Como o Grinch Roubou o Natal

Como o Grinch Roubou o Natal Dr. Seuss

Resenhas - Como o Grinch Roubou o Natal

Vini 11/12/2023

O famoso personagem Grinch teve sua origem no best-seller instantâneo do Dr. Seuss, 'Como o Grinch Roubou o Natal', publicado em 1957. A adaptação para a TV de 1966 é um clássico, o filme live-action de 2000 e o filme de animação de 2018 nem tanto, embora cada um tenha faturado centenas de milhões de dólares. Uma versão musical chegou a Nova York em 2006, encerrando a sequência de quase dois anos de Wicked no topo das bilheterias da Broadway.

Sim, "você já viu esse filme antes". Todos nós sabemos a lição que o Grinch aprende. Eu já comentei em outras resenhas, mas para mim perde um pouco a graça de ler clássicos que já são muito adaptados pelas diversas mídias, mas tudo bem, a experiência de leitura desse clássico infantil foi legal.

As inimitáveis ilustrações de Dr. Seuss do cão do Grinch, Max, disfarçado de rena, são em preto e branco com toques de vermelho, poderiam receber mais cores. As ilustrações são meio patetas, e o Dr. Seuss têm um hábito irritante de fazer os personagens sorrirem em sua fala, mas para os pequenos a arte pode ser divertida.

A prosa do Dr. Seuss é soberba, rápida, e divertida, e sua rima e métrica são precisas. Eu achei o livro curto demais, mesmo se tratando de um livro infantil. 'Como o Grinch Roubou o Natal' merecia mais desenvolvimento, mais páginas, mais ilustrações e cores.

A história em si tem charme e é forte, mesmo sendo curta. A solidão do Grinch, levou-o a ser miserável, o que o fez ter inveja da felicidade alheia no Natal. Isso levou nosso antagonista a roubar todos os presentes e guloseimas dos habitantes de Whoville. A ironia criativa do poeta para fazer o Grinch se passar pelo Papai Noel em seu assalto para roubar o Natal foi apenas um pequeno toque inteligente que acrescentou ao tema do poema.

'Como o Grinch Roubou o Natal' consegue ir além. A natureza comunal das festas perde-se para a mercantilização e a superficialidade capitalistas. Este poema reflete sobre a verdadeira natureza do Natal, que não vem apenas dos presentes e da festa, mas da união e do amor.

Esse clássico infantil tem uma mensagem forte e maravilhosa. É um clássico, com uma mensagem mais atual do que nunca. Recomendo esse livro para as crianças bem pequenas, pois ele é bem infantil. Eu assisti tudo o que existe sobre o Grinch antes de ler o livro, a experiência acabou não sendo agradável, acho que para os adultos o livro funcionará pouco.

Eu recomendo vocês apresentarem aos seus filhos, primeiro o livro, depois deixá-los livres para curtir as adaptações. Os filmes são mais coloridos e dinâmicos do que o livro e o desinteresse pela obra literária pode ocorrer entre os baixinhos também. É uma história de natal maravilhosa que será difícil deixar de ser apreciada pelas próximas gerações.

site: https://www.estantedovini.com.br/post/como-o-grinch-roubou-o-natal-resenha

Dany Kriger 12/07/2022

Max, traga os meus calmantes!
Eu sou MALUCA por Grinch, assisto o filme todo mês, as vezes mais que isso, sei as falas e tudo. Então ler foi perfeito! ?

Ester 17/12/2022

Um clássico maravilhoso de se ler!
Foi tão rapidinho que eu nem notei.
Amei as ilustrações, tanto quanto as rimas.
O Grinch é um dos meus filmes natalinos favoritos, apesar de eu não gostar tanto do Natal, e obviamente eu tinha que ler esse livro nessa data que para muitos é tão especial.
Apesar de ser um livro infantil eu recomendaria ele pra qualquer pessoa porque é muito lindo o livro.

Renata_ Pandora 07/12/2023

Quanta saudade
Que releitura nostálgica, ler esse livro me fez me sentir criança novamente, me trouxe à memória momentos felizes em família, com patentes que não estão mais presentes.

@esselivrotemhistoria (ig) 26/12/2021

Barulho! Barulho! Barulho! Barulho!
Banquemte! Banquemte! Banquemte! Banquemte!
Cantoria! Cantoria! Cantoria! Cantoriaa!

Quando Grinch roubou o Natal,  já é  um clássico natalino, senão pelo livro , com certeza pelo filme/animação (1966, 2000, 2018). Lembrando que o filme sempre conta o conto (ou seja , aumenta um ponto). No livro, Cindy-Lou,  não  tem tanto apelo como personagem. Ela flagra o Grinch vestido de Papai Noel e ele, muito esperto, conta a "lorota" da luizinha na árvore que precisa ser consertada, "ele lhe faz um cafuné e pediu que fosse pra cama, era tarde pra uma criança estar de pé " O livro vai direto ao ponto:

?Como o Grinch roubou o natal
??Theodor Seuss Geisel.
?@companhiadasletrinhas
??How the Grinch Stole Christmas! (1957)
?Bruna Beber (fico impressionada como se faz uma tradução  de um texto rimado)

O cachorro Max faz parte da "ótima péssima ideia" do rabugento Grinch de roubar o Natal dos Quem.
"Ah, essas meias! Vão  ser as primeiras a serem roubadas!"
"O único  rastro de comida
que deixou na despedida
foi uma migalha infeliz
que nem o rato quis."

Quando está  preste a arremessar tudo do alto da montanha, ouve então  o barulhos que esperava... #sqn . Então  em meio a comemoração do natal, seu coração, (dizem), ficou 3 vezes maior...
"Talvez o Natal não  possa ser conprado. Talvez o Natal... talvez... tenha outro significado!"

Uma história  contada toda em rima, como é próprio do autor. Apresentar o livro às crianças traz a reflexão de que existe um autor e uma história original por trás  dos desenhos animados. Permite questionar as adaptações e histórias inventadas. Não  se trata do que é  melhor, mas de ampliar uma experiência.

Ao final do livro encontramos o texto original em inglês e algumas  curiosidades (trago 3):
*Theodor Seuss Geisel adotou pseudônimo, Dr. Seuss, para assinar suas obras mais ousadas.
*A inspiração para o personagem Grinch foi o próprio Dr. Seuss! Que dizia se identificar muito com o ser rabugento que detestava o Natal.
*Originalmente Grinch não é  verde. Ganhou essa cor para uma animação infantil ( a primeira). O som green e Grinch são mesmo familiares e dão  um toque natalino ao personagem ao deixá-lo parecido com uma árvore de natal. Seria uma linda explicação,  mas  "o diretor Chuck Jones achou melhor mudar a cor do Grinch para ele se adaptar melhor as telas. Ele escolheu a cor verde porque, era a cor de todos os carros feios que ele já havia alugado na vida".¹

¹https://www.realworldfatos.com/2017/12/12-curiosidades-sobre-o-grinch.html?m=1

Lucas1429 04/01/2022

Não esperava por isso
Eu achava que era ruim, mas não é. Na verdade é muito legal, as rimas fzem a leitura ficra mais legal e mais fluída e a história é boa

Laurete | @queridaeusouleitora 31/12/2021

Clássico
Não sei porque passei tantos anos sem ler, vi o filme é tinha amado, dei chance para o livro e amei também, apesar de bem curtinho

wikibibs 15/12/2021

é o clássico né?
pra quem tem criança pequena e quer inserir no mundo das leituras natalinas, Como o Grinch Roubou o Natal é perfeito pra isso.

Aline Araujo 10/12/2021

O clássico do natal
Todo mundo em Quemlândia ama no natal, menos o ser verdinho que vive no alto de uma montanha nevada. O Grinch não entende, nem suporta toda a animação com o esse dia e pensa que roubando presentes, árvores e comida o dia não vai existir.

Mas quando amanhece e todos os Quem estão felizes cantando hinos natalinos, ele se dá conta de que:
?- Talvez o Natal - pensou - não possa ser comprado. Talvez o Natal? talvez? tenha outro significado!?

Até o rabugento do Grinch necessita de amor.

(Ainda bem que Dr Seuss largou a vida acadêmica e foi escrever livros infantis ?).

Drielle Geanini 10/05/2023

O Grinch
Uma leitura fotos e divertida, com uma pequena mais forte mensagem sobre o real sentido do Natal e das diferenças entre os cidadãos.
Li para meus filhos de 1a10m e 5a10m, o mais velho ficou com medo de alguém roubar o Natal dele e o mais novo riu do jeito do Grinch.

Suh-shine 11/12/2023

Eu amo o Grinch...
Como pode um personagem que deveria ser odiado e tido como vilão ser tão incrível? me identifico muito com a parte de não gostar do natal(não chego a odiar), amo o filme mas é a minha primeira vez lendo sobre... e amei, deveria tem umas 400 páginas só acho!

Rafaela (@exlibris_sc) 16/03/2020

Como ressuscitar o espírito do natal à tempo de comer a sobremesa!
Divertido, sagaz, cheio de maldades e coisas fedorentas. Assim é o senhor Grinch (ou ao menos no princípio) que simplesmente ODEIA o natal! Mas como é possível alguém odiar essa época? Se refletirmos a fundo o motivo por trás do ódio do Grinch, podemos concordar com uma ou duas coisas. A mais importante delas é que o Natal não é exclusivamente uma época para troca de presentes ou competição da casa mais natalina do bairro, mas sim um tempo de partilha e sentimentos verdadeiros. Aos poucos, após uma tonelada de maldade e furtos de presentes, comidas e enfeites, o Grinch percebe o quão importante e belo é o natal. Mas, isso não acontece por si só como mágica; como todas as boas histórias, assim como na vida, é a pureza de uma criança que toca o coração [antes de pedra] do Grinch. Me diverti bastante com a leitura e é um ótimo livro para ser apreciado com as crianças, desde as mais tenras idades até o coração mais gelado que, tenho confiança, será amolecido e logo menos encontrará o sentido do Natal; feito o Grinch. Publicado em 1956, já foi adaptado para o cinema e tv. Essa edição vem com a estória em inglês nas últimas páginas, então é ótimo para as crianças praticarem. De forma rimada, com ilustrações malucas, mensagens morais e éticas embutidas nas páginas, o Grinch irá roubar seu coração também!

site: https://www.instagram.com/p/B7rOnHSDTA5/
DessaJ.C. 22/03/2020minha estante
Amooooo

Dan 09/12/2023

Lindeuso
O filme do Grinch foi lançado quando eu tinha 7 anos de idade. Desde então é uma tradição assistir quando o natal se aproxima.
Hoje nós lemos o Grinch pela primeira vez para o meu filho. Que é só um bebê no forninho com 19 semanas de gestação. Coisas boas devem ser passadas a diante!