O coração é um caçador solitário Carson McCullers

Resenhas - O Coração é um Caçador Solitário

Polliana 13/04/2022

O coração é um Caçador solitário, Carson McCullers.

Ainda sem palavras para descrever a experiência desta leitura, O coração é um caçador solitário é um livro poético, todos os personagens tentam encontrar no mudo John Singer, um remédio para seus problemas e carências, o mudo que também vive em seu mundo só, sem ser compreendido é a única pessoa que realmente tem tempo para ouvir os problemas de todos eles. E você já parou ouvir quem está ao teu lado?

O livro é uma linda metáfora sobre a solidão e o amadurecimento, além de trazer temáticas importantes como a segregação racial, pobreza, alcoolismo, militância e descrença. Um dos meus personagens preferido com certeza é a Mick, ela mora numa casa que sempre está cheia, além de vários irmãos, mas sente uma grande solidão. Na sua solidão ela consegue dividir a sua vida em dois mundos, as coisas que acontece do lado de fora e as coisas que acontece por dentro, no seu íntimo, principalmente a sua paixão pela música, mas quando ela começa a trabalhar aos 14 anos, percebe que fica cada vez mais difícil fugir para dentro de si, a exaustão e dura rotina aos poucos tira sua vitalidade.

Está obra tem muitas camadas, todos os personagens são importantes, suas lutas e suas histórias, sigo apaixonada e querendo indicar para todos, mas sei que é um livro que não vai funcionar para todos, principalmente o desfecho, não é um livro de grandes acontecimentos, mas está narrativa funciona exatamente por isso, é um recorte da vida em que aprendemos que amadurecer pode ser extremamente duro e solitário , infelizmente mesmo com muitas pessoas ao nosso lado a solidão estará presente, cada vai experienciar a solidão a sua maneira, assim como os personagens da Carson McCullers.

site: https://www.instagram.com/te.indico.literatura/

jdelisiario 12/03/2022

A união de várias solidões
Quando comecei a ler esse livro a expectativa era bem alta, devido a uma indicação que recebi de uma bookstagran.

A história é sim bem construída, os personagens inspiram curiosidade, mas acho que minha inteligência não alcançou 100% a proposta do autor.

Alguns acontecimentos me deixaram irremediavelmente chateada e só terminei porque faltava pouco para o fim mesmo.

Fico na dualidade do gostei e não gostei. Deixo para cada um que queira conhecer.

#leituraTerapia

Mário 19/02/2022

Como construir bons personagens
O livro de Carson McCullers é muito bem escrito. A leitura é fludia e envolvente. Os personagens são interessantes e a maneira como suas trajetórias se entrelaçam é muito bem construída.

No entanto, o ponto alto do livro é a construção dos personagens. A autora consegue nos colocar dentro deles, de modo a sabermos o q pensam e como vão agir. Alguns personagens nos cativam muito, como Mick, Portia e o Sr. Singer. Mas mesmo os capítulos focados nos outros personagens são importantes e valiosos.

A trama não segue um fluxo certo ou mira em um destino único. São várias estórias q se cruzam e chegam em pontos distintos. Mas a autora entrega o destino de cada um dos personagens de modo bem realista.

O livro aborda vários temas delicados, como o racismo, o nazismo e a luta de classes, mas faz isso de forma muito sensível e responsável. Impossível não se enfurecer com alguns episódios de denúncia narrados no decorrer da trama.

Enfim, o livro é muito bom, muito bem escrito e a autora constrói personagens carismáticos e cativantes. Vale a pena a leitura.

robert.messias 01/10/2021

"O coração é um caçador solitário" é um livro repleto de silêncio e lacunas, com personagens bem construídos e embasados. Carson McCullers coloca a noção de liberdade em cheque frequentemente ao longo da narrativa, junto com ideais que perpassam a luta de classe e a sociedade racista do sul dos Estados Unidos do século XX. Com isso, temos diálogos complexos sobre questões marxistas e a desigualdade social no país mais rico do mundo, repleta de contextualização e senso crítico. Outro ponto importante é a construção de personagens negros feita pela autora, que era branca, em 1940, que criou narrativas poderosas sem estereótipos ou pré-conceitos dominantes para época. O meu problema com a obra foi o ritmo, pois eu a considerei muito lenta, possuindo pontos altos em apenas algumas passagens. Em geral foi uma experiência positiva, mas não cativante.

Manuela 25/09/2021

O coração é um caçador solitário estava em minha estante há algum tempo, desde quando enviado pela TAG, se não me engano em 2018. Revisitei a estante e a capa bonita me chamou atenção.

Fui nele.

Se passa em uma cidadezinha do interior do sul dos Estados Unidos, por volta de 1930. No contexto histórico temos a pós-Grande Depressão, uma pré Grande Guerra, e a segregação racial.

Em uma narrativa em terceira pessoa, Carson vai contando a relação entre Singer - o surdo que, após a internação do amigo/companheiro também deficiente auditivo, vai morar em um quarto alugado em uma casa de família - e os demais, sendo eles a jovem Mick, o médico Copeland, o dono do restaurante Branon e o militante pelos direitos dos trabalhadores - talvez? - Blount.

A única coisa que liga esses quatros é Singer que se torna uma espécie de lugar de escuta - ou de desabafo - de cada um deles.

É curioso tentar costurar a relação de cada um e até que ponto Singer está, de fato, inteiro naquelas trocas: se é que se pode falar em troca efetiva. Há um endeusamento da figura desse solitário que, apesar dos amigos incomuns, nitidamente continua se sentindo sozinho e com saudades do companheiro Antonapoulos.

Me senti cativada pela escrita; imersa na narrativa, nos cenários, nas contradições e problemáticas apresentadas pelos personagens. Não há simplicidade na escrita de Carson e, em certo ponto, passei a compreender a obsessão de todos por Singer - e talvez ficar um pouco obcecada também.

Confesso que há espaço para o choro. Estejam preparados.

Vale muito, muito a leitura.

SalmaC 19/08/2021

a vida continua
Um livro daqueles que você tem muito o que dizer sobre mas quando vai ver não consegue falar absolutamente nada, é assim que estou me sentindo...
eu realmente amei muito esse livro, esses personagens, a escrita dessa autora é extremamente inteligente e perspicaz, me senti completamente imersa nessa leitura, acho difícil eu esquecer esse mundo extremamente sentimental, melancolico, crítico e reflexivo... vou guardar com carinho na minha mente essa estória ?
aliás, um dos melhores romances de formação que ja li (e olha que é meu gênero favorito), achei sensacional!!!

Srta.Jay 24/06/2021

Misto de sentinentos
No início, eu não estava gostando muito da história e estava remando para ler. Pensei em desistir da leitura, pois realmente não conseguia engrenar a leitura.
Mas percebi que era forma da autora "demonstrar" o tempo e o sentimentos dos personagens.
No final, fiquei feliz em não ter desistido tão cedo do livro. Gostei do enredo em geral e do final.

And 08/04/2021

O coração é um caçador solitário
"Um romance belíssimo sobre a compreensão, a discriminação e a procura do amor. "
(Juan Pablo Villalobos)

IGuittis 03/04/2021

Esse livro é... chocante. Acompanhamos a história do Biff, dono de um bar, Mick, uma adolescente, Jake, um comunista e Dr. Copeland, um médico, e de Singer, um mudo que une todas essas histórias.
No começo, eu não estava entendendo muito bem onde a autora tenta nos levar, porém ela passa a vida desses personagens de forma que você fica a cada capítulo mais interessado em saber o que vai ocorrer, e não é porque está havendo uma grande reviravolta, não, simplesmente a narrativa te leva a ficar curioso.
Mostra a busca de cada pelo seu pedaço de felicidade, seja pela igualdade racial, igualdade social, uma chance de ir atrás do sonho, ou do amor de sua vida.
O final da segunda parte do livro me deixou sem chão, eu simplesmente não esperava.

Bruna 31/03/2021

O Coração é um Caçador Solitário
Passei o livro todo me perguntando como uma pessoa com 23 anos conseguiu escrever uma história tão real e palpável assim.
Usaria esse livro pra descrever como a vida é, cheia de pessoas dentro da sua própria solidão.
Gostei muito do Singer, Biff e Mick, e gostei mais ainda das inúmeras criticas ao capitalismo que li ao longo da história.
Mih 01/04/2021minha estante
quero tanto ler esse!

Bruna 01/04/2021minha estante
É muito, muito. Leia quando der!!!!

marin 31/03/2021

"O coração é um caçador solitário" é provavelmente um dos melhores livros que eu já li. Me senti totalmente conectada com as personagens e com a narrativa.
Achei extremamente interessante como a autora consegue trazer o tom e partes da personalidade de cada um dos cinco personagens em uma narração em terceira pessoa.
Recomendo muito a leitura.

anaflaviapogg 23/02/2021

O coração é um caçador solitário
Bem, o livro é bom, mas não o tipo de leitura que me prende e foi bem difícil a fluidez da leitura.

Natália Galiza 19/02/2021

A vida como ela é
Corações solitários que tentam sobreviver da melhor forma as desigualdades e injustiças da vida

Recomendo!