Os Pilares da Terra

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. II

1 | 2 | 3 | 4

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: Os Pilares da Terra (volume II), de Ken Follett
“Ninguém faz nada por gratidão.”
“Ao envelhecer-se os anos parecem passar mais depressa.”
“A arrogância é o pecado dos bons líderes.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2010/01/os-pilares-da-terra-volume-ii-ken.html

Cissa 17/03/2011

Apaixonante

Minha viagem no tempo de retorno à Idade Média, durou exatamente 1103 páginas. Desembarquei na Inglaterra Medieval no início do ano 1100 levada pelo estilo emocionante de Ken Follet escrever.

A história se desenrola numa época de muitas lutas, poucas esperanças e muitas mentiras e idéias sórdidas na esperança de conquistar prestígio, dinheiro e poder.

Ken Follet me apresentou vários personagens cujas histórias vão se entrelaçando de tal forma e com tal coerência e emoção que não consegui ficar indiferente. Me aliei aos lutadores e deserdados, aos humildes e carentes, e aos justos e aos honestos. Lutei e me impressionei com as descrições das batalhas. Chorei com as crueldades e me indignei com as ardilosas maquinações de uma parte da sociedade desumana, cruel e violenta. Vi religiosos em nome da igreja defenderem seus interesses quer pessoais quer em nome do povo ou de Deus. Vi e entendi porque a Idade Média é considerada a Idade Negra da Humanidade. O ser humano pouco evoluiu na ciência, nas artes e na religiosidade.

Impossível não tomar partido do bem e da justiça. Muitas vezes me vi desejando a morte de alguns dos personagens com a mesma crueldade e desinteresse com que se livravam das pessoas como se estas fossem velhos trapos a serem descartados.

Mas, Ken Follet me brindou com uma linda história, um excelente final e principalmente me levou por vários dias ao mundo do conhecimento e da reflexão; me mostrou como a evolução humana foi difícil e continua sendo lenta e como a bárbarie de antigamente agora é sofisticada e moderna. Somos menos cruéis? Não. Só mudaram os métodos.

História muito bem narrada e bem construida. Personagens humanos e intrigas bem armadas e verossímeis. A leitura flui com naturalidade e interesse constante e crescente. Enfim, Pilares da Terra é um dos melhores romances que já li. Difícil foi retornar ao ano de 2011, quando estive por quase dois meses na Inglaterra Medieval.

Como toda boa história é inesquecível e eterna.
Márcia Almeida 19/03/2011minha estante
Já tinha uma enorme vontade de ler, depois de ler sua resenha a vontade é de ir na livraria agora, desmarcar todos os compromissos da semana e embarcar nessa viagem. Ótima resenha....

Cissa 19/03/2011minha estante
Obrigada, Márcia, pelo seu comentário. Vá à livraria, compre e leia que valerá a pena. Tenho certeza que irá gostar muito.

Marct 24/07/2011minha estante
Se eu fosse dono de um jornal contrataria você para assinar uma coluna de crítica literária. Excelente resenha.

Cissa 24/07/2011minha estante
Nossa Marct, obrigada! Coloquei aqui o que realmente senti ao ler a obra. É excelente leitura e você é um ótimo amigo. :)

Roberta 06/01/2012minha estante
Concordo em gênero, número e grau com a sua opinião sobre o livro! E também te parabenizo pela excelente resenha! Vc leu o Mundo sem Fim??? Abs, Roberta.

alexandra165 24/08/2021

MELHOR LIVRO DO ANO?!
meu deus, só reparei agora que não tinha feito uma resenha desse livro magnífico (nesta edição a obra "os pilares da terra" é dividida em dois volumes).
confesso que estou com muita preguiça de fazer e portanto não irei me aprofundar muito.
eu amei! nunca havia lido nenhuma obra de ken follet e estou bem feliz pela leitura agradável. pelo que ele deixa a entender no prólogo ele considera que esta é uma das melhores obras dele e bom acho que também eu considero (MESMO NUNCA TENDO LENDO NENHUMAKKKKK). esse livro me dá uma vibe muito boa. aprendi bastante com ele (agora sei mais ao menos como viviam no século XII e como se organizava a sociedade, especificamente dentro do clero) e aprendi a interessar-me pela arquitetura das igrejas (que pqp!!!!!). o escritor não falha ao transportar-me para o outro mundo. tem uma boa trama, às vezes um tanto quanto revoltante, mas sem enrolação e que te prende de uma maneira maravilhosa desde o primeiro capítulo. sempre tem algo para acontecer.
super recomendo o livro. é absurdamente apaixonante!
Fernanda 24/08/2021minha estante
Esse autor é maravilhoso!

Silver Se7e 29/07/2010

PERFEITO
A história é maravilhosa, com certeza um dos melhores livros que já li, muitas intrigas, uma trama perfeita e um desfecho formidável.

São mais ou menos sessenta anos de vida de personagens cativantes, contados em 1100 páginas de muita emoção, muita tristeza e muita felicidade.

Páginas de prazer, onde o bem e o mal lutam, o primeiro pela fé e a justiça, o segundo pelo poder. E nessas batalhas estão pessoas que passamos a amar com muita força, e também estão as que passamos a odiar por terem tanta criatividade para o mal.

E por haver um equilíbrio entre a imensa inteligência dos protagonistas e antagonistas a história sai ganhando muito.

Para se ter uma idéia do que tento dizer só lendo essa grande história, que só seria melhor se tivesse mais mil páginas. (Parece que há essa continuação, O Mundo Sem Fim, que tem mil páginas e estou ansioso para começar a ler).

Philip, Jack, Tom, Ellen e Aliena, foi um prazer imenso conhecer cada um de vocês e seus parentes. Uma pena sua historia ter acabado, tudo se passou muito rápido, num segundo...mas que final heim! Sentirei muita saudade e espero matar parte dessa saudade com seus ascendentes no próximo livro.

Willian, Waleran, Regan e Remegius, apesar de odiar cada um de vocês tenho que admitir que engrandeceram muito o elenco dessa história, o final que cada um teve não poderia ser melhor e sem vocês não haveria graça nenhuma.

Leiam!

Magasoares 10/05/2023

Os Pilares da Terra ll
Maravilhoso!! O que dizer de mais um livro espetacular desse autor que adoro? Nada!! Porque, por mais elogio que faça será pouco?

Igor0 31/12/2022

Fiquei cativado com a história
Como descrever um livro tão emblemático como Os Pilares da Terra. Que por sinal, estou relendo.
Mesmo já conhecendo a história, me divertir e sentir supresas o enquanto o lia.
Todos os personagens, se mostram interessantes de acompanhar. Philipp, um personagem admirável. E toda a odisseia de do mestre construtor e sua família. Era uma época tão dura para os campinenses e plebeus. Conhecer o contexto história da época foi de grande valia.
E se um dia eu for para UK, espero que a catedral de Kingbright não seja ficcional.

Grigo 23/01/2010

detalhista
por muito tempo dividiu a posição de melhor livro que li com O Físico, até aparecer A menina que roubava livros...

A epopeía de miseraveis se juntando para construir uma catedral gótica é fantástica

Ana Luiza Anjos 24/10/2010

Bati meu recorde e li os dois volumes em 10 dias! hehehe isso que estou cheia de trabalho e coisas pra fazer! Mas o livro é muito bom.. Diga-se de passagem que embora eu tenha detestado a idéia de dividirem o livro em duas partes - o que no original não ocorre - teve suas vantagens, como por exemplo, os volumes ficarem mais leves e cômodos para carregar. O livro apaixona pela ótima trama e pela narrativa bem cosntruída, o que me deixou fisgada logo nas primeiras páginas. Achei que não ia ter vontade de ler os dois volumes seguidos, mas ao contrário. Eu estava por demais fascinada! COm um eixo aparentemente simples, baseado na construção de uma catedral, o autor coloca todos os seus personagens de alguma forma interligados, e mantém o clima de mistério sobre fatos acontecidos no prologo até o final. é Interessante saber que o livro se passa na idade média, mas como os principais personagens são extremamente ativos e com idéias e atos inovadores para a época, o autor dá uma incrível sensação de contínua prosperidade e crescimento e inovação à idade das trevas, o que para mim, foi um paradoxo... pontua a dualidade entre o bem e o mal, e dos pecados cometidos pelos personagens.. independente de seu lugar na trama! As narrativas sobre os projetos das catedrais e sua construção são feitas de maneira leve e muito inteligente, sem se tornar chatas ou repetitivas. Finalmente, é livro sobre igrejas e padres, tem muito amor, compaixão, traição, política, batalhas, mortes, cabeças decapitadas e sexo!! Gostei tanto que até estou com "depressão pós livro!"
Credico 17/01/2011minha estante
Acho que não faz meu tipo literário, mas me deu vontade de ler só pela sua resenha hahaha

skuser02844 12/09/2023

Incrível!
Seguimos acompanhando a história de Tom Construtor, do Prior Philip e da difícil construção da catedral de Kingsbridge.
Assistimos ao amadurecimento de Aliena e Jack ao mesmo tempo em que William, Waleran e Alfred vão se afundando em crueldades.
O livro é repleto de detalhes sobre a vida na Idade Média, deixando a história muito interessante. Além disso, temos como pano de fundo a guerra entre a rainha Matilde e o rei Estêvão e suas consequências.
Cada final de capítulo era uma surpresa. Livro incrível!
Camila Felicio 12/09/2023minha estante
Tá na minha listaaa!!! Não sabia que passava pelo período do Rei Estevão.... vai ter q furar fila kkkkk

skuser02844 13/09/2023minha estante
Vc vai adorar, pode passar na frente sem peso na consciência hehehe...

Camila Felicio 13/09/2023minha estante
Fareei kkkkkkkkkkk o Follet é incrível

Ana Bacana 06/07/2020

Conclusão de Os Pilares da Terra
Depois do primeiro livro deixando tanto espaço para desenvolvimento e crescimento desses personagens, não pude deixar de me sentir um pouco decepcionada. Mas foi uma leitura dinâmica, o escritor sabe deixar o leitor ansioso pela próxima página e pelo próximo capítulo. Penso que o que não funcionou para mim foi a escrita de alguns personagens, não que suas ações não estivessem de acordo à sua história, acho que tem mais haver com o próprio estilo de escrita que em alguns pontos foi clichê, martelando em alguns esteriótipos...

De forma geral, Follet cria um mundo rico e cheio de elementos mágicos para explorar, nos faz apaixonar por seus personagens, chorando e sorrindo com seus sofrer e sorrir. Ainda indico muito pra quem gosta dessa ambientação medieval, mostra pontos fortes em sua narrativa. Uma jornada para lembrar.

luke2109 06/03/2010

Sou suspeito para falar desse livro. Os romances históricos, particularmente os medievais, são os meus preferidos. Esse livro trás uma descrição detalhada do ambiente da época, com seus costumes e hábitos (nada românticos ou higiênicos) muito bem feita. Os personagens foram marcantes, para mim, e prenderam a minha atenção até o último momento. Não é um livro com batalhas épicas, tipo Caldwell, mas trabalha a persistência de um indivíduo em alcançar o seu objetivo. Gostei muito e recomendo para quem gosta do gênero.
Silvia 14/06/2012minha estante
Você ja leu O Mundo Sem Fim, é a continuação desse após dois séculos, na mesma cidade com os tataranetos dos personagens e é relatado a construção de uma ponte; muito bom também.

mila antares 01/03/2013

Meu deus! É só repetir o que escrevi no vol.1. Agora é só ir atrás de outros títulos do Ken Follett, amo muuito.

z..... 24/02/2022

Edição portuguesa em ebook (Editorial Presença, 2007, vol.2)
História interessante, metafórica a realizações humanas, onde afloram imperfeições comuns (como ambição pelo poder, abuso, vingança e planos pérfidos) quando as motivações tem desfaçatez egoísta.
Na Idade Média, contexto do romance, vemos essa ilustração em representantes no clero, nobreza e plebe, mesmo num mundo teoricamente voltado ao teocentrismo, onde a construção de uma catedral é ideal para todos, mas nas reais motivações as imperfeições do egocentrismo...
Tem rebelião, oposição ao andamento, acidente, tramas para busca de glórias pessoais, acontecimentos inusitados como imagem que verteria lágrimas, tentativa de reconstruir partes para engrandecimento próprio... Além de histórias em paralelo com imperfeições comuns. São esses os pilares da terra? O que move nossas histórias? Na obra foi. Será também assim em nossa individualide hoje?
Legal o livro, porém, gostei mais do primeiro volume e, no geral, tem páginas demais...
Concordo que o autor tem texto envolvente, principalmente no prólogo e final... também nas descrições sexuais, quanta visceralidade na exposição, hein! Aliena que o diga...
A sacada do paralelo entre inicío da religião e a morte do padre também foi curiosa e reflexiva sobre motivações... Para muitos, álibi para buscas em realizações como as ilustradas no livro...
Tomara que façam uma HQ dessa obra, queria ler...

Mas rapaz! E a guerra Rússia-Ucrânia começou... Estão no entorno de uma catedral, os que a promoveram, com suas desculpas na desfaçatez do egocentrismo, dizendo que é obra para bem comum, mas na realidade expressa seus desejos escusos....

Raquel. 10/05/2020

Gosto mais do andamento do primeiro livro do que do segundo. Que se torna um pouco cansativo da metade pro final e um pouco repetitivo em alguns pontos. Porém, o valor histórico e artístico se sobrepõe a esse detalhe. O segundo livro te transporta muito mais para o universo medieval , trazendo diversas referências culturais e históricas. Muito bom

1 | 2 | 3 | 4