Amigas da Ioga

Amigas da Ioga Rain Mitchell

Resenhas - Amigas da Ioga

Veneella 07/05/2012

Mais em http://www.bookpetit.com/
Amigas da Ioga cumpri com tudo o que promete: é um romance engraçado, leve e cativante. Descontraído e calmo, sem grandes emoções, é algo pra quem quer realmente relaxar e aproveitar um bom livro.

Acompanhamos cinco mulheres completamente diferentes que tem em comum uma coisa que as une: a prática da ioga. Lutando contra seus próprios problemas, traumas e preocupações, elas encontram uma válvula de escape nas respirações coordenadas e na conexão que se forma entre as pessoas durante as sessões. O livro gira mais em torno de Lee, a instrutora responsável por despertar a paixão em suas alunas, mas todas as personagens possuem espaço e são bem trabalhadas.

Uma leitura gostosa, fácil e fluida, que me fez sentir tão relaxada quanto as personagens em seus momentos de paz nas aulas. Até mesmo tive vontade de dar outra chance à ioga (já tentei e realmente não é minha praia) depois de ver a trajetória das personagens completamente mudada pelo prazer que sentem ao se entregarem à pratica. Mitchell tem uma escrita envolvente, à sua maneira calma e realista. Com um pouco de sarcasmo, graça e seus altos e baixos, é um retrato simples e fiel da vida.

Apesar da narrativa em terceira pessoa, não é difícil sentir empatia pelas personagens. São mulheres normais, reais, vivendo diferentes situações em suas vidas que qualquer uma pode passar ou já passou. Elas possuem dúvidas, tomam decisões erradas, mas nada exagerado ou cercado de drama. Passa uma mensagem clara: nem sempre tudo dá certo, mas nós continuamos vivendo.

Foi um livro que me surpreendeu de várias maneiras. Uma leitura sem pressa, que me ganhou mais do que eu imaginava e me fez enxergar uma ou duas coisas também. Nada muito marcante, não foi um livro que mudou minha vida, mas foi uma experiência bastante proveitosa.

Joice (Jojo) 07/09/2014

Para passar o tempo
"Amigas da Ioga", de Rain Mitchell, é uma trama fofinha, mas sem ambições. Na história, cinco mulheres - Lee, Katherine, Stephanie, Graciela e Imani - contam com a ioga para enfrentarem dificuldades em suas vidas. Elas não são propriamente amigas entre si, sendo que o título original em inglês - "Tales from the Yoga Studio" - faz muito mais sentido.

Lee é a instrutora de ioga que está passando por uma crise no casamento e precisa decidir se encara novos desafios; Katherine é a massagista do estúdio de Lee com um passado bastante comprometedor que está apaixonada por um bombeiro ruivo e por sua nova bicicleta cor de rosa; Stephanie é uma agitada roteirista de Hollywood que está apostando todas as fichas (e sua sanidade) num roteiro; Graciela é uma bela bailarina que precisa se curar de uma lesão para conseguir um papel importante; e Imani é uma jovem atriz que luta para superar a perda do filho. No livro, são esses cinco dramas que acompanhamos.

Apesar de ter temas que poderiam tender ao dramalhão, a história de Rain Mitchell - assumidamente uma fanática por ioga - é leve e até engraçada. As personagens são cativantes e nos instigam a acompanhá-las, sendo que o livro também é um prato cheio para os praticantes de ioga, que devem se identificar bastante com as situações descritas pela autora.

Acredito que o final foi um pouco precipitado. A autora poderia ter trabalhado um pouco mais as questões de Graciela (seu relacionamento com o namorado, Daryl, e com a mãe agressiva), por exemplo. Sem dizer que senti falta de mais algumas páginas para Lee e Alan e o curioso relacionamento de Stephanie e Sybille (uma mulher e tanto). Todavia, "Amigas da Ioga" é um livro gostoso e rápido de ler, despretensioso, mas que no final das contas deixa a gente com uma sensação muito boa.
LivMessias 21/12/2017minha estante
Concordo demais que o título em inglês faz mais sentido. Antes de ler a sinopse, achei que elas eram amigas "da ioga", que era quase como um manual de ioga. Só lendo a sinopse que realmente me cativou. Também concordo com você em relação ao final precipitado. Enfim, vc disse tudo: é uma trama gostosa de se ler, mas sem ambições. Excelente resenha!

Bruna 31/08/2017

Chega deu uma certa vontadezinha de começar a fazer ioga! Rsrs mas teria que ser no estúdio da Lee!

Envolvente, estimulante e cativante Amigas da Ioga traz dramas cotidiano de cinco mulheres diferentes que unidas acabam descobrindo como o apoio e a amizade (e a ioga) podem ajudar a superar obstáculos e ver com certa clareza como seguir a vida e tomar certas decisões.

De leitura fácil, com uma pitada de humor é fácil se perder nas páginas e se envolver com as personagens e se identificar com algumas delas, vale a pena mergulhar nesse livro descomplicado e maravilhoso.

drxluis 19/02/2018

entretém mas não muito
lee e as meninas são muito carismáticas, cada uma tem sua história, sua profissão, seus erros e acertos. a ioga não é um fato importante na história, a importância está na vida das garotas. é uma história legal, curta e divertida porém as vezes entediante.

Cat Lu 12/01/2023

confort book das yoginis
Katherine, Graciela, Imani e Stephanie são mulheres muito diferentes entre si, mas têm em comum as aulas de ioga de Lee. O livro é escrito em terceira pessoa e percorre sobre suas vidas na visão de cada uma, inclusive na de Lee.

Esperava pouco do livro antes de ler, mas ele me surpreendeu por ser uma leitura confortável. A história não é muito dinâmica e não tem muito drama, sendo um livro leve e ótimo para ler entre leituras muito densas.

A escrita me prendeu e é bem fluida. Por ser um livro que coloca a ioga como sendo algo importante (um elo entre as personagens), há muitos termos e nomes de asanas, o que pode ser cansativo para quem não pratica.

Além disso, a personalidade dos personagens são muito bem construídas, o que eu valorizo muito em qualquer história. Contudo, achei que o final merecia mais.

Como uma yogini iniciante, a história me deu mais força de vontade para praticar e também mostrou alguns ensinamentos que podemos levar para fora do tapete de ioga.

Escuta Essa 01/04/2012

Resenha – Livro – Amigas a Ioga, de Rain Mitchell
Resenha:
A capa tem todo um charme e nos convida para participarmos da história emocionante dessas cinco mulheres tão diferentes, com seus conflitos específicos e que tem a yoga como algo em comum.
A leitura leve e agradável nos apresenta aos poucos mais sobre cada uma delas, (Lee, Katherine, Graciela, Imani e Stephanie), contando sobre suas vidas, seus problemas e suas experiências,onde nos deparamos com os problemas de um passado complicado, a recuperação de uma lesão, uma crise no casamento, problemas financeiros, sonhos não conquistados… problemas que elas terão que superar, viver novas experiências e conquistar novos horizontes.
(...)
Continue lendo aqui:

Deixe sua opinião lá no blog também dizendo o que você achou da resenha ;)
Renata
@blogescutaessa

Just Livros 09/05/2012

Resenha Just Livros
A capa do livro é um convite para entrar no mundo da Ioga e conhecer a vida de cinco mulheres (Lee, Katherine, Graciela, Imani e Stephanie) que estão passando por diversos tipos de problemas, amorosos, financeiros e/ou profissionais e encontram na ioga uma maneira de se sentir bem e esquecer um pouco os problemas.

A história gira em torno principalmente de Lee que é a adorada instrutora de ioga que esta sempre passando mensagens positivas para suas alunas tentando fazer com que elas encontrem um caminho para solucionar seus problemas. Todos rotulam a vida de Lee como sendo perfeita, mas o que não sabem é que ela esta passando por uma crise financeira e conjugal.

Será que os ensinamentos da ioga vão mudar essas mulheres? Vão colaborar para as soluções de seus problemas?

Apesar de Lee ser o centro das atenções, Rain Mitchell soube como elaborar cada personagem secundários para complementar a história. Com uma diagramação bem feita e narrativa em terceira pessoa leve e fluida o livro te ajuda a relaxar e se deixar levar pela história.

O livro é dividido em partes longas o que em determinados momentos deixa a leitura cansativa ou um pouco confusa, mas isso não influência na qualidade da história. Uma coisa divertida é que os pensamentos das personagens são expostos em itálico no livro.

Não espere ação na leitura, mas esse romance vai te fazer relaxar, se divertir e você com certeza vai aprender algumas lições valiosas. Recomendo!

TriBooks 01/07/2012

Resenha TriBooks - "Amigas da Ioga" de Rain Mitchell
Se você espera um livro "Ouuuun" com várias dicas de meditação e posições de ioga, você não encontrará isso em "Amigas da Ioga". Na realidade, a autora utilizou a ioga como pano de fundo para desenvolver um romance leve e fácil de ler. Não sou nenhuma fã de ioga, então algumas das posições que a autora citou me deixaram um pouco perdida durante a leitura, já que eu não imaginava quais seriam (trikonasana, marichyasana entre outras) mas fora isso, o livro é descomplicado. Na cidade de Los Angeles, a professora de ioga Lee tem um estúdio todo charmoso chamado Endedale Yoga, que fica localizado no bairro de Silver Lake. A ioga virou uma febre por toda a cidade e estúdios parecem brotar em cada esquina, mas Lee possui alunos assíduos, que não perdem nenhuma das suas aulas e não a abandonam por nada. Lee é casada com Alan, um bonitão com pinta de jovem e tem filhos gêmeos. Apesar de sua vida parecer totalmente equilibrada por conta da ioga e do estilo de vida que leva, ela passa por uma crise no casamento, já que o marido saiu de casa com o pretexto de precisar de um "tempo". No estúdio de Lee, há uma sala que Katherine aluga para trabalhar como massagista. Mesmo que muitos não saibam do envolvimento passado de Kaherine com drogas e álcool ela vive se repreendendo e não acredita que mereça ser feliz ao lado de alguém, e acaba sabotando um relacionamento que poderia lhe trazer tudo aquilo que perdeu no período que esteve se drogando. Ela é uma personagem que tem seus momentos especias na trama, já que é muito amiga de Lee e muito grata pela ajuda e apoio que ela prestou no momento em que ninguém acreditava nela como pessoa. Nem ela própria acreditava mais nisso. Katherine tem uma bicicleta rosa holandesa e adora passear pelas ruas do bairro, sentindo a brisa tocar seu rosto, e quando a autora narra estas partes dá muita vontade de pegar uma bicicleta e sair pedalando pelas ruas, para sentir essa liberdade e tranquilidade que algumas pedaladas são capazes de trazer. Outra personagem é Graciela, uma dançarina que sofreu uma lesão e pratica ioga no Endedale e faz massagens com Katherine para ajudar a melhorar a lesão. Ela participará de um teste importantíssimo para um clipe de uma cantora famosa em uma data próxima, e precisa estar recuperada. Ela também frequenta o estúdio de Lee e faz amizade com Stepanhie, uma autora e produtora de cinema que passa por uma fase difícil tanto no aspecto sentimental quanto profissional, e que não imagina o quão importante será a ioga e principalmente a amizade e o apoio das meninas que frequentam o Endedale. Como não poderia deixar de ser, Los Angeles é abarrotada de estrelas de cinema e da televisão e uma delas acaba por cair diretamente em uma aula do estúdio de Lee. Imani é linda e já foi uma super estrela de um seriado famoso, é casada com um cirurgião-pediatra e sua vida parece ser puro glamour, pois é assim que os paparazzi a mostram. Mas um aborto levou Imani para um caminho que ela nem imaginava que pudesse trilhar. E agora ela tenta, após tantos conselhos de amigos e conhecidos, recuperar-se através da prática da ioga. As vidas dessas cinco mulheres se entrelaçam por conta da ioga, pois elas se conhecem nas aulas de Lee, mas a amizade delas vai além disso, pois se apoiam e ajudam umas as outras a encontrar soluções paras os problemas, que muitas vezes enfrentamos mas não temos coragem de contar para ninguém. Rain construiu e fundamentou muito bem suas personagens, e somos capazes de sentir as emoções de cada uma. A autora vai além dos mantras, meditações e saudações ao sol e meras questões técnicas da ioga (e todos seus asanas). Ela trata sobre um casamento problemático, problemas profissionais e amorosos, depressão e todos esses pontos dramáticos da vida moderna, debatidos neste romance leve, que te fará refletir sobre o que realmente importa na sua vida.

LivMessias 21/12/2017

O livro é dividido em três partes e conta a história de Lee (professora e proprietária de um estúdio charmoso de ioga); Katherine (massagista com um passado turbulento); Graciela (excelente dançarina com um relacionamento complicado e uma mãe agressiva); Imani (atriz que está passando por um momento muito difícil por causa de uma perda) e Stephanie (autora e produtora talentosa à beira de um colapso). Apesar do título, essas mulheres apenas se conhecem e se encontram casualmente nas aulas que Lee dá. Só Katherine e Lee são, de fato, amigas (o título em inglês faz mais sentido pra mim: Tales from the Yoga Studio).

Todas as mulheres passam por situações complicadas na vida e Rain Mitchel sabe bem como nos envolver nessas situações. Apesar delas se encontrarem bastante no estúdio, não é lá que a vida delas é resolvida. A maior parte da narrativa se passa fora dele, mas a autora encaixa bem a ioga na vida de suas personagens, mostrando o equilíbrio que a prática traz.

A leitura é fácil e simples. Mesmo com alguns termos que só praticantes da ioga estejam familiarizados, somos capazes de compreender completamente. Como disse a Joice (Jojo), é uma trama sem ambições, mas que vale a pena conhecer.

site: www.instagram.com/escritoraliviamessias

Terezinha 03/04/2020

Gostei muito
Amigas da Ioga fala sobre o cotidiano de cinco amigas.
Mulheres fortes e inteligente, com empregos brilhantes, que acabam causando inveja em alguns de seus parceiros, que tentam diminuir e o talento delas de forma egoísta.
Mas também fala dos parceiros que às estimulam e apoiam em suas carreiras.

Gostei do livro, ele fala sobre a realidade de nossas vidas, com todos os nossos medos, erros, perdas e acertos.

bealesclub 16/08/2020

Se eu pudesse voltar no tempo não teria comprado
O livro não é "nossa, que livro horrível." é só um livro muito lento que chega a ser chato

tita 04/11/2020

Água com açúcar
Se você está procurando um livro tranquilo, um romance sem grandes acontecimentos, esse é o livro. Infelizmente não me prendeu, achei muito chato, não faz o meu gênero literário.

Sophia 02/08/2022

5 amigas, cada qual enfrentando dificuldade e desafios próprios, compartilham experiências, forças e a sala de yoga. Uma leitura super leve e divertida, ainda mais pra quem assim como eu ama o yoga.