Diário de Raquel

Diário de Raquel Marcos Rey
Marcos Rey

Resenhas - Diário de Raquel

Mari Marinho 18/03/2024

Tirei do meu diário de leitura
Mari de 2011 disse:
"Esse livro conta a história de uma menina órfã, Raquel, que vivia fugindo de reformatórios, que serviam para abrigar meninas de rua. Um dia, um homem tenta estuprá-la, felizmente ela sai ilesa, mas o homem agora quer matá-la e fica perseguindo Raquel pelas ruas. Uma aventura em que os amigos de Raquel tentam ajudá-la. É um livro de suspense, quem o escreveu foi Marcos Rey. Indico pra todos. Eu amei."

GALERA???? Nem lembrava de ter lido esse e meu deus a temática???????

Davi Silva 15/03/2024

Eu so vou falar q é ruim, péssimo, cheio de furos na história, erros de português, muito confuso, li por pura obrigação da escola, mas páginas são páginas, e eu quero contar essas páginas sofridas

Cassiel1 04/03/2023

O livro é legalzinho, uma estória um tanto previsível mas nada tão ruim assim, muito bacana para quem é de São Paulo, pois dá para reconhecer os locais, e mostra mais ou menos como foi o inicio da Cracolândia

Shofia 18/12/2022

O diário de Raquel
Fazia tempo que não lia um livro com ilustrações, acho legal, complementa a história. No entanto, nem os personagens nem a história me cativaram muito, legalzinho, mas nada que me impressionou ou algo parecido. Só li rápido pela pouca quantidade de páginas.

Samira 27/10/2022

Os desafios de uma jovem órfã
Em mais uma brilhante história o Rey nos leva a refletir sobre as problemáticas dos jovens que vivem nas ruas paulistas.
Raquel é uma jovem órfã que está de alguma forma tentando se encontrar após perder todos os seus parentes vivos, mas por obra do destino ela se torna alvo de um homem misterioso que cria uma espécie de obsessão em torno dela o que leva a ela entrar num ciclo de fugas tentando evitar que o seu destino se cruze ao desse homem e no meio do caminho várias pessoas vão interceder ao seu favor.
Não sei se recomendaria essa história para crianças por trazer esse lado mais sombrio de São Paulo mas que ao mesmo tempo fala um pouco da realidade a qual vivemos assim também para pessoas que tem gatilhos com esses tópicos, mas sem dúvida é uma leitura incrível e necessária que encontrei muito pontos em comum com outro título do autor "Bem vindos ao Rio" que também traz essa mensagem de que nem sempre o jovem está naquela condição por vontade própria mas sim por que o próprio destino acabou se construindo para aquele caminho o que nos leva a muitas reflexões.

mari barrow 18/05/2022

muito bom, mesmo!
eu gostei demais! eu não tinha nenhuma espectativa pra esse livro (tava lendo pra escola) mas me surpreendeu
adorei a trama, o "suspense" inicial, os personagens. a história representa a realidade de milhões de pessoas, moradores de rua, não só de São Paulo, mas de todo o mundo
e, falando em São Paulo, preciso dizer como amo o fato dos livros de Marcos se passarem sempre nessa cidade, a qual fez parte de toda minha vida
o modo como os fatos são apresentados é ótimo, intercalando entre vários personagens..
simplesmente amei

Biblioteca Álvaro Guerra 12/04/2022

Marcos Rey, sempre talentoso em retratar tipos urbanos em suas narrativas, em Diário de Raquel conta, de forma envolvente, a trajetória arriscada de uma menina de rua, perseguida por um homem perigoso e violento que deseja matá-la. Suspense, mistério, personagens bem construídos e sérias questões sociais – drogas, marginalidade, fome, miséria, entre outras – fazem dessa história uma leitura sensível e realista das grandes metrópoles brasileiras.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788526015180

Aline.Rodrigues 06/01/2022

Último livro lido de 2021
E não poderia ter terminado com livro melhor,para reacender a minha paixão pela leitura,que se deixar adormece até morrer completamente,por causa da época em que vivemos,onde só se vive pra internet e redes sociais.
Devo dizer que sou uma grande fã do autor Marco Rey ,li todos os seus livros da série Vaga-lume e ter descoberto essa história inédita do autor em um sebo foi uma grande alegria de fim de ano.
Marco Rey sabia escrever histórias simples e do nosso dia-a-dia de uma forma muito espontânea e natural.
Aqui temos a história de Raquel,uma adolescente órfã,menina de rua,que foge misteriosamente de um reformatório.A psicológica do reformatório e uma catadora de lixo investigam a fuga da menina.
Uma ótima história,que vai ficando cada mais emocionante,conforme você vai virando as páginas.E nesse livro tem ainda um adendo.Acho que pela 1 vez ele faz uma denuncia social em um livro infanto juvenil,ele fala sobre pedófilos,mas de uma maneira discreta.
Eu amei a história e sem falar que Marco sempre me faz querer conhecer a cidade de São Paulo.Alias parece que conheço um pouco do Centro de São Paulo,pois as descrições da cidade feitas pelo autor são perfeitas.
Obs: Aqui está uma Carioca que quer muito conhecer São Paulo.No mais amei esse livro e terminei o ano com uma ótima leitura.
LeonardoGS89 07/01/2022minha estante
Li esse livro alguns anos atrás, apesar de não lembrar muito bem de toda trama, recordo que achei bem legal.
Ps: Eu como amo Sp, indico sim vc a conhecer haha.

MarciaCannecchia 19/10/2020

Sozinha no mundo
Quem já leu sozinha no mundo, lembrará de como era envolvente as narrativas de Marcos Rey. Saudades.
Aline.Rodrigues 06/01/2022minha estante
Sim.Lembrei muito de Sozinha no mundo através desse livro.

Leticia1184 30/08/2019

O Diário de Raquel
O livro trata de assuntos atuais e (infelizmente) comuns. Tem um bom desenvolvimento e a escrita do autor é rápida. Recomendo, apesar de abordar assuntos que eu particularmente não gosto de ler.

LeonardoGS89 26/04/2019

O Diário de Raquel é um livro muito interessante, que apresenta fatos que acontecem na vida real.
O livro escrito por Marcos Rey é uma ficção mas, você com certeza irá associá-lo com situações que ocorrem no dia a dia, não só em São Paulo, mas no Rio de Janeiro e outras cidades do Brasil, muitas pessoas que não tem onde morar, acabam indo para rua, embaixo de viadutos, pontes, etc.
A história de Raquel é envolvente e atrai a curiosidade sobre o porque dela está fugindo e quem está atrás dela, conforme vai passando essa curiosidade vai se aguçando mais, apesar do foco ser a garota acabamos nos envolvendo com outros personagens do quais sentimos simpatia e o vilão sempre acabava chegando a esses personagens dai fica aquele receio se morreu ou não, também achei bem legal a transição de Raquel de menina de rua para entregadora da loja Solange Modas.
O senhor M é um personagem misterioso, seu anonimato e múltiplos relatos de assassinato são prova disto, ele acaba tendo uma obsessão por Raquel, mesmo sendo um maníaco o senhor M prova ser extremamente engenhoso, frio e calculador, isto é provado pelo fato que ele manipula para que possa atingir seu objetivo, ele é de verdade um grande vilão, enquanto Raquel é uma personagem que demostra determinação e superação, muito inteligente e confiante, escapou da morte várias vezes, morava na rua, era uma menina boa que praticamente todos que a conheciam, gostavam dela, pessoas muita amadas em sua vida haviam morrido e ela tinha que ser forte.

Lúúh 19/07/2013

O livro que te pende e te larga por aí
Em nenhum momento o livro me prendeu. Apenas 100 páginas, demorei demais. Eu adorei o jeito que ele foi escrito. Mas a estória "te larga" por aí às vezes. Assim como aconteceu com Malícia, quando você começa a ler não quer mais parar, mas quando dá uma pausa, é difícil de voltar a ler. Mas, como sempre, RECOMENDO.

re 28/08/2009

Raquel foge do reformatório e Regina assumi a missão de recuperá-la com vida. A psicóloga Regina se disfarça de menina de rua e parte em busca de Raquel nos cantos miseráveis da cidade.
Tia Vera, uma amiga do centro da cidade, encontra o diário perdido de Raquel.
Desse jeito Regina segue algumas pistas: a vida na rua, o trablho como entregadora de vestidos num requintado ateliê de costura e o desejo de ter uma casa onde morar.