O Pequeno Lorde

O Pequeno Lorde Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O Pequeno Lorde

Natalia Noce 11/03/2021

Sou completamente apaixonada por dois outros livros da autora, O Jardim Secreto e A Princesinha, então fui com muita expectativa para essa leitura acreditando que ia ser algo tão singular e maravilhoso quanto, entretanto apesar do enredo ser bem gracinha eu sofri com essa leitura.

Perdi as contas de quantas vezes se falou nos cabelos do personagem principal, quando cheguei em uns 40% da leitura minha vontade era voltar, marcar e contar quantas vezes os cachinhos dourados, brilhantes e sedosos foram mensionados. Sério, em uma página (que não é muito grande) chegou a ser falado isso duas vezes o que tornou a leitura repetitiva e muito irritante.

Eu queria muito amar esse livro como os outros que estão entre os meus favoritos da vida, mas não deu para mim.

Piffer 17/08/2021

O remédio são os clássicos
Este foi o primeiro livro que eu li esse ano, e infelizmente fui procrastinando a sua resenha, não por infelicidade de fazê-lo, mas sim para tentar entender a forma de dize-lo. Agora eu imagino que tenho.
O pequeno lorde é um clássico literário que se passa em 2 ambientes, Estados Unidos e Inglaterra, se eu não me engano no séc XIX. Trata-se da história de uma criança puríssima e sem defeitos (o livro é bem romântico no geral), que descobre-se herdeiro de um condado na Inglaterra, onde ele vai de contra gosto se não pelo fato que a riqueza que irá conseguir será o suficiente para ajudar os seus amigos que ficaram na America. Seu avô é bem ranzinza e rude, mas com o tempo vai amolecendo seu coração perante a pureza e genialidade do garoto. Aqui eu não expliquei alguns tramas que aparecem no livro, como o fato do garoto ser afastado de sua mãe que ele tanto ama, e também do "plot-twits" do final, que é interessante, mas nada de demais também.
O ponto desse meu tipo se refere ao fato de eu, como péssimo leitor, ter que me forçar para ler, e ai esse livro cumpriu um ótimo papel, com leitura leve, um pouco divertido e interessante em certo grau, ler-o foi simples e prazeroso, e a isso eu devo a completo agradecimento a esse livro, pois desde então, eu não tenho parado de ler...
Imagino então que esse livro, acima de tudo, é uma ótima forma para aqueles que se encontram entediados com leitura densas e que precisam esfriar a cabeça, pois bem, essa é a literatura que esse livro trás. Um bom proveito.

Mateus 27/02/2010

Existem livros que nos fazem crescer, que nos fazem ser uma pessoa melhor, que nos fazem querer mudar de atitude. O Pequeno Lorde é um desses livros. É um livro simples, cativante, que nos faz entrar na história. Embora seja infantil, me ensinou bastante coisas. Foi um grande clássico durante a minha infância.

Juh Lira 30/01/2021

Leitura agradável
Novela muito doce e fofa de Burnett. Não é o melhor dela; achei alguns momentos muito lentos e algumas resoluções no final que não faziam sentido, mas é agradável mesmo assim. É de se compreender que não há o mesmo brilhantismo de O Jardim Secreto ou A Princesinha por ter sido o primeiro livro da autora, mas a vale a leitura para quem quiser algo mais leve para ler :)
Thalia Bastos 03/03/2021minha estante
Eu tenho muitas lembranças desse livro, acho os livros delas todos muito bons :)

Anderson. 06/10/2023

A Pureza de uma Criança
Um velho chato, teimoso, racista, preconceituoso, tudo de ruim se vê em um impasse quando descobre que seu neto é filho de uma mulher americana (nacionalidade que ele odiava mais do que tudo).
Apesar disso ele é surpreendido com a pureza da criança.

O livro traz mensagens muito boas, mas para um livro infantil achei ele um tanto quanto longo demais, apesar de ter apenas 125 páginas. Os textos são extremamente longos e as letras miúdas.
Foi cansativo.

Ana Claudia 24/06/2020

Cedric Errol é um garoto pobre de 7 anos que mora em Nova York. Criado apenas por sua mãe, pois seu pai morreu, Cedric é uma criança um tanto diferente. Ao descobrir que se tornará um conde algum dia, Cedric consegue mudar a vida de todos que estão a sua volta.

No meio do livro eu já consegui descobrir o que aconteceria no final, não é nada imprevisível. Mas ainda sim, O Pequeno Lorde é um livro que deixa o coração quentinho e ao mesmo tempo discute questões de forma delicada para crianças, mostrando que cada indivíduo é um produto do seu meio.

Taci.Souza 13/03/2021

Nada menos que encantador!
"Quando uma pessoa tem sempre muitas coisas, ela pode às vezes esquecer que as outras pessoas não são tão afortunadas, e quem é rico deve sempre ter muito cuidado e tentar se lembrar disso."

Frances Burnett tinha um verdadeiro dom de conceber crianças encantadoras para suas histórias, algo que eu já havia constatado com a leitura de "O Jardim Secreto" e "A Princesinha", e foi reforçado durante a experiência com o "O pequeno Lorde". A autora utiliza uma mistura habilidosa e equilibrada de bondade, inteligência, vivacidade e inocência cujo resultado torna-se impossível não apreciar. Desafio qualquer um, com o mínimo de sensibilidade, a não cair de amores pelas crianças literárias de Burnett.

Em "O Pequeno Lorde", temos um protagonista apaixonante, cuja simplicidade e delicadeza conquistam o leitor já nas primeiras páginas. Ele é uma criaturinha ímpar, que exerce uma influência positiva em qualquer pessoa que dele se aproxima. Seu círculo de amizades é formado por pessoas de diferentes idades, posições sociais e posicionamentos políticos, mas para as quais ele dedica o mesmo carinho e respeito.

O maior desafio de Cedric, nosso pequeno Lorde, apresenta-se na figura austera e inflexível de seu avô, de quem poucas pessoas tinham algo de positivo a falar. A relação de Cedric com o Conde foi motivo de muita apreensão, uma vez que todos temiam que a criança fosse sofrer com o gênio difícil do velho nobre; temiam que o temperamento gentil do menino fosse maculado pela intransigência de seu avô. O que poucos esperavam era que seria a pureza de espírito do pequeno lorde que transformaria o natureza rígida do velho conde.

A simplicidade e delicadeza dessa história, a escrita fluída e envolvente de Francês Hodgson Burnett, aliados ao hábil desenvolvimento das personagens contribuiram para colocar "O Pequeno Lorde" numa posição elevada na minha lista de livros favoritos da vida.

Manú 20/09/2023

Encantado
Simplesmente um dos melhores livros que li !
Uma fábula maravilhosa, tem doçura, encantamento, amisades, aventura e humor !
Recomendo muito!

LenSa 15/11/2021

Essa história nos deixa com o coração muito quentinho, o Cedric é muito perfeito. O amor e a inocência dele são contagiantes.

Essa edição tem muitos erros de ortografia.

Os trechos que eu mais gostei foram:

"Não há no mundo nada mais impressionante do que um coração bondoso e, de alguma forma, aquele coraçãozinho amável, embora fosse apenas um coração de criança, parecia desanuviar o ambiente da sombria biblioteca e torná-lo mais animado."

"Ver a sua índole egoísta e ignóbil transformada num caráter bom e generoso pela inocência do olhar de uma criança era uma experiência deveras singular."

"O pequeno lorde nada sabia acerca de condes e castelos, ignorava o poder da riqueza, mas era sempre encantador, por ser uma pessoa simples e dedicada e carinhosa. E isso é a maior riqueza do mundo."

Mayra.LobAo 22/06/2023

História para dar um quentinho no coração
Dos livros da autora, talvez esse seja o que tenha mais foco no público infantil, ensinando como a doçura e o amor ao próximo são virtudes de almas adoráveis.

Malu 05/04/2017

Aquele amorzinho
Ninguém é suficientemente maduro que não possa ler um livro infantil e aprender mais do que aprenderia num livro de "gente grande".
Ainda não sei dizer o motivo pelo qual as obras literárias infantis e fantásticas são as minha favoritas. Talvez seja apenas saudades de um tempo que não volta mais, a infância; onde tudo é possível.
O Pequeno Lorde é o modelo da crença de que tudo é possível quando se é criança, pois ele faz as coisas acontecerem com seu encanto, confiança, humildade, carisma e boa vontade. Sua inocência infantil e segura cativa a todos os corações, dos mais moles aos mais duros - como vamos ver.
Cedric, é o nome do pequeno. Ele é filho do filho mais novo de um conde, o conde Dorincourt que mandou o caçula para os Estados Unidos por não suportar a superioridade do rapaz aos mais velhos. O conde
Dorincourt é um homem muito rígido e frio que não gosta de ninguém e ninguém gosta dele também, mas acha que isso o afeto? Nadica de nada. O único que ele parece gostar um pouco é o filho mais novo, também chamado Cedric, por esse ter uma bela aparência, ser inteligente, decido, bom e generoso, um jovem que cativava a todos que o conhecia - características herdada por seu filho. Portanto, a superioridade que me referi acima é no bom sentido.
O maior desgosto do velho conde são seus filhos maiores que não possuem uma virtude sequer. Um pinguinho, uma migalhinha, um verdadeiro nada de bom.
O conde de ressentia muito por não ser o seu filho Cedric a herdar o condado e por isso o mandou para os Estados Unidos porque lhe enlouquecia os nervos fazer comparações entre ele e os mais velhos.
Acontece que após seis meses da viagem de Cedric o conde lhe escreve uma carta pedindo que volte porque, acredite se quiser, a saudades bateu no coração de gelo. Antes mesmo da carta chegar ao EUA o conde recebe uma carta de seu filho que comunicava que tencionava se casar com uma jovem americana que era dama de companhia de uma senhora rica.
Ora, o conde Dorincourt detestava os americanos e assim que leu a carta mandou outra ao filho, uma bem bem grosseira, dizendo que ele não precisaria voltar a Inglaterra nunca mais e blá grosseria blá você não é mais meu filho e blá não quero mais saber de você.
Acontece que Cedric não se deixou intimidar e casou, arrumou um emprego em Nova York e passou a viver modestamente com sua "querida", era assim que ele o chamava e foi imitado por seu filho, numa casinha simples.
Cedric, apesar do gênio do pai, lhe tinha muita estima e ficou muito triste em como as coisas terminaram. Era uma homem muito afeiçoado a sua casa de infância e a sua pátria. Porém, seu amor pela Sra. Errol era tão grande que não se arrependeu nenhum pouco por ter se casado com ela.
A Sra. Errol, a propósito, é uma das criaturas mais doces e bondosas nessa história. O coração da moça parece ser do tamanho do mundo e ela tem um profundo senso de caridade para com os mais necessitados. Senso esse, herdado por seu filhinho.
Veja que, a união desse casal só poderia gerar um belo fruto.
Então nasceu Cedric, um menininho lindo com os cabelinhos loiros como um anjo. Eram uma família extremamente feliz com aquilo que tinham, e, principalmente, uns com os outros. Desde o nascimento Cedric foi educado com o exemplo dos próprios pais. Tornou-se uma criança caridosa, boa, inteligente e muito carinhosa.
Infelizmente​, quando o menino tinha cinco anos seu pai veio a falecer. Porém isso não tirou a felicidade daquela família, Cedric não deixou. Em seu coraçãozinho ele sentia que não devia deixar a sua querida pensar tanto no pai porque não queria que ela sofresse tanto, por isso, eles se tornaram essenciais um para o outro.
Quando tinha oito anos de idade, um advogado inglês veio a sua casa em nome do seu avô, o conde, informando que o pequeno seria o herdeiro de Dorincourt, já que todos os seus filhos haviam falecido e Cedric era o único herdeiro.
O conde, com a intenção de "comprar" o menino de sua mãe, que ele não gostava nem um pouco, diz ao advogado que tudo o que Cedric quiser que lhe seja dado.
Contudo, o conde não sabe que o pequeno é um altruísta de nascimento. O menino, não reclama nada para si, ao contrário, ajuda muito de seus amigos que necessitam. Isso faz com Cedric julgue seu avô como o melhor dos homens porque ele "ajuda" os que precisam.
Parte assim, Cedric com sua querida mãe para a Inglaterra deixando grandes amigos.
O primeiro encontro de Cedric e seu avô te deixa apreensivo porque o rapazinho é uma caixinha de bis e o avô é uma rapadura bem dura de roer. Mas, a natureza de Cedric é tão cativante que até o avô se rende.
Não direi mais porque iria acabar com a surpresa fantástica do livro.
Na minha opinião, um livro vale a pena ser lido quando você ouve o conselho que ele quer te contar. E esse livrinho me deu muitos conselhos e o maior deles é: a humildade que faz o mundo girar.
Fernanda 05/04/2017minha estante
Que fofíssimia essa sua resenha! Eu já queria muito ler esse livro, agora então...
P.s.: leia Anne de Green Gables. Você vai amar!

Peregrina 05/04/2017minha estante
QUE RESENHA MAIS FOFA, JÁ QUERO

Malu 05/04/2017minha estante
Leiam, meninas. É muito bom! Estou louca para ler os outros dá autora também

Malu 05/04/2017minha estante
Fê, esse livro está na minha lista faz tempo, viu! Mas cadê dinheiro? E PDF não dá mais para moá.

Nat 27/08/2017

Cedric vive com sua mãe em uma modesta casa nos Estados Unidos. Uma criança alegre e de bom coração, que contagia todos a sua volta com seu carisma e carinho. Um dia, ele descobre que deve ir morar na Inglaterra, pois é o último herdeiro de seu avô, um nobre cujos filhos (incluindo o pai de Cedric) estão mortos. O menino, agora Lorde Fauntleroy, estranha a situação, principalmente porque o seu melhor amigo, um vendedor de frutas, não tem muito amor por nobres e seus costumes estranhos. Mas Cedric logo fica alegre, pois descobre que pode ajudar muitas pessoas ao seu redor. E é exatamente o que ele faz antes de viajar. Já na Inglaterra, seu primeiro contato com o seu avô faz o velho ranzinza e egoísta gostar do que vê no neto, e a convivência entre eles transforma o homem a tal ponto que ele começa a realmente se importar com as pessoas abaixo de seu nível social. Cedric continua encantado a todos em sua volta e a vida está em paz, até que uma mulher aparece afirmando que seu filho é quem deve herdar a herança de Cedric devido à questão da primogenitura. Mas nada esmorece o coração do pequeno menino e as coisas se resolvem do jeito que devem.

Eu não sei porque estava com tanto pé atrás com esse livro. A autora é a mesma de O jardim secreto e A princesinha (do primeiro, eu já li o livro e vi o filme, do segundo, só vi o filme), então sei que tipo de histórias a autora escreve. Comecei sem grandes pretensões, o que foi bom, porque a autora de novo me surpreendeu. Sem dramas e sem rodeios, Frances Hodgson Burnett nos apresenta um pequeno personagem muito carismático e encantador. As mudanças que os outros personagens sofrem na história por causa do protagonista é uma coisa tão bonita de se ver, além de que o cenário, que mostra as paisagens rurais da Inglaterra, me fez lembrar muito de Downton Abbey, uma série que eu amo de paixão. Eu também sempre acho divertido, seja em filmes ou livros, a forma como os autores colocam um romance entre uma americana e um inglês. Sempre, sempre a coisa nunca é vista com bons olhos, a família do homem (porque ele tem que ser um nobre) sempre renega a esposa. Não sei se isso só passou a ser mal visto depois que o herdeiro ao trono inglês, Edward VIII, abdicou porque preferiu viver com a mulher por quem se apaixonou, Wallis Simpson. De qualquer forma, essa é uma temática que eu gosto de ver sendo explorada, e no livro é interessante como a autora coloca que o fruto de um casamento inglês-americano acaba sendo a salvação de uma família nobre, além das próprias lições de vida que podemos tirar do início ao fim. Amei de paixão essa história, já virou uma das favoritas ❤

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2017/08/o-pequeno-lorde-frances-hodgson-burnett.html

Ratinha de Biblioteca 11/01/2023

Livro fofo
Um "conto de fadas" infantil inglês. O pequeno Cedric, de sete anos, recebe a visita do advogado de seu avô paterno, um conde inglês que, após a perda dos filhos, manda buscá-lo na América. O velho conde é orgulhoso, ranzinza e amargurado e não aceita a viúva de seu filho, mãe de Cedric. Mas, os dois vão para a Inglaterra, já que Cedric agora é Lorde Fauntleroy.

Michela Wakami 13/02/2020

Um garoto cheio de carisma, vivendo uma grande aventura, cheia de muitas descobertas.

Milli :) 10/10/2022

O que eu achei do livro O Pequeno Lorde
Estava na biblioteca da minha escola procurando algum livro diferente do que eu estava acostumada a ler. Foi quando eu achei essa obra prima chamada "O pequeno lorde"! Me apaixonei pela história porque me lembrou muito o diário de uma princesa (um filme da Disney, muito bom também recomendo ?). O enredo é bem envolvente,é aquele tipo de história perfeita pra ler em um dia chuvoso tomando Nescau quentinha com pipoca kkkk. Apesar de ser um livro de época a linguagem utilizada no livro é bem simplificada,ou seja, independente da idade ou do nível intelectual você consegue entender o que o autor que passar. Se você está querendo entrar nesse universo literário,quer começar a ler clássicos ou quer sair de uma ressaca literária, esta é uma ótima opção ?. Algumas pessoas disseram que a escrita da autora deixou a história repetitiva,mas eu estava tão imersa na história que nem percebi kkkk. Conclusão: Dou 5 estrelas ?! Adorei este livro demais! Não conhecia a autora,vou buscar ler outras histórias dela. Recomendo ?