Minha Vida com Boris

Minha Vida com Boris Thays Martinez

Resenhas - Minha Vida com Boris

Lais 31/07/2020

Linda história!
Eu não tenho palavras para descrever o quão linda e emocionante é o relato da Thays que, com muita sensibilidade e clareza, narra sua trajetória de vida, desde o momento em que perde a visão, até a chegada e a partida de Boris. História repleta de superação e vitórias. São verdadeiros heróis na luta a favor dos direitos de pessoas com deficiência.

Me emocionei muito, por dois motivos: Primeiro, tenho uma limitação visual importante, oque fez com que eu me identificasse com a autora em diversas situações e segundo, porque também tenho uma labrador igualzinha ao Boris. É um amor indescritível! Bem que poderiam ser eternos....

jaque Pereira 02/07/2020

Como já disse antes: Primeiramente porque eu escolhi este livro, esse tipo de leitura:
1- E uma historia real
2- Fala de cachorros
3 – Não têm como não se apaixonar pelo Boris
A historia e bem calminha, e um livro de memoria da Thays, ela conta de quando ficou cega, de como tomou a difícil decisão de ter um cão guia, e principalmente, os desafios que teve que enfrentar para ter acessibilidades com o Boris em lugares públicos, como o metro. Ao mesmo tempo em que e uma historia calma, e uma delicia de ler, pelo menos, eu gosto de ler uma historia de superação, amor e carinho, ainda mais por animais.
O Boris e encantador, um pastor alemão incrível, da ate vontade de ter um só pra você, a Thays enfrenta muitos obstáculos, não por ser cega, mas pela ignorância das pessoas mesmo, o bom e que ela tira de letra tudo isso. Ela conta com a ajuda dos pais, do Zé (seu namorado), de vários amigos que adoram o Boris, e do Moises, o treinador de cães guias.
Acho que aparte mais emocionante da historia e o final, quando o Boris já esta velhinho, a despedida, eu ate chorei, mas agora Thays tem um novo companheiro, o Diesel, que não e amarelo, mas também e um ótimo cão guia
Porque eu indicaria esse livro, porque e uma historia real, fala de superação, e claro, cachorro kkk. Além disso, eu tenho um problema de visão, na verdade, um problema na córnea, não sou cega, apenas não enxergo coisas pequenas, e longe, pra ler livros, eu tenho que ficar bem pertinho das folhas, e tenho o auxilia de uma “lupa”, pois óculos não resolve meu problema, que só pode ser solucionado com um transplante de córnea. Mas tenho uma vida completamente normal, vou e venho sem problemas, então, lendo esse livro, vi o quanto a inclusão e importante, e o quanto isso deve ser respeitado, e claro, todo o auxilio possível e sempre bem vindo, um cão guia e uma extensão do corpo da pessoa, são os olhos dela.
Uma frase muito bonita do livro, e essa:
“Boris era como meu sol, minha luz, em vários sentidos. Primeiro porque me fazia enxergar o mundo de outra forma, pelos olhos de um cão, que tem um olhar mais simples e claro sobre as pessoas, os lugares e as situações. Também porque ele iluminava minha vida, trazendo muita energia e felicidade. Por fim, o sentido mais óbvio: ele funcionava como uma luz que me permitia andar sem medo de tropeçar ou bater em alguma coisa. Com muita generosidade, ele me emprestava seus olhos, sua visão.”

Mainnã 12/06/2020

Emocionante
Eu não consegui não me emocionar ao longo desse livro. Toda batalha enfrentada pela Thays e sua amizade com Boris são inspiradoras
Bluemayhem 12/06/2020minha estante
Me dá um spoiler, o cachorro morre? Pq se morrer nem vou ler kkkk

Mainnã 12/06/2020minha estante
Morre sim e foi uma das partes em que me acabei de chorar pq lembrei da minha que se foi kkkkkkk

Bluemayhem 12/06/2020minha estante
Meu coração não aguenta não.

manu 15/03/2012

Ele não é um cão, apenas tem quatro patas
A comovente história do cão-guia que mudou a vida de sua tutora, Thays Martinez, e do Brasil.

Thays Martinez discorre sobre seus sonhos de criança, o último olhar sobre o mar antes de perder a visão. A partir daí enfrentou problemas como a recusa de escolas em trabalhar com a diversidade e as limitações da adolescência.
Mas ela, determinada e corajosa teve suas conquistas, e a realização do sonho de ter um cão grande, na ocasião o Boris, seu cão-guia trazido de Rochester, Estado do Michigan nos EUA.
A partir daí a autora narra o trabalho deste maravilhoso cão, e suas experiências desde a sua batalha no metrô de São Paulo e as aventuras vividas com seu primeiro cão-guia nos dez anos em que estiveram juntos.
Mais do que guiar Thays para sua independência e autonomia, Boris foi a fonte de inspiração para a realização de seus sonhos, além de abrir caminho para a inclusão social de pessoas com deficiência visual em todo o Brasil.

- Thays Martinez é formada em direito pela Universidade de São Paulo, com especialização em direito penal e interesses transindividuais, foi conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social e membro da comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB. Fundadora do Iris (Instituto de Responsabilidade e Inclusão Social), é palestrante na área de direito e autora do blog www.eueeles.com.br

- Boris nasceu em Rochester, no Estado do Michigan. Labrador amarelo, com suspeitas fortíssimas de uma mistura com golden retriever, passou boa parte de sua infância em uma escola infantil para humanos, o que viria a justificar sua paixão por crianças, bem como certas excentricidades, como gostar de dormir coberto e com travesseiro. Depois, estudou em escolas de primeira linha, como a tradicional Leader Dogs for the Blind, o que acabou lhe propiciando o convite para trabalhar no Brasil.

Isabella 06/04/2012

Thays e Boris
Um livro que conta uma história tocante, repleta de momentos de superação, sendo grande parte deles proporcionados pela companhia do cão Boris.
A história começa muito antes da chegada de Boris na vida de Thays, mas mostra como este ilustre canino fez toda a diferença na vida e na história da autora. Boris ainda participou da vitória na justiça brasileira de um processo que influenciou muitos outros, representando a conquista da sociedade brasileira de mais cidadania para os deficientes visuais.
Para quem é da área jurídica ou não, para os amantes de animais, ou para quem simplesmente curte uma bela história de amizade e companheirismo, "Minha Vida com Boris" emociona e surpreende em todos os sentidos.
Leitura recomendada.
E no aguardo de mais histórias da mesma autora!
Cler 09/05/2012minha estante
amei.

Thassi 23/12/2013

Maravilhoso!!!

Ana Paula 18/02/2015

Olha essa capa!
Sou apaixonada por labradores. Esses seres especiais me encantam como nenhum outro é capaz de fazer. Só de olhar essa capa linda, claro que eu fiquei com vontade de ler. E para completar, o livro narra a história do Boris, um cão-guia! Sou admiradora do trabalho desses cães, que transformam a vida de pessoas com deficiência visual, facilitando as tarefas cotidianas e promovendo a independência pessoal.

Thays perdeu a visão ainda menina, aos quatro anos de idade. Como toda criança, um de seus sonhos era ter um cão, que se realizou somente na vida adulta. Tanta espera teve uma recompensa: seu primeiro cão-guia foi Boris. A biografia de Boris no livro esta assim descrita (veja se consegue resistir a vontade de ler sobre ele):

Boris (16/10/1998 - 24/10/2009) nasceu em Rochester, no Estado do Michigan. Labrador amarelo, com suspeitas fortíssimas de uma mistura de golden retriever, passou boa parte de sua infância em uma escola infantil para humanos, o que viria a justificar sua paixão por crianças, bem como certas excentricidades, como gostar de dormir coberto e com travesseiro. Depois, estudou em escolas de primeira linha, como a tradicional Leader Dogs for the Blind, o que acabou lhe propiciando o convite para trabalhar no Brasil. Tinha por hobby tirar tampas de garrafas e gostava de correr e de beber água de coco. Sua única superstição era, a cada refeição, deixar um grão de ração em sua vasilha.

A história dessa parceria linda entre a Thays e o Boris não fala apenas sobre as facilidades que ele proporcionou na vida dela. Essa dupla protagonizou um episódio que chamou a atenção da imprensa na época: Boris foi barrado no Metrô de São Paulo, sendo necessário o ingresso de uma ação judicial para permitir que Thays pudesse continuar usando o metrô para ir ao trabalho. A decisão judicial, seis anos depois, permitiu o acesso de cães-guia ao Metrô e inspirou duas outras leias, "uma estatual em 2001 e outra federal em 2005 - que garantem o acesso de cães-guia a todo e qualquer local público e privado de uso coletivo".

Sim, Boris fez história do Brasil, mas sua vida começou nos Estados Unidos e Thays conta com emoção desde o início dessa amizade, quando foi buscá-lo, suas aventuras e travessuras até o momento de maior tristeza, a despedida. Vocês podem imaginar como eu reajo a esse assunto, tendo três labradoras que são como filhas em casa? Já comecei a desabar no momento em que Thays percebe que Boris está chegando perto da aposentadoria e que precisa tomar a decisão de substitui-lo no trabalho de cão-guia.
Não consigo escrever com imparcialidade quando o assunto é labradores, não tem jeito. Se você tiver a oportunidade de ler este livro, verá como esses cães são especiais, dotados de uma inteligência sensacional, uma doçura incrível e apaixonantes.

Me impressionou também a Thays, sua força e determinação. Ela não se deixou abater pela falta de visão, pelo contrário, rejeitou ser tratada de modo diferente, buscou o máximo de normalidade em sua vida. Estudou muito, se destacou profissionalmente, não se acomodou e foi atrás de desafios. Sem dúvida, um exemplo para todos nós!

E se Boris teve uma participação importante nas conquistas da Thays? Claro! Ele foi seus olhos por mais de oito anos!

site: www.estante-da-ana.blogspot.com.br

KatiaMaba 26/01/2014

Uma parceria além do tempo...
Para as pessoas que possuem um carinho especial pelos seus bichinhos de estimação, em especial os cachorros, recomendo ler o livro “Minha Vida com Boris” da brasileira Thays Martinez, publicado em 2011, gênero: autobiografia.

Sinopse: Numa manhã de maio de 2000, a advogada Thays Martinez e seu cachorro Boris saíram dos Estados Unidos para São Paulo. Os dois tiveram a entrada barrada numa estação de metrô, pois os animais não eram permitidos nas instalações. Os funcionários da estação não aceitaram nem mesmo o argumento de que cães-guia são instrumentos de acessibilidade e autonomia para pessoas com deficiência visual, como Thays, cega desde os quatro anos. Neste livro, ela relata o ocorrido, abordando, também, a ação judicial que moveu contra o Metrô e sobre sua relação de amizade com Boris.

São poucos os livros que me fizeram chorar. As fases de convivência entre Boris e Thays em São Paulo (SP) a qual durou 11 anos, trouxe a lembrança momentos de emoção também descritos em “Marley e Eu” e “Sempre ao Seu Lado”.
Adorei o livro por que Thays não procurou obter favores ou privilégios em virtude de sua deficiência visual, ao contrário, por uma questão de caráter e formação acadêmica fez uso de recursos legais para exercer o direito de ir e vir, mas, foi preciso mais de quatro anos para romper com uma barreira chamada “ausência de bom senso”.

Recomendo também assistir as entrevistas da autora no youtube:
Thays Martinez e "Minha Vida com Bóris"
Thays Martinez fala sobre seu livro, "Minha vida com Boris"

Perfil da autora: Thays Martinez tinha apenas quatro anos quando perdeu a visão por conta de um vírus de caxumba. Aos 24 anos, formou-se em direito e algum tempo depois cursou MBA em marketing de serviços. Aos 28 anos, fundou uma ONG, o Instituto de Responsabilidade e Inclusão Social (Íris), e, atualmente, transita sem dificuldades pelo mercado de trabalho, como advogada, consultora de empresas e professora de direito. Além disso, ministra palestras em empresas e em estabelecimentos de ensino.

Abraços
Kátia Regina Maba
Blumenau (SC).

site: http://katiareginamaba.blogspot.com/

Gracinha 13/07/2014

Adorei, aprendi q os animais são seres iluminados.

suellem 30/11/2015

MAravilhoso
Thays é uma menina de apenas 4 anos quando fica cega. Mesmo querendo ter um cachorro isso nunca foi possível ainda mais depois do ocorrida. Até que ela ouve falar do cão guia, que não só a ajudaria como realizaria o seu sonho. Ela vai atrás para ter o seu cachorro, e então Boris aparece em sua vida. Mesmo com as inúmeras dificuldades que surgem eles conseguem se manter firmes e driblar os obstáculos.

Um livro muito bonito que nos faz ver as reais dificuldades dos deficientes visuais no Brasil. Absurdos que a falta de conhecimento proporcionam. O livro tem momentos lindos dos dois e momentos tristes também. Um livro incrível, tanto na escrita como na história.

Cris 30/12/2015

Adorei o livro que me fez ver como é a vida de uma pessoa sem visão e o quão importante é um cachorro guia para essas pessoas.
O livro nos mostra a luta da autora para ter direito a algo que em países decentes, já exite há muito tempo. Também me fez perceber ações do dia a dia que nunca havia passado pela minha cabeça.
Um livro que todos deveriam ler.

Ana Ira! 18/07/2017

Maravilhoso!
Minha Vida com Boris é um relato emocionante e encantador da advogada brasileira Thays Martinez. Thays, que ficou cega na infância devido a infecções da caxumba que teve, é, sem dúvida, uma mulher extremamente forte e corajosa, que apesar de ter perdido a visão, não deixou de lutar nem sonhar, conquistando a profissão de seus sonhos, como também, lutando por uma vida mais justa e ampla para todos os deficientes visuais do Brasil.

Thays relata sua vida com Boris, um cão-guia que mudou sua vida. Sendo seu amigo, seus olhos, seu companheiro de todas as horas, além de ajuda-la a mudar o Brasil.

Quando Thays estava com 26 anos, foi para os EUA receber o Boris, pois aqui no BR ainda não tinha treinamento de cães guias. Ao retornar ao BR, Thays recebeu muitas recusas em lugares públicos, como o metrô, para continuar a ser acompanhada por um cão. Mesmo ele sendo guia, mesmo ela tendo autorizações legalizadas, ainda assim, houve diversas recusas e infortúnios. E, juntos, Thays e Boris conseguiram autorizações e até criações de leis de inclusão social.

Um livro curto e rápido de ler, com uma história de amor, luta, perseverança e veracidade impressionantes!

Me apaixonei pelo Boris, um labrador engraçadíssimo!
A Thays explica também como é importante o cão-guia ser treinado, já que, um cão normal (como os de estimação que ela teve na infância), não estão prontos ainda para auxiliar pessoas com deficiência visual, e nem para compreender os comandos de seu dono.

Me encantei também com a força de vontade e garra da Thays. Que apesar dos problemas, não se limitou, não aceitou nada menos do que sonhava e junto com Boris, seus amigos e familiares, conseguiu superar barreiras e realizar-se grandemente. Adorei ela, uma pessoa excepcional!

Livro maravilhoso! Todo mundo tem que ler! Incrível!

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2017/07/resenha-minha-vida-com-boris-thays.html

Blog Elvis Gatão (Ana Mercury) 21/07/2017

Me apaixonei pelo Boris, um labrador engraçadíssimo!

Livro maravilhoso! Todo mundo tem que ler! Incrível!

Julhiane 12/12/2017

Encantador
Esse livro narra a história de Thays Martinez, jovem de 26 anos, advogada que perdeu a visão como sequela de uma caxumba adquirida na infância.
Thays, nos mostra as dificuldades enfrentadas por ela a começar em um direito civil básico, o de ir e vir. Após muita luta, o direito é assegurado e Bóris, seu amado cão guia, a direciona em suas atividades diarias.
Infelizmente, nada é para sempre.. e, um dia Bóris precisa partir.
Linda lição de vida, que nos mostra nossa ingratidão e, as vezes o fato de não termos coragem de lutar pelos nossos direitos. O amor e lealdade do amigo de 4 patas, nos emociona o tempo.
Esse é um livro simples, com várias lições. Todos deveriam ler..

Amanda Jordão 02/01/2018

Emocionante!!!