Fundamentos da Teologia Bíblica

Fundamentos da Teologia Bíblica Valtair Miranda

Resenhas - Fundamentos da Teologia Bíblica

Lucas 22/12/2021

Fundamentos da teologia Bíblica, de Valtair Miranda - RESENHA
Fundamentos da teologia Bíblica, de Valtair Miranda.

É muito resumido, bem introdutório, mas é um bom livro. O autor não é liberal.

A frase inicial da conclusão do livro explica bem a proposta do mesmo:

“Defendemos nesta obra que eles devem ser vistos na descrição diacrônica dos livros da Bíblia. Ou seja, procuramos descrever o que os textos da Bíblia afirmaram sobre Deus nos termos de cada livro, prefencialmente dentro do seu lugar na história da revelação progressiva de Deus”, p. 135.

Não tem grandes insights autorais, mas serve bem para cristãos que estejam procurando um panorâmica bíblico não só de cunho teológico, mas também técnico e histórico (até certo ponto, de nível super introdutório mesmo).

O livro é como um grande resumo dos livros da Bíblia à luz da Teologia Bíblica (TB). Quanto à TB, o autor diz algo importante e muito correto:

“A teologia bíblica tem como missão trabalhar com os textos bíblicos e com o momento em que surgiram. Quando eles narram os tempos antigos, nosso objetivo é entender por que e para que eles o fizeram. O autor ou redator de um livro do Antigo Testamento, seja nominalmente conhecido, seja anônimo, desejou com sua obra ensinar, confortar, exortar e transformar determinado grupo de leitores ou ouvintes. Essa digressão é para enfatizar que algumas histórias bíblicas foram registradas de forma escrita muito tempo depois do seu acontecimento”, p. 22.

Por essas e outras, o autor trata dos livros do AT mais ou menos em ordem cronológica, e repete isso na seção sobre a formação do NT, exceto que ele erra a datação de Gálatas, de acordo com a maioria dos historiadores.

O livro tem dois blocos, cada qual tratando de um testamento.

O primeiro está dividido pelos blocos de livros: torá, profetas, escritos. O segundo, assim: cartas, narrativas, teologia das epístolas, teologia do Apocalipse.

Leia mais em: www.editoramentecrista.com

site: https://editoramentecrista.com/fundamentos-da-teologia-biblica-de-valtair-miranda-resenha/