Ainda Resta uma Esperança

Ainda Resta uma Esperança J. M. Simmel

Resenhas - Ainda Resta uma Esperança

F . 05/05/2009

Este foi o terceiro livro que li. Devia ter uns 11,12 anos. Não, o livro não era para mim. Na época, não tinha muita idéia da dimensão da 2º Guerra nem de muitas coisas. Mas eu li. Li e lembro de ter gostado. Não lembro com riqueza de detalhes, mas na minha visão de criança, o livro falava sobre companherismo, sobrevivência e a construção de amizades. Não reli nunca mais, até porque, não quero alterar esta imagem que tenho. Este livro, sem dúvidas, foi um dos responsáveis por em continuar a ler, e me apaixonar, definitivamente pela leitura.

Robélia 13/06/2010minha estante
Lindo!

Jhog 23/03/2023

Maravilhoso!!!
Esse livro é fabuloso, uma maravilha sem igual, é um "up" pra sua vida. Se estiver sem esperança, sem perspectiva leia esse livro, é um bálsamo.

Não conhecia o autor, mais uma vez a SLV me traz uma grata surpresa por me fazer conhecer um excelente autor. Sua escrita é fluida, você consegue se situar nos locais, parece uma fábula em alguns trechos e é realmente fácil ler.

Os personagens bem distintos, todos sofreram as dores da guerra mas nada que conte em detalhes os horrores da mesma, são os fatos dos personagens viverem o pós-guerra, seguindo suas vidas, ou tentando e outros jogando a mesma fora por não ter mais nada a perder.

Mas o livro não trata de morte, a vida canta nesse livro, junta da esperança, de mãos dadas e mostrando que nem tudo está perdido.

Dou 5 estrelas, por ser formidável, fabuloso e com um carinho enorme. Esse livro eu vou chamar de "Abraço", pois é a sensação que se tem quando se lê.

?????

Cris.Aguiar 12/03/2023

Comovente
Eis uma história que tem o "tom" de um dos personagens principais. Mr. Mamouliam.. Para mim esse livro bem poderia ser o Comedia Humana que ele estava criando. É um livro que ao mesmo tempo que fala de amor e esperança e fé, também traz uma tristeza muito grande. O escritor conseguiu me transmitir uma emoção de um cenário de reconstrução pós guerra, onde temos um misto vontade de acabar com a vida x vontade de vivê-la diferente.
Ele traz os vieses dos que se ajudam, dos que se aproveitam, dos que se reescrevem, dos que calam em si e o dos que gritam de si. Para mim, um livro que engana com passagens singelas enquanto aperta seu coração.

RECOMENDO!

Clube de Leitura SLV: março 2023

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

maria.e.sousa.7 29/03/2023

De aquecer o coração
Não me recordo de já ter lido este autor anteriormente, mas gostei bastante da sua narrativa.

O encontro com o protagonista, Mr. Mamoulian, funciona como uma espécie de bálsamo sobre a nossa alma tão calejada dos encontros e embates humanos modernos, da vivência no dito ?mundo cão? atual, da selva de pedra, da dinâmica do cobra-engolindo-cobra que tanto caracteriza nossa sociedade hipercompetitiva, fria e indiferente. Certo, a estória se passa cem anos atrás, mas creio que esse endurecimento humano já era bastante notado então ? especialmente no pós-guerra.

Exatamente por se passar no pós-guerra, temos o contexto de grande destruição física dos símbolos da civilização (arquitetura, arte, literatura) destruição humana, e de pessoas muito feridas, emocional, mental e fisicamente ? perdas terríveis, humanas e econômicas. Há o paradoxo de as pessoas estarem ao mesmo tempo aliviadas com o fim do horror, amedrontadas de que ele se repita, e esperançosas de que tenhamos aprendido a lição para não o repetir.

A bondade intrínseca e, em certos momentos, até mesmo a franca ingenuidade (seria mesmo ingenuidade?) do Sr. Mamoulian dá um quentinho no coração e dá vontade de termos tido, nós mesmos, o privilégio de tê-lo conhecido. O Sr. Mamoulian resiste e insiste em confiar no ser humano, ao risco da sua própria segurança, financeira, e mesmo pessoal. O autor diz, através da sua personagem, que sim, é preciso esperançar, apostar, confiar que o lado mais luminoso da natureza humana prevaleça, a despeito dos resultados recentes dos domínios da sombra.

Neste cenário de escombros, literal (a casa do protagonista e muito dos arredores estão em ruínas devido aos bombardeios da guerra), e figurativo (pessoas mutiladas fisicamente, deprimidas emocionalmente, economicamente encurraladas, e mesmo suicidas), figuras improváveis, de gerações diferentes, vão se encontrando, empatizando-se mutuamente e se irmanando no sofrimento, assim como na busca de soluções e melhorias para todos.

O Sr. Mamoulian era riquíssimo e perdeu tudo, inclusive os _amigos_ e a fama que o dinheiro lhe trouxera; encontra um suicida, Jakob, e usa a tática do pouco interesse para dissuadi-lo da sua decisão lúgubre ? não apenas o dissuade dos seus intentos suicidas, como acaba por leva-lo para casa; Dona Magdalena, a _pedreira por profissão_,mulher já de meia idade, viúva, sem perspectivas de moradia, mas à espera do retorno do filho que foi para a guerra; o trabalhador milionário, mas amargado pela desvalorização da esposa; a prostituta bonitona, ciente e usando bem de seus recursos, extremamente sincera mas ainda assim gentil... cada personagem, a seu próprio modo, profundamente ferida pela vida e amedrontada pelas incertezas do futuro. Todos lidando com grandes perdas, inclusive de familiares. Juntam-se e formam um nova família, em que está implícita a ideia: família é quem se importa, é quem fica junto, é quem não solta a mão. E ilustram belamente o versículo citado pelo próprio Mamoulian: _?Ide, pois, para as encruzilhadas dos caminhos e convida a quantos encontrardes?_. Mamoulian prossegue: ?Eu fui até a encruzilhada e convidei a quem encontrei - não me arrependi?. Mamoulian e Simmel dão uma lição de vivência do Evangelho de Cristo, relembrando que é fácil ver o outro como inimigo, por causa das diferenças; a saída é a inclusão.

O livro mistura o tom lúgubre e de incerteza do pós-guerra ao otimismo e esperança desses protagonistas que vão vivendo da melhor forma que conseguem, dando, eles mesmos o seu melhor a cada momento. A honestidade ingênua do Sr. Mamoulian dá o tom da narrativa e, por vezes nos perguntamos se ele de fato é ingênuo, ou assim age para tirar o melhor das pessoas. E claro, o grande senso de humor, também ingênuo até certo ponto, torna a narrativa muito engraçada, a despeito de tudo - Simmel consegue relatar uma tentativa de suicídio de forma engraçada.

Questionam-se valores, ética, moralidade, laços, perspectivas. Afinal, terá o homem aprendido com seus erros? Ou seria estúpido o suficiente para seguir apostando no medo e no poder?

Achei interessante o preâmbulo de cada capítulo, que em lugar de ser spoiler, instiga a curiosidade de quem lê. Porém, me incomodou o ritmo um pouco lento e, em alguns momentos, excessivamente descritivo. Talvez não ajudou o fato de eu ter acabado de ler _Kindred_, que, ao contrário deste, tem um ritmo intenso e vertiginoso, de tirar o fôlego. A placidez de ?Ainda resta uma esperança? me impacientou em certos trechos.

O título traduz bem a tônica do livro, de esperança e reconstrução. Embora soe ingênuo em alguns momentos, é um verdadeiro alento, de aquecer o coração.
Recomendo!

???? - 3,5 de 5

Fernando.Subra 23/04/2024

Ainda resta uma esperança
Muito se fala dos horrores da segunda guerra mundial, das vítimas do campo de batalha e daqueles que infelizmente morreram nos campos de concentração nazistas, mas pouco refletimos nas pessoas que indiretamente foram atingidos pela guerra.
Ainda resta uma esperança é um relato comovente de como pessoas inocentes foram afetadas em todos os aspectos de sua vida, de uma prostituta até uma mãe que esperava seu filho que lutava pelo campo soviético na guerra, ninguém escapou ileso.
Uma época de carências emocionais, sociais, econômicas, de sonhos desfeitos e de traumas conquistados, a leitura faz refletirmos na verdadeira essência do ser humano, independente do lugar em que vive.

Thainá 24/07/2021

Surpresa boa ?
Tenho esse livro há uns bons anos, ganhei ele junto com o acervo pessoal de um amigo que ia colocar fora pq não tinha mais espaço em casa (quem coloca livros fora meu deus???!!!) e nunca tinha me chamado atenção pra ler até que postei a foto da minha estante nos stories do Instagram e uma amiga disse pra eu ler esse livro é muito bom. Pois bem, a curuosidade me venceu e eu fui lendo ele devagarinho pra entender bem a história e conhecer melhor o estilo do autor e posso dizer que foi a minha leitura favorita esse ano.
O livro é repleto de situações inesperadas e já comeeça com um dos personagens principais tentanto o suicídio. Tal fato introduz os demais personagens da história e faz com que o livro fique impossível de largar até que tu chegue na ultima página.
Muitas reflexões sobre a vida, sociedade e as pessoas são levantadas de maneira leve e até divertida já que o o autor aborda o cenário pós Segunda Guerra Mundial em país onde as pessoas foram duramente afetadas e os recursos pra viver estavam escassos. É um livro onde quando pessamos que tudo vai dar certo aparece mais algum empecilho que é resolvidou (ou não) da forma mais inusitada possível.
Recomendo muito a leitura e gostaria que esse livro fosse reeditado e relançado pelas editoras já que a edição que eu tenho é dos anos 80 e só se acha em sebos e nem sempre em bom estado.
Além da boa surpresa com a leitura, dentro do meu livro ainda tinham 5 trevos de 4 folhas guardados que me deram o maior susto quando eu virei a página hahaha, é tão especi pensar que alguém pode ter deixado lá há mais de 30 anos, esqueceu e quem acabou encontrando foi eu.
Já coloquei vários livros desse autor na minha lista pras próximas leituras e vou rumo ao garimpo nos sebos pra completar a minha estante ??

Marli Souza 12/04/2011

Gostei...é um livro leve, que nos faz pensar sobre nossas relações.Achei intenso mas eu queria mais...nem me lembrava da historia! foi tudo novo de novo!

Breno 30/04/2012

Esperança
O livro conta a história de três pessoas, um quase suicida, uma pedreiro de profissão e um ex-milionário, onde juntam suas dificuldades e se transformam em grandes amigos.
No decorrer da historia conhecem conhecem outras pessoas, existe alguns casos amorosos e se transformam em uma família um pouco diferente do normal, os 3 passam a morar no porrão da casa em ruína do ex-milionário e decidem então reconstruir eles próprios a casa novamente.
Acontece varios fatos no decorrer da historia, o autor expoem bem o tema pós-guerra, e transmite varias opiniões sobre o assunto através do livro. Esperança é um dos temas mais abordados e uma fé em que todos os personagens tem, mas cada um com sua forma diferente de fé esperançosa.

Pâmela 16/07/2013

A contribuição de Ainda Resta uma Esperança
O livro nos proporciona uma leitura bastante rica e significativa, pois seu contexto se dá no segundo pós-guerra e nos faz conhecer a mentalidade e a situação das pessoas da época. Apesar de que com poucas páginas de leitura você já consegue perceber o estilo do autor e faz com que os acontecimentos se tornem previsíveis, pois você sabe que ele vai fazer alguma coisa para que tudo dê certo.
Mas só o fato de você entender melhor o que se passava naquela época é bastante gratificante, além desse livro contribuir para o nosso dever de tratar humanitariamente o próximo e também podemos entender a Guerra Fria, numa parte quando um dos personagens, em uma conversa, explica sobre o poder dos produtores de bombas.

Elineuza.Crescencio 15/04/2024

Gênero: Roance
Avaliação: 5/5
Início da Leitura: 12/04//2024 Término da leitura: 15/04/2024

Autor
J. M. Simmel nasceu em Viena em 1924.
Filho de pai judeu Alemão e mãe alemã viveram os tormentos da segunda guerra;
Foi contista, romancista e tradutor também trabalhou como jornalista.
Seus romances são muito populares e em nenhum momento deixou de expor seus sentimentos e posicionamentos sociais enquanto escrevia.
Seus livros foram traduzidos para mais de trinta idionmas.

Sobre o livro
1. O cenário é a Alemanha imediatamente depois de segunda guerra.
2. As personagens são os sobreviventes do grande estrago provocado pelas lutas e que continuaram na Alemanha durante os longos anos da guerra. Um homem, carpinteiro, que não tem emprego nem esperança para continuar vivendo pois perdeu a esposa e filha. Uma mulher, já idosa, que trabalha com construção, mas perdeu a casa e por último o abrigo por não ter com que pagar e mantém acesa a esperança de que o seu único filho retorne com vida dos campos de batalha. E por fim um homem, tradutor, que já foi muito rico e atualmente vive num único cômodo de sua casa destroçada. Os dois acabam por se cruzarem e descobrem um objetivo em comum que os une.
3. Gostei muito da história pelos momentos de bom humor, pelos momentos de reflexão sobre o que os torna humanos, a maldade humana, a esperança, o otimismo e o pessimismo.
4. A generosidade transforma as pessoas.
5. Um objetivo em comum dá sentido à vida desse trio do romance e daqueles que direta ou indiretamente se envolvem para ajudar.
6. Recomendo.

Thay 02/12/2020

Amei
Não dava nada para esse livro, mas ao final me surpreendi positivamente, ele nos mostra o verdadeiro sentido da vida nos mínimos detalhes, além de ser muito engraçado.