A Cidade dos Asfixiados

A Cidade dos Asfixiados Régis Messac

Resenhas - A Cidade dos Asfixiados

Jonas 15/04/2021

Interessante. Embora deixando explícito no título que se trata de uma cidade de asfixiados, na verdade pode-se fazer uma analogia com a asfixia social das sociedades atuais. Recebeu 3 estrelas porque o texto é meio cansativo, não me prendeu na leitura.

eunjörd_ 30/12/2022

cansativo...?
Uma distopia não tão simples de entender como as demais, pelo menos para mim. Difícil conseguir acompanhar o ritmo, um pouco lento e exaustivo. De complexidade para absorver as metáforas da época em que se passa o contexto. Cheguei nele devido o título, acho que esperava-o que fosse seguir literalmente. Mas na real foi metaforicamenfe, o sufocando é na sociedade e as coisas que ela impõe as vivências - ao que consegui extrair- cotidianas que era enfrentado... enfim, para quem gosta de um desafio/leituras mais densas, talvez faça mais proveito da história !

Xsavier 21/10/2013

Grata surpresa...
Quando me deparei com este título pela primeira vez, o que mais me chamou a atenção foi o seu título.
Entre milhares de livros que temos hoje à disposição, temos de escolher sim os clássicos importantes. Porém o que faz a leitura agradável, é sentir aquela "atracão à primeira vista". E esses meus "insigths" têm sido perfeitos.
Esse tipo de narrativa, me pareceu um tanto ou quanto original. Longe de mim que sou chato até pra escrever uma resenha.
Nota 10

Ryan.Grancieri 17/09/2023

"Nunca ouve uma época em que se respirou de graça"
Esse livro é muito bom do começo até mais da metade. O final foi me decepcionando um pouco, mas era algo que estava com saudades de ler. A história super interessante e que cada página dava mais e mais vontade de saber sobre o universo que nos é apresentado. Adorei o livro e recomendo muito essa viagem.

Helio 10/09/2014

Como a maioria dos filmes sobre o futuro apocalíptico, um tanto enfadonho!

Emanuel Xampy Fontinhas 31/01/2021

...
O livro tem um ritmo muito lento, beira ao desesperador na primeira parte, mas aconselho que permaneçam com a leitura pois, conforme as infindáveis e pormenorizadas descrições começam a fazer sentido, você vai percebendo o quão inventiva e inteligente é a obra e que as metáforas, além de servirem para a sociedade francesa da época em que foi escrito continuam pertinentes até hoje, a admiração pela obra cresce, assim como pelo autor, um importante ensaísta e escritor anarquista que foi declarado morto em um campo de concentração nazista. Realmente a falta de um enredo propriamente dito, a interminável ladainha descritiva (clara influência de Verne, citado algumas vezes no texto, inclusive) e a a ausência de um protagonista carismático são bem sentidas, mas é uma obra de inventividade admirável e de qualidades cinematográficas. Inclusive poderia ser o prólogo de uma série de obras, se a vida do autor não tivesse sido interrompida de forma tão brutal.