O Amante de Lady Chatterley

O Amante de Lady Chatterley D. H. Lawrence

Resenhas - O Amante de Lady Chatterley

Giovanna 24/03/2024

Uma grata surpresa!
Iniciei a leitura despretensiosamente, imaginando que encontraria nada mais nada menos que um romance erótico. E, feliz surpresa, encontrei mais que isso!

Com uma linguagem simples, mas ainda assim, nos momentos adequados, poética, o autor se vale de um romance aparentemente banal para refletir sobre a condição humana em seu tempo: A relação do físico e do emocional ? com especial ênfase a este último. D. H. Lawrence não o faz de superficialmente, perpassando pelo socioeconômico e pela ordem capitalista, sempre de forma objetiva e de modo natural. Aliás, esse é um dos grandes méritos do livro: Toda a discussão acerca da sexualidade, da indústria e de como os homens e mulheres são por ela afetados não soa artificial, casa bem à história.

A ambientação do bosque remete a natureza, algo aparentemente bastante valorizado pelo autor, que inclusive, defende a preservação ambiental em dado momento do livro. É algo legal de se encontrar em um livro escrito há quase 100 anos, mesmo que vindo da parte de um autor, digamos... não exatamente a melhor pessoa do mundo.

Num todo, é um bom livro. Não o melhor que li, pois não me afetou violentamente como preciso ser afetada para favoritar um livro e tê-lo como momentânea obsessão, mas gostei dele.

P.S. ? O final do livro é aberto.

Vívian 24/03/2024

Achei o livro muito interessante quando abordava a questão da complexidade dos sentimentos de Connie dentro da relação, mas tem umas partes muito cansativas, na real queria que ela se descobrisse independente e não ficasse com ninguém kkkkk Achei tanto Cliford quanto Mellors péssimos. Esperava bem mais do final, achei vago e não gosto de livros que terminam assim. Por fim, me surpreende muito a forma que o sexo é abordado na obra, principalmente pra época que ele foi escrito.

Marta 13/03/2024

Bom livro.
Um clássico dos anos 20, conta a história de Connie e Cliford seu marido que foi ferido na guerra e voltou paraplégico. O encontro de Connie com Oliver o guarda caça traz uma nova oportunidade de vida, amor e sexo.

Helloysa.Carvalho 13/03/2024

O livro é legal
Gente, bom o livro é quase idêntico ao filme, bom o livro tem partes muito maçantes, partes que meu Deus eu lutei pra não abandonar, o filme é encantador assistir duas vezes mais o livro é muito chato, tive muito ódio porque no livro é como que ela implorasse pra ele aceitar a gravidez dela, como se ela precisasse sempre da aprovação dele pra tudo, 🤬 #$%!& eu sofri pra ler viu mais é clássico gente o que esperar né ? Clássico sendo clássico ??

Tati.Tatiana 12/03/2024

Mds q coisa péssima
Pois é, nem todo clássico vale a pena ser lido e esse é um deles.
O autor mostra em vários momentos o quanto ele era preconceituoso e machista (e digo q era DELE isso por causa da nota de Apresentação)
A maneira como ele se refere a judeus, negros e ao trabalhores.
Até 40% do livro estava gostando mas depois disso foi ladeira abaixo.
O foco do livro sai da descoberta da sexualidade da mulher para uma visão masculina e objetificada da mulher
Onde pra ela tudo se resume aquele homem e ela quase implora pelo amor dele.

Pavoroso !!
Helloysa.Carvalho 13/03/2024minha estante
Ai nossa eu concordo muito com você mais o filme maravilhoso meu bem assista vc vai amar

Nati 12/03/2024

Gostei da leitura
Gostei da experiência dessa leitura. Principalmente por saber tudo que aconteceu por trás da publicação do livro. Ele só foi publicado 30 anos após ser escrito. Foi censurado por conter palavras de baixo calão, cenas bem detalhadas de sexo,orgasmo? a descoberta do próprio corpo. ( o que me fez lembrar o que está acontecendo com a obra ?o avesso da pele?? tantos anos se passaram e a história se repete)

Conie nos mostra como a mulher era julgada até mesmo por sentir prazer.

Gostei da personagem principal. (Será que sou feminista??)
Clifford é um chato mimado!
E não entendi muito a ênfase que o autor deu na sra. Bolton. Achei q teria uma reviravolta ?

Por fim? achei o final vago. Gosto mais qdo nos deixam c a sensação de que realmente o livro chegou ao fim.

Marquinhos 10/03/2024

Maravilhoso
Achei genial a construção das personagens principais do livro, Constance e Clifford, e como eles vão chegando a pontos diferentes na história.
Clifford me lembrou um pouco Dom.Casmurro, que vai ficando chato conforme o desenrolar da história, enquanto Constance precisa se sentir uma mulher, e começa a projetar tudo aquilo que queria que tivesse de seu marido, por um outro homem.
Uma escrita extremamente fluida e rápida (coloquei só hoje pq meu amigo fez conta no Skoob, mas terminei na semana do carnaval ?), esse livro vale muito a pena

De Amendola 08/03/2024

Decepção
Um livro que tinha tudo pra ser maravilhoso, que questionava no início o papel de uma mulher dentro de uma relação, pra no fim colocar um ponto de vista machista e nojento. Decepcionada com este livro, definitivamente fui enganada por quem disse que era um baita livro reflexivo

Cardoso 08/03/2024

Enfim, terminei. E foi pensando, "será que me detesto tanto pra estar me sujeitando a isso?"
Sem mais delongas, o livro começa muito bem, abordando a visão da Lady sobre vida, sentimentos, sensações e emoções.
Suas falas e reflexões mais profundas sobre a complexidade de ser mulher e as questões com a maternidade como objetivo e sentido da vida são empolgantes e nos fazem pensar, "será que o livro foi de fato escrito por um homem?". Assim segue até cerca de 50%, o resto do livro ele passa nos convencendo que apenas um homem poderia ter escrito.
A perspectiva muda e a abordem dos relacionamentos passa a ser masculina, absurdamente superficial e carnal.
O casal protagonista tem diálogos estranhos e frios, o distanciamento entre eles é gritante. Em nenhum momento convence sobre o amor entre eles, não há uma cena com naturalidade.
Isso que nem vou entrar no contexto político, pós guerra e avanço da industrialização...
O livro da metade em diante causa uma estranheza, uma vontade louca de acabar logo. Se esse era o objetivo do autor, ele foi cumprido, mas pra mim não gerou uma boa experiência de leitura.
Foi uma balde de água fria, mas a culpa é minha que coloquei muita expectativa.

Mariana 07/03/2024

Gostei da leitura mas achei meio cansativa em alguns momentos, demorei muito pra concluir. é um bom livro, principalmente levando em consideração a época em que foi escrito e publicado, pelos assuntos polêmicos que traz, mas pra mim foi muito devagar.

Maria 06/03/2024

Livro muito descritivo e em alguns momentos maçante, mas ao pensar que foi escrito em 1928 ele foi muito vanguardista em abordar o pós-guerra na Inglaterra, as classes sociais e o prazer feminino. Um bom livro.

KarinaSil 02/03/2024

Confesso que fiquei meio enjoada, queria deixar de lado, a leitura estagnou, mesmo assim resolvi dar continuidade.

Por fim, é uma leitura polêmica que divide muitas opiniões.

ViviGreg. 26/02/2024

Livros de época são tudo pra mim, e esse romance histórico me encantou. Gostei muito das descrições de cenários e dos personagens, tudo muito rico em detalhes e bem escrito. Entretanto, casal foi bem enigmático pra mim, achei os dois um pouco confusos e entediantes, algumas vezes, também achei a Connie muito desesperada por demonstrações de afeto e o Mellors um pouco babaca.
Como a grande maioria de livros mais antigos, esse também teve as suas problemáticas: machismo, racismo, elitismo e alguns discursos políticos bem polêmicos. Apesar disso, foi uma boa leitura, gostei de ter conhecido essa história.

Tali Rodrigues 21/02/2024

O clássico dos Hot... rs
Um ode ao prazer, mas o livro não é só sobre isso mas também aborda sobre a industrialização e os impactos do pós guerra.
Foi uma experiência ambígua essa leitura, a gente se depara com falas super problemáticas (características da época. Também nos deparamos com o romance e os prazeres.
Podemos ver o quanto os homens não sabem dos prazeres femininos, mas eles já souberam menos ainda. Rs.
Agora partiu ver o filme, milhões de anos depois do hype.
Primeira leitura Antofágica e posso dizer q vale cada real, que edição.