Encontro às cegas

Encontro às cegas Carolina Aguirre

Resenhas - Encontro às cegas

Amanda 11/02/2014

Um chick-lit argentino que não deixa nada a desejar aos americanos e britânicos famosinhos do gênero.
A lúcia é uma mulher de 30 anos a procura de um namorado ~de verdade~ para acompanhá-la ao casamento da irmã e ver se assim sua mãe finalmente pare de lembrá-la (a todo momento!) que está acima do peso e solteira. Então você começa a acompanhar uma jornada desesperada em busca de um relacionamento seguro dentro de 227 dias em contagem regressiva e vários términos.
Devo confessar que já conheço bem o gênero e tive mágica descoberta de quem seria o par perfeito da Lúcia assim que seu nome foi citado pela primeira vez. Ou talvez tenha sido intuição minha. Mas isso, é claro, não afetou a minha experiência com o livro, eu adorei! Gostei principalmente de mostrar os defeitos e qualidades dos pretendentes e da própria Lúcia. Sem falar que eu, como solteira convicta que sou, acabei me identificando muito com a protagonista justamente por ela não ser uma garota desesperada por namorado, ela só entrou nessa busca por deixar se levar pelo que as pessoas falam.
O livro tem muitas (MUITAS!) tiradas engraçadas e a forma com que a Lúcia escreve seu diário contribuiu muito nisso.
Enfim, livro recomendadíssimo se você quiser relaxar, rir um pouquinho e se apaixonar!

Mila 17/01/2014

Encontro as Cegas
Minha irma ja tem esse livro a um bom tempo, porem so fui me interessar em ler ele nesse ano, comecei a ler no dia 16 e terminei no mesmo dia. O livro tem uma historia fascinante, pelo qual os leitores ficam curiosos para saber o que vai acontecer depois, porem me decepcionei com o final do livro, esperava bem mais. Aprendi que nem sempre o mais feio e o pior ou o mais bonito e o melhor, temos que fazer as coisas pensando em nos e nao no que os outros pensam, o que vem em primeiro lugar e a sua felicidade!
Beatriz 26/01/2014minha estante
Muito interessante, querida! Ótima resenha, fique com Deus.

Gabrielli 01/12/2013

Nessas férias minha mente precisava relaxar e nada melhor que ler romances leves. Esse foi um dos meus escolhidos pela história fora do convencional o que sempre me chama atenção nos livros.
O livro fala sobre Lucía irmã mais velha de 30 anos solteira, que ao ver a caçula da família se casar e sua mãe fazer uma profecia de que ela iria ao casamento sozinha resolve mudar as coisas. Durante a história ela faz várias trapalhadas, é irônica e pessimista.
O mais legal do livro pra mim foi que eu acabei me surpreendendo com o final( se bem que na metade mais ou menos comecei a ter uma noção); uma das coisas mais legais são as reflexões dela sobre a sociedade, os conceitos de relacionamento e o comodismo. No fundo toda mulher é insegura algumas mais que outras e de vez em quando bate um medo de ficar sozinha pra sempre, não achar sua outra metade ou perder muito tempo com as metades de outras pessoas. Um livro leve e fora do romance convencional.
; Lili 15/12/2013minha estante
Comprei esse livro há mais de um ano e ainda não o li. oO

Gabrielli 16/06/2014minha estante
bem levinho e um que de depressivo em algumas parte mas vale a pena Lili.

Jessica Oliveira 19/09/2013

Encontro às cegas
Encontro às Cegas é um chick-lit escrito em forma de diário que conta apenas com alguns poucos diálogos, sendo esses repassados como pensamentos da personagem.

A autora argentina usou gírias e expressões de seu país, tornando Encontro às Cegas um livro com sotaque e personalidade, e esse contraste linguístico só faz com que a leitura se torne mais engraçada.

Desde que comecei a ler já fiquei curiosa sobre como a história terminaria. Queria saber logo se Lucia iria acompanhada ao casamento de sua irmã e óbvio, quem seria o felizardo.

A autora conseguiu transmitir perfeitamente as inseguranças, medos e complexos da personagem. que em uma tentativa desesperada de calar a boca de sua mãe, se lança, "às cegas", em uma maratona de encontros, muitos desses absurdos. Nos apresentando assim uma "lista" de personagens que podem vir a se tornar seu futuro namorado.

"Sofro de um mal: sou invisível para os homens normais. Estou condenada a que só os idiotas prestem a atenção em mim, os desagradáveis, os grotescos, os malucos, os esquizofrênicos voluntários. Nem sequer me dão bola os psicopatas e os abusados, que deveriam fazer a festa com uma insegura como eu."

Não vou dizer que o livro é um show de humor, mas sim que tem pontos muito engraçados e que me pareceram bastante realistas, mostrando os prejuízos da sociedade onde as aparências e o aspecto são de uma grande relevância.

"Chegar sozinha seria colocar em evidência que estou sozinha porque as garotas como eu estão sempre sozinhas. Assumir que não é circunstancial, que não estou entre uma relação e outra, mas que estou fodida, mal da cabeça, que tenho problemas emocionais e que vou morrer sufocada debaixo de cinco gatos gordos que gritam, irritados, porque querem mais comida diet. Ir sozinha é dizer a eles que não posso controlar o meu destino. Ir sozinha é dar licença para que se acotovelem. Ir sozinha é dar a eles permissão para que sintam pena, para que me tratem como uma leprosa ou, pior ainda, para que tentem me apresentar um amigo. Ir sozinha é confirmar que minha vida não tem remédio!"

Assim que você começa a ler já sente empatia por Lucia, ou pelo menos, sente apreensão pelo modo que sua mãe a trata. Com situações absurdas, ternas, engraçadas e muitas vezes tristes a autora nos leva a um final um tanto quanto inesperado, e na minha opinião, perfeito.

Para quem gosta de livros divertidos essa é uma ótima dica de leitura.

site: http://leiturae7arte.blogspot.com.br/2013/09/encontro-as-cegas-carolina-aguirre.html

EulAlia.Marques 24/07/2013

O livro tem uma narrativa bacana, feminina. Se trata de Lucia uma mulher de 30 anos com ares de Bridget Jones, encucada com o peso, aparência e lógico com o amor.
Sua mãe só a critica, só a põe para baixo e para completar aposta com a irmã de Lucia que ela não irá ao casamento acompanhada de um namorado oficial.
Só que Lucia não tem talento para escolher, e muito menos tempo. Ela narra várias trapalhadas de tentativas de arranjar um relacionamento firme.
É aí que o livro fica engraçado mas em certas partes exagerado.
O fim é um pouco óbvio mas legal.

Robertha 28/06/2013

227 dias para arrumar um namorado
Pelo subtítulo você já pode começar a imaginar o que vem por aí. Encontro às cegas foi escrito pela autora argentina Carolina Aguirre e, também, foi uma das leituras mais gostosas que já fiz, apesar de ter sido usada a fórmula mágica dos livros deste gênero. A história gira em torno de Lucía, que tem 30 anos, está acima do peso e trabalha em um emprego que mal dá para pagar seu aluguel.

Lucía tem uma vidinha sem graça - trabalho, casa, trabalho - e, desde que rompeu com seu ex, Rodrigo, nunca mais se relacionou. Além de ter que conviver com a seca, Lucía tem que lidar com a insistência de sua mãe em tentar casá-la a qualquer custo. Porém, uma notícia repentina muda sua vida completamente. Sua irmã mais nova, Irina, vai se casar!

A caçula é o oposto de Lucía e com o casório a vista, a mãe não vai deixar por menos. Terá o imenso prazer em relembrar que quem já deveria estar casada não está e fica batendo na mesma tecla: Lucía nunca vai conseguir arrumar um namorado se continuar comendo daquele jeito. Como se não bastasse jogar na cara da filha mais velha sua solidão, apostará com Irina que no dia de seu casamento Lucía estará de vestido preto, sem namorado e bêbada. Como se isso não bastasse, a matriarca diz que se isso não acontecer, irá arcar com todas as despesas do casamento.

Lucía se vê desafiada e acha que está na hora de mudar o rumo de sua vida e fazer sua mãe pagar pelos muitos canapés e bem-casados que sua mãe irá consumir. Ela irá arrumar um namorado de verdade - e não vale ser garoto de programa, irmão da amiga ou amigo fingindo.

Início da partida: 227 dias para arrumar um namorado. De início, Lucía tem três opções: Rodrigo, o ex, Marcelo Ugly, o colega de trabalho desprovido de beleza e Eduardo, o contador um tanto pão duro. Depois ela lembra de Mathias, o gato do trabalho que parece não dar muita bola pra ela, mas isso não a desanima. Ela vai em frente. Tentará encontros pela internet, encontros às escuras e muito mais. As ideias de Lucía nos proporcionam momentos divertidíssimos e vale a pena acompanhar essa trajetória.

Apesar da autora ter usado o mesmo beabá dos chick lits, gostei muito do desenrolar da trama; foi diferente o jeito da narrativa. É uma leitura indicada para quem quer relaxar e dar boas risadas. Indico!

site: http://www.diversaosemculpa.blogspot.com.br/2013/02/encontro-as-cegas.html

susimbd 22/06/2013

Esse livro é uma boa pedida para quem quer se descontrair e se divertir. Conta a história de Lucía, uma argentina de 30 anos, com peso um pouco acima, que mora sozinha, vive uma vida normal, sem graça, ela é uma personagem que podemos nos bater na rua, nos identificar ou simplesmente ter como vizinha ou alguém de nossa família.

O livro gira em torno do fato de que a irmã de Lucía, a Irina, mais nova que ela, está prestes a se casar, e Lucía descobre da aposta entre sua irmã e mãe, como a sinopse já esclarece. Para provar que a mãe está errada ela decidir se arriscar em alguns encontros às cegas, que eu penso ser algo muito recorrente fora do nosso país, para achar o namorado ideal para apresentar à família e não se mostrar um fracasso amoroso à sua "traíra" mãe.

A diversão da narrativa está toda aí. Nessa relação de amor/ódio entre Lucía e sua mãe, nos pites que a irmã dá diante dos arranjos para o casamento e de sua relação atrapalhada com o noivo, e obviamente, com os homens sem noção que acabam adentrando na vida da personagem principal. Lucía, de fato, não é muito sortuda para o lado de homens, ora eles são egocêntricos, ou cafajestes, ou casquinhas, ou metódicos demais. Entretanto, um deles acaba despertando nossa atenção (até que fim!), o Marcelo. Digamos que de início ele não é nada daquele príncipe, nem aqueeeele homem admirável e desejável à primeira vista, mas aos poucos, ele cativa no seu modo de tratar a Lucía (ao menos me cativou he he). E gente, ela é tão cega e tão obcecada nesse lance de arranjar um namorado fajuto e 'perfeito', e que apenas mantenha sua relação até o casamento, que ela não consegue ver nem dar valor ao que nos é bem nítido como um bom par ao longo da narrativa. Só o que adianto é que Marcelo acaba me impressionando de certa forma.

Eu gostei muito desse livro. Ri bastante. Os personagens são tão reais, tão comuns, apresentam defeitos tão plausíveis e similares ao que alguns de nós apresentamos, que fica impossível você não se afeiçoar a essa obra por conta de alguns desses traços de identificação. Fora que os capítulos do livro são curtos, relatados numa espécie de diário, datados, e diante da objetividade com que a história segue você acaba devorando cada página, e a ânsia aumenta diante do humor sagaz e irônico da personagem.

Como eu disse antes, esse livro é para quem está cansado de dramas, de romances que provoquem choros, ou até de outros estilos de títulos, e não é recomendado para quem NÃO curte o gênero comédia.

Minha única crítica a ele é quanto ao final. Juro que amaria se a autora o estendesse para muito mais páginas. Ficou um final tão rápido e bateu uma curiosidade acerca do depois sobre a personagem e sua recente companhia. Fora que não curto muito finais abertos, em que você não tem noção do que pode ocorrer no futuro, onde o autor apenas dá a entender que a vida segue seu rumo... É nessa hora que eu imploro por um epílogo...

Mas, eliminando essa crítica negativa, não há razão alguma para não lê-lo.

Rafaella 12/06/2013

Bem-humorado e bastante ácido. Eu sou quase uma Lucía, então me identifiquei muito com ela e com as críticas à sociedade nas entrelinhas.

Angela333 01/06/2013

Lucia e Marcelo
Lucía é uma mulher de 30 anos, com uns quilinhos a mais, que ganha pouco, mora sozinha e leva uma vida meio sem graça. Sua vida até então monótona (casa, trabalho, casa) muda radicalmente quando Irina, sua irmã mais nova – e perfeita – anuncia que irá se casar. Ela teria ficado superfeliz com a notícia, se não tivesse sido vítima de uma aposta entre sua própria mãe e irmã: convencida de que Lucía será uma solteirona, sua mãe diz que pagará toda a festa se ela aparecer no casamento acompanhada por um namorado de verdade. Morta de raiva, Lucía decide desafiar a “profecia materna”. Ela tem sete meses e meio para conseguir um namorado e está disposta a fazer qualquer coisa para isso: sair com colegas de trabalho, resgatar velhos amores, tentar encontros pela internet. Encontro às cegas é um diário de uma mulher sobre uma busca cheia de situações inacreditáveis, porém reais, emocionantes, cruéis e divertidas.

Ju 31/03/2013

Agradável
Dei varias risadas com esse livro, mas no final não era como esperado pena, se a autora tivesse escrito mais umas 20 pgns a parti do final talvez estivesse ficado perfeito

Mafi 17/01/2013

Opinião aqui:

Danni 20/10/2012

Classifico a leitura como um filme de seção da tarde.
Encontro às Cegas (mas nem tanto), conta a estória de Lúcia, uma mulher aos 30 anos, cheinha, com a auto-estima baixa, e que se acha que está passando da idade pra casar.
Sua irmã mais nova está pra casar, e ela tem 227 dias pra arrumar alguém pra ir no casamento, e assim que vai desenrolar toda a estória.

O livro tem uma rápida leitura, escrito em pequenos trechos.

Wélida 05/10/2012

Chato, simplesmente... a protagonista é chata. a irmã, é chata... os pretendentes, nem se fala... A única que salva no livro é a mãe...

"Por um momento te achei mais magra, mas não, já passou. Era o sol..."

Na falta do que ler, até vale o esforço... mas, a vontade de abandonar o livro na décima página foi enooorme.
Hester1 29/07/2014minha estante
Achei taaoooo chato, que acho que nao vale a pena nem havendo falta do que ler. Melhor reler algum que tenhamos gostado :-))).

Paula 01/10/2012

Leitura casual
Encontro às cegas conta a história de uma mulher, que em seus 30 anos de idade, decide sair da vida de solteira por um simples motivo: vencer uma aposta feita entre a mãe e sua irmã, na qual o desafio é se ela apareceria solteira, vestida de preto, e amargurada, ou feliz e acompanhada. Lucía então embarca em uma maratona de encontros, uns tão péssimos que sua vontade é rir da situação, e outros tão ruins que sua vontade é chorar por ela.

A leitura é muito leve e rápida, prende a atenção logo de cara. De início, eu pensei que o livro seria muito mediano, pois não fui com a cara da protagonista. Ela chora demais, reclama demais e, de fato, eu pensei em muitos momentos "Ela faz alguma coisa nos encontros além de reclamar e/ou ouvir calada tudo o que o rapaz diz?". Mas depois comecei a simpatizar com ela, que mesmo em situações péssimas não desistiu, e foi realista todo o tempo, sem ficar sonhando acordada com príncipes encantados, nem santificando nenhum homem (muito pelo contrário). Acabei então gostando do livro, é um chick-lit gostoso e sem enrolações, e tirei 2 estrelas apenas pelo fato de não ser muito bem explorado, esperava que algumas situações tivessem um maior aprofundamento.