História da Leitura

História da Leitura Steven Roger Fischer

Resenhas - História da Leitura

Romeu Felix 27/05/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Introdução:
O livro "História da Leitura", escrito por Steven Roger Fischer e publicado em 2007, aborda a evolução e os diversos aspectos da prática da leitura ao longo da história. A obra oferece uma análise abrangente sobre como a leitura se desenvolveu nas diferentes sociedades e culturas, explorando as mudanças na tecnologia da escrita, as práticas de leitura, os hábitos de leitura e as influências sociais e culturais relacionadas ao ato de ler.

Resumo do conteúdo:
O livro está dividido em capítulos que abrangem diferentes períodos históricos e regiões geográficas, proporcionando uma visão panorâmica da história da leitura.

Capítulo 1: O surgimento da leitura
O autor explora as origens da leitura, desde os primeiros sistemas de escrita até o desenvolvimento de métodos de leitura mais sofisticados. Ele discute as primeiras formas de leitura, como a leitura em voz alta e a leitura silenciosa, e sua importância para a disseminação do conhecimento.

Capítulo 2: A leitura na Antiguidade
Neste capítulo, Fischer examina a prática da leitura nas civilizações antigas, como a Mesopotâmia, o Egito, a Grécia e Roma. Ele analisa o papel da leitura na educação, na religião e na formação intelectual dessas sociedades.

Capítulo 3: A leitura na Idade Média
O autor investiga as transformações na leitura durante a Idade Média, destacando o papel da Igreja Católica na preservação e disseminação do conhecimento. Ele discute a leitura como um privilégio das elites e a influência dos mosteiros na cultura escrita.

Capítulo 4: A leitura na Era Moderna
Fischer aborda as mudanças significativas na leitura durante a Era Moderna, com a invenção da imprensa e a disseminação dos livros. Ele explora o surgimento das bibliotecas públicas, o desenvolvimento da leitura individual e as transformações na cultura letrada.

Capítulo 5: A leitura na era digital
O autor discute o impacto da tecnologia digital na prática da leitura, explorando as transformações nas formas de ler, como o surgimento dos e-books, o acesso à informação online e as mudanças nos hábitos de leitura na era digital.

Capítulo 6: Perspectivas futuras da leitura
No último capítulo, Fischer apresenta reflexões sobre as perspectivas futuras da leitura. Ele examina os desafios e as possibilidades para a leitura em um mundo cada vez mais digitalizado e globalizado, discutindo a importância contínua da leitura na formação intelectual e no desenvolvimento da sociedade.

Conclusão:
"História da Leitura" de Steven Roger Fischer é um livro abrangente que explora a evolução e os diferentes aspectos da prática da leitura ao longo da história. Publicado em 2007, o livro oferece uma visão panorâmica sobre as origens da leitura, seu papel nas diferentes sociedades e culturas, e as transformações trazidas pela tecnologia e pela era digital. Com 340 páginas e escrito em português, a obra é uma leitura enriquecedora para aqueles interessados em compreender a importância histórica e cultural da leitura e refletir sobre seu futuro. Através da análise cuidadosa de Fischer, o livro nos convida a explorar o poder transformador da leitura e seu papel fundamental na disseminação do conhecimento e na formação intelectual.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Renata.Tavares 03/05/2023

Excelente livro para quem quer aprender mais sobre a história da leitura, me ajudou bastante na minha monografia.

Léo 10/01/2023

Uma recomendação muito boa!
Soube desse livro por meio do canal Três Vias.

É um livro muito bom e rico em informações.

Além de falar sobre o ato de ler, também possui algumas passagens falando sobre o ensino da leitura, sobre as dificuldades no processo de cópia de uma obra e sobre a tradução da Bíblia, entre tantas outras coisas.

Antes de lê-lo, conheci as outras obras do autor e também "Uma História da Leitura", de Alberto Manguel. Por meio disso, pude apreciá-lo ainda mais.