Minha Vida com Boris

Resenhas - Minha Vida com Boris

1 | 2 | 3 | 4

Ingrid Silva 23/03/2024

Inclusão social e superação
É uma leitura muito boa, que me fez conhecer um pouco mais sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual, assim como a falta de empatia das pessoas em aceitar o acesso do cão guia em ambientes privados e públicos.

É um livro que sem dúvidas vale muito a pena ler, por abordar vários assuntos importantes, tanto de inclusão social como de superação, além de mostrar o companheirismo e fidelidade do cão com o seu tutor que deixa tudo muito emocionante.

agostiniaziul 19/02/2024

Fofo
Foi um livro que demorei para concluir a leitura, acho que não gostei tanto da forma que a autora escreveu, mas a história é muito interessante e comovente.

Histórias sobre cachorros sempre deixam a gente meio mexido, e com essa não foi diferente.

Daniel1756 20/01/2024

Grande Boris.
Que livro!!??
Eu tinha esse livro na minha estante e sempre tiver vontade de ler, mas nunca tinha coragem pra começar, foi quando comecei e me dei conta de quanto eu já estava envolvido com essa história e chorando muito.
A batalha de Thays para conseguir sua liberdade é muito impressionante e inspiradora, e depois de acompanhá-la para conseguir seu cão-guia, o Boris, fiquei muito contente. Logo depois, a batalha para o reconhecimento dos cães-guia para poder circular pelos lugares públicos e privados foi de estresse, mas felicidade por conta das vitórias.
No fim do livro, óbvio que eu já poderia esperar ler sobre o fim de Boris, mas foi muito difícil, é como se ele me pertencesse, não sei bem, mas não conseguia aceitar facilmente o seu fim.
Recomendo muito esse livro, é um livro pequeno mas cheio de emoção, demorei um pouco para me acostumar com a escrita, mas depois... Só sucesso!!! Por mais que eu contasse a história toda, só lendo para poder sentir tudo.

Lourena2 14/01/2024

Emocionante
Em minha vida com Boris Thays vai nos contar como sua vida se transformou depois de ter se tornado deficiente visual com apenas 4 anos e sua adaptação e os desafios de ter um cão guia no Brasil em uma época que não tinha acessibilidade e os transtornos que ela passou, esse livro nos faz refletir em como o mundo é mil vezes mais acessível para pessoas que não tem limitações, as coisas seriam tão melhores se as pessoas tivessem mais sensibilidade e pensassem menos só em si mesmas! Em muitas partes do livro eu fiquei chocada com a inteligência do Boris, os animais são incríveis! temos muito o que aprender com eles. Leiam esse livro não irão se arrepender.

Olivia50 27/12/2023

Não curti
Eu fiquei com ressaca literária lendo esse livro, fui até o final porque achei que melhoraria, mas não melhorou nada.

Se você curte livros que não evoluem e sempre ficam na mesma coisa, você vai curtir.
É muito rápido para ler, mas provavelmente você ficará entediado como eu.

Ele te dá trauma de praia, então se você curte muito praia não leia!!

Dei 2.0 porque não me impactou como eu achei que iria.

Daniela Botelho 22/12/2023

Comecei a leitura de forma bem despretenciosa, mas fui surpreendida positivamente pela história da autora. Eu já conhecia a lei que falava sobre o cão guia, mas eu munca havia lido sobre a pessoa que tinha dado origem a ela. Inclusive, estou pensando que mais pessoas deveriam ter acesso a essa informação. Gostei bastante do livro e me emocionei em diversas partes. É uma leitura muito fácil e que deve ser recomendada a mais pessoas. Essa coleção de livros escritos por mulheres da Folha está de parabéns.

Aline.Sacramento 18/12/2023

Me destruiu,nota 10
Não pensei em nenhum momento ao iníciar esse livro que eu iria terminar chorando como uma maluca,mas foi isso que aconteceu. É uma história muito bonita e com vários desafios,o Boris parece ter sido realmente um anjo.

lendocomgabriel.r 28/10/2023

Minha vida com Boris
LEIAM ESSE LIVRO, só isso entendeu. NÃO PRECISA DE MAIS NADA.
Caraaaaa eu tô muito triste, mas vamos lá.
Esse livro é o melhor livro que eu já li em toda minha vidaaaaa. Ele é o meu maior favorito do anoooo.
Primeiro: ele foi escrito pela autora que é uma pessoa sega cara.
Segundo: ESSES cachorros são incríveis.
E tipo assim o final é muito previsível, porque todo livro de cachorro acaba do jeito que vocês estão pensando, mas você fica tão entretido com a história que você não vê que o tal final tá chegando e isso é o pior, porque você sofre junto, sabe? Só que esse sofrimento é algo importante tmb, porque ele é o toque especial da história ?????
Eu amei galera. LEIAM.

Faby 26/06/2023

???
Confesso que por mais que eu tente me desvencilhar do mundo jurídico, acabo sempre atraída por ele, e quando me dou conta estou lendo livros sobre advogados, escritos por advogados ou com temática jurídica. É como um imã que me atrai.
Nesse livro tive o prazer de ter dois assuntos que fazem parte do meu cotidiano e possuem meu amor: cachorros e leis.
Escrito em primeira pessoa pela advogada Thays Martinez, que se tornou deficiente visual aos quatro anos de idade e foi pioneira em nosso país em ser usuária (assim que são denominadas as pessoas que precisam do auxílio do cão-guia) de um cão-guia. Durante o livro recebemos uma noção mais aprofundada de como é a vida de um deficiente visual em seu cotidiano e da transformação que um cão-guia traz para o seu usuário: muito mais liberdade de locomoção, segurança, dando independência e principalmente, criando um vínculo único, que só as pessoas que amam cachorros conseguem compreender. Há diversas passagens no livro relatando as dificuldades de acesso aos locais e às inúmeras situações vexatórias em que Thays foi exposta por desconhecimento de lei ou preconceito.
Fui às lágrimas com o livro, ao ponto de despertar a preocupação do meu filho de quatro anos, que olhava para o livro e não conseguia entender a razão para o meu choro (?). Costumo ser ?durona?, mas meu coração fica uma ?manteiga? quando o assunto é cachorro. Sério! ? Não consigo ser racional nessas situações, fico completamente emocional e sou dominada pelo coração.

jaque Pereira 03/06/2023

Comecei a ler esse livro em abril, e só consegui acabar agora, a faculdade não deu trégua, e vinha milhares de artigos para ler, então, o livro foi ficando...
Como já disse antes: Primeiramente porque eu escolhi este livro, esse tipo de leitura:
1- E uma historia real
2- Fala de cachorros
3 – Não têm como não se apaixonar pelo Boris
A historia e bem calminha, e um livro de memoria da Thays, ela conta de quando ficou cega, de como tomou a difícil decisão de ter um cão guia, e principalmente, os desafios que teve que enfrentar para ter acessibilidades com o Boris em lugares públicos, como o metro. Ao mesmo tempo em que e uma historia calma, e uma delicia de ler, pelo menos, eu gosto de ler uma historia de superação, amor e carinho, ainda mais por animais.
O Boris e encantador, um pastor alemão incrível, da ate vontade de ter um só pra você, a Thays enfrenta muitos obstáculos, não por ser cega, mas pela ignorância das pessoas mesmo, o bom e que ela tira de letra tudo isso. Ela conta com a ajuda dos pais, do Zé (seu namorado), de vários amigos que adoram o Boris, e do Moises, o treinador de cães guias.
Acho que aparte mais emocionante da historia e o final, quando o Boris já esta velhinho, a despedida, eu ate chorei, mas agora Thays tem um novo companheiro, o Diesel, que não e amarelo, mas também e um ótimo cão guia
Porque eu indicaria esse livro, porque e uma historia real, fala de superação, e claro, cachorro kkk. Além disso, eu tenho um problema de visão, na verdade, um problema na córnea, não sou cega, apenas não enxergo coisas pequenas, e longe, pra ler livros, eu tenho que ficar bem pertinho das folhas, e tenho o auxilia de uma “lupa”, pois óculos não resolve meu problema, que só pode ser solucionado com um transplante de córnea. Mas tenho uma vida completamente normal, vou e venho sem problemas, então, lendo esse livro, vi o quanto a inclusão e importante, e o quanto isso deve ser respeitado, e claro, todo o auxilio possível e sempre bem vindo, um cão guia e uma extensão do corpo da pessoa, são os olhos dela.
Uma frase muito bonita do livro, e essa:
“Boris era como meu sol, minha luz, em vários sentidos. Primeiro porque me fazia enxergar o mundo de outra forma, pelos olhos de um cão, que tem um olhar mais simples e claro sobre as pessoas, os lugares e as situações. Também porque ele iluminava minha vida, trazendo muita energia e felicidade. Por fim, o sentido mais óbvio: ele funcionava como uma luz que me permitia andar sem medo de tropeçar ou bater em alguma coisa. Com muita generosidade, ele me emprestava seus olhos, sua visão.”

Mandy 06/05/2023

Meus dias lendo sobre Boris
Taí um livro daqueles que eu começo sem saber nada a respeito. Sequer conhecia o título, mas estava na coleção da Folha que eu estou tentando completar.
Só tive ideia do que se tratava ao ler a contracapa.
O que aconteceu foi que simplesmente todo mundo aqui em casa conheceu o Boris, pq eu li vários trechos em voz alta.
O livro é curto, de leitura fluida e muita conexão com a vida da Thays e seu cão-guia e como foi difícil abrir caminho para algo que ninguém conhecia ou entendia, muito menos se importava.
Traz alguma noção sobre a vida das pessoas cegas ou com baixa visão, questões que a gente nem imagina se não convive com essa realidade.
O desfecho a gente imagina, mas não deixa de ser emocionante e próximo de nós, como se o Boris fosse nosso amigo também.

Carolina 25/01/2023

EMOCIONANTE
Chorei, ooh se chorei. Livro belissimo. A história dela com o Boris é linda e emocionante, e achei muito interessante também por conter informações sobre cão guias e como é a vida de uma pessoa sem visão. Aprendi coisas que nunca imaginei. Acho que vale a leitura para todos.

Talita 08/01/2023

quase dormi na metade do livro TEM TANTO DETALHE DESNECESSÁRIO, isso acabou deixando o livro cansativo, a história é comovente, acho q daria um ótimo filme KKKKJ

1 | 2 | 3 | 4