Dagon

Dagon H. P. Lovecraft

Resenhas - Dagon

Helder Cavalcante 09/04/2024

Interessante
Está é a minha primeira leitura de Lovecraft. Gostei. Vou ler outros contos. Acho que vou gostar. Tem uma sutileza nos tratos com o irreal.
Adriel69 09/04/2024minha estante
O cara tinha as manhas.

Rodrigo1185 26/03/2024

4 anos mais ou menos pra ler esse livro quando começou a pandemia,perdi o foco,2023 voltei e parei no mesmo dia,aí resolvi ouvir um áudio book parei ?e finalmente hoje terminei

Wiven 30/01/2024

Perfeita e sombria ambientação do H.P. Lovercraft.
Esse foi meu segundo contato com a obra "Dagon", conheci este primeiramente pela plataforma de jogos STEAM, onde fiquei extremamente entretido e curioso quanto o que visualizava ao decorrer do jogo. Ironicamente, agora que li a obra original, posso afirmar que a escrita do Lovercraft consegue ser incrivelmente imersivo tanto quanto a mídia visual! A narração rica em suspense e ao mesmo tempo bem objetiva, juntamente da abundância de detalhes de cenário e paisagem nos faz se projetar no personagem principal e mergulhar de cabeça nas situações desconfortáveis, misteriosas, sujas e arrepiantes. Confesso não ser o maior admirador das obras do autor, porém é inegável o talento que o mesmo tinha e aplicava meticulosamente nos seus ensaios e histórias, e esta em um específico, não fica para trás nesse quesito. "Dagon" tem todos os elementos necessários para compor uma boa obra do Lovecraft, cenários fétidos, estranhos, sombrios, com cultos obscuros e seitas antigas a criaturas e deuses esquecidos, personagens confusos e angustiados e etc...
É uma leitura excelente, recomendo!

Pedro.Oliveira 01/10/2021

Intrigante
O conto é simples. Porém te dá a sensação de querer descobrir mais sobre a cultura envolta do monolito. Recomendo.

Carol 18/07/2021

Disney para adultos
Meus caros amigos leitores, vocês já assistiram A Pequena Sereia?

Sério, enquanto eu fazia a leitura eu só conseguia pensar algo como... Se A Pequena Sereia fosse escrita pelo Eric e ele tivesse mesmo se casado com a Úrsula, o texto seria mais ou menos isso mesmo.

Curto, rápido, imersivo e bem menos problemático que a maioria da escrita de Lovecraft.

Um bom passa tempo se você tem um tempinho livre e curto um terror, ou como melhor categorizado o horror cósmico.

Boa leitura!

Luciano Otaciano 01/10/2020

Livro maravilhoso!

Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

Dagon, uma de suas obras primordiais, é um conto deveras curto – apenas seis páginas -, que conta a estória de um supervisor de carga que, na época da grande guerra, é aprisionado pelas forças alemãs. Por gentileza dos captores, o protagonista consegue fugir, ficando à deriva em alto mar, e utilizando de seu conhecimento de navegação para salvar sua pele. Então, como em um pesadelo, o cenário muda completamente, e um pântano negro e fétido é apresentado.
Partindo dessa premissa Lovecraft cria um conto envolvente e bastante sensorial.
Lovecraft, mesmo que um pouco prolixo, descreve a paisagem com perfeição. Desde a cor do lodo até o cheiro nauseante que paira sobre o ar, nos transporta para o ambiente degradante de sua estória, na visão do pobre homem que se vê atracado num inferno lamacento. Utilizando-se de sua principal artimanha, a falta de detalhes de certos elementos descritivos faz com que o leitor tome conhecimento da magnitude do terror. Afinal, o que é tão assustador a ponto de não poder ser descrito em palavras, em troca de sua saúde mental?
Assim como diversos autores de fantasia (J.R.R. Tolkien e J.K. Rowling, por exemplo), Lovecraft se utiliza de criaturas maravilhosas, tão sinistras quanto intrigantes. Seres mitológicos, deuses de outros universos, divindades terrestres e frutos de magia negra… Toda uma gama que, conto após conto, é inserido ao leitor, além de criar um vínculo com cada estória, unificando as dimensões literárias do autor. Dagon nos introduz ao primeiro ser místico deste vasto universo, nos preparando para o folclore que se ergue de povos antigos, tão antigos quanto o Homem de Neanderthal.
Depois de uma grande revelação, é colocado à prova se todo o ocorrido é real, ou apenas meras alucinações. A psique humana, sendo usada como um elemento chave para a narrativa, é tensa, quase sufocante. Questões são levantadas, a curiosidade cresce, e nota-se que o conto de introdução já nos envolve e puxa para dentro de um abismo sem fim, conhecido como curiosidade. “Seria tudo isso um sonho? Sonhos podem ser tão reais, a ponto de criar feridas tão profundas? O que é real? Posso confiar no que a minha mente cria?” Isto, caro leitor, cabe a você decidir… Se recomendo a obra? Claro que sim! Em resumo, Dagon é um conto muitíssimo bem escrito e elaborado de forma magistral. Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Orfeu 03/07/2020

Areias negras...
Genial como sempre!! Dagon, como um dos contos mais famosos do autor, está a grandeza do gênero de horror. Os outros contos do livro não são ruins: principalmente o pântano lunar.

Joseph 14/12/2018

Assustado.
Foi quando a busca pelos presentes de aniversário da minha amiga que, um simpático atendente da livraria chamou minha atenção ao perguntar sobre H.P. Lovecraft, o nome não me era estranho e o mesmo que perguntará trouxe "dagon" para mim. O livro não saia da minha faixa de pensamentos, mesmo tendo outros que poderia ler, eu o abri e comecei a desfrutar daquilo que parecia "explodir minha mente" - palavras do mesmo atendente.

Dagon é uma coletânea com oito contos sombrios, malignos, apavorantes, de arrepiar, eu poderia colocar mais palavras ou simplesmente acresentar um eficaz "etc". Mas não consigo, esse livro é tão mais do que isso. Lovecraft foi simplesmente incrível no que fez com essa obra. Imagino o que as mentes atuais fariam ao encontrar esse ou outros livros do autor. Sem sombra de dúvidas, sentiriam medo, paixão e remorso. O desejo apavorante de querer acabar com ele o mais rápido possivel ao mesmo tempo que saboreá cada palavra que o faz temer ao final e querer evita-lo.

@ale_raposo 11/01/2018

Interessante.
Bem escrito,o conto te prende do início ao fim.

Coruja 31/01/2016

Nada como começar o dia com imagens horripilantes e descrições de fedor de peixe em decomposição. Sério, isso é excelente para abrir o apetite para o café da manhã, Lulu...

Enfim... Em Dagon, Lovecraft condensa vários dos elementos que o tornaram célebre – o terror mais sugerido que descrito, terror esse ligado ao mar e ilhas misteriosas, terror que leva o narrado à loucura. Há aqui o vislumbre de uma sociedade marinha (e devo dizer que a versão lovecraftiana de ‘sereias’ não é nem um pouco sedutora), que cultura alguma criatura ainda mais monstruosa nas abissais profundezas.

A desesperança do narrador alimenta a certeza de que algo está vindo em direção à humanidade e, quando chegar, estaremos ridiculamente despreparados...

Vinicyus B 05/06/2013

Meu primeiro Lovecraft
Demorei -muito- para terminar de ler este livro, foram 5 meses de leitura para conseguir completar a leitura desta coletânea de contos, e tenho impressão de que A Sombra sobre Innsmouth, conto que encerra o livro, foi o que mais me custou a ler. Confesso também que deixava sempre a leitura para o leito de minha cama e sempre era derrotado pelo sono, mas não sei se posso dizer que era o livro que o atraía.
O TERROR EMBOSCADO conto composto de capítulos, o livor inicia com um conto sobre monstros, diferente do que eu oi=uvia falar ser a especialidade de Lovecraft. Nota 3/5
DAGON as lembranças de um náufrago, agora temos o medo psicológico que tanto me prometeram. Nota 4/5
ARTHUR JERMYN perturbador. Nota 5/5
O TEMPLO outra maneira de perturbação. Nota 5/5
O PÂNTANO LUNAR uma história fantástica, me pegou de surpresa 2/5
O INOMINÁVEL um conto sobre o próprio medo. Nota 4/5
O INTRUSO muito divertido, com um plot twist. Nota 4/3
A SOMBRA SOBRE INNSMOUTH da 1º à 3º parte é muito cansativo, o quarto capítulo é de tirar o fôlego, mas o ritmo torna a cair no arremate final. Nota 3/5

A forma de escrever de Lovecraft é muito peculiar com seus textos em primeira pessoa que narram um tema como sendo uma carta ou um diário. no mais, sem comparações injustas, prefiro o terror de Allan Poe, pois em minha experiência -curta- com essa literatura, os textos de Poe me deixaram perturbado, enquanto os de Lovecraft apenas impressionado.
; danie 26/07/2017minha estante
Interessante é que estou na mesma. Terminei de ler o terceiro conto(até agora meu preferido).. na cama. Hahahahah
Gostei de Dagon e não lembro do primeiro, pois faz muitos meses que guardei esse livro e hoje resolvi tirá-lo da estante e retomar a leitura.
Sempre tive vontade de ler Lovecraft, mas me deparei com uma narrativa bem ruim e que não conseguiu me manter presa. Fiquei bem chateada, porém estou dando a chance a essa experiência, já que conversei com uns amigos e eles acabaram concordando que a narrativa do Lovecraft é péssima, apesar de sua originalidade sem igual para época. Continuarei a leitura para conhecer melhor o mundo lovecraftiano e poder tirar minhas conclusões.

; danie 26/07/2017minha estante
Sobre a tua observação do terror não tê-lo assustado, tem que ver que não é um autor recente. Acredito que na época deve ter chocado bastante. Hahaha

AleixoItalo 26/07/2010

Howard Phillips Lovecraft, é um dos maiores escritores da Literatura clássica de horror, e acabou influenciando vários nomes da literatura como : Stephen King, Robert E. Howard, Guillermo Del Toro, Neil Gaiman, entre outros, sendo ele próprio influenciado por um dos pais da literatura gótica: Edgar Allan Poe. Lovecraft criou um estilo próprio de literatura: goticismo misturado com ficção científica, tudo isso ambientado numa mitologia criada por ele próprio, conhecida como os Mitos de Cthullu.
Uma constante na obra de Lovecraft, é o horror inonimável: criaturas tão horrendas e grotescas, que não podem ser descritas com palavras; e a loucura: quase todos os protagonistas das histórias, se encontram em estado de loucura iminente, a um passo da perdição. Lovecraft conseguiu dessa forma cravar seu nome na história da literatura, de onde não deve sair nunca mais.
A mitologia de Craftiniana, prega que a Terra foi habitada a milhares de anos, por criaturas conhecidas como Os Antigos, que foram embora da Terra, mas devem voltar em breve para retomar seu lugar, e já se acham presentes entre nós. Em Dagon, encontramos 8 contos, que se baseiam nisso, e apresentam uma outra raça presente no mundo: Os Profundos, uma raça humanóide anfíbia, que mora sob as águas do oceano, e vivem alheios a presença dos Antigos, seu principal deus é Dagon, mas sobre ele não se sabe muita coisa.

O Medo à Espreita
Conta a história, de uma espécie de demônio que é invocado sempre pelos sons dos relâmpagos.
Dagon
Narra o encontro de um marinheiro, com o Deus Dagon.
Arthur Jermyn
Sobre um historiador, que sempre escutou as histórias de seu avô, sobre uma tribo simiesca perdida no interior do Congo, e enlouquece depois que recebe um caixão com um conteúdo peculiar.
O Templo
A Narrativa sobre um submarino, que tem contato com a possível Atlântida submersa. O único sobrevivente, começa a ter vislumbres de luzes, e vozes, e começa a ser atraído pelas ruínas.
O Pântano Lunar
Conta a história de um fidalgo que compra uma mansão as beiras de um pântano, e resolve drena-lo. Mas o pântano, parece ser habitado por uma raça anfíbia adoradora da lua.
O Inonimável
Conta a história de dois amigos escritores, que conversam sobre horrores na presença de uma lápide singular. Um cético, e outro que jura que já teve contato com uma coisa bizarra, e promete provar para o amigo.
O Intruso
O protagonista narra sua vida solitária, e sozinha no mundo, descrevendo o seu primeiro contato com a humanidade e com o horror existente no mundo.
A Sombra sobre Innsmouth
O mais longo dos contos do livro. A narrativa, de como uma cidade normal, foi transformada, em algo sinistro e sombrio, depois do contato de seu povo, com uma raça submarina.
cid 01/05/2013minha estante
Gostei muito de conhecer os oitos contos desse livro. Ótima resenha

SERGIO 04/12/2015minha estante
Já estou com medo de ler

Raphael 16/02/2010

Contos reunidos e seus nomes originais.
O Medo a Espreita (The lurking fear)
Dagon (Dagon)
Arthur Jeremy (Arthur Jermyn)
O Templo (The Temple)
O Pantono Luar (The moon-bog)
O Inominável (The Unnamable)
O Intruso (The Outsider)
A Sombra sobre Innsmouth(The shadow over Innsmouth)