"A Era da Loucura"

"A Era da Loucura" Michael Foley

Resenhas - "A Era da Loucura"

Carolina 05/01/2016

Estamos todos loucos e não sabemos
A leitura foi muito proveitosa! Deixo aqui um trecho interessante que o autor faz sobre a importância da leitura:

Pg 160 do Kindle:
"A leitura literária revitaliza a experiência pessoal ao revelar que aquilo que parecia tão banal e triste era de fato misterioso e extraordinário – e oferece uma nova experiência ao comunicar vida de uma forma que parece estar sendo vivida de verdade. E ela não só renova a experiência passada: seu chamado urgente em defesa da atenção, no sentido do conceito budista, torna o presente incomparavelmente mais rico. E a leitura, embora solitária, não implica a rejeição do outro. Mais uma vez, por mais paradoxal que possa parecer, o isolamento traz um envolvimento mais profundo. A leitura aumenta a empatia, e portanto a compaixão e a paciência, inspirando a aceitação de personagens desagradáveis e até mesmo atrozes. E cria uma nova rede de amigos íntimos, os escritores. Finalmente, mas não menos importante, ler é por si só uma experiência significativa."

Nathi 16/02/2015

feitico-literario.blogspot.com.br
Um livro no mínimo intrigante. A era da loucura (Michael Foley), aborda a felicidade no mundo atual: Como ela é fingida, supervalorizada e impossível de ser alcançada.

É interessante como estamos sempre querendo mostrar as coisas boas, felizes e interessantes e desprezando tudo o que é árduo e doloroso. Mas dependemos do sofrimento para evoluir. Então, como contornar essa situação?

O livro é composto por experiências, pesquisas filosóficas e científicas do autor. Realmente interessante.

DaniM 31/07/2019

Haja literatura pra nos ajudar a entender o fosso em que nós, como sociedade e como ser humano, nos metemos. A ditadura da felicidade, a positividade tóxica nos assombrando, coaches de bebês na área, valores éticos se dissolvendo...enfim, amei esse livro por ser anti-autoajuda(existe isso?!) e por me fazer sentir normal me sentindo perdida..

kellen.ssb 19/08/2019

Muito interessante
Abaixo um trecho do livro que eu achei muito interessante:

"Outra consequência bizarra é que, à medida que o investimento no casamento declina, o investimento na festa de casamento cresce, a ponto de a média dos casamentos no Reino Unido custar hoje muito mais do que a renda média anual. Esse é mais um exemplo do predomínio da imagem sobre a substância – planeja-se não para a realidade de uma vida, mas para o simbolismo de um dia.
[...]
Assim sendo, as festas de casamento contemporâneas são como os Jogos Olímpicos, um espetáculo de estupenda complexidade e desastrosamente caro, que exige anos de preparação e só dura algumas horas. Mesmo que tudo saia como foi planejado, uma festa de casamento dura um dia, a maior parte do qual sob as ordens dos fotógrafos, e, quando a plateia parte e as roupas retornam às suas caixas (de onde nunca mais sairão), um homem e uma mulher comuns se olham e pensam: “É só isso?”

Foley, Michael. A era da loucura . Alaúde. Edição do Kindle.

Michele Alberton 14/06/2022

Livro que faz pensar...
Livro profundo, que traz muitos questionamentos. Uma leitura daquelas que nos deixam pensando por dias e dias... O autor fala da absurdez humana em sua busca pela felicidade. Questiona e compara as "loucuras" que as pessoas fazem no trabalho, na vida social, nos relacionamentos e até na saúde em busca da felicidade, mostrando suas contradições. Em alguns momentos ele toca em pontos polêmicos (como quando ele fala sobre a "era dos direitos") e em alguns pontos não concordei muito com a forma como ele acorda certas questões, mas de qualquer forma, é um livro que faz pensar. E isso vale a leitura. Com certeza entrou para meus favoritos e pretendo ler novamente!

Pedro.Weiner 16/09/2016

Uma análise corajosa sobre as loucuras de nossa época
Livro delicioso. Analisa com frieza os pontos fracos de nossa época. Foley nos mostra que a modernidade, se levada a sério, tem tudo para nos tornar infelizes com tanta cobrança. O autor passeia pela filosofia e pela psicologia, contando casos engraçados referentes a sua vida e de grandes personagens da humanidade, sempre com o rigor necessário para uma análise séria sobre o tema. Um dos melhores livros que já li. Ácido, crítico, sério e instigante.

Diego 06/12/2021

Considero esse um dos livros mais diferentes que já li na vida. O livro é crítico sobre a sociedade moderna. O livro fala sobre o marketing, a justiça, a depressão, o amor, o trabalho.

A busca idealista da felicidade: "se vocês me encontrarem, é porque são com certeza inteligentes, porque eu nunca me encontrei".

Ariane335 06/07/2023

O texto aborda a insatisfação e o vazio presentes na sociedade moderna, onde as pessoas valorizam mais ter do que ser. A busca incessante pela felicidade, impulsionada pelo consumismo e pela exposição nas redes sociais, leva a uma constante insatisfação. A cultura do imediatismo e das aparências faz com que as conversas se tornem superficiais e os princípios sejam substituídos pela corrupção. A influência da tecnologia e a falta de empatia são destacadas como fatores que contribuem para essa realidade. O texto também critica a indústria de autoajuda, que promove uma ilusão de felicidade fácil e superestimação das próprias virtudes. Por outro lado, reconhece que a jornada de autodescoberta pode ser enriquecedora, desde que haja um equilíbrio entre a busca ilusória por facilidades e o potencial real de crescimento pessoal. A responsabilidade pessoal é enfatizada como um elemento essencial para a felicidade e o bem-estar.