Encontro às cegas

Encontro às cegas Carolina Aguirre

Resenhas - Encontro às cegas

Evelyn Clarissa 29/09/2012

Divertido
Já gostei logo nas primeiras linhas. É escrito em forma de pequenos relatos e de forma bem divertida. Os dramas amorosos de Lucía te envolvem até o fim do livro.

Quando você pensa que sabe com quem ela vai ao casamento, a história dá uma guinada e assim como a personagem , você volta a estaca zero. Mesmo sendo um pouco mais nova que ela, me identifiquei com boa parte do que ela vive.

Acho que o que ficou faltando foi um pouco mais de atitude da parte dela, achei a personagem um pouco conformada demais com tudo, como um dos personagens citou. Esperei que ela fosse se rebelar um pouco mais e ter uma atitude certa para com o "escolhido".

Vale a leitura e rende uma boa distração.

Jaqueline 12/09/2012

"Encontro às Cegas" se revelou uma das leituras mais gostosas, despretenciosas e divertidas que fiz nesse ano! Neste envolvente chick-lit da autora argentina Carolina Aguirre acompanhamos a história de Lucía, uma mulher de 30 anos que trabalha em uma editora de revistas em Buenos Aires. Urbanóide, ganhando pouco, decepcionada com sua rotina casa-trabalho-casa e constantemente humilhada pela mãe pelos seus “15 quilos acima do padrão”, ela sofre o drama cotidiano de toda solteirona contemporânea: a falta de pretendentes decentes no mercado.

Todas as suas angústias de solteira atingem um novo patamar quando ela ouve uma aposta feita por sua mãe com sua encantadora irmã mais nova, Irina, que está prestes a se casar: se Lucía não fosse sozinha, encalhada, vestida de preto e com disposição apenas a ficar bêbada na festa de casamento da “hermana”, mas acompanhada por um namorado sério, sua mãe arcaria todos os custos da recepção. Chocada e com pouco mais de 200 dias para mudar sua situação, nossa protagonista decide virar o jogo e começar uma árdua jornada em busca de um namorado a partir de uma série de encontros desastrosos e hilariantes.

O primeiro da lista pertence ao risível grupo dos solteiros de seu trabalho, que sempre almoçam juntos e saem para o boliche no final do expediente da semana, o feioso Marcelo Ugly, um hippie que curte artesanato indígena e toma chimarrão ao invés de café. É claro que após um final de semana no meio do mato o tiro sai pela culatra, levando Lucía a reencontrar antigos casos, como o ex-namorado Rodrigo e o pão duro Eduardo, com quem teve apenas alguns encontros.
Conforme fiquei sabendo depois, o projeto "Encontro às Cegas" começou como um blog pessoal da autora e depois tornou-se série de televisão. A parte da identificação com a história fez toda a diferença para mim, que sou e conheço umas 5 "Lucías" no meu círculo de amizades. Mesmo se você não for uma solteira “desesperada”, certamente conhece alguém nesse estilo, com uma auto-estima completamente nanica e muita acidez para lidar com um dia-a-dia sofrível e amigas casadas que vivem querendo lhe arranjar um parceiro “que tem tudo a ver” com você, mas que se provam verdadeiras ciladas.

A parte onde ela encara seus potenciais "futuros namorados" após se cadastrar em um site de relacionamentos é pequena em relação ao resto do livro, e confesso que a considerei a mais sem graça. O melhor de "Encontro às Cegas" é a importância dos personagens secundários na história, que agitam a dinânica do livro e nos divertem com suas próprias situações. Os comentários venenosos e espontâneos da mãe de Lucía, assim como as crises de noiva histérica de sua irmã são um show à parte! Pessoalmente, me identifiquei horrores com seus comentários sarcásticos sobre a vida cotidiana e o perfil de seus pretendentes.

“Encontro às Cegas” tem uma linguagem simples e um ritmo extremamente agradável. Li o livro em apenas um dia, sem grandes expectativas, mas depois dos primeiros capítulos eu já não queria que ele acabasse nunca. O final feliz é garantido, apesar das muitas desilusões que Lucía sofre pelo caminho. Em diversos momentos ficamos sem saber que rumo a história vai tomar, uma vez que o grande "Príncipe Encantado" da história se mostra um verdadeiro canalha ainda na metade do livro. Várias referências ao cotidiano da província de Buenos Aires também estão presentes do livro, o que mostrou-se um bom diferencial do livro em relação ao gênero chick-lit. Vale a pena ler e se divertir!

*Rô Bernas 29/05/2012

Despretensiosamente Divertido
Ah...gostei muito desse romance...bem gostoso e divertido. A autora extraiu a ideia de seu blog "Ciega a citas", mas não descobri se tem alguma coisa de autobiográfico. :/
Bem, o título do livro deixou muito a desejar, pois a parte do "encontro às cegas" foi pouco explorada, mas nem por isso o livro perde seu encanto. Ele foi todo escrito em forma de diário e a Lúcia, tem tiradas ótimas e aqui pra nós..que mãe é aquela???? God do céu...ainda bem que, na maioria das vezes, ela não se deixava levar e respondia a altura, mas de vez em quando elas tinham um toma lá dá cá...eu ria muito com as duas!

- Aqui eles vão ter algo pra você.
Debaixo do nome da loja havia um esclarecimento entusiasta: "Tamanhos Especiais". Virei e fitei a minha mãe furiosa.
-Eu não sou especial, mãe.
-Não fale assim. Se você não gosta de si mesma, ninguém vai gostar!(pág 285)

Gostei todo...livro bom pra distrair, sem maiores pretensões.

Mari 08/01/2012

livre, leve e solto
Um livro sem compromisso, com uma linguagem simples.

Confesso que esperava mais da estória, com mais artimanhas e ações. Do meio em diante, fica tudo repetitivo e quase desisti de chegar ao final.

Ainda, o título do livro sugere que ela vai ter diversos encontros sem que conheça o seu pretendente, mas esta parte do livro é bem pequena.

É um livro legalzinho, sem muito o que dizer.

Resumo: mais expectativa do que realidade!
*Rô Bernas 29/05/2012minha estante
Pois é..tive a mesma opinião que vc sobre o título do livro..foi pouco explorado!

Nana 09/09/2011

Leitura sem compromisso!
Eu gostei! Leitura leve e fácil. O livro é todo escrito em forma de diário e a estória flui facilmente.
A autora não é nenhuma "Sophie Kinsella" ou "Marian Keyes", mas escreveu de uma forma gostosa de ler, me prendeu até final sem que eu perdesse o interesse. Valeu!!
Daria nota 3,5 se tivesse (entre bom e muito bom)...como não tem, avalio com 04 estrelinhas.