Polina

Polina Bastien Vivès

Resenhas - Polina

bellabuffon 12/02/2024

Bom, mas nada demais
Gostei da arte desse quadrinho, da escrita e tudo mais. É um quadrinho simples, nada complexo. A narrativa, a arte, o enredo, tudo muito simples e previsível. Retratou a realidade do mundo da dança e é isso. Não foi ruim mas também não foi marcante.

Isis 07/02/2024

É um tanto quanto chatinho no meio, mas de resto é um livro legal mostra dedicação e frustração no mesmo nível, como mudar de ambiente pode melhorar vc e o final me deu um quentinho no coração q eu não esperava

srta.sabetudo 10/12/2023

A dança transforma e é transformada por nós
Esse é um quadrinho que provavelmente eu releia daqui alguns anos. "Polina" simplesmente ressoou num lugar muito caro pra mim e que está sendo remexido no momento considerando que eu também estou nessa travessia de estudar dança e desenvolver o meu corpo profissionalmente.

As dúvidas, os desejos, os sonhos...! E saber que a vida sempre tem surpresas pra gente e descobertas a serem feitas, sobre nós e sobre os outros. E entender que possibilidades e oportunidades muitas vezes só acontecem quando abrimos mão de ideias que não cabem mais todo o nosso novo potencial.

"Polina" é tudo o que um artista precisa pra respirar um pouco e lembrar que o caminho certo não existe; há somente o caminho que nós queremos e o quão dispostos estamos em segui-lo.

Pequod.3 13/08/2023

história se inicia mostrando Polina quando criança demonstrando possuir talento para dança e sendo matriculada em uma escola renomada de balé na Rússia. Com isso temos acesso a dura realidade desse mundo da dança, onde a disciplina e a dedicação são fundamentais e sendo trabalhadas pelos professores de forma extremamente rígida. A protagonista se encontra, principalmente na infância constantemente encurralada pelo rigor exigido mesmo sendo uma criança, além de lidar com a pressão das expectativas da mãe, só a perfeição é aceita.

Com o passar do tempo, a medida em que a protagonista cresce, Polina começa a questionar seu papel na dança clássica e principalmente sua identidade como bailarina, (seria aquele o único caminho a se tomar?) mas, com ajuda de seu professor da escola primária, que consegue lhe apresentar uma abordagem diferente da dança a protagonista entra na adolescência mais preparada para lidar com a carreira e seus temores.

A narrativa do quadrinho se destaca, sendo bastante envolvente e emotiva, o autor consegue com maestria trabalhar os momentos de tensão e beleza da dança, se utilizando de um traço extremamente delicado e expressivo em sua arte, o preto e branco contribui muito para o visual e a mensagem que é transmitida, conseguindo enfatizar as sutilezas dos movimentos e trazer a tona as emoções dos personagens.

Além de tudo isso, a obra se mostra competente em abordar questões universais como a busca pela identidade e a luta praticamente diária e eterna entre atender as expectativas daqueles que estão a nossa volta ou encontrar e seguir seu próprio caminho, neste sentido a protagonista Polina se torna aos olhos do leitor uma personagem complexa e que possui múltiplas camadas, enfrentando seus dilemas pessoais e desafios profissionais, a tornando uma personagem muito cativante.
No geral, Polina foi para mim uma leitura bastante gratificante, independente de você gostar mais de quadrinhos ou ser mais interessado em dança acredito que essa obra tem o poder de cativar a todos. A obra oferece uma visão intimista do mundo do balé, ao mesmo tempo, que explora com sutileza a beleza dessa arte, se tornando uma história emocionante que nos faz refletir sobre a importância de encontrar nossa própria voz, de tomarmos sozinhos nossas decisões.

maariwho 28/03/2023

Polina
2a hq que li no ano, acho que tô lentamente começando a pegar gosto por quadrinhos. polina conta a história da nossa protagonista na dança e seu desenvolvimento na arte e como pessoa, bem como seus relacionamentos, em especial com seu professor de ballet de infância.
no geral, achei uma história bem simples, mas ainda sim (e talvez por isso) uma história muito real. a falta de muitos eventos impactantes pode ter sido proposital. mas senti um pouco de falta no aprofundamento das emoções reais da polina durante a vida ante seus conflitos e seus relacionamentos ? que, além do seu namorado e professor, nenhuma das relações com outros personagens teve impacto real na história.
polina é muito certeira na forma com que representa a vida de uma artista que cresceu tambem como indivíduo no meio da dança e as frustrações e desafios que enfrenta, e é muito fácil para pessoas do meio do ballet se identificarem com a personagem, e para os leigos interessados, é muito bonito de uma forma melancólica compreender o backstage do cenário artístico e os impactos na vida de uma pessoa que dedica todo o seu tempo para este propósito.
as únicas ressalvas ainda sobre a obra sao a falta de movimento nas ilustrações, que apesar de lindas, sao so isso, e a dificuldade que tive de entender a passagem de tempo. no mais, mesmo que não seja uma leitura marcante, é uma obra que vale a pena o tempo dedicado.

pordentrodaestoria 13/03/2023

?Polina? quadrinho do (polêmico) quadrinista francês Bastien Vivès (?Uma irmã?, ?A Grande Odalisca? e ?O Gosto do Cloro?) vencedor de diversos prêmios.

A obra de três cores (branco, preto e cinza) tem ilustrações belíssimas é diferente daquelas que estamos habituados.

Quanto a história acompanhamos entre a jovem Polina e seu professor, e todo o amadurecimento conquistado desde os primeiros passos aos 6 anos na dança até se tornar uma artista de renome.

bibicortez 21/01/2023

Ballet
Gostei da história, apesar de ter achado um pouco parada e simples. Eu também não gostei muita da arte da graphic, mas entendo ser o estilo do artista. Um história ok, nada demais

Desirre2 15/01/2023

Tão leve quanto a valsa, tão real quanto a queda
Amei esse presente, e vou guardar no coração essa leitura. A história é bem gostosa de se apreciar, especialmente por eu também dançar. Adorei os nomes dos passos, a representatividade que essa HQ traz do mundo do balé. Fiquei triste com a questão romântica, muito comum no mundo bailarinístico, mas muito orgulhosa da "vingança" da Polina e aliviada com o final da história.

Vivianne 14/01/2023

Polina de VIVÉS
Gostei muito desse quadrinho. Arte e historia maravilhosa sobre a relação da dança com quem assisti e tambem a dança como arte de expressão, discuti o que seria dança? Classica ou contemporanea? Quem decidi isso entende? E ao mesmo tempo faz refletir sobre a vida, as escolhas que fazemos e se a vida é realmente um ultimo ato de uma peça a ser dançada. A relacão entre aluna e mestre e depois a aluna ensina ao mestre achei bonito, singelo, único e adoravel!

Caty 10/01/2023

livro mtt bom e fácil de ler. é um pouco difícil acompanhar as fases da menina crescendo, mas tirando isso é muito fácil de se ler e também representa bastante oq várias bailarinas passam por trás das cortinas

Fabiane 14/11/2022

Lindo
Narrativa muito sensível sobre a vida dessa bailarina, desenvolvida de forma muito tocante. Sua relação com o professor que ninguém gosta é linda. Vale a pena para todos os amantes de ballet e quadrinhos.

Nane 13/11/2022

Gostei da HQ mas não achei tudo o que estava prometendo, achei meio confusa a passagem de tempo, pouco aprofundado os sentimentos de Polina, considero que poderia ser melhor explorada as sensações e vivências dela.

" Se querem um dia se tornar dançarinas, precisam ser flexíveis.
Se não são flexíveis aos 6 anos, serão ainda menos aos 16.
A flexibilidade e a graça não se aprendem.
São dons.
Próxima..."

Cristiano.Cruz 27/10/2022

Uma senda maravilhosa
Apesar de ter sido publicado no Brasil em 2021, li apenas agora e posso atestar com toda a certeza, que é uma das minhas melhores leituras de 2022.
Bastien Vivès faz uma ode a todos os mestres que se dedicam a ensinar o seu ofício com galhardia, ao mostrar que a reciprocidade dos melhores pupilos é imbuída de gratidão.

@leituras.dalana 20/08/2022

MARAVILHOSO
Traço forte, marcante e consegui sentir o que os personagens sentiam, leitura profunda, me senti quando era mais nova quando fazia balé, lembrei de alguns passos. Amei

teasbookstears 09/08/2022

quando eu decidi ler polina, antes pensei duas vezes. o tema da dança é pesado pra mim. gatilho. só de olhar pra capa eu já queria chorar. polina passa por muitas dificuldades na sua formação de bailarina clássica e contemporânea, desde pequena. mas no fundo, eu queria estar no lugar dela. isso foi o que mais me incomodou na leitura. bonito perceber como o sentido de uma narrativa, seja ela qual for, se constrói entre autor-texto-leitor. e foi muito difícil ser leitora, porque eu queria o tempo todo ser o texto.