Sombras de Um Crime

Sombras de Um Crime Val McDermid

Resenhas - Sombras de um Crime

Donilde 25/07/2020

Muito bom!
Senti que demorou um pouco para engrenar, mas depois... Só queria chegar em casa para poder ler. Aquele apego no personagem, sabe?!

Hannah 02/06/2020

O livro é bem descritivo por isso que ele tem 500 páginas.
Poderia ter um pouco menos, faria o livro ser mais dinâmico.
O começo é confuso. São muitos crimes, muitas linhas, mas depois a coisa vai se afunilando e vai ficando mais fácil de acompanhar.
O final foi o esperado. Nada de surpresa.

O mais incrível é que eu sempre lia Georgina o nome da Georgia, hahaha. Sim, complicava o nome. Vai entender.

Deia 21/05/2020

Leitura concluída.
Comecei a ler esse livro para me adiantar nas leituras coletivas, eis que me prendeu de um jeito, que o larguei agorinha quando terminei.
Sabe quando uma leitura é familiar? Pois é, me senti assim lendo esse suspense, ele não é lugar comum, não. Jorra sangue como gosto, o gênio do mau é doido como gosto, uma personagem feminina forte e tals....vou falar como meu pai, " se ti prendeu Andréa, é bom".
Foi bom e envolvente.
Valeu a leitura!

Jojo Cristine 19/05/2020

Quem me conhece sabe que amo um suspense, e esse livro a história foi muito boa mas o final..ahh final foi péssimo na minha opinião

Noeli 12/03/2020

O livro mais fraco da Val. Já li 4 livros dela e acho que ela é uma escritora fenomenal, mas este livro deixou a desejar! Muitas descrições desnecessárias, alguns personagens rasos e chatos, diálogos infantis...enfim. Mas não vou desistir. Lerei mais livros dela, pois os outros que já li eu adorei!

Luciana Gonçalves 18/10/2019

Trama muito interessante mas o livro é longo demais, se arrasta na mesma história.

Tati.Lima 18/11/2018

Ótimoooooo....
Eu achei esse livro excelente..a história prendeu do primeiro ao último capítulos...muito muito bom...a única coisa q achei meio forçada foi a justificava para a escolha dos alvos do serial killer...mas de forma alguma esse detalhe prejudica o desenrolar da trama...pra mim foi excelente...eu adorei e recomendo esta leitura com certeza...primeiro livro de Val Macdermid q leio e realmente me agradou demais a trama, a escrita da autora, os personagens centrais e as tramas paralelas...realmente uma ótima opção de leitura para as pessoas q, assim como eu, são completamente fissuradas em thrillers..

@ketstrapazzon 23/08/2018

Bom, mas...
Esse foi meu primeiro contato com a autora - consagrada - mas, infelizmente não foi tudo que eu esperava.

Nessa história somos apresentados à Fionna, uma psicóloga especializada em montar um perfil geográfico das ações de assassinos (um tipo de levantamento e mapeamento dos locais de ataques e os possíveis locais de vivência do assassino), o que é muito interessante e me empolgou no início. Fionna é casada com um escritor de suspense, o Kit, e sua vida vira de cabeça para baixo quando outros escritores de suspense começam a ser assassinados de acordo com a trama de seus livros e ela, ao perceber o padrão, teme pela vida do marido.

Apesar de eu ter adorado a ideia do livro (escritores de suspense assassinados de acordo com seus livros? YES haha ), aos poucos a trama foi me perdendo. O livro apresenta um excesso de tramas paralelas que não levam a lugar algum, uma penca de cenas que não somam ao enredo, sem falar que no final, quando descobri a motivação do assassino para matar os escritores foi algo meio... cômico. Fiquei até esperando que a autora fosse mudar de ideia e dizer "pegadinha", mas não...era aquela mesma a motivação do cara. Não me convenceu kkkk

Enfim. Acho que o livro teria sido mais dinâmico com 200 páginas a menos! Tenho outro livro dela em casa e espero gostar mais dele. Sombras de um crime não foi minha cereja do bolo.
@ketstrapazzon 23/08/2018minha estante
Fiona*

Vivi Coutinho 14/04/2019minha estante
Concordo plenamente com você. Tinha lido Domínio Sombrio da autora que me surpreendeu e esperava mais desse livro, mas não valeu a leitura.

mirna 15/05/2018

Sombras de Um Crime
É um livro contendo três histórias. Uma série de assassinatos na Espanha, uma série de assassinatos com escritores de suspense e uma série de estupros com uma morte entre eles. Ao meu ver, a história das mortes na Espanha foi puramente pra encher páginas ????. Algumas partes da trama contém informações totalmente desnecessárias de personagens que não são os principais da história. Tirando isso, é um bom livro, muito bem escrito e com surpresas que todo bom livro de suspense tem.

Luiza 30/04/2018

Morno
Não consegui deixar de pensar que esse livro não passou pelo corte da revisão. Há um excesso de informações desnecessárias sobre personagens coadjuvantes com uma falha tentativa de tornar uma cena qualquer em algo pitoresco. A ideia por trás trama é interessante, mas foi mal trabalhada e montada. Com uma personalidade nada marcante, Fiona perpassa a história sem demonstrar nenhuma capacidade criativa ou nada que a justifique como Phd em perfil criminoso (ou mesmo como persona principal de alguma história). Além de excesso de informação sobre coadjuvantes (vítimas, policiais, etc), há um excesso de subtramas que não são desenvolvidas, não se justificam por si só e são totalmente desinteressantes para o enredo. Todo o livro me pareceu um grande Frankenstein de pontos aleatórios na vida de dois (ou três) personagens quaisquer dos quais ninguém vai se lembrar após fechar a página. Por fim, posso dizer com alguma propriedade que não me lembrarei desse livro dentro de alguns dias e que para mim ele falha miseravelmente em envolver o leitor no enredo ou em criar uma atmosfera de mistério.

Fer 12/04/2018

Mediano
Vi uma booktuber com o gosto literário muito parecido com o meu falando desse livro, e decidi confiar. A sinopse do livro é muito boa, te dá muita vontade de ler, porém, a autora enrola demais. A coisa começa a andar depois das 300 páginas aproximadamente, ou seja, perto do final do livro. Mesmo com três casos de assassinatos distintos sendo investigados, a história parecia muito parada. Acredito que a autora não soube construir tão bem seus personagens, eles são muito rasos e tomavam atitudes estúpidas. O motivo do assassino então, meu Deus, muito fútil. Creio que umas 200 páginas poderiam ser apagadas e o livro seria melhor.
Ricardo Tavares 21/04/2018minha estante
Concordo plenamente. Para que serviu a viagem à Espanha? Acho que só para dar credibilidade a Fiona e mostrar que seu método funciona. Outra coisa estranha é a constante afirmação de que ela não faz perfis psicológicos, apenas geográficos. Balela, pois o meio em que a pessoa vive está relacionado com seus hábitos. O motivo é bem desinteressante e o vilão não se sobressai. O artifício de colocar páginas de um suposto diário nada acrescentam, apenas indicam um psicopata maníaco. Com certeza se o livro tivesse umas 300 a 350 páginas, já seria bom. Mas já percebi que essa autora gosta de enfeitar o pavão e fazer narrativas bem longas. Nota 3.

Antony 12/02/2018

Crimes já escritos
Com uma premissa por si só interessante, Sombras de um Crime é um livro angustiante do início ao fim; não só pelas ótimas descrições de mortes mas também por nos fazer temer pelos personagens.

O início é bem calmo, porém o final é estarrecedor, cheio de adrenalina.
Maravilhoso, que merece ser lido e relido

Joelma 06/01/2018minha estante
Estou me arrastando rumo ao final...
Ela é mesmo chata. E arrogante.
E qual a necessidade de incluir aqueles crimes na Espanha a não ser enrolar?

Adriana 06/01/2018minha estante
Pois é, nenhuma necessidade! O final é meio arrastado msm :/

Jaque - Achei o Livro 27/09/2017

Aplausos para Val Mcdermid!
Que escritora fantástica!
Como ela consegue te prender em 500 páginas sem ficar cansativo, acho que nunca vou saber.

Fiona Cameron é psicóloga especializada em conexão criminal e perfis geográficos, ou seja, à grosso modo ela consegue dizer à polícia qual região mais provável do assassino morar baseado em seu modo de agir.
Sua irmã mais nova faleceu após ser brutalmente violentada e nunca pegaram seu assassino. Em consequência disso, ela escolheu essa profissão para tentar evitar que outras mulheres passem pela mesma tragédia.
Ela é casada com o famoso escritor de suspense Kit Martin e seu melhor amigo Steven é inspetor da Scotland Yard.
Steven amarga um caso de estupro e morte que deu errado. O principal suspeito foi liberado por falta de provas e o verdadeiro assassino ainda circula pelas ruas. Enquanto ele não tem nenhuma pista do real assassino, vai contar com a ajuda da amiga psicóloga para que ela dê uma luz sobre o caso.
Enquanto isso, um outro serial killer surge. Ele mata escritores de suspense recriando exatamente a cena do livro do próprio autor.
Certa de que Kit é uma das próximas vítimas, Fiona vai ter que usar de todo seu conhecimento para evitar que seu marido morra e assim ela entra numa corrida contra o tempo.

O livro é incrível!
Os personagens são ricos e bem compostos e as cenas são tão bem descritas que parecem reais.
A autora escreve com maestria, consegue te arrastar para dentro da trama com muita facilidade e em pouco tempo você se vê completamente envolvido pela estória.
Sem "mimimi", sem encheção de linguiça. As descrições são na medida exata: nada que canse mas que te deixa bem a par do que está acontecendo.
À princípio você precisa de uma atenção extra na leitura pois é onde os personagens começam a aparecer e você ainda está se familiarizando com eles, mas depois tudo flui com mais rapidez.
Os capítulos são curtos, alternando entre os personagens e as escritas do assassino. O final me deixou muito apreensiva, a ponto de ficar com os pés gelados rsrs
Sem furos ou falhas, o livro todo foi excelente!

Finalizo o "Setembro Policial com esse livro maravilhoso! Super recomendo!

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com.br/2017/09/sombras-de-um-crime-val-mcdermid.html