Nove noites Bernardo Carvalho

Resenhas - Nove Noites

Fig_Felipe 08/04/2024

Basicamente um podcast de true crime
8/10 escutaria no trânsito

?Isto é para quando você vier. É preciso estar preparado. Alguém terá que preveni-lo. Vai entrar numa terra em que a verdade e a mentira não têm mais os sentidos que o trouxeram até aqui. Pergunte aos índios. Qualquer coisa. O que primeiro lhe passar pela cabeça. E amanhã, ao acordar, faça de novo a mesma pergunta. E a cada dia receberá uma resposta diferente.?

JAQUELINE.ARGOLO 07/04/2024

Nove noites
?Nove noites? é um romance do escritor brasileiro Bernardo Carvalho, que combina ficção a fatos, experiências e pessoas reais na tentativa de desvendar os mistérios que cercam a morte (o suicídio) do antropólogo Buell Quain, ocorrido durante o Estado Novo, no Brasil.
Eu adquiri esse livro a partir de indicações na internet, mas confesso que custei a terminar e não está entre as melhores obras que já li...

Ananda 31/03/2024

Uma interessante história real mal desenvolvida
O livro é uma investigação do suicídio de um antropólogo americano Buell Quain, o título “Nove Noite” se dá pelo fato que o amigo do antropólogo, o Manoel Perna, é inserido na trama e narra as noves noites que estiveram juntos.

Então, o nosso autor, o Bernardo Carvalho, vai nos lugares que Quain passou e fala com algumas pessoas que o conheceram, a narrativa fica suscitando ao leitor um clima de mistério, como se a causa da morte tivesse algum motivo oculto, talvez até conspiracionista, logo porque o modo que as comunidades indígenas (causa-mor do americano vir ao Brasil) estavam sendo tratadas eram no mínimo desprezíveis.

Na verdade, esse livro me decepcionou bastante, entendi e respeito que o autor não quis construir uma narrativa linear, mas achei tudo mal construído, a falta de informação sobre a vida e morte de Buell Quain nos frusta, e não sei se por incompetência e/ ou preguiça Bernado de Carvalho não consegue fazer com que os leitores entendam nenhum dos pontos apresentados no livro, e muito menos o principal, o porquê de um americano sair de sua terra natal e acabar com a sua vida nos confins do Tocantins.

Pedro.Malini 27/02/2024

Faz un serviço ao tratar uma investigação com tanto realismo. O desenvolver da história é legal, sobretudo devido a alternância entre passado(cartas) e presente(investigação). A história me chateou um pouco, só lendo para entender hehe.

hiirayy 23/02/2024

Chato
Muita volta desnecessária. ???

P.F.G. 28/01/2024

Nove noites
O livro é baseado em um caso real, o suicidio de um antropólogo amerciano no sertão do Brasil.
Interessantíssima a narrativa, como o jornalista não só traz a solução do caso(do porquê do suicidio) como consegue mesclar com um pouco de ficção.

Leitorconvicto 16/01/2024

Relato ou ficção?
Com elementos autobiográficos e ficcionais, a obra convida o leitor a questionar a própria leitura e suas conclusões

isabela1452 12/01/2024

Me arrependi de não ter lido antes
Comprei esse livro pra o vestibular da USP uns 2 anos atrás e me arrependi de não ter lido antes.

Quero pesquisar um pouco mais sobre o que foi real e o que foi ficção no livro mas a escrita do autor é incrível, fui completamente absorvida pela leitura e recomendo absurdamente. LEIAM ESSE LIVRO.
Jvmaximo 12/01/2024minha estante
Tbm li por causa da usp kkkkk

isabela1452 12/01/2024minha estante
usp fazendo tudo pelos leitores

Igaço 29/12/2023

Enigmático
Até hoje, fico pensando o que deve ter acontecido com Buell Quain. A alternância de vozes narrativas (semelhante a Terra Sonâmbula de Mia Couto) é muito boa e a narrativa do narrador dos números pares é cativante, me decepcionei por ser apenas ficcional, porém o livro é tão perfeito que escolho acreditar que a história contada é totalmente verdadeira. Ótimo livro para quem gosta de mistérios e ficção com fatos históricos.

Juh 14/12/2023

Nove Noites
Gostei bastante da leitura, o ponto negativo é ele ser tão repetitivo, as mesmas coisas são narradas várias vezes ao longo do livro e isso o deixa um pouco maçante. A história em si é ótima, minha parte favorita é a mistura entre realidade e ficção. Um final que deixa um pouco a desejar, mas ok

Camila0od 12/12/2023

Li por causa da fuvest em 2020 e posso dizer com certeza que foi um dos meus maiores proveitos de livros de vestibular. Ele abriu muito minha mente sobre a humanidade das comunidades indígenas e gostei muito da ficção misturada ao longo da história.

itshayka 22/10/2023

?nove noites.
Que livro chato e entendiante, não gostei de quase nada.
Confesso que só li por causa da escola e dos vestibulares.
Só teve uma partezinha que eu gostei bem no início, que foi essa:

" o segredo, sendo o único bem que se leva para o túmulo, é também a única herança que se deixa aos que ficam, como você e eu, à espera de um sentido, nem que seja pela suposição do mistério, para acabar morrendo de curiosidade. "

fora isso, achei o livro um tédio.

Luma.Francini 18/10/2023

Quain, o que sabe os suicidas ?
História boa, rápida e estimulante.

Quis abraçar o Quain e entender a complexidade da sua mente. O motivo dele ter desistido.

Raquel621 03/10/2023

Um livro bom, só li por conta da querida fuvest, eu gostei o começo, porém depois começou a ficar entediante.