O coração é um caçador solitário

O coração é um caçador solitário Carson McCullers

Resenhas - O Coração é um Caçador Solitário

And 08/04/2021

O coração é um caçador solitário
"Um romance belíssimo sobre a compreensão, a discriminação e a procura do amor. "
(Juan Pablo Villalobos)

robert.messias 01/10/2021

"O coração é um caçador solitário" é um livro repleto de silêncio e lacunas, com personagens bem construídos e embasados. Carson McCullers coloca a noção de liberdade em cheque frequentemente ao longo da narrativa, junto com ideais que perpassam a luta de classe e a sociedade racista do sul dos Estados Unidos do século XX. Com isso, temos diálogos complexos sobre questões marxistas e a desigualdade social no país mais rico do mundo, repleta de contextualização e senso crítico. Outro ponto importante é a construção de personagens negros feita pela autora, que era branca, em 1940, que criou narrativas poderosas sem estereótipos ou pré-conceitos dominantes para época. O meu problema com a obra foi o ritmo, pois eu a considerei muito lenta, possuindo pontos altos em apenas algumas passagens. Em geral foi uma experiência positiva, mas não cativante.

Debora 28/01/2019

Solidão, para sentir e acompanhar
Impressiona a profundidade de construção de personagens feita pela autora, tão jovem à época. Ela acompanha Mick, Blount, Branoun, Dr. Copeland e, claro, John Singer em suas angústias, desejos e dores em uma profundidade que permite a nós, leitores, tentar sentir/entender como eles.
Os 4 primeiros personagens encontram em Singer, um mudo, alguém que os entende em todas as suas questões. Mas ninguém pergunta a Singer o que ele pensa, entende, quer.
E assim se dão as relações no livro.

Josielle 14/07/2020

O livro traz personagens fortes através dos quais podemos refletir sobre questões humanas muito profundas, a maior delas sendo a solidão. É uma história que, para mim, foi arrastada, mas não por isso cansativa ou chata, pelo contrário, me senti bastante envolvida por cada um dos personagens, principalmente pela menina que cativa pela beleza como apresenta o "seu mundo interior" e como isso muda drasticamente à medida que a vida adulta vai chegando. Enfim, é uma leitura que vale muito a pena fazer, recomendo demais.

Sandro Borges - @Experiencia_Leitor 20/01/2019

Uma lição sobre relações humanas
O forte e apaixonante do livro são as relações entre as personagens principais, onde cada relação é única, metafórica, educativa e principalmente um convite a reflexão.
Muito forte e impactante se você for além da primeira e segunda camada.do.livro.

Lobita_______ 27/10/2023

Livrão
Estou chocada passada que a autora escreveu um livro desse peso quando tinha 22 anos. É de tanta maturidade emocional criar esse encontro tão cru e sincero entre personagens, cada um a sua maneira, marginalizados. Pautas que quase um século depois seguem tão atuais e uma escrita tão fluida, parece que nada foi forçado, ele aborda tantos temas e coisas impactantes acontecem, mas o jeito que ela traz não parece nada forçado pela pauta em si, mas porque essas coisas acontecem, não sei explicar, eu tô apaixonada e triste, agora preciso me recuperar. Quero ver o filme

Arisa.RC 29/03/2020

Belíssimo, mas sem "pegada"
O livro é muito lindo e traz reflexões incríveis! É surpreendente como a autora nos faz mergulhar no universo de cada personagem, que estão ao mesmo tempo tão próximos e tão distantes. A necessidade humana de ser ouvido, de ter alguém, permeia toda a história e nos faz refletir sobre as nossas próprias relações e necessidades.
Porém, não espere um livro arrebatador. Tinha ouvido de algumas pessoas que era "o livro da sua vida" etc, e talvez tenha ficado com uma expectativa de uma leitura que me prendesse mais. O livro é incrível, mas não foi daqueles que não dá vontade de parar...

Daniela Botelho 26/05/2023

Maravilhoso
Eu odeio fazer resenha, mas vou deixar aí umas palavras. Esse é o tipo de livro que a gente não lê de uma vez só. É aquele livro que se degusta, que se aprecia com calma. Os personagens são tão únicos que vc acaba amando todos. Na vdd, a autora apresenta todos eles a nós de uma forma tão especial q vc compreende pq eles são como são. O livro simplesmente foi eleito a um dos meus preferidos. Recomendarei em cada esquina que eu parar.

@mulheres.e.literatura 01/01/2019

Deixou saudade.
este livro que aborda a existência humana, partindo de 5 personagens marginalizados: uma pré-adolescente pobre que apaixonada por música, um pragmático dono de restaurante, um marxista alcoólatra, um médico negro e um surdo, que se torna o centro de comunicação do livro. Passado na década de 30 no sul dos Estados Unidos, a obra aborda o racismo, a violência, mas também a angústia, os desejos, a necessidade de acolhimento do ser humano. Cada personagem busca no Sr Singer, um homem surdo que consegue fazer leitura labial, alguém com quem conversar, mesmo que o personagem nunca responda. Cada capítulo traz um dos personagens como foco principal, seus questionamentos, suas dores, sempre tendo como plano de fundo a pobreza, a miséria, a injustiça e a desigualdade daquela época. É uma história triste, me deixou em muitos casos deprimida, mas me trouxe questionamentos sobre a minha própria vida e sobre a existência humana. Me apeguei aos personagens, a alguns mais do que outros, e quando terminei, fiquei com saudades. Como se tivesse perdido amigos...

Giovane 27/08/2023

Um dos melhores títulos de todos os tempos.

Incrível que a autora só tivesse 23 anos quando publicou e acredito que a doçura da juventude contaminou a obra dela. É o cotidiano de pessoas cujos caminhos se entrecruzam e são analisados pela autora que os descreve, mas sem nunca ocupar todo o espaço permitindo ao leitor a sua própria interpretação.

Uma coleção, um retalho de personagens, personas que vão e vem enquanto observadas por John Singer, um homem surdo e que nunca fala e a relação dele com as pessoas que ele encontra em uma pequena cidade dos EUA na década de 1930.

Bonita história, vale muito a pena ler e conhecer mais da autora.

Juh 19/07/2022

Um livro que certamente merecia muito mais dedicação do que pude dar nos últimos tempos, por isso, cito as palavras de André Araújo:

"A complexidade do emaranhado de visões é percepções exposta por McCullers torna essa tão almejada busca por compreensão e entendimento de um mundo reduzido a imposição autoritária de apenas 'um' modo de vida. A profunda humanidade de O coração é um caçador solitário talvez esteja na descoberta de que a comunicação é a comunhão com o outro não diz respeito à transmissão de uma visão unificada, mas de tentar encontrar, com todas as dores e defeitos do real, a verdade de cada ponto de vista. "

Caroline.Mestanza 10/11/2020

Romance melancólico e intrigante
O coração é um caçador solitário é um livro que te faz pensar, e te deixa sempre com uma sensação de um sentimento estranho e desconhecido... Os personagens principais são muito diferentes uns dos outros, mas ao mesmo tempo tem a solidão que os conecta!
A sensação de solidão nos acompanha a leitura inteira, e nos faz refletir sobre nossos objetivos e nossa própria passagem por esse mundo louco!

Gisele 10/02/2021

Impressionante a maturidade da escritora que, aos 20 e poucos anos, conseguiu captar tão bem a melancolia, a incomunicabilidade e a solidão. Embora seja um pouco arrastada, a leitura é envolvente, especialmente por causa dos personagens centrais. Demorei mais do que o previsto para terminar o livro, mas nem por isso o avalio como ruim. Não se deve esperar muitas ações; a obra não é nada dinâmica, mas talvez isso seja proposital. O que interessa, no final, não é tanto o que acontece externamente, mas no interior de cada personagem.

Caroline Vital 30/10/2023

Lido em 2019
Virou favorito. Cada capítulo é um soco no estômago, e não é óbvio. Difícil tirar esse livro da cabeça.