã de YA.

Tícia 05/09/2012minha estante
Carlíssima!
Que não estaria na lista dos seus preferidos eu já sabia! kkkk
Vc achou clichê? Provavelmente. Mas é um clichê tão bonito, tão gostoso de ler que eu ameeeeeeei a história!

Sobre o fato de Brit viver uma vida de fachada, eu não entendi como uma situação que tenha a ver com "esconder" a irmã e sim com os pais. Ou seja: Pq a irmã é deficiente, eles querem que a Brittany seja perfeita, uma espécie de compensação, sei lá.
Nós sabemos lidar com esse tipo de pressão, mas pra uma adolescente, deve ser complicado.

O fato dela ser Barbie (adorei! kkkk) é legal tb pq mostra que mesmo ela sendo vaidosa, patricinha, rica, é uma boa pessoa, alguém normal.
Ou seja, é uma forma de acabar com esteriótipos de que uma menina aparentemente perfeita tem que ser antipática, fútil ou similares.

Adorei o epílogo. Vc achou desnecessário? Eu acho um ótimo gancho pra outra história. kkkkk

bjooooooo

Luna 05/09/2012minha estante
"Ainda dei uns suspiros com o Alex Fuentes. kkkk"

Acho que irei gostar desse Alex, amiga.rsrs...

A melhor amiga da tal Brittany é o tipo de amiga que dispensa inimigos. Não precisamos de inimigos se temos amigas que se importam tanto com a gente.kkkkkkkkk...

Bjs!

CarlaC 05/09/2012minha estante
Sim, Tícia, tudo isso estava escrito no livro mas a mim pessoalmente caiu mal. Apesar de reconhecer que havia uma pressão sobretudo materna para que ela fosse "perfeita", para mim nitidamente ela escondia a irmã, tratava-a como o grande segredo da sua vida. Na verdade o que não gostei foi da forma como a autora explorou o assunto. Ela transformou tudo num grande drama e no final resolveu o drama familiar de um modo quase simplório.

Mas que fique claro que eu adorei a história. Só não achei perfeita. Tendo em conta que não sou grande apreciadora de YA superou as minha expectativas.

CarlaC 05/09/2012minha estante
Luna, a amiga dela era realmente uma boa amiga, daí achar que essa parte foi falha da autora. rsrs

O Alex é um bad boy que tem tudo para fazer vc se apaixonar. :D

Caroline Gurgel 16/07/2013

O badboy do subúrbio e a pobre menina rica...
Química Perfeita é a clássica estória entre o garoto pobre de periferia e a pobre menina rica, comumente vista desde o velho e sempre Romeu e Julieta. Embora as comparações com Shakespeare parem por aí, o livro é bom, especialmente quando o que se deseja é apenas entreter-se.

Segue a mesma fórmula de livros como Easy, My favourite Mistake, Belo Desastre e Metamorphosis, que eu poderia dizer que haviam sido escritos pela mesma pessoa. E, bem, é uma fórmula de sucesso, tendo em vista o burburinho que todos eles causam nas redes sociais.

O livro conta a história de Alex Fuentes, um imigrante mexicano que mora na zona sul e pobre da cidade, faz parte de uma ‘gangue’ e tenta manter sua fama de badboy indestrutível, e Brittany Ellis, a bonita, perfeita e loira garota da zona norte que faz de tudo para manter as aparências. Eles detestaram um ao outro desde o momento em que se viram, até que a professora de química os colocam como dupla para os trabalhos de todo o ano letivo. Juntos podem descobrir que a carcaça nada tem a ver com o que está dentro deles, mas isso não vai ser tão fácil ou indolor.

É uma boa história, sem grandes pretensões, mas que mostra a eterna luta de professores e diretores por uma escola sem segregação e discriminação racial ou social. Mostra um pouco das ‘gangues’ das periferias, da falta de escolha de seus membros diante dos “chefes” e que nem todos que estão ali são de má índole e podem estar apenas se protegendo ou protegendo quem ama.

Em contraponto aos subúrbios, mostra também como uma menina rica, tida como feliz e perfeita, pode ter uma vida extramente dolorosa, sofrendo pressão intensa dos pais e da sociedade. Expõe como os pais podem ser cruéis e egoístas, mesmo achando que estão fazendo o melhor para seus filhos, e o quanto a cobrança excessiva pela perfeição pode afetar a cabeça de um adolescente.

É previsível, mas entretenedor. Tenho apenas uma ressalva: se for ler, PARE antes do epílogo. Escute-me! O epílogo consegue acabar com quase todos os pontos positivos do livro. Acho que ridículo seria a palavra certa, talvez cômico. Ou ridículo e cômico. No mais, boa leitura!
CarlaC 17/02/2015minha estante
Concordo totalmente sobretudo quanto ao epílogo que não acrescenta nada e é patético. rsrs

Bia 04/07/2020

Poderia ser melhor...
O livro não é ruim a temática é bem envolvente os personagens são cativantes e abordagem feita pelo autora em relação ao preconceito é diferente... tinha tudo para ser melhor...
O que de fato faltou foi o detalhismo temos muito objetivismo, quando estamos sentindo a história já temos uma mudança de ambiente o que incomoda é te deixa confuso ... e te faz querer mais detalhes.

Julia.Ollie 06/02/2023

LET ME TELL YOU SOMETHING
Ai gente esse livro é mt meu confort livro apesar de não ter conforto nenhum, é todo mundo ferrado da vida.
Pode parecer um livro bem ruizinho e talvez até seja mas eu gosto tá bem?

Sol 23/03/2021

Não há palavras que possam descrever a química e a paixão arrebatadora que existe entre Alex e Brittany. Esse livro vem nos mostrar que nem tudo é como parece ser e que não dá pra simplesmente julgar as pessoas pelo q elas aparentam ser. Achei o livro perfeito e super recomendo a leitura dele.

Milley @meuslivros_minhavida 14/08/2020

📚 Minhas impressões:
O livro traz é narrado por dois jovens totalmente diferentes, Brittany é a menina perfeita com um futuro brilhante pela frente.
Brittany mora na parte Norte, onde só os ricos moram, seus pais escondem tudo de errado que possa ter para poderem serem uma família perfeita perante aos olhos dos vizinhos, eles escondem que tem uma filha especial, por isso fazem com que Brittany seja perfeita.

Já Alex mora na parte Sul, onde só os pobres é o pessoal do México moram, ele pertence a uma gangue perigosa e não tem nada a perder, mas ele é membro dessa gangue não porque goste, mas porque ele protege sua família.

Os dois não teriam nenhum contato um com o outro, se não tivessem sido forçados a ser parceiros nas aulas de Química do último ano.

Alex sabe que qualquer relação que Brittany tenha com ele pode colocar em risco sua reputação impecável de boa aluna e namorada dedicada e, por orgulho e diversão, aposta com os amigos que consegue fazer com que ela saia com ele.

No entanto, quanto mais se aproximam, mais fica evidente que eles têm algo em comum que ninguém parece perceber, nenhum dos dois é o que se esforça tanto para ser.

Neste livro vemos o ponto de vista dos dois, a discriminação que infelizmente existe de cor ou classe social, foi bem realista porque realmente é isso que vivemos, e o desfecho dos personagens foi maravilhoso, a nossa sociedade tem que parar de se achar perfeito porque tem a pele clara ou porque tem mais dinheiro do que o outro, afinal não somos perfeitos, somos iguais.

Eu amei as partes que o Alex falava em Espanhol, pois amo a língua Casteliana.

Fraan Faria 16/08/2013

O que dizer de "Química Perfeita"??
Foi uma experiência inesquecível para mim.
Estou começando a ler livros e me apaixonei por ele.
É impressionante a forma a qual a autora consegue prender a nossa atenção a cada capítulo. É uma história que fala sobre jovens, relacionamentos, sexualidade, amizade, planos para o futuro e etc., mas bem diferente das que vemos por aí. Também aborda a diferença entre classes sociais, a violência e o agir daqueles que se envolvem em gangues.
Trata-se de uma história muito bem escrita, que ocasiona uma série de sensações no leitor (pelo menos, em mim foi assim! :D). Como já citei, o livro aborda várias temáticas e não é uma narrativa lenta. É também repleto de ação e quando terminamos, ficamos com um belo sorriso estampado do rosto!
Será que haverá continuação??

Fran @paginasdafran 27/01/2021

Química Perfeita
Começando o ano com um livro já favoritado! Leitura fluída, devorei as páginas! Quase não leio clichês, e esse apesar do enredo, passa longe do comum. Personagens verdadeiros e com profundidade, do jeito que eu mais amo!

Nat 13/10/2020

A Química Sempre é Perfeita
Vamos lá! O que posso dizer de um livro que estou lendo pela segunda vez? É inegável que é um clichê - e eu amo clichê com final feliz - mas sabe aquele clichê que te ensina e você tira lições de vida? Eu li este livro a primeira vez em 2016 e me apaixonei, e, agora, relendo, entendi porque eu tinha me apaixonado. A escrita da autora é muito fluída e não te deixa cansada. Você se interessa facilmente e quer sempre ler mais um capítulo. Adorei a forma com Alejandro conseguiu desconstruir a vida fictícia de Brittany e como Brittany também conseguiu enxergar por traz de toda fachada durona que Alex tentava manter. Outro ponto alto da leitura é a professora Peterson, pois ela foi importante, não só por formar as duplas na aula de química, mas por ser uma professora de pulso firme e acreditar nos seus alunos quando mais ninguém acreditaria. Eu penso que ser professor é estar em meio a tempestade e apesar do medo de todo estrago, é saber que precisa ser calmaria mesmo quando não existir mais esperanças, mas saber criar novos caminhos para que a chama renasça. A Química sempre tem uma combinação perfeita!
Leia este livro sem medo!! Se jogue!

Iza 22/05/2021

Esse livro é muito bom
Eu comprei achando que I ser um clichê bem água com açúcar,mas me surpreendi com o quão bom é.Tem uma trama muito boa e que te faz ler o livro em um dia de tão bom que é,a escrita da autora é muito boa e a leitura flui muito fácil!!

Tina 27/08/2020

Estereótipos e mais esteriótipos
Tive um problema muito grande com esse livro, um incômodo, na verdade, que senti em quase toda leitura, achei que o livro reforça o esteriótipo de que todo homem negro, latino ou branco no fundo quer namorar ou ter um compromisso com uma mulher branca!!!
Todos os mexicanos do livro são gângster e todo branco mauricinho, mais esteriótipos...

duda.rafza 21/02/2021

Diferente
Química Perfeita é aquele livro que você começa achando que vai ser só aquele típico clichê de duas pessoas de mundos totalmente diferentes que se apaixonam, mas acaba descobrindo que é muito mais que isso.

É claro que tem sim a parte do romance, mas ele também trata de alguns assuntos mais sérios. É um livro rápido e fácil de ler, com personagens muito bem construídos e o plot perfeito.

E aliás, o que foi esse final? Deixou meu coração quentinho.

Letícia 13/08/2020

Maravilhoso
Amei a história, por mais que seja um clichê a gente acaba torcendo tanto pra eles ficarem juntos e cada página que passa o coração fica mais quentinho.
É ótimo pra passar o tempo e a leitura é super fluente e quando vê o livro já acabou, fiquei com gostinho de quero mais.