A Grande Criação de Nicolas Dennis Vinicius

Resenhas - A Grande Criação de Nicolas

claudioschamis 24/09/2011

"A Grande criação de Nicolas" é a grande criação de Dennis Vinicius. Quando fui apresentado ao livro na XV Bienal (e depois ao autor) achei que seria um livro de aventuras infantojuvenil com um toque de literaruta fantástica. E digo antes de você fazer cara feia, que não gosta muito do gênero, vale a leitura, vale a tentativa, pois você vai certamente se surpreender.

Confesso que eu me surpreendi e muito.

E se você espera somente um livro de aventuras digo que você está levando mais que isso. Dennis consegue te envolver de forma tão grande com sua narrativa que você não vai querer largar o livro por nada. Nessa história fantástica literalmente falando (também) você vai chorar, vibrar e se emocionar muito. De verdade.

A fantasia de Nicolas é a fantasia de Dennis que se torna a nossa fantasia. Ficamos ao acabar o livro com aquela sensação de um 'será?" Será que vamos ter uma continuação?

Pegamos o mesmo avião, o mesmo cometa que o autor e viajamos numa fantástica viagem ao mundo do sonho, do impossível que fica possível, do homem mistérioso criado por Nicolas, o Fantasma Vingador, como seu passatempo predileto de criar histórias fantásticas e que de repente se materializa em São Paulo para caçar um criminoso de um até então desconhecido crime.

Aventura, mistério, fantasia, romance e emoção tudo isso na medida certa para fazer dessa primeira obra de Dennis um grande sucesso.

Thyeri 05/04/2012

www.restaurantedamente.com
Nicolas é um garoto de 12 anos com uma grande criatividade: ele desenha e cria histórias. Sua mais nova criação, a que ele não consegue tirar da cabeça - e que a todo o momento precisa ficar aperfeiçoando tanto o desenho quanto a história -, é o Fantasma Vingador.

É noite de Ano Novo, e pela primeira vez Nicolas mostra sua obra para alguém. Eduardo adorou o que seu irmão fez, e guardou o desenho para si. Nesta noite eles combinaram de ir pescar no lago com seus amigos, bem, com os amigos de Eduardo. Nicolas estava um pouco preocupado, pois passaria a noite de Ano Novo com pessoas que não conhecia muito bem. Mas o clima no carro logo mudou quando Eduardo falou sobre o personagem criado por Nicolas. Ele, feliz pelos meninos terem gostando de sua ideia, começou a contar a história do Fantasma Vingador. Em um momento Nicolas estava contando sua história, no outro, ele estava caído no chão, no meio da estrada.

Acompanhamos Nicolas 4 anos depois. Ele não se lembra de nada do acidente, e isso o faz se culpar muito. Uma hora de sua vida se perdeu, das 22:30-23:30. E isso não é tudo, desde então Nicolas sofre de terríveis dores de cabeça. Com tudo isso acontecendo com ele, Nicolas olha uma notícia no jornal que o surpreende muito: o Fantasma Vingador, seu personagem, está correndo as ruas de São Paulo matando criminosos.

Ainda tem muita coisa para contar dessa história, eu poderia ficar parágrafos e mais parágrafos contando os vários detalhes do que aconteceu com Niciolas: o por que de seu personagem ganhar vida; a campanha política que sua mãe está envolvida, e o plano da campanha de limpar a criminalidade dentro da polícia; o envolvimento do pai do amigo de seu irmão com policiais corruptos... e vários outros pormenores. Para isso, para descobrir o que tudo isso está relacionado com o aparecimento do Fantasma Vingador, é só começar ler essa incrível obra.

O livro caminha com duas temáticas centrais, Nicolas e suas dores de cabeça; e a corrupção na polícia. A partir desses dois elementos todos os acontecimentos se desenvolvem.

Gostei muito da escrita do Dennis. A cada página havia um acontecimento que me fazia querer ler a próxima. Ele conseguiu retratar um problema que já é lugar comum em filmes, séries de tv e livros, de forma tão particular, que é a corrupção. Recomendo muito esse livro, pela qualidade do material gráfico, e principalmente pela forma que o autor nos conta sua história, esta, que começa de uma forma - um garoto perturbado devido a um acidente -, e vai tomando outras proporções...

Cristiano Rosa 07/10/2012

Diário CT: A Grande Criação de Nicolas
Já havia lido ótimas críticas a respeito do livro e estava esperando o momento certo para lê-lo. Depois de recebê-lo como cortesia da editora em abril desse ano, chegou a hora de ler A Grande Criação de Nicolas, do autor Dennis Vinicius, publicado pela Llyr Editorial. A obra, que tem 290 páginas e é dividida em 20 curtos capítulos, é narrada em primeira pessoa por uma personagem que não se revela logo de cara ao leitor, mas participa em toda a história.

A trama centra-se no garoto Nicolas, que adora criar personagens e desenhá-los. Depois de um trágico acidente que mata seu irmãos e mais quatro amigos em pleno Ano Novo, o menino se depara com algo fascinante: seu cérebro é capaz de tornar real o que sua mente e imaginação produzem a lápis no papel.

Então uma de suas criações, o Fantasma Vingador – cuja missão era a de vingar as pessoas mortas injustamente – toma vida e, das sombras, quatro anos após a morte dos jovens, ajuda a desvendar o mistério que envolveu o acontecido e ainda consegue penalizar os verdadeiros culpados, revelando ainda outras questões que nem estavam tão envolvidas assim com a situação.

Acusações, corrupções, assassinatos, chantagens, descobertas, crimes, mortes, surpresas, sofrimentos e reviravoltas prendem o leitor à narrativa que mistura aventura com drama, suspense com fantasia e um pouco de romance. A capa apresenta uma ilustração linda e a diagramação é simples, separando bem cada capítulo, mantendo uma expectativa entre as tramas paralelas do enredo.

O narrador dialoga com quem está lendo a história que ele conta no início de alguns capítulos, posicionando-se sempre como alguém que tem o controle de tudo o que há. Apesar de ser uma obra juvenil, seu conteúdo tem muito assunto de “gente grande”, como política, polícia e um quebra-cabeça que é desvendado aos poucos, envolto de amores, culpas e segredos.

É impossível não se emocionar com a trama, com o protagonista perturbado com o poder de sua própria criatividade, descobrindo o mundo em que vive cheio de mentiras e injustiças, onde sobreviver é a única maneira de continuar com seus sonhos. Percebe-se que o autor se preocupou com os detalhes e a descrição de tudo, ambientando bem o leitor na narrativa e deixando-o dentro da sua criação.

Fico feliz em dizer que A Grande Criação de Nicolas é um dos melhores livros nacionais que li neste ano – e já passam de 40 obras -, e saber que não precisarei esperar uma continuação, pois a obra fala por si, é única, e com um final que entristece e agrada ao mesmo tempo, fazendo com que cada página lida valesse a pena o tempo todo. A fantasia e a realidade trocam conceitos e permitem que o leitor reflita sobre o que acontece ao seu redor.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=19091

Heidi Gisele Borges 12/09/2012

Mundo de Fantas http://mundodefantas.blogspot.com.br
Uma história fantástica!

Se alguém ainda acredita que não há bons autores nacionais de literatura juvenil, deve repensar. Ou melhor, deve ir correndo ler A grande criação de Nicolas (Llyr Editorial, 286 páginas, R$39), de Dennis Vinicius. A história não é apenas fantasia, tem também policial, aventura e bastante suspense.

Nicolas tem 12 anos e adora desenhar. E desenha bem! Vive com o irmão mais velho, Eduardo, e com a mãe, Solange. Na noite de Ano Novo os irmãos e os amigos resolvem ir pescar, meio receosa, Solange permite. Mas algo ruim acontece: um acidente de carro em que apenas Nicolas sobrevive, e se sente culpado por não se lembrar do que aconteceu. A mãe dá todo o apoio, mas não consegue evitar a tristeza.

Além desse acidente, outro aconteceu: o futuro governador foi assassinado naquela mesma noite. Começam investigações sem fim. Corrupção, mentiras. E histórias que não teriam ligações, mas se entrelaçam.

Quatro anos se passaram e Nicolas sofre de intensas dores de cabeça por conta do acidente, e continua também fechado em seu mundo de desenhos. Acontece que esse mundo começa a criar vida e um dos seus personagens surge como um defensor dos fracos. O Fantasma Vingador quer justiça.

Nicolas é um menino sonhador comum. Mas a vida lhe colocou muitos fardos e pesados, quase impossíveis de um garoto de 16 anos conseguir carregar. Por isso senti sua tristeza, o autor conseguiu me passar isso, principalmente por não se lembrar de como se deu o acidente com o irmão e os amigos. Há culpa.

“Espero que esse beijo o desperte e lembre de que você é doce, Nicolas. É de paz. Use a cabeça e o coração para resolver os problemas que está passando, sejam eles quais forem. Não traia mais a sua natureza”, disse a amiga, depois que Nicolas se revoltou com as provocações de um colega da escola.

O livro é todo intenso, quando se pensa que acabou, que nada mais pode acontecer, algo novo surge. O autor, Dennis Vinicius (1979), me deixou sem palavras várias vezes, mas com a a pergunta "como ele consegue?" É uma leitura totalmente agradável, e quem gosta de juvenil vai adorar.

“Não me culpe pelas mazelas da vida. Minha participação só se dá no final. Até então, vejo as peças se movendo. A vida é que separa as pessoas, eu apenas guio os que se vão. Sou temida, respeitada, odiada até, eu sei. Minha culpa – se há uma – é a de seguir as regras universais”.

A história é contada pela morte.

*****
Outras resenhas:
Mundo de Fantas http://mundodefantas.blogspot.com.br

Marmaid 14/09/2012

A Grande Criação de Nicolas
Conheci o livro no estande da Vermelho Marinho, lá na Bienal. O autor estava autografando exemplares e fiquei curiosa. Eu li a sinopse na contracapa do livro, mas o que realmente me pegou e me fez comprar imediatamente foi a primeira frase da orelha “Todo contador de histórias imagina como seria se um de seus personagens ganhasse vida. Nicolas descobriu isso da pior maneira possível.”. Depois de ler isso, não precisei de mais nada: comprei e ainda ganhei autógrafo.

Conhecemos Nicolas Lenner, um garoto de 12 anos que vê seu irmão mais velho como melhor amigo e herói. Ele é criativo e passa parte de seu tempo livro criando personagens de histórias em quadrinhos, ao estilo Marvel ou DC Comics. Na noite de Ano Novo – quando começa a história – ele e seu irmão, José Eduardo (que é sempre chamado de Duda ou Eduardo), vão passar junto a amigos do segundo pescando no lago, no que promete ser uma noite mágica e divertida. Só que não acontece nada como planejado. Nicolas acorda em meio a um acidente de carro, sem se lembrar do que possa ter acontecido. E ele é o único sobrevivente.

“Os irmãos Lenner tinham algo de admirável que raramente se vê: o amor e o respeito mútuo. Observo que irmãos brigam bastante. Há casos em que trabalho porque um irmão matou o outro. Porém, nem uma sombra de rixa pairava sobre os dois.”

A verdadeira trama se inicia quatro anos depois. Nicolas, agora com 16 anos, mora com a mãe e tem apenas dois amigos, Diego e Tamires – a ex-namorada de seu irmão. Tornou-se um garoto quieto e introspectivo, passou a dormir no quarto que pertencia a Eduardo, sem mexer em nada ali e a maior parte do tempo é gasta em suas histórias. Sua inatividade mórbida é alterada quando numa manhã a notícia de que um cara que se intitula em Fantasma Vingador teria se envolvido numa briga em um bar e sumido. O problema? Bem, Fantasma Vingador é um de seus personagens.

Quem narra a história é a Morte, que se vê perplexa e curiosa com Nicolas e os acontecimentos. Foi uma boa jogada, assim detalhes e cenas importantes não se perdem com a narrativa em 1ª pessoa e tira o tom impessoal e distante do narrador em 3ª pessoa. Também foi bom por queque às vezes ela nos cedia informações que não eram apresentadas pelos personagens ou algumas explicações para entendermos determinada cena ou fala.

“Não me culpe pelas mazelas da vida. Minha participação só se dá no final. Até então, vejo as peças se movendo. A vida é que separa as pessoas, eu apenas guio os que se vão. Sou temida, respeitada, odiada até, eu sei. Minha culpa – se há uma – é a de seguia as regras universais.”

Eu realmente adorei o livro. É uma mistura de policial, mistério e fantasia na medida correta. O autor se apoiou em ciência para criar esse mundo Fantástico, deixando a história palpável, dando aquela sensação de possibilidade. Um livro bem escrito parece real mesmo quando fantasioso. Agora quando um livro fantasioso e bem escrito parece real não apenas por isso, mas por serem plausíveis as explicações, da um tom totalmente diferente a história. Isso e também o fato de os vilões da história serem os nossos vilões no brasil: traficantes, bandidos, até mesmo policiais. Esse misto de realidade e fantasia deu muito certo.

Agora, o que eu realmente amei foi o final. Não quero acabar soltando spoilers aqui na resenha, mas foi totalmente não convencional e mesmo assim correto. Admito que fiquei um pouco triste, mas gostei mesmo assim. Geralmente, nos finais dos livros o universo conspira a favor dos protagonistas, e todos têem finais felizes e perfeitos. Mocinha e mocinho ficam juntos, todas as mulheres ficam grávidas, há milhares de casamentos e etc, aquela coisa bem fim de novela. Bem, o final do livro não é convencional e sim correto. As pessoas ficam felizes, mesmo que o que elas realmente queiram não seja almejado, elas seguem em frente com o que tem e com a lembrança do que tiveram. Foi um final bonito. É uma história, acredito, que agradaria leitores de ambos os sexos.

A arte do livro está de parabéns, a diagramação, marcação de capítulos e até de páginas. Foi um trabalho muito bem feito. Não percebi erros de gramática e ortografia. Alguns erros de digitação que posso contar nos dedos de uma mão, e que não atrapalham no entendimento ou leitura do livro.

“Se eu revelei a você de que o amor o libertará, a culpa, fique atento, o esmagará. (…) Bem aventurados é aquele que se livra da culpa ainda em vida, pois aqui não há ferramentas que a desconecte dela.”

Resenha desenvolvida por Maria Salles.

Matheus 01/04/2013

A Grande Criação de Nicolas
este livro, em minha opinião é simplesmente o melhor livro de literatura juvenil brasileira que existe,trata de assuntos reais, e ainda assim sobre assuntos fora de nossa imaginação, este autor adiqiril a minha admiração.

Lora 22/08/2017

“Eu sou a vingança dos injustiçados!”
A Grande Criação de Nicolas narra a história de um jopvem (Nicolas) que saiu com seu irmão mais velho e alguns amigos de seu para ir pescar numa noite festiva. Infelizmente, o grupo de jovens nunca chegou a pescar de fato, aquela noite foi marcada com um terrível acidente na rodovia, a van em que estavam os jovens capotou e leveu a óbito quase todos os jovens que ali estavam. Nicolas foi o único sobrevivente e nunca conseguiu se lembrar do que havia o corrido naquela noite.

Depois do acidente, Nicolas nunca mais conseguiu ser o menino que era, a dor e o sofrimento eram constantes em sua vida. Uma dor de cabeça crônica foi uma das sequelas que o acidentente deixou no rapaz, noites mal dormidas, estresse e cansaço. E mesmo com tudo isso, Nicolas dedicou todo o tempo que tinha na sua arte, seu desenho.

Lembrando apenas da última coisa que seu irmão lhe dissera, Nicolas dedicou-se a desenhar e criar histórias que envolviam seu grande personagem “O fantasma vingador”, a vingança dos injustiçados, a fúria da morte.

No decorrer do livro novos personagens aparecem, em especial ele, o próprio Fantasma Vingador. Sem saber o motivo de sua aparição ou como a sua existência era possível, o Fantas Vingador seguia atrás de bandidos, realizando seu papel, a justiça pelos mortos.

Gangues, corrupção e muitos tiros são os elementos que marcam a história.

A forma como os acontecimentos são narrados e os personagens descritos permete que o cenário possa ser criado perfeitamente em nossas mentes. Em muitos momentos pude visualizar a até sentir as angústias dos personagens. Confeço que comecei a desvendar o grande mistério da história quando, finalmente, todas as pistas foram estregues, ou seja, bem no fim do livro (rsrs).

Mas o mais interessante de todo o livro foi ver o que o desejo humano pode fazer com a realidade, não quero dar spoilers mas acho que vou chegar bem perto de um agora….
Tudo o que aconteceu com o Nicolas e com as pessoas ao seu redor depois que o Fantasma Vingador apareceu é proveninente do desejo de Nicolas por descobrir a verdade. O desejo do jovem era tão grande, mas tão grande que ele conseguiu transpassar uma barreira (fictícia) entre as dimensões e isso permitiu que a noite do acidente tivesse finalmente uma solução, permitiu que todo o mistério fosse desvendado.

Isso me fez refletir sobre algumas coisas que acontecem no mundo, até onde os desejos humanos nos levaram? Alguns nos levaram para tempos de paz e prosperidade, outros nos levaram para tempos nebulosos de guerras e conflitos, mas até onde o MEU desejo está levando a mim e as pessoas ao meu redor?

site: https://fonteliterarias.blogspot.com/2017/08/resenha-grande-criacao-de-nicolas.html

Murilo 07/09/2023

Agora entendo minha namorada
O livro é muito bom, foi o mais rápido que já li, 7 dias, Meu Deus, 7 dias. O livro me prendeu de uma forma absurda, os personagens todos bem desenvolvidos, a história toda amarradinha, cheia de mistérios, uma ótima escrita.

Só duas coisas durante a história que não gostei:
? Quererem dar uma explicação científica pro poder do Nicolas. O que no final não aprofundaram, então mesmo que me incomodou um pouquinho, não me tirou da experiência e foi até coerente.
? E o último capítulo, sinto que deveria ter acabado com todos tendo uma ceia de natal, sem essa última ação. Mas também não quebrou a experiência, então show.

O tempo todo enquanto lia, imaginava uma série de tv com essa história se passando na globo, de verdade, era uma boa. Mas também acho que se fossem fazer, não deveriam fazer esse último capítulo.

Talvez por isso não tinha surtido tanto efeito em mim. Li visualizando como uma obra audiovisual e como uma, não se encaixaria esse capítulo.

Mas o livro é excelente, mesmo esses dois tópicos, não afetaram em nada minha experiência, vou super indicar a quem pedir uma recomendação e agora entendo minha namorada quando ela me dizia, que esse é o livro favorito dela.