Minha Vida com Boris

Resenhas - Minha Vida com Boris

1 | 2 | 3 | 4

Brina 20/03/2021

O final sempre é triste
A relação que cada pessoa tem com um cão são unicas, que na maioria das vezes arrasam nossos corações. A experiência da Thays que se baseava em um serviço prestado pelo cão, se estendeu por uma amizade, companheirismo, carinho e afeto. Uma história emocionante, acompanhamos a história com as revoltas que sentimos pela falta de sensibilidade e respeito das pessoas com os deficientes visuais intercalam com momentos fofos e alegres das peripécias do cão guial, que é nada menos que o melhor amigo que podemos ter.

Vanessa 06/01/2023

Me apaixonei pela narração de Thays. Emocionante, envolvente, apaixonante e maravilhoso. Nunca achei que ia amar tanto uma autobiografia.

Carolina 25/01/2023

EMOCIONANTE
Chorei, ooh se chorei. Livro belissimo. A história dela com o Boris é linda e emocionante, e achei muito interessante também por conter informações sobre cão guias e como é a vida de uma pessoa sem visão. Aprendi coisas que nunca imaginei. Acho que vale a leitura para todos.

Bantim 26/04/2021

Sobre inclusão no Brasil e amor
Neste relato autobiográfico, a autora descreve todos os empecilhos traçados no caminho que seria o de democratização ao acesso de pessoas com deficiência visual a meios de transporte (e muito mais).
Conta desde de o momento em que ficou cega ao ponto em que se tornou figura pública brasileira na busca por inclusão e, é claro, por sempre andar com o seu fiel guia, o cão Boris.
Nos apaixonamos por cada detalhe da relação pessoa-cão-mundo e sentimos cada emoção vivida pela autora o livro inteiro.
Considero necessário conhecer a história de Thais e seu amado Boris, que vai muito além da definição de um bichinho de estimação.
Wesley Q 26/04/2021minha estante
Tipo de livro que te prepara pra dissertar sobre os temas do enem

Daniel1756 20/01/2024

Grande Boris.
Que livro!!??
Eu tinha esse livro na minha estante e sempre tiver vontade de ler, mas nunca tinha coragem pra começar, foi quando comecei e me dei conta de quanto eu já estava envolvido com essa história e chorando muito.
A batalha de Thays para conseguir sua liberdade é muito impressionante e inspiradora, e depois de acompanhá-la para conseguir seu cão-guia, o Boris, fiquei muito contente. Logo depois, a batalha para o reconhecimento dos cães-guia para poder circular pelos lugares públicos e privados foi de estresse, mas felicidade por conta das vitórias.
No fim do livro, óbvio que eu já poderia esperar ler sobre o fim de Boris, mas foi muito difícil, é como se ele me pertencesse, não sei bem, mas não conseguia aceitar facilmente o seu fim.
Recomendo muito esse livro, é um livro pequeno mas cheio de emoção, demorei um pouco para me acostumar com a escrita, mas depois... Só sucesso!!! Por mais que eu contasse a história toda, só lendo para poder sentir tudo.

JPaulo;) 31/07/2022

Falo q não pode avaliar biografia mas tô aqui pra isso...
Como dito anteriormente, quem sou eu pra julgar a história de vida de alguém, mas essa aqui é lindaa
Eu chorei, me emocionei, me envolvi. Que são coisas difíceis de acontecer enquanto leio biografia.
Astrid 31/07/2022minha estante
Droga... pensei que viria uma crítica ruim da vida de uma pessoa

Joanderson 30/09/2022

Emoção em leitura
Esse é um livro que me interessei pelo motivo do meu irmão ter apenas uma semana para fazer a leitura, o livro era emprestado, então eu queria aproveitar ele ao máximo, terminei de ler em apenas 4 dias, antes de mim, o meu irmãozinho já havia feito a leitura. Caso queiram saber se ele é um livro legal, eu com total certeza digo que sim, no começo é mostrado como a vida da escritora foi mudada na infância, e também como ela teria que lidar com tudo, é mostrado o sonho dela de ter um cachorro e como ela fez para conseguir adotar um, as dificuldades para conseguir entrar na escola, na adolescência e também os desafios de provações em lugares como metrô. Há muito mais coisas interessantes, até mesmo coisas engraçadas, mas o fim é o mais emocionante, eu nunca havia chorado em um livro, esse foi o primeiro, então fico feliz em falar sobre essa história, principalmente por ser algo real.

Deb 12/04/2021

Inesquecível
Considero esse o livro que me fez embarcar nesse mundo literário e não querer sair mais. Eu me envolvi de maneira muito rápida na história e chorei horrores com o final... Incrível!

lendocomgabriel.r 28/10/2023

Minha vida com Boris
LEIAM ESSE LIVRO, só isso entendeu. NÃO PRECISA DE MAIS NADA.
Caraaaaa eu tô muito triste, mas vamos lá.
Esse livro é o melhor livro que eu já li em toda minha vidaaaaa. Ele é o meu maior favorito do anoooo.
Primeiro: ele foi escrito pela autora que é uma pessoa sega cara.
Segundo: ESSES cachorros são incríveis.
E tipo assim o final é muito previsível, porque todo livro de cachorro acaba do jeito que vocês estão pensando, mas você fica tão entretido com a história que você não vê que o tal final tá chegando e isso é o pior, porque você sofre junto, sabe? Só que esse sofrimento é algo importante tmb, porque ele é o toque especial da história ?????
Eu amei galera. LEIAM.

gaby 07/02/2022

Vivendo por outros olhos
Recomendo a leitura, é muito instigante cada capítulo, uma história de superação, alegria, tristeza, felicidade, angústia e de muito carinho. Mostra a importância do cão-guia e a experiência de uma pessoa cega.

Lais 31/07/2020

Linda história!
Eu não tenho palavras para descrever o quão linda e emocionante é o relato da Thays que, com muita sensibilidade e clareza, narra sua trajetória de vida, desde o momento em que perde a visão, até a chegada e a partida de Boris. História repleta de superação e vitórias. São verdadeiros heróis na luta a favor dos direitos de pessoas com deficiência.

Me emocionei muito, por dois motivos: Primeiro, tenho uma limitação visual importante, oque fez com que eu me identificasse com a autora em diversas situações e segundo, porque também tenho uma labrador igualzinha ao Boris. É um amor indescritível! Bem que poderiam ser eternos....

Faby 26/06/2023

???
Confesso que por mais que eu tente me desvencilhar do mundo jurídico, acabo sempre atraída por ele, e quando me dou conta estou lendo livros sobre advogados, escritos por advogados ou com temática jurídica. É como um imã que me atrai.
Nesse livro tive o prazer de ter dois assuntos que fazem parte do meu cotidiano e possuem meu amor: cachorros e leis.
Escrito em primeira pessoa pela advogada Thays Martinez, que se tornou deficiente visual aos quatro anos de idade e foi pioneira em nosso país em ser usuária (assim que são denominadas as pessoas que precisam do auxílio do cão-guia) de um cão-guia. Durante o livro recebemos uma noção mais aprofundada de como é a vida de um deficiente visual em seu cotidiano e da transformação que um cão-guia traz para o seu usuário: muito mais liberdade de locomoção, segurança, dando independência e principalmente, criando um vínculo único, que só as pessoas que amam cachorros conseguem compreender. Há diversas passagens no livro relatando as dificuldades de acesso aos locais e às inúmeras situações vexatórias em que Thays foi exposta por desconhecimento de lei ou preconceito.
Fui às lágrimas com o livro, ao ponto de despertar a preocupação do meu filho de quatro anos, que olhava para o livro e não conseguia entender a razão para o meu choro (?). Costumo ser ?durona?, mas meu coração fica uma ?manteiga? quando o assunto é cachorro. Sério! ? Não consigo ser racional nessas situações, fico completamente emocional e sou dominada pelo coração.

sofris 02/12/2022

a.
fazia tempo que um livro não me emocionava dessa forma...
história de superação, amor e conquistas!
Boris e Thays, a dupla que conseguiu a aprovação da lei nacional que garante livre acesso para cães-guia a locais públicos e privados de uso coletivo no Brasil
completamente apaixonada e gratificada por este livro

Pri | @biblio.faga 19/06/2021

Em um emocionante relato autobiográfico, Thays narra desde a súbita perda de sua visão, quando tinha apenas 4 anos de idade, em decorrência das complicações da caxumba, até a superação das incontáveis batalhas em prol dos diretos das pessoas com deficiência visual.

Consistente de suas limitações, a autora sempre buscou formas de tornar-se independente, sendo o acompanhamento por um cão-guia um passo importantíssimo nessa direção. Quem diria que um fofo labrador se revelaria um instrumento vital de acessibilidade e autonomia, e por que não, de cidadania?

A sua batalha pela democratização do acesso digno aos meios de transporte é deveras tocante, embora seja também motivo de vergonha ?alheia? do Poder Público. Afinal, é bastante desconcertante/chocante saber que foi necessário uma longa batalha judicial para garantir o óbvio: o acesso de cães-guia a todo e qualquer local público e privado de uso coletivo, tal como o Metrô.

É doloroso notar que, embora tenham sido alcançadas diversas melhorias no quesito informação e inclusão, ainda é tão difícil de encontrar uma escola adaptada as inúmeras necessidades de aprendizagem, por exemplo.

Além disso, ao abordar como fora o minucioso treinamento de Boris, a escritora chama atenção ao porquê (óbvio) de não podermos mexer ou brincar com os doguinhos fofos que estão trabalhando, como os cães policiais (K-9), farejadores de drogas ou detectores de artefatos explosivos.

A amizade e o companheirismo de Thays e Boris revela uma conexão baseada em confiança e cumplicidade que deixa como legado uma comovente história de afeto para além da vida; tornando-se uma leitura irresistível até para uma gateira como eu.

Ps.: esse é o 20º livro da Coleção Folha Mulheres na Literatura.

site: https://www.instagram.com/biblio.faga/

1 | 2 | 3 | 4