Os Pilares da Terra

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. II

1 | 2 | 3 | 4

Rick 18/01/2024

Massa!
Que livro massa, os personagens são complexos, inteligentes, e cativantes; as tramas e intrigas são magistrais. A escrita do Ken é muito boa, adorei esse livro, o que me incomodou um pouco foi a narrativa do Jack em dado momento ter virado quase um copia e cola da história do Tom; outra coisa negativa também é essa mania de fazer uma recapitulação de capítulos anteriores do mesmo livro é chatinha as vezes, mas ok; pelo visto é um costume do autor já que na trilogia O Século acontece o mesmo. Com tudo vale a pena a experiência pois é o ma obra extremamente primorosa, já virei fã!

skuser02844 12/09/2023

Incrível!
Seguimos acompanhando a história de Tom Construtor, do Prior Philip e da difícil construção da catedral de Kingsbridge.
Assistimos ao amadurecimento de Aliena e Jack ao mesmo tempo em que William, Waleran e Alfred vão se afundando em crueldades.
O livro é repleto de detalhes sobre a vida na Idade Média, deixando a história muito interessante. Além disso, temos como pano de fundo a guerra entre a rainha Matilde e o rei Estêvão e suas consequências.
Cada final de capítulo era uma surpresa. Livro incrível!
Camila Felicio 12/09/2023minha estante
Tá na minha listaaa!!! Não sabia que passava pelo período do Rei Estevão.... vai ter q furar fila kkkkk

skuser02844 13/09/2023minha estante
Vc vai adorar, pode passar na frente sem peso na consciência hehehe...

Camila Felicio 13/09/2023minha estante
Fareei kkkkkkkkkkk o Follet é incrível

NatAlia.Alto 07/06/2023

Magnífico
Vi a série há uns anos e adorei. Depois disso tive que ler a sequela, Um Mundo Sem Fim, que AMEI. Entretanto li também os outros livros da série Kingsbridge que foram saindo (assim como muitos outros livros do escritor), mas faltava este. Como fã do Ken Follett até parecia mal não ter lido a sua masterpiece.
O que posso dizer? Apesar de não ser o livro dele que mais gostei, mas percebo o seu impacto na carreira do escritor. Se tivesse sido o primeiro da série que eu tivesse lido provavelmente iria amar conforme amei o Um Mundo Sem Fim. Está muito bem escrito, o enquadramento histórico está tão bem feito que nos faz viajar no tempo, e as personagens quase parecem reais. Mais uma vez o Ken Follett não desilude.

Magasoares 10/05/2023

Os Pilares da Terra ll
Maravilhoso!! O que dizer de mais um livro espetacular desse autor que adoro? Nada!! Porque, por mais elogio que faça será pouco?

Igor0 31/12/2022

Fiquei cativado com a história
Como descrever um livro tão emblemático como Os Pilares da Terra. Que por sinal, estou relendo.
Mesmo já conhecendo a história, me divertir e sentir supresas o enquanto o lia.
Todos os personagens, se mostram interessantes de acompanhar. Philipp, um personagem admirável. E toda a odisseia de do mestre construtor e sua família. Era uma época tão dura para os campinenses e plebeus. Conhecer o contexto história da época foi de grande valia.
E se um dia eu for para UK, espero que a catedral de Kingbright não seja ficcional.

z..... 24/02/2022

Edição portuguesa em ebook (Editorial Presença, 2007, vol.2)
História interessante, metafórica a realizações humanas, onde afloram imperfeições comuns (como ambição pelo poder, abuso, vingança e planos pérfidos) quando as motivações tem desfaçatez egoísta.
Na Idade Média, contexto do romance, vemos essa ilustração em representantes no clero, nobreza e plebe, mesmo num mundo teoricamente voltado ao teocentrismo, onde a construção de uma catedral é ideal para todos, mas nas reais motivações as imperfeições do egocentrismo...
Tem rebelião, oposição ao andamento, acidente, tramas para busca de glórias pessoais, acontecimentos inusitados como imagem que verteria lágrimas, tentativa de reconstruir partes para engrandecimento próprio... Além de histórias em paralelo com imperfeições comuns. São esses os pilares da terra? O que move nossas histórias? Na obra foi. Será também assim em nossa individualide hoje?
Legal o livro, porém, gostei mais do primeiro volume e, no geral, tem páginas demais...
Concordo que o autor tem texto envolvente, principalmente no prólogo e final... também nas descrições sexuais, quanta visceralidade na exposição, hein! Aliena que o diga...
A sacada do paralelo entre inicío da religião e a morte do padre também foi curiosa e reflexiva sobre motivações... Para muitos, álibi para buscas em realizações como as ilustradas no livro...
Tomara que façam uma HQ dessa obra, queria ler...

Mas rapaz! E a guerra Rússia-Ucrânia começou... Estão no entorno de uma catedral, os que a promoveram, com suas desculpas na desfaçatez do egocentrismo, dizendo que é obra para bem comum, mas na realidade expressa seus desejos escusos....

alexandra165 24/08/2021

MELHOR LIVRO DO ANO?!
meu deus, só reparei agora que não tinha feito uma resenha desse livro magnífico (nesta edição a obra "os pilares da terra" é dividida em dois volumes).
confesso que estou com muita preguiça de fazer e portanto não irei me aprofundar muito.
eu amei! nunca havia lido nenhuma obra de ken follet e estou bem feliz pela leitura agradável. pelo que ele deixa a entender no prólogo ele considera que esta é uma das melhores obras dele e bom acho que também eu considero (MESMO NUNCA TENDO LENDO NENHUMAKKKKK). esse livro me dá uma vibe muito boa. aprendi bastante com ele (agora sei mais ao menos como viviam no século XII e como se organizava a sociedade, especificamente dentro do clero) e aprendi a interessar-me pela arquitetura das igrejas (que pqp!!!!!). o escritor não falha ao transportar-me para o outro mundo. tem uma boa trama, às vezes um tanto quanto revoltante, mas sem enrolação e que te prende de uma maneira maravilhosa desde o primeiro capítulo. sempre tem algo para acontecer.
super recomendo o livro. é absurdamente apaixonante!
Fernanda 24/08/2021minha estante
Esse autor é maravilhoso!

Ivy 20/05/2021

A construção de uma grande catedral medieval em um pequeno povoado inglês está intimamente ligada às tramas e conspirações entre poderosos locais, da Igreja e até da monarquia. O desenrolar dessa trama com fundo histórico tem muitas reviravoltas e suspense.
Enredo divertido, cenas boas, um pouco longo demais.

Talita.Lobo 11/05/2021

É até difícil escrever sobre o livro. Amei a narrativa, a forma como é contada, os enredos que a envolvem.
As histórias que constroem os Pilares da Terra rememoram não apenas a História Medieval e toda a sua contextualização, mas também trás a narrativa de personagens interessantes e complexas. Algumas descrições de cenas são muito vividas. As vezes o livro grita com o leitor e o causa uma repulsa, mas nas maioria das vezes é difícil deixar a história de lado, sempre é necessário ler mais uma página......

Cdmm 31/12/2020

Benza Deus.
Engraçado que quanto mais eu leio sobre Idade Média, mais admiro os cidadãos comuns que suportaram tempos tão desgracentos, condições de vida tão incertas. Ficavam à mercê da vontade dos poderosos muito mais do que ficamos hoje. A trama desta saga é muito boa e bem desenvolvida para querermos ler sem parar. Altamente recomendável.

_Wesley_ 14/09/2020

Clássico
Os Pilares da Terra é o segundo livro que eu leio do Ken Follett e o que eu percebi é que suas histórias se tornam imperdíveis pela jornada. Sendo assim nesta obra, a partir do salto temporal para a quarta parte do livro, a história muda de ritmo e aparenta se estender desnecessáriamente, sem perder a qualidade da escrita, mas intensificando a necessidade de um desfecho. Todos esse detalhes não tornam a obra ruim, mas em um determinado ponto, cansativa.

Ana Bacana 06/07/2020

Conclusão de Os Pilares da Terra
Depois do primeiro livro deixando tanto espaço para desenvolvimento e crescimento desses personagens, não pude deixar de me sentir um pouco decepcionada. Mas foi uma leitura dinâmica, o escritor sabe deixar o leitor ansioso pela próxima página e pelo próximo capítulo. Penso que o que não funcionou para mim foi a escrita de alguns personagens, não que suas ações não estivessem de acordo à sua história, acho que tem mais haver com o próprio estilo de escrita que em alguns pontos foi clichê, martelando em alguns esteriótipos...

De forma geral, Follet cria um mundo rico e cheio de elementos mágicos para explorar, nos faz apaixonar por seus personagens, chorando e sorrindo com seus sofrer e sorrir. Ainda indico muito pra quem gosta dessa ambientação medieval, mostra pontos fortes em sua narrativa. Uma jornada para lembrar.

Raquel. 10/05/2020

Gosto mais do andamento do primeiro livro do que do segundo. Que se torna um pouco cansativo da metade pro final e um pouco repetitivo em alguns pontos. Porém, o valor histórico e artístico se sobrepõe a esse detalhe. O segundo livro te transporta muito mais para o universo medieval , trazendo diversas referências culturais e históricas. Muito bom

Kizzy 13/02/2019

Se todos os livros fossem assim, todos poderiam ter mil páginas
Já não sei mais achar adjetivos para qualificar “Os pilares da Terra”, vou tentar me ater aos atos do segundo volume então.

Nesta edição que li, o segundo volume tem como fio condutor da narrativa a vida de Jack. Filho da minha personagem favorita, a poderosa Ellen, e criado por Tom, o construtor que tem protagonismo no volume 1. O recorte da vida de Jack é espetacular para a narrativa. Ele perpassa todos os cenários e ações daquele período, e através de sua vida, Follet consegue nos apresentar estruturas de poder, arte, arquitetura, estruturas sociais, relações de trabalho, religião, educação, amor, família, guerra e até geografia medieval.

É realmente de tirar o fôlego. Em determinados pontos da obra eu tinha impressão de estar lendo um compêndio sobre artes e arquitetura na Europa, e em outros parecia mais um romance de ação e disputa de território.

O fechamento do roteiro também é sensacional. Follet não se perde na infinidade de personagens que utiliza para contar sua história. Cada um dos personagens esteve ali por um motivo orgânico e intrínseco à narrativa. Destaque para a forma com o autor consegue criar personagens femininas fortes como Ellen e Aliena dentro de um contexto tão avassalador para as mulheres como era a idade média, sem fazer isso parecer artificial ou inventando fantasias não críveis apenas para cumprir cotas comerciais. O fechamento do arco com a revelação de Ellen sobre a vida e morte do pai de Jack e sua relação direta com as personagens da estrutura de poder Estado/Igreja são um presente aos leitores de romances históricos.

O texto é exatamente o que um romance deve ser, aquela obra que te transporta para dentro da narrativa. A gente sente e se importa com cada uma das personagens. Se enraivece com as estruturas do poder, torce pelo amor dos protagonistas e se encanta com as catedrais que nunca nem vimos a imagem. Não tem como descrever esse livro, você tem que ler mesmo.

“Talvez os selvagens fiquem para sempre no controle da situação. Talvez a cobiça sempre tenha mais valor que a sabedoria nos conselhos dos poderosos; talvez o medo sempre ultrapasse a piedade na mente de um homem com uma espada na mão”

1 | 2 | 3 | 4