Moedas para o Barqueiro - Volume II

Moedas para o Barqueiro - Volume II Rafael Sales...

Resenhas - Moedas para o Barqueiro - Volume II

Jung Angel 29/06/2012

Minha Opinião sobre:
Moedas Para o Barqueiro é o segundo volume de uma antologia, de contos sobre a morte 'O Barqueiro'. Composta por '67' contos.

Conto/O Beijo Da Dama (Rafael Sales): Se passa na era mediaval, o conto efatiza bem as diferenças das classes sociais, dos mais e menos favorecidos.

O conto trás a nós um Conde, Uma Bela Dama de Preto e o resultado seria nada mais que Morte, apenas Morte!

Um conto agradavel, quando terminei a leitura fiquei com um gostinho de quero mais um pouquinho!

"[...]O Jovem Sorri.
-Me Desulpe, donzela, mas não poderei deixá-la processeguir se o seu nome não estiver entre os onvidados.
-Você não ira desejar que eu cruze o seu caminhos - ela sentencia, olhando fixamente os olhos do rapaz - se ainda planeja algo para seu futuro, o melhor seria me deixar passar [...]" --Pág196

Primeiro livro que leio da editora Andross. Gostei do trabalho na capa, com os 'Dracmas', e a espuma que se não estiver engana parecer formar uma face. A diagramação é simples, letras medianas, folhas brancas.

Recebi o livro do Autor parceiro aqui do blog, Rafael Sales, o livro contém um conto seu, e como foi cortesia dele, minha resenha como perseberam foi vontada ao conto 'O Beijo Da Dama'

Dos autores da Antologia, eu só conheço o Rafael Sales e a Vanessa Bosso, e é meu primeiro contato com a escrita de ambos, dos quais gostei muito!

No finalsinho do livro, tem um resuminho sobre cada autor, que achei muito interresante.

Não li todos os contos, estou intercalando eles, quando me da vontade de ler vou lá e leio um, dois contos.

Avaliação para o livro:
3 Estrelinhas
Avaliação para o Conto do Rafael Sales: 4 Estrelinhas

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Susana Weiss 03/03/2012

Começo falando em como o destino sabe nos pregar peças e às vezes brinca com a realidade: não é que um livro que fala sobre a morte teve um de seus autores falecido antes de ser lançado? Sim, uma grande ironia desse nosso destino, a morte (em pessoa) querendo dar seu toque final a obra. Desculpem os que considerarem o comentário de mau gosto, mas foi realmente um fato muito curioso e eu não poderia deixar de comentar.

O livro é uma seleção de 67 contos sobre a morte escrita por 67 escritores incríveis da nossa literatura fantástica nacional moderna. Tratar os mitos da morte é sempre fascinante e o livro é muito bem escrito e organizado brilhantemente pela Cristiana Gimenes. Pensei algum tempo em como escrever essa resenha, são tantos contos curtos que seria complicado falar de todos, então vou falar de alguns que mais chamaram minha atenção por algum motivo.
...

@apilhadathay 22/01/2012

Resenha Moedas para o Barqueiro
A morte chega e, com ela, paradoxalmente uma nova vida. Mas, para se chegar nessa nova existência, é preciso atravessar o rio que separa o mundo dos vivos do mundo dos mortos. Caronte é o barqueiro que faz essa travessia. Entretanto, exige incondicionalmente seu pagamento: duas moedas. Caso contrário, o desencarnado ficará preso entre duas terras. Moedas para o Barqueiro II traz novas histórias sobre a única certeza da vida. E um conselho: ande sempre com suas moedas... Você nunca sabe quando precisará delas.

Esta é mais uma das antologias que recebi em parceria com o amigo e autor Rafael Sales - autografada e com dedicatória! Mais uma vez, obrigada, amigo! O livro reúne 67 contos que refletem, como o título anuncia, a morte - não necessariamente envolvendo o barqueiro Caronte, como eu pensara, a princípio, mesmo que esteja dentro de um universo fantástico.

Além das lendas antigas abordadas e das releituras do mito do barqueiro, encontrei muito mais aspectos reais do que fantasiosos no livro. Alguns dos contos poderiam ser interpretados como lendas urbanas - são assustadores, provocativos, causam reflexão e tiram o sono. Ainda não li o primeiro livro mas, pela apresentação de Cristiana, de fato havia mais LitFan no primeiro volume do que neste, que abriu espaço para abordagens da morte no cotidiano. Eu me apeguei a alguns personagens em especial e, no fundo, flagrei-me desejando que no fim, não fossem levados pela "Indesejável das Gentes". Mas ela também é chamada a Inevitável, então...
O design de capa, de Marina Ávila, ficou sensacional. Ela, que já é famosa por seu trabalho gráfico, fez mais um excelente projeto que é de assombrar, até nos detahes. A revisão, que ficou por conta de Helena Gomes, também nada deixou a desejar, foi impecável. Um fato triste é que um dos autores, Humberto, faleceu alguns meses antes do lançamento e não teve a oportunidade de ver o livro pronto.

No geral, não senti com o livro a mesma conexão que poderia, mesmo que alguns dos textos tenham mexido comigo. É uma leitura mais séria, reflexiva, que pode até agradar ao público jovem, mas acredito que seja mais voltado ao adulto. Levei um pouco mais de tempo para ler, mas acredito que menos pelo livro do que pela própria perda que sofremos aqui - coincidência ou não, aconteceu, e me levou a buscar reflexão em cada um dos contos seguintes.

Meus favoritos foram...
A Menina
A Manhã Perfeita
Casamento Perfeito - uma visão dos velórios que compartilho com o autor.
O Beijo da Dama - incrível a forma como aborda as (in)diferenças sociais e os alvos da morte
Manhã de Setembro
Um Último Jantar