Estudos Sobre Magia

Resenhas - Estudos Sobre Magia

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Desi Gusson 29/08/2011

Ela Conseguiu de Novo!
Depois de Estudos Sobre Veneno ter se tornado o meu mais novo livro favorito, tive em mãos Estudos Sobre Magia.

E não é que a Snyner repetiu o feito?

A história conseguiu ficar ainda mais interessante. Ela de cara ganha uma enorme família, incluindo um irmão pé-no-saco e uma mãe totalmente coruja. Já mencionei que adorei as casas nas árvores? Iris tem um grande destaque nesse volume, o que é muito bom para entendermos a evolução da magia em Ixia.

Yelena não faz ideia do que é capaz nem da quantidade de gente 'interessada' no destino dela. Se antes ela tinha inimigos, agora eles foram reduzidos a valentões perto da sua nova ameaça.

Um serial killer muito, muito bom mesmo.

Enquanto a magia se revela, a politica se agita e Yelena se vê mais uma vez como a peça crucial em um jogo mortal nem um pouco justo. O vencedor leva tudo e ,como diria George Martin, 'You win or you die'.
silviacrika 05/11/2011minha estante
Essa serie nao conseguiu despertar minha curiosidade..e ler.

Lidi 19/05/2012minha estante
Adorei os dois livros não vejo a hora de ser lançando o terceiro

Arya4 27/04/2020minha estante
Fiquei doida,pois não curti muito. Por que exatamente,eu não sei.??

Alcione13 26/02/2020

Manteve o ritmo frenético
Um segundo livro com gosto de primeiro

Amei a continuidade que a autora deu aos personagens e acontecimentos.

Yleana Zaltana em busca de sua família bizarra com as nuances de seu desaparecimento foi show.

Uma mãe pirada e um pai distraído além de um irmão...

Como não podia faltar: intrigas,brigas, mistério.

#$poilers início:

Trazer Valek disfarçado e cínico animou tudo além de Ari e Janco, claro.

O homem da lua com seu jeito debochado me cativou.

Além da parte feminina do Comandante ser linda e poderosa.

Porém Yleana desafiar mil feiticeiros e vencer sozinha me incomodou além de ela saber tudo e resolver também.

Como me incomodou o amor rápido deles no final do primeiro livro.

Nada que tire a graça da história, claro.

E esse irmão perturbado foi um chato.

#FIM DOS SPOILERS

Uma leitura descompromissada e ágil. Perfeita pra dias chuvosos.
Com enormes promessas de suspiros e risos.

Books Friends & News 22/10/2011

Excitante, Envolvente e Mágico
O Território de Sitia se dividia em 11 territórios, cada um pertencente aos 11 clãs, além da Cidadela, onde presidia o Conselho da Cidadela que consistia em quatro Mestres Feiticeiros juntamente com um representante de cada um dos 11 clãs, e todos governavam as terras do Sul. A magia era permitida, porém existia um Código de Ética para o controle da prática indevida, porém esse código não se estendia a espiões.

Yelena, depois de ter sido arrancada de sua família com apenas 6 anos de idade e enfrentar muitas adversidades em Ixia, finalmente ela está indo para casa, o clã dos Zaltana, mesmo que isso a levasse ficar longe do seu amante Valek, mas ao mesmo tempo ela estava entusiasmada e receosa para unir-se a sua familia, mas como a vida de Yelena nunca será fácil, no momento do reencontro ela é acusada de ser espiã pelo próprio irmão Leif, e para piorar ela se vê envolvida em uma situação de intrigas, crimes e magia poderosa.

No primeiro livro Estudos sobre Veneno, conhecemos o território de Ixia, com sua política, economia e culturas, porém no segundo livro, Estudos da Magia, conhecemos alguns detalhes da estrutura de Sitia, cidade ao sul de Ixia, e todo mundo tem o receio de que o segundo livro não seja a altura do primeiro, porém Maria V. Snyder manteve a narrativa que envolvente, o que leva ao leitor não desgrudar do livro até a ultima página.

Estrutura Política e Econômica
O que governa as terras de Sitia está localizado na Cidadela, onde na Fortaleza habitam os quatro Mestres Feiticeiros, além de um representante de cada dos 11 clãs, para tomar todas as decisões exigidas, seguem o Código de Ética, no qual consiste não usar magia indevida, como por exemplo, invadir as mentes das pessoas para obter informação, só há uma ressalva para espiões.

O interessante nesse ponto da narrativa, é que a autora nos mostra praticamente uma Democracia, ou seja, o oposto de Ixia que vive um comando ditatorial, porém temos nichos de pobreza diferente de Ixia, que cada uma das pessoas tinham empregos, e não havia nenhuma sinal de pobreza na população como mostrado em uma das passagens do livro quando Yelena chega em Sitia e se depara com mendigos na rua.

A autora nos leva a fazer uma reflexão, em nenhum momento ela nos induz a um pensamento, pelo contrário ela expõe os dois governos, um as pessoas não tinha liberdade, tudo era controlado por várias regras, porém suas necessidades fundamentais (educação, saúde, empregos) eram plenamente atendidas, enquanto, em Sitia onde havia liberdade, mas os direitos básicos eram ignorados.

E também a diferença entre os códigos, enquanto o Código de Conduta do Comandante era rígido, inflexível, porém o Código de Ética era flexível a determinadas situações.

Além de outros pontos que apenas lendo o livro para tirar suas próprias conclusões, já que também depende da visão política de cada um.

Yelena
Apesar dos infortúnios em Ixia descritos em Estudos sobre Veneno, Yelena ao passar do tempo sentiu-se em casa, porém nada no mundo dela é tranqüilo, além dos descobrimento de sua magia o que é proibido em Ixia e entre outros motivos ela teve que partir para Sitia, sua terra natal.

“- Há 14 anos que eu queria fazer isso – ela disse, abraçando-me com mais força. – Como os meus braços sentiram saudades da minha menininha.
As palavras fizeram voltar ao tempo, reduzindo-me a uma criança de 6 anos de idade. Envolvendo a mulher com os braços, chorei copiosamente.”

O reencontro com seus pais foi uma união de receio por parte dela, e euforia por parte dos pais (Perl e Esau), porém o irmão não foi agradável, pois desconfia que Yelena é uma espiã de Ixia.

“- Leif, você sempre teve uma queda para a dramaticidade. – Irys censurou o jovem. – Yelena teve uma vida dura. Não julgue o que você não conhece.
Leif encolheu-se ante o olhar de Irys.
- Eu também devo feder a sangue, não é? – ela perguntou.
- Mas você é a Quarta Feiticeira – Leif argumentou.
- Sendo assim, você sabe o que eu já fiz e o motivo de tê-lo feito. Sugiro que descubra com o que a sua irmã teve de lidar em Ixia antes de acusá-la.”

Em relação aos pais de Yelena, além de viverem em árvores, como todo o clã dos Zaltana, a mãe de Yelena, Perl é uma perfumista enquanto o pai, Esau é um inventor, vemos de tudo, elevador, ventilador, mas tudo bastante rudimentares.

O irmão, Leif é o que poderíamos de chamar de estorvo na vida de Yelena, pois todas essas implicâncias e acusações são de fato para esconder a culpa que sente no rapto de Yelena quando era criança.

Porém não poderá ficar com a família, já que está indo para Cidadela, onde irá aprender a controlar e aprender a usar sua magia com os quatro Mestres Feiticeiros, porém a heroína do livro sempre tem um contratempo, e é seqüestrada pelo pretenso rei de Ixia, Cahill.

Cahill
E um personagem novo desse segundo livro, quem já leu o livro anterior, que teve uma transição forçada da monarquia para uma ditadura, e atualmente quem governa Ixia é o Comandante Ambrose, porém Cahill é sobrinho do rei que foi morto, porém ele quer voltar a reinar em Ixia.

E ele quer a ajuda de Yelena para passar informações, porém ele acaba gostando de Yelena, mas no final nós ficamos em dúvida se isso não era apenas um estratagema para conquistar a confiança de Yelena para ela revelar informações, e esse é um ponto interessante, porque ela sempre criticou ou até quis fugir de Ixia pois era contrária aos métodos do Comandante, agora ela o defende enquanto Cahill menospreza qualquer defesa que for para o Comandante, essas desavenças gera uma ruptura na amizade, entre outros motivos.

Cahill no decorrer da trama irá passar por algumas transformações, será um personagem importante para o desenvolvimento do próximo livro, e também para o futuro de Yelena e Valek.

Valek
Valek aparece somente na metade para o fim do livro, ele vem disfarçado com a delegação ixiana da embaixadora Signe, ele apenas aproveitou a missão diplomática ixiana para reencontrar Yelena, porém ele acaba se envolvendo nas confusões que Yelena está envolvida, correndo o risco de ser descoberto ou pior morto por Cahill.

A personalidade Valek continua irresistível, a autora conseguiu criar um personagem masculino que pode ser frio, sarcástico, com um humor afiado, mas ao mesmo tempo, apaixonante e apaixonado, é interessante como ela equilibra isso em Valek

Romance
O relacionamento de Valek e Yelena é excitante, romântico e sensual. Já que não existe cenas de sexo descritivas, apenas cenas sensuais que instigam a imaginação do leitor.

Nesse teve até uma intenção de um triângulo amoroso, entre ela, Valek e Cahill, mas esse ultimo personagem deixou uma dúvida dos sentimentos serem verdadeiros ou era apenas interesse por informações.

Ao meio de tantos problemas e também pelo pouco em que aparecem juntos nesse livro, mas mesmo assim é cativante os momentos dos dois, como já foi dito ele tem um humor peculiar, igualmente como Yelena.

Mas nesse livro, vemos uma ligação além de sentimentos, que envolve magia, mesmo Valek sendo imune a magia, que até agora não foi explicado, vemos ambos se conectarem de uma maneira diferente. Ficou confuso né??? É que queria mesmo isso kkkk, irão entender melhor quando lerem o livro.

Problemas
A nossa heroína Yelena, nunca tem uma vida tranqüila, parece que a confusão a persegue, nesse livro não é diferente, ela se vê no meio de vários assassinatos com várias meninas, onde elas são violentadas e surradas, com a mesma intenção que o general fez com ela no primeiro livro, porém com objetivo diferente.

Há uma sobrevivente aos ataques, Tula, o que ajuda no perfil do assassino, apesar disso são apenas suposições, e realmente os crimes são solucionados paralelamente com as descobertas de Yelena sobre seu poder de magia, ela seria uma Descobridora de Alma, o que pode ser uma dádiva e uma maldição.

Além disso, tem Goel, um dos homens da guarda pessoal de Cahil, por Yelena ter o humilhado em um determinado momento também a persegue por vingança, e mais outra pessoa que possui ligação com o assassino, porém com outro objetivo para matar Yelena, uma vingança a uma pessoa que Yelena teve problemas no primeiro livro.

Resumindo, Yelena está com muitos problemas nesse livro, e com ajuda de Valek ela tentará superá-los, porém irá ter algumas perdas no caminho.

Outros Personagens

Nesse temos novos personagens, além de Cahill, temos os Mestres Feiticeiros (Roze, Brain, Zitora somente Irys conhecemos no primeiro livro), e alguns colegas da escola de feiticeiros, não se preocupem que não é plágio de Harry Potter, é um escola diferente, apenas alguns alunos escolhidos pelos mestres são freqüentadores, onde ensinam a controlar a magia, existe graus de aprendizado, Yelena está como aprendiz e orientada por Irys, como Dax (outro aluno) que é orientado por Brain, e que se torna amigo de Yelena, é um personagem estilo o fofoqueiro da escola, é bem engraçado os diálogos dele.

Mas temos a volta da dupla hilária, Ari e Jango, que continuam protetores por Yelena e que a autora conseguiu colocar eles para ser um equilíbrio das cenas mais angustiantes. Temos ótimos momentos dos três.

Ainda tem Fisk, uma criança morador de rua, que ao mesmo tempo ajuda Yelena, e Yelena o ajuda indiretamente, é interessante a sutileza da autora para transmitir que muitas vezes podemos ajudar as pessoas, não fazendo algo e sim mostrando alternativas.

Algo interessante é como são denominados alguns personagens, como por exemplo, o Tecelão de Histórias, não sei ler em inglês, então não sei como é escrito no livro original, mas a maneira que foi traduzido foi incrível, um Tecelão são anciões do clã Sandseed que são responsáveis para escrever a história do clã.

Conclusão
Esses dois livros me conquistaram completamente, a autora conseguiu mostrar nos primeiro a situação de um território comandado por governo ditatorial, e nesse segundo livro um governo democrático além dos pós e contras de uma monarquia, ou seja, ela consegue unir política, magia, aventura, suspense, mistério, humor, amor, com uma maestria única.

Além de todos os livros terem uma narração intimista, ou seja, vemos tudo isso pelos olhos de Yelena, e mesmo assim a leitura não fica cansativa nem entediante, as narrações do livro, além de informar nos instigam a querer descobrir mais, e são escritas em momentos certos, mantendo o ritmo do livro.

Os personagens são bem definidos e cativantes, nesse segundo livro temos mais que no primeiro, porém todos estão sempre em contato com a história.

Maria V. Snyder criou uma narrativa original, mesmo tendo alguns elementos vistos em outros livros, porém abordados de uma maneira diferente, As Lendas de Yelena Zaltana é um diferencial para uma literatura YA atualmente repetitiva, além de muitas vezes ser direcionadas para o público feminino, porém essa trilogia é para todos os públicos.

E se perguntarem qual o melhor, realmente é impossível, pois a autora conseguiu manter o mesmo nível em ambos. Sinceramente quem ainda não leu nenhum estão perdendo em mergulha uma aventura de magia.

Ansiosa para o terceiro livro Fire Study (no meu inglês de maternal kkkk, deve ser Estudos sobre o Fogo, ou algo assim) que está previsto para sair em 2012.

Para conferir a resenha completa com citações ilustrativa acessem

Julia3982 27/04/2021

Surpreendente??
Tô me sentindo órfã já dessa trilogia agora que já cheguei no final do 2º. Este livro é simplesmente perfeito! Adoro o desenvolvimento da estória e dos personagens e como eles parecem tão humanos mesmo em um mundo tão mágico, eu claramente entendo os seus medos, as excitações. O que me deixou muito envolvida com o enredo e conectará aos personagens. Achei que nessa continuação as descrições e explicação sobre o mundo foram bem melhores e me senti ainda mais dentro dele. Além de compartilhar da mesma saudade da Yelena para com um personagem inesquecível aí...
Não posso deixar de comentar em como essa escrito me surpreende durante a estória, o que achamos já certo tem pequenas reviravoltas que conta pros um final excelente!

A.Maia 28/05/2022

Estudos Sobre Magia #2
Após as aventuras do primeiro livro, o qual Yelena se torna a provadora de comidas, nesta continuação a jovem embarca em uma viagem para conhecer quem realmente é sua família. Yelena sempre pensou ser órfão, mas descobre ter pessoas que a procuram há anos. Porém, alguns acreditam que ela não passe de uma espiã. Em meio de tal conflito, a protagonista também embarca para uma cidade onde os poderosos magos vivem e querem treiná-la para que possa controlar os poderes.

Yelena não sabe em quem pode confiar, longe de quem ama, sua recente paixão (apesar da leitura não focar no relacionamento e sim na jovem), e descobrindo cada vez mais seus poderes, segue seus instintos para salvar moças que estão sendo raptadas. Não é apenas uma aventura conhecendo a família ou conhecendo seus próprios poderes, Yelena percebe caminhar em uma direção a qual escolheu: seguir sua intuição, sem medo das consequências.

Este livro traz muitos acontecimentos, mais do que o seu primeiro volume, em minha opinião! Cheio de ação, muita aventura e, claro, magia! Acredito que o próximo volume venha a ser cheio de ação novamente, fechamento de pontas e encerramentos.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Anna 06/06/2021

Yelena é o tipo de personagem que é tão cativante que acaba tornando outros personagens cativantes também, fico impressionada com a sua empatia e maturidade para aprender e lidar com as situações. Adorei como a autora ampliou o universo nesse livro (apesar de não gostar muito de Sitia e toda sua dinâmica social) e fiquei super envolvida com a narrativa do começo ao fim desse livro. O romance aqui é só a cereja do bolo, precioso demais. Enfim, vou para o terceiro livro cheia de teorias e com muitas desconfianças.

honeyreadings0 17/08/2023

Estudos Sobre Magia
Não é tão incrível como o 1° mas eu adorei. É uma expansão do universo e dos personagens, com a adaptação da Yelena em sua nova família e moradia, "descobrindo" seus poderes, por isso tenho grandes expectativas para o último.

Diego 15/01/2021

Onde esta a magia
É preciso aprender a controlar a magia ou o mago distorce o manto da magia provocando uma sigularidade, colocando aos outos e a si proprio em perigo.

estantedagi 09/01/2021

Continuação perfeita!
Quando comecei estudos sobre magia estava com as expectativas muito baixas, por que não sabia como a história poderia melhorar. E me surpreendi MUITO!
No começo do livro estava muito suspeita e levemente desanimada. Com o passar do primeiro capítulo me lembrei porque gostava tanto da história e de Yelena.
As acontecimentos são incríveis! Nunca imaginei o caminho que tudo iria seguir, os conflitos que iriam aparecer, os novos personagens, e com eles os novos relacionamentos, e tudo mais.
Me surpreendi MUITO e estou muito ansiosa pelo próximo livro!
Uma continuação perfeita para estudos sobre veneno.

Ewellyn0 10/09/2023

O tanto que eu chorei com esse livro mds...
SIMPLESMENTE INCRÍVEL
A cada resposta dada me gerou mais perguntas e espero q o próximo responda

tivoria 17/10/2021

Comparando os 2 livros até agora
Pode conter pequenos spoilers :)

Odeio julgar uma série/trilogia pelo primeiro livro, sempre gosto de terminar tudo antes de dar uma opinião concreta sobre a história, mas como esse é o segundo, durante toda minha leitura eu fiquei analisando pontos da história que eu gostava e não gostava, pra tentar ter um panorama melhor sobre tudo. Importante ressaltar que ainda tem mais um livro pra eu ler, então essa opinião pode mudar.

Desde o primeiro livro, eu senti que a história tinha muito potencial, a Yelena é uma personagem muito forte, que já passou por muito, e agora se vê com conflitos totalmente diferentes do que ela ja passou, em um ambiente diferente e que de alguma forma estão interligados com sua história. Existem outros personagens muito interessantes também, novos conflitos, novos dilemas. A história tem tudo pra ser muito boa, mas não sei se foi algo na escrita, senti falta de tanta coisa.

Eu acho que de alguma forma, a história no geral não é muito bem desenvolvida, senti constantemente que faltava algo. O universo é interessante, tem personagens com muito potencial, mas eles são todos tratados de maneira tão superficial, que as vezes as interações são até sem sentido.

O romance da Yelena com o Valek foi SUPER mal desenvolvido, a gente entende um pouco os sentimentos dela, mas mesmo assim as interações são muito superficiais, e desde o início as motivações dele de estar com ela não foram bem desenvolvidas. Podia ter sido um SUPER drama de tudo, um enemies to lovers extremamente memorável, mas tudo acontece de forma muito simplória, e os momentos dos dois são muito vagos. O Valek é um personagem super enigmático, um líder, espião, mestre em venenos, super inteligente, e mesmo assim ele é pouquíssimo desenvolvido, se apaixonou pela Yelena do nada, aparece quando ela precisa e depois sai sem mais nem menos, achei meio ???????

Acho que de certa forma dá pra falar que diversos aspectos foram desenvolvidos de maneira superficial. As histórias dos personagens se entrelaçam, mas isso normalmente não é usado pra fazer algo interessante, e quando ocorre é de uma forma muito rasa e que se resolve de maneira muito simples, ou é ignorada.

Fiquei triste porque desde o início achei que a história tinha muito potencial, e apesar de tudo isso que falei, achei ela muito boa. Como ja disse, o universo é incrível, os personagens também, só podia ser mais bem trabalhado, e fiquei constantemente com essa sensação de que falta algo. Mas a leitura tem sido muito interessante e vou terminar pra ver o desfecho dessa história.

Lis 21/08/2020

Plmdd perfeito
Por um instante eu pensei q teria um triângulo amoroso, e pra minha felicidade, não teve. Ela se manteve fiel a si mesma e ao meu grande amor valek. Amo como ela é uma personagem forte e independente. Simplesmente perfeito. Com ctz um dos meus livros favoritos.

Kananda 21/01/2021

Yelena é, sem dúvidas, uma das melhores personagens que eu tenho a oportunidade de acompanhar.
Longe da perfeição apelativa, ela evolui conforme os desafios surgem e sente medo em cada passo dessa evolução.

Ana Flávia 25/02/2020

Melhor do que o primeiro
O primeiro livro não me prendeu tanto quanto esse. Pensei em abandonar a saga, mas ainda bem que insisti! O desenrolar da história não é nada previsível. O que mais me incomodou até a metade do livro foi o romance, não via tanta graça assim, mas até nessa questão fui surpreendida. A Yelena finalmente reconhece que é forte o suficiente para fazer o que quiser. Recomendo!

Lin 13/10/2022

não prometeu nada e entregou tudo ?
gente, como a última citação que postei aqui anteriormente já diz, a Yelena faz a própria sorte dela, nunca vi alguém contar tanto com o poder do achismo. Me irritei em alguns momentos com a falta de sensibilidade da personagem, porém depois ficou claro o ponto de vista dela.
O livro é incrível, aborda assunto de gatilhos com muito cuidado, fala sobre abusos e agressões de forma muito correta, a autora conseguiu trazer tudo isso no livro sem banalizar nada e respeitando as personagens do livro. Super satisfeita com essa leitura e recomendo para todos essa trilogia ? muito amor pelo valek e pela yelena ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6