Os Pilares da Terra

Os Pilares da Terra Ken Follett

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. II

xaninha 24/08/2021

MELHOR LIVRO DO ANO?!
meu deus, só reparei agora que não tinha feito uma resenha desse livro magnífico (nesta edição a obra "os pilares da terra" é dividida em dois volumes).
confesso que estou com muita preguiça de fazer e portanto não irei me aprofundar muito.
eu amei! nunca havia lido nenhuma obra de ken follet e estou bem feliz pela leitura agradável. pelo que ele deixa a entender no prólogo ele considera que esta é uma das melhores obras dele e bom acho que também eu considero (MESMO NUNCA TENDO LENDO NENHUMAKKKKK). esse livro me dá uma vibe muito boa. aprendi bastante com ele (agora sei mais ao menos como viviam no século XII e como se organizava a sociedade, especificamente dentro do clero) e aprendi a interessar-me pela arquitetura das igrejas (que pqp!!!!!). o escritor não falha ao transportar-me para o outro mundo. tem uma boa trama, às vezes um tanto quanto revoltante, mas sem enrolação e que te prende de uma maneira maravilhosa desde o primeiro capítulo. sempre tem algo para acontecer.
super recomendo o livro. é absurdamente apaixonante!
Fernanda 24/08/2021minha estante
Esse autor é maravilhoso!

Ivy 20/05/2021

A construção de uma grande catedral medieval em um pequeno povoado inglês está intimamente ligada às tramas e conspirações entre poderosos locais, da Igreja e até da monarquia. O desenrolar dessa trama com fundo histórico tem muitas reviravoltas e suspense.
Enredo divertido, cenas boas, um pouco longo demais.

Talita.Lobo 11/05/2021

É até difícil escrever sobre o livro. Amei a narrativa, a forma como é contada, os enredos que a envolvem.
As histórias que constroem os Pilares da Terra rememoram não apenas a História Medieval e toda a sua contextualização, mas também trás a narrativa de personagens interessantes e complexas. Algumas descrições de cenas são muito vividas. As vezes o livro grita com o leitor e o causa uma repulsa, mas nas maioria das vezes é difícil deixar a história de lado, sempre é necessário ler mais uma página......

Cdmm 31/12/2020

Benza Deus.
Engraçado que quanto mais eu leio sobre Idade Média, mais admiro os cidadãos comuns que suportaram tempos tão desgracentos, condições de vida tão incertas. Ficavam à mercê da vontade dos poderosos muito mais do que ficamos hoje. A trama desta saga é muito boa e bem desenvolvida para querermos ler sem parar. Altamente recomendável.

Wesley 14/09/2020

Clássico
Os Pilares da Terra é o segundo livro que eu leio do Ken Follett e o que eu percebi é que suas histórias se tornam imperdíveis pela jornada. Sendo assim nesta obra, a partir do salto temporal para a quarta parte do livro, a história muda de ritmo e aparenta se estender desnecessáriamente, sem perder a qualidade da escrita, mas intensificando a necessidade de um desfecho. Todos esse detalhes não tornam a obra ruim, mas em um determinado ponto, cansativa.

Ana Bacana 06/07/2020

Conclusão de Os Pilares da Terra
Depois do primeiro livro deixando tanto espaço para desenvolvimento e crescimento desses personagens, não pude deixar de me sentir um pouco decepcionada. Mas foi uma leitura dinâmica, o escritor sabe deixar o leitor ansioso pela próxima página e pelo próximo capítulo. Penso que o que não funcionou para mim foi a escrita de alguns personagens, não que suas ações não estivessem de acordo à sua história, acho que tem mais haver com o próprio estilo de escrita que em alguns pontos foi clichê, martelando em alguns esteriótipos...

De forma geral, Follet cria um mundo rico e cheio de elementos mágicos para explorar, nos faz apaixonar por seus personagens, chorando e sorrindo com seus sofrer e sorrir. Ainda indico muito pra quem gosta dessa ambientação medieval, mostra pontos fortes em sua narrativa. Uma jornada para lembrar.

Raquel. 10/05/2020

Gosto mais do andamento do primeiro livro do que do segundo. Que se torna um pouco cansativo da metade pro final e um pouco repetitivo em alguns pontos. Porém, o valor histórico e artístico se sobrepõe a esse detalhe. O segundo livro te transporta muito mais para o universo medieval , trazendo diversas referências culturais e históricas. Muito bom

Kizzy 13/02/2019

Se todos os livros fossem assim, todos poderiam ter mil páginas
Já não sei mais achar adjetivos para qualificar “Os pilares da Terra”, vou tentar me ater aos atos do segundo volume então.

Nesta edição que li, o segundo volume tem como fio condutor da narrativa a vida de Jack. Filho da minha personagem favorita, a poderosa Ellen, e criado por Tom, o construtor que tem protagonismo no volume 1. O recorte da vida de Jack é espetacular para a narrativa. Ele perpassa todos os cenários e ações daquele período, e através de sua vida, Follet consegue nos apresentar estruturas de poder, arte, arquitetura, estruturas sociais, relações de trabalho, religião, educação, amor, família, guerra e até geografia medieval.

É realmente de tirar o fôlego. Em determinados pontos da obra eu tinha impressão de estar lendo um compêndio sobre artes e arquitetura na Europa, e em outros parecia mais um romance de ação e disputa de território.

O fechamento do roteiro também é sensacional. Follet não se perde na infinidade de personagens que utiliza para contar sua história. Cada um dos personagens esteve ali por um motivo orgânico e intrínseco à narrativa. Destaque para a forma com o autor consegue criar personagens femininas fortes como Ellen e Aliena dentro de um contexto tão avassalador para as mulheres como era a idade média, sem fazer isso parecer artificial ou inventando fantasias não críveis apenas para cumprir cotas comerciais. O fechamento do arco com a revelação de Ellen sobre a vida e morte do pai de Jack e sua relação direta com as personagens da estrutura de poder Estado/Igreja são um presente aos leitores de romances históricos.

O texto é exatamente o que um romance deve ser, aquela obra que te transporta para dentro da narrativa. A gente sente e se importa com cada uma das personagens. Se enraivece com as estruturas do poder, torce pelo amor dos protagonistas e se encanta com as catedrais que nunca nem vimos a imagem. Não tem como descrever esse livro, você tem que ler mesmo.

“Talvez os selvagens fiquem para sempre no controle da situação. Talvez a cobiça sempre tenha mais valor que a sabedoria nos conselhos dos poderosos; talvez o medo sempre ultrapasse a piedade na mente de um homem com uma espada na mão”

Guy 29/05/2016

Mil e cem razões para viver a vida
A vida como ela é, no final o correto prevalece. Muitos personagens com vida intensa e superação, a busca do poder através da injustiça e o eterno prazer sexual daqueles que se respeitam. Dinamismo Ken Follet em mais um livro que nos leva ao prazer da leitura. Mudam-se os cenários para o ano 1100 d.c. mas o ser humano é todo igual, polêmico e vence quem é honesto e tem tenacidade.

Fátima Lopes 05/05/2016

Empolgante
O pano de fundo é disputa de poder entre nobreza e clero no século XII e a narrativa mescla as dificuldades de construção de uma catedral com o cotidiano de personagens marcantes. O tamanho do livro assusta inicialmente mas a qualidade da trama me fez devorar as páginas.

Daniel.Martins 27/07/2015

Épico
Ler um calhamaço de mais de mil páginas é um desafio. Mas a cada página que se ia, senti que não havia sacrifícios, apenas prazer.
Ken Follett já havia me maravilhado com "o buraco da agulha", entretanto, Pilares é ainda melhor. Acompanhamos 3 gerações de personagens durante a construção de uma catedral.
Cada um deles parece vivo, de tão bem detalhados, nos fazendo torcer a favor ou contra, de acordo com as situações. Os vilões são odiosos e só engrandecem a trama.
Sobre a trama, é preciso citar a enorme capacidade do autor em colocar fatos, aparentemente irrelevantes pela obra, para depois transformá-los em algo enorme.
Se você pretende escrever algo, essa obra é uma grande aula, se pretende apenas se divertir, terá mais de mil páginas para isso.
Provavelmente o melhor livro que já lí.

site: http://www.amazon.com.br/dp/B011H51W3A

Mara 07/04/2015

Finalmente terminei a leitura do calhamaço chamado Pilares da Terra, e posso garantir que o livro é uma excelente leitura, conseguindo o ideal em um romance: nos transportar para dentro dele. Você se importa com os personagens, luta pelos seus ideais, sofre com suas desgraças e torce pela justiça, que muitas vezes demora a acontecer. O mais interessante é acompanhar as crescentes mudanças ocorridas na Idade Média e posso confessar que muito do meu preconceito sobre o período desapareceu (um livro teve mais efeito que inúmeras aulas de Idade Média que tive durante minha graduação).
O autor consegue tratar sobre a questão da mulher na Idade Média, sobre o embate entre política e religião, a força absurda da Igreja Católica no cotidiano das pessoas (sejam elas nobres ou do povo), a economia do período, as evoluções tecnológicas causadas pela chegada dos árabes na Europa, enfim, tudo misturado com o trama histórico que realmente ocorreu no período retratado pelo livro, e a única crítica vai aos extensos trechos sobre arquitetura de catedrais, que deram uma quebrada no ritmo do livro (claro, é uma questão de gosto, acredito que quem se interessa pelo assunto vai achar extremamente prazeroso).

Recomendo até para os que sentem medo de livros gigantescos, porque a forma que o autor guia o leitor é tão excepcional que nem sentimos as centenas de páginas passarem. "Pilares da Terra" é um romance de altíssima qualidade.

Silvio 24/04/2014

Excelente
Quem procura um bom livro, não pode deixar de ler "Os Pilares da Terra". Leitura simples, fácil e envolvente. Um livro que nos deixa triste quando acaba. E aí perguntamos ? " O que vou ler agora ?"

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: Os Pilares da Terra (volume II) - Ken Follett
“Ninguém faz nada por gratidão.”
“Ao envelhecer-se os anos parecem passar mais depressa.”
“A arrogância é o pecado dos bons líderes.”
Mais em:

site: http://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2010/01/os-pilares-da-terra-volume-ii-ken.html

Só Sobre Livros 24/05/2013

Conheçam "Os Pilares da Terra
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/08/conheca-os-pilares-da-terra-carla.html