O coração é um caçador solitário

O coração é um caçador solitário Carson McCullers

Resenhas - O Coração é um Caçador Solitário

Rodolfo Vilar 01/07/2023

? "O Coração é um Caçador Solitário" é uma obra-prima da escritora americana Carson McCullers, publicada em 1940. Este livro nos leva a uma jornada intensa e profunda pelos anseios, solidão e busca por conexão humana em uma pequena cidade no sul dos Estados Unidos.

? McCullers retrata de maneira magistral os personagens que habitam o cenário da cidade, cada um com suas dores, sonhos e desejos ocultos. O centro da narrativa é John Singer, um surdo-mudo que serve como ponto focal para as projeções e confissões de todos ao seu redor.

? Ao longo da leitura, somos apresentados a um conjunto de personagens complexos e cativantes, como a adolescente Mick, o dono do café Biff Brannon, o médico Copeland e o alcoólatra Jake Blount. Através das histórias entrelaçadas desses personagens, a autora aborda temas como alienação, segregação racial, identidade e a busca desesperada por compreensão e amor.

?? Com uma escrita rica e envolvente, Carson McCullers nos conduz por uma narrativa tocante e melancólica. A autora explora as emoções mais profundas da alma humana, revelando as fragilidades e os anseios que nos tornam tão humanos.

? "O Coração é um Caçador Solitário" é um livro que nos faz refletir sobre a natureza humana e a busca incessante por conexão, mesmo em meio à solidão. Através de personagens memoráveis, a obra nos convida a questionar nossas próprias buscas e a importância de ouvir e compreender o outro.

? Se você está em busca de uma leitura emocionante e reflexiva, recomendo fortemente este livro. Prepare-se para se apaixonar pelos personagens e se ver imerso em uma história que vai tocar seu coração e despertar sua empatia.

? Gênero: Ficção, Drama
? Recomendado para: Amantes de literatura profunda e introspectiva, leitores interessados em explorar as nuances da condição humana.

IGuittis 03/04/2021

Esse livro é... chocante. Acompanhamos a história do Biff, dono de um bar, Mick, uma adolescente, Jake, um comunista e Dr. Copeland, um médico, e de Singer, um mudo que une todas essas histórias.
No começo, eu não estava entendendo muito bem onde a autora tenta nos levar, porém ela passa a vida desses personagens de forma que você fica a cada capítulo mais interessado em saber o que vai ocorrer, e não é porque está havendo uma grande reviravolta, não, simplesmente a narrativa te leva a ficar curioso.
Mostra a busca de cada pelo seu pedaço de felicidade, seja pela igualdade racial, igualdade social, uma chance de ir atrás do sonho, ou do amor de sua vida.
O final da segunda parte do livro me deixou sem chão, eu simplesmente não esperava.

Mário 19/02/2022

Como construir bons personagens
O livro de Carson McCullers é muito bem escrito. A leitura é fludia e envolvente. Os personagens são interessantes e a maneira como suas trajetórias se entrelaçam é muito bem construída.

No entanto, o ponto alto do livro é a construção dos personagens. A autora consegue nos colocar dentro deles, de modo a sabermos o q pensam e como vão agir. Alguns personagens nos cativam muito, como Mick, Portia e o Sr. Singer. Mas mesmo os capítulos focados nos outros personagens são importantes e valiosos.

A trama não segue um fluxo certo ou mira em um destino único. São várias estórias q se cruzam e chegam em pontos distintos. Mas a autora entrega o destino de cada um dos personagens de modo bem realista.

O livro aborda vários temas delicados, como o racismo, o nazismo e a luta de classes, mas faz isso de forma muito sensível e responsável. Impossível não se enfurecer com alguns episódios de denúncia narrados no decorrer da trama.

Enfim, o livro é muito bom, muito bem escrito e a autora constrói personagens carismáticos e cativantes. Vale a pena a leitura.

Ale 12/04/2020

"Toda noite o mudo andava sozinho durante horas pela rua. Às vezes as noites eram frias, com os ventos penetrantes e úmidos de março, e chovia grosso. Mas ele não ligava para isso. Andava com um passo agitado e sempre mantinha as mãos enfiadas nos bolsos das calças. À medida que as semanas passavam, os dias tornavam-se mais quentes e langorosos. Sua agitação foi aos poucos cedendo à exaustão, e percebia-se nele uma profunda calma. Seu rosto apresentava agora aquela meditativa paz que se vê a maioria das vezes nas pessoas muito sofredoras ou muito sábias. Mas ainda vagava pelas ruas da cidade, sempre calado e só."

Polliana 13/04/2022

O coração é um Caçador solitário, Carson McCullers.

Ainda sem palavras para descrever a experiência desta leitura, O coração é um caçador solitário é um livro poético, todos os personagens tentam encontrar no mudo John Singer, um remédio para seus problemas e carências, o mudo que também vive em seu mundo só, sem ser compreendido é a única pessoa que realmente tem tempo para ouvir os problemas de todos eles. E você já parou ouvir quem está ao teu lado?

O livro é uma linda metáfora sobre a solidão e o amadurecimento, além de trazer temáticas importantes como a segregação racial, pobreza, alcoolismo, militância e descrença. Um dos meus personagens preferido com certeza é a Mick, ela mora numa casa que sempre está cheia, além de vários irmãos, mas sente uma grande solidão. Na sua solidão ela consegue dividir a sua vida em dois mundos, as coisas que acontece do lado de fora e as coisas que acontece por dentro, no seu íntimo, principalmente a sua paixão pela música, mas quando ela começa a trabalhar aos 14 anos, percebe que fica cada vez mais difícil fugir para dentro de si, a exaustão e dura rotina aos poucos tira sua vitalidade.

Está obra tem muitas camadas, todos os personagens são importantes, suas lutas e suas histórias, sigo apaixonada e querendo indicar para todos, mas sei que é um livro que não vai funcionar para todos, principalmente o desfecho, não é um livro de grandes acontecimentos, mas está narrativa funciona exatamente por isso, é um recorte da vida em que aprendemos que amadurecer pode ser extremamente duro e solitário , infelizmente mesmo com muitas pessoas ao nosso lado a solidão estará presente, cada vai experienciar a solidão a sua maneira, assim como os personagens da Carson McCullers.

site: https://www.instagram.com/te.indico.literatura/

Bruno.Dellatorre 15/12/2018

O esporro que eu tomei com a reviravolta final me fez ter certeza de que esse é o livro. Eu nunca tive uma experiência igual e acho que nunca terei nenhuma que se assemelhe a essa. Esse livro tem um lugar cativo no meu coração e vai ter para sempre. Eu amo esse livro e nada pode contradizer isso. O único ponto negativo que eu encontrei foi relevado por mim no final porque eu agora não sei nem o que dizer. Me sinto chocado, sufocado, deslumbrado, de tantos jeitos que eu não consigo nem expressar. Não tem mais páginas do livro. Ao final da pg. 391 eu fechei o livro e os olhos. Deitei na cama e abracei o livro.

Bruna 31/03/2021

O Coração é um Caçador Solitário
Passei o livro todo me perguntando como uma pessoa com 23 anos conseguiu escrever uma história tão real e palpável assim.
Usaria esse livro pra descrever como a vida é, cheia de pessoas dentro da sua própria solidão.
Gostei muito do Singer, Biff e Mick, e gostei mais ainda das inúmeras criticas ao capitalismo que li ao longo da história.
Mih 01/04/2021minha estante
quero tanto ler esse!

Bruna 01/04/2021minha estante
É muito, muito. Leia quando der!!!!

Natália Galiza 19/02/2021

A vida como ela é
Corações solitários que tentam sobreviver da melhor forma as desigualdades e injustiças da vida

Recomendo!

Renatta_ 16/03/2013

Nunca tinha ouvido falar de Carson Mccullers até assistir ao filme A Love Song for Bobby Long (br: Uma Canção de Amor para Bobby Long) que faz uso do livro como o fio condutor da narrativa. O livro, escrito pela autora aos 22 anos, te faz imergir por meio de seus cinco personagens principais em uma vida que não se viveu: o Sul profundo norte-americano, o racismo, a desesperança, o blues, o claro e o escuro de cada um e a solidão das palavras não ditas.

Layla 13/12/2020

Sobre solidão
Um dos títulos mais lindos que eu vi e casa perfeitamente com o livro. Traz debates atuais e inquietudes que ultrapassam qualquer barreira de época. Todos os personagens foram bem construídos e a gente acaba se apegando, principalmente Singer e Mick. É uma daquelas obras que ?nada? propriamente acontece, é uma sucessão de eventos cotidianos, alguns mais dramáticos do que outros, e tudo isso aproxima demais o leitor da história. Achei a leitura um pouco arrastada, mas acho que foi essencial pra ambientação do livro. É um marasmo e uma solidão que acompanham até o final, mas também fala de amor, amizade, preocupações sociais e empatia. Parece um pouco com a vida em si... Lindo demais!

Libio 10/05/2020

O coração é um caçador solitário é muito bom. Gostei demais, recomendo.

Maria16091 12/06/2020

No início estava gostando bastante, a leitura foi bastante fluida e a autora conseguiu me instigar a saber mais sobre os personagens e a história. O livro traz reflexões interessantes, a autora trata a solidão de uma forma bem sutil e delicada, adequando-a às individualidades e realidades de cada personagem, que por sua vez são complexos e bem construídos.
No entanto, depois da página 150 em diante comecei a perder o interesse, a narrativa ficou muito lenta, toda a fluidez do inicio se perdeu, e ao que me parece a autora tentou trazer uma profundidade que não conseguiu alcançar, só deixou a leitura cansativa e junto à carga emocional já presente na história tornou a experiência extremamente difícil. Além disso, não consegui me conectar com os personagens, o único que consegui gostar foi o mudo, Sr. Singer, os outros se tornaram muito irritantes em minha opinião, as narrações de Jake Blount para mim foram as piores de ler, o personagem não me despertou nenhuma simpatia, muito pelo contrário. A autora trouxe tantos problemas de vez que não houve aprofundamento em alguns aspectos, inúmeros diálogos que acabam não trazendo nenhuma reflexão ou questionamento e que não levam a lugar nenhum nem tem uma conclusão, apenas jogados na história sem um porquê. Essas são basicamente minhas impressões do livro, mas creio que isso vem muito dos meus gostos e individualidades e deixo claro aqui que não é um livro ruim, vai muito do seu interesse e "afinidade" de leitura se vai gostar ou não, essa foi somente a minha opinião sobre a obra.

SalmaC 19/08/2021

a vida continua
Um livro daqueles que você tem muito o que dizer sobre mas quando vai ver não consegue falar absolutamente nada, é assim que estou me sentindo...
eu realmente amei muito esse livro, esses personagens, a escrita dessa autora é extremamente inteligente e perspicaz, me senti completamente imersa nessa leitura, acho difícil eu esquecer esse mundo extremamente sentimental, melancolico, crítico e reflexivo... vou guardar com carinho na minha mente essa estória ?
aliás, um dos melhores romances de formação que ja li (e olha que é meu gênero favorito), achei sensacional!!!