Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa Academia Brasileira de Letras

Resenhas - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

Ana Beatriz 25/02/2012

PVOLP
Estou estudando a possibilidade de o PVOLP não se equiparar ao VOLP. A legislação prevê a atualização do PVOLP pela ABL. Se a ABL o fez, fê-lo com que propósito, se já existia e existe o VOLP?

De qualquer forma, em relação a ortografia, o VOLP (2009) constitui o manancial de consulta oficial, pois cabe à ABL fixar a ortografia nacional.

TODAVIA, a edição de 2009 já constitui o rol de vocábulos grafados segundo o Novo Acordo, QUE SÓ PASSARÁ A EXISTIR OFICIALMENTE E UNICAMENTE a partir de 1º de janeiro de 2013.

A ortografia vigente ainda é a de 1943, com a alteração de 1971. Portando, se você for participar de um concurso que cobre a ortografia vigente, o VOLP de consulta deve ser o de 2004!

ATENÇÃO: estamos em período de transição de uma ortografia (1943) para outra (1990). Esta última, como já referido, só entrará em vigor em 1° de janeiro de 2013.

Garcia 06/07/2011

A Bíblia da ortografia portuguesa
Esse livro, chamado de VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), é publicado pela Academia Brasileira de Letras e, por disposição legal, é a autoridade máxima e oficial de consulta ortográfica da nossa língua.
Ninguém mais precisa falar ou escrever errado tendo o VOLP à disposição, pois, se houver alguma dúvida com alguma palavra, é só consultá-lo para saber qual a ortografia oficial da palavra.
A edição de 2009 já vem atualizada com o Novo Acordo Ortográfico e com 350 mil palavras.
Ana Beatriz 25/02/2012minha estante
Todavia, há neste sítio indicação de um outro livro, com edição de 1999, chamado de Pequeno Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (PVOLP). Até onde sei, o PVOLP teve sua primeira edição, e única, em 1943. Agora encontro informações aqui de que o PVOLP está na sua 3ª edição. Mais ainda: ao lado do VOLP (2009, 5ª edição, atualizada pelo Acordo Ortográfico de 1990). Um professor de Português, chamado Cláudio César Henriques, em seu livro sobre o Novo Acordo (faço a referência, se necessário), entende que, nas omissões do VOLP atual, valem as edições anteriores (2004, por exemplo). Assim, defende a acentuação gráfica de superávit e déficit, porque o VOLP (2009) omitiu-se quanto a essa acentuação gráfica. Sem discutir a posição do mestre, pergunto, se puder responder: o atual VOLP substitui definitivamente as edições anteriores, desde o PVOLP de 1943 e demais edições do VOLP?

Garcia 01/03/2012minha estante
Olha, Ana Beatriz: acredito que nas omissões do atual VOLP e do PVOLP, valem também as versões anteriores nas quais essas omissões estão explícitas. Essa exegese é legal também, pois a Lei de Introdução ao Código Civil - LICC afirma que a interpretação de lacunas em um sistema legal (no caso o VOLP veicula a ortografia oficial por lei) também pode ser feita com base nos princípios do ordenamento anterior, desde que estes não tenham sido expressamente revogados pela lei nova. Considerando o VOLP e o PVOLP um tipo de lei... vale a interpretação sistemática instituída pela LICC.

Carla 29/06/2010

Esse eu vou ficar lendo pra sempre. Num dá pra ler tudo direto, mas cada vez que precisar tem que pegar pra dar uma olhada.