O Coração é um Caçador Solitário

O Coração é um Caçador Solitário Carson McCullers

Resenhas - O Coração é um Caçador Solitário

Lanny 24/02/2024

A solidão é um mundo vasto
5 personagens; cada um vivendo os seus dilemas pessoais, vivendo a solidão da incomunicabilidade, contendo em suas narrativas uma certa melancolia.

?E como os mortos poderiam realmente estar mortos quando ainda viviam na alma daqueles que ficaram para trás??

Ivana M. 11/02/2024

Longo e Delicado
É um livro muito extenso e com uma narrativa pobre em grandes acontecimentos.
A grandeza da obra está em seu protagonista: Singer. Um homem mudo que reflete uma grande humanidade e pureza e consegue tocar o coração de todos que o rodeiam.

Os demais personagens refletem o sul dos Estados Unidos e seus problemas: racismo, desigualdade de gênero, abusos... e no meio de tudo isso, a humanidade e pureza de Singer conseguem trazer um grande sopro de vida.

Foi uma leitura que me tomou muito tempo, mas mesmo assim, valeu cada página,

valmir 07/02/2024

O coração
" Mas o ponto em que tô querendo chegar é o seguinte. Quando uma pessoa sabe mas não consegue fazer as outras pessoas entenderem, o que ela faz?"

Personagens envolventes, com todas complexidades psicológicas, vivendo, amando, sonhando, se questionando.

Um livro sobre a empatia, amizade, sobrevivência, racismo, amor e tudo junto.
Imperdível!

Fabíola 28/01/2024

Livro mais incrível que a assinatura da TAG me apresentou. Me impressiona muito que tenha sido escrito nos anos 40 e que a autora tivesse seus 20 e poucos anos. São tantas as camadas de compreensão, e a principal delas é a absoluta falta de compreensão entre as principais personagens, ávidas por uma comunicação com o outro (e com o mundo) que jamais conseguem alcançar.

Rodrigo1001 25/01/2024

A solidão como protagonista (Sem Spoilers)
Título: O Coração é um Caçador Solitário
Título original: The Heart is a Lonely Hunter
Autor: Carson McCullers
Editora: Carambaia
Número de páginas: 368

Homens e mulheres desesperados por comunhão, quase inflamados pela necessidade de compreensão, vagam pelas ruas de uma cidade do sul dos Estados Unidos em "O Coração é Um Caçador Solitário", o primeiro romance de Carson McCullers, publicado em 1940.

Límpido em prosa, o livro traça a turbulenta vida interior de um alcoólatra sufocado pela injustiça social, de um médico negro cuja elevada visão moral alienou sua família, de uma adolescente andrógina apaixonada por música clássica e de um senhor mudo a quem cada um destes personagens recorre em busca de companhia.

É uma viagem humanizadora e singela.

O livro versa, basicamente, sobre a solidão. Os personagens, em sua maioria isolados, não podem ou não querem expressar os seus anseios. Quando o fazem, suas paixões os dominam e os resultados são constrangimento e maior alienação. Em desespero, cada um recorre a John Singer, um mudo de olhos gentis, que transforma sua simpatia passiva em compreensão profunda. Para cada um, ele se torna o companheiro solidário sem o qual a vida seria cruel demais para ser suportada.

Tendo como pano de fundo a crise econômica e a ascensão de Hitler ao poder na Europa, conflitos, exclusões e o ódio entre brancos e negros são onipresentes. A autora descreve cada personagem de forma bastante sentimental, quase etérea e com grande sensibilidade. O elemento de ligação é sempre o vazio interior e a capacidade ou incapacidade de lidar com o medo. Um livro psicologicamente exigente, cujo significado e direção não ficam exatamente claros para o leitor.

Ao terminar a leitura, para mim, o livro irradiou uma profunda sensação de desesperança. Presos num ciclo, os personagens se movem como hamsters sobre rodas. Um livro elegíaco que serve um banquete para leitores sensíveis que, ao final, fecham o livro profundamente afetados pela visão do mundo interior dos personagens.

Ainda assim, devo dizer, fornece muito o que pensar - e é precisamente esta ressonância que torna a leitura tão gostosa.

Leva 3.5 de 5 estrelas.

Passagem interessante:

"Como os mortos podem estar verdadeiramente mortos quando eles ainda vivem nas almas daqueles que são deixados para trás?"

pascalevm 14/01/2024

Tudo junto e misturado
Escolhi esse título para primeiro livro de forma aleatórea no app BibliOn quando fiz uma busca por livros lançados em 2022. Me chamou a atenção o fato dele ter sido escrito por uma garota de 23 anos e ser considerado um dos melhores romances americanos do século XX. Porém, ele não me prendeu de início. A autora utiliza muitas frases curtas, períodos curtos, então até que eu me acostumasse com esse estilo de escrita, demorou um pouco. Mas ele é sim, um livro interessante. Escrito em 1940, aborda temas que são polêmicos hoje, imagine naquela época: preconceito, racismo, injustiça social, inclusão, entre outros. Amei os personagens da Mick, Dr. Copelans e o Sr. Singer, que pra minha surpresa, quando assisti ao filme foi exatamente retratado como eu imaginei. Só me ficou uma dúvida no final: o Singer era apaixonado pelo Antonapoulos? Desde o primeiro momento até o final ela fala que eles são grandes amigos, mas eu fiquei com uma sensação que ele amava aquele gordinho.
Rodrigo1001 26/01/2024minha estante
Tive a mesma impressão. E não pude deixar de pensar como deve ter sido impactante escrever um livro desses nos anos 40.

Sabrina 12/01/2024

Ta aí um livro que me exigiu muitos dias de leitura. São 05 personagens, 04 deles tem suas vidas interligadas através dessa relação em comum. Carregado de impressões a partir da perspectiva e profundidade de cada vivência, com suas relações familiares, de amizade, suas ideologias e a solidão que acrescenta um tom melancólico comum a todos eles. Cheio de reflexões sobre justiça social, sobre racismo, nos eua do final da década de 30. É um livro triste mas muito bonito.

Laryssa 07/01/2024

O livro é bem divagar nas narrativas. Alguns personagens são mais interessantes, outros bem tediosos. Mas apresenta perspectivas de vidas impactantes e que marcaram a leitura. Mas foi muito desafiador terminar de ler, já que em alguns trechos não me senti nada atraída.

Jujuba 11/12/2023

Marcante
Um dos melhores livros que já li. É uma leitura que demanda tempo porque ele mexe com você. Conhece a fundo personagens inesqueciveis, completamente fora de qualquer expectativa habitual, explorados a fundo nas suas forças e falhas. Você se apega e torce inutilmente por eles. Faz você sentir as situações tão distantes de nosso tempo como se fosse um dos personagens. Amor não correspondido, solidão, isolamento, abandono, apego, revolta colérica, esperança e até conformação... É preciso de tempo para processar e mesmo assim ao acabar o livro vc deseja voltar ao começo.

André Vedder 06/11/2023

Temos aqui uma história de um certo grupo de personagens, no qual, cada um com sua personalidade, vão se cruzando e criando conexões, laços e afinidades. A autora usa muito bem essas ligações para explorar a condição social em que vivem, mas também levanta ótimos questionamentos de vida, como perdas, solidão, amadurecimento, racismo e amizade.
Sua escrita é fluída e no todo a história é bem amarrada, mas achei em alguns momentos que certos acontecimentos ficaram um pouco vagos, faltando um melhor aprofundamento.
No mais é incrível saber que Carson McCullers escreveu a obra com tão pouca idade, pois muitos assuntos e temas aqui abordados são de uma maturidade rara vinda de uma escritora tão jovem à época.

"Talvez, quando as pessoas ansiavam tanto assim por uma coisa, o anseio as fizesse acreditar em qualquer coisa que pudesse concede-la".

"E como podem os mortos estarem realmente mortos, quando ainda vivem nas almas dos que ficaram?"

"Era engraçado, também, como a gente podia se sentir solitária numa casa cheia".

Rafael 02/11/2023

Encontros e despedidas
Alguns livros nos chegam em alta expectativa e isso, inevitavelmente, influencia sua leitura para o bem e para o mal. Especificamente em relação a "Coração..." minhas expectativas eram altíssimas e, por elas não terem sido plenamente atendidas, talvez eu não seja tão "justo" em minha avaliação. Apesar de ter personagens interessantes, a narrativa arrastada não me prendeu ao enredo. Em verdade, gastei mais de cem páginas de leitura para entender a angústia de alguns personagens e as razões para suas reações, por vezes, excessivamente dramáticas. É uma leitura árdua e sem muito dinamismo, ou seja, com poucas ocorrências significativas e muitas passagens comezinhas. Para mim, o livro trata de encontros e despedidas. Por razões diversas e, às vezes comuns, as personagens vão se relacionar na trama, ainda que, nem sempre, seus encontros e despedidas acresçam algo à sua jornada. A autora faz uma análise profunda da condição humana, das incongruências sociais, das dificuldades dos seres humanos em se reconhecerem como uma mesma espécie, dos horrores do capitalismo e da necessidade de se ter um ideal para poder sobreviver nesse mundo caótico de tantas incompreensões. Estamos imersos em uma vida cheia de pessoas, mas nunca fomos tão solitários. Por isso, as personagens buscam, umas nas outras, um pouco de compreensão e compaixão, sendo que Carson personifica tais circunstâncias em um sujeito que é mudo e que, a despeito de auxiliar os demais em suas dificuldades, especialmente "ouvindo" o que eles têm a dizer, não é por eles ajudado de modo algum. Pode ser que esse fatalismo da condição humana seja, também, uma das razões para eu não ter "gostado" do livro. Enfim, vale a leitura, ainda que seja necessário perseverar para chegar à última página.

Caroline Vital 30/10/2023

Lido em 2019
Virou favorito. Cada capítulo é um soco no estômago, e não é óbvio. Difícil tirar esse livro da cabeça.