Polina

Polina Bastien Vivès

Resenhas - Polina

garotadovlog 09/06/2021

RESENHA | Polina (Bastien Vivès) | por Carol Sant
Polina foi um lançamento de Abril deste ano da Editora Nemo e é uma obra sensível sobre a dança.

Na trama vamos conhecer Polina desde bem nova, uma garotinha que é apaixonada pela dança e vem lutando pelo seu sonho de se tornar uma bailarina mundialmente conhecida nos teatros e entre os coreógrafos renomados. A garota não só sonha com isso, como tem um talento indiscutível a arte, depois de ser selecionado para ser treinada por ninguém menos que Nikita Bojinski, um mestre e conhecido por ser bastante exigente, mas além de tudo, um professor admirável.
Ao longo dos anos, Polina e Bojinski irão desenvolver uma relação complexa entre submissão e aprendizados. Querendo ou não, seus caminhos se dividem e Polina se vê sozinha na busca de seu sonho; mas, a vida a surpreende e a garota se torna uma mulher e dançarina bem sucedida e por mais que sua história com seu mentor tenha sido complicado,a garota se sente me divida com ele e estará disposta a paga-la, mesmo seu antigo professor sendo tanto brilhante quanto difícil.

Polina foi uma grande surpresa pra mim, eu confesso que não sou muito fã de livros/hq's/ filmes e séries com a temática de dança, mas essa simplesmente ganhou meu coração. Acompanhamos uma garotinha desde seus primeiros passos para conseguir realizar seu grande sonho e em muitas vezes vemos Polina se deparar com suas inseguranças, medos, amizades e amores ao longo de sua jornada!
A arte também foi um ponto alto da obra, com nuances de branco, preto e bege. Percebi no autor, quadrinista que se importa com a imagem mas que além de tudo se importa com a história que está contando e como isso poderá afetar e mudar a vida dos seus leitores. Além de ver a luta de Polina para realizar seu sonho, também vemos as dificuldades que enfrentou para chegar onde chegou e sempre nos mostrando que nem tudo são flores ao longo do caminho, mas que sempre vale a pena regá-las.

Uma obra sensível sobre a dança, mas acima de tudo sobre como não podemos desistir dos nossos sonhos. É normal desanimar em certos momentos mas, nunca desistir de lutar por eles. Me conta, qual foi a última história que te fez refletir?
Beijo em vocês e até a próxima!😘✨

site: https://www.instagram.com/garotadovlog/

cris 31/10/2021

Perfeito
Os desenhos são baseados em gestuais,sem muitos detalhes e priorizando o movimento. Do jeitinho que eu gosto. Adorei

Aline T.K.M. | @aline_tkm 04/07/2021

Sobre crescimento na vida e na arte
 A premiada graphic novel do francês Bastien Vivès (um dos principais nomes dos quadrinhos contemporâneos, autor de Uma Irmã e O Gosto do Cloro) nos apresenta uma Polina Ulinov ainda criança, a caminho de uma audição para uma escola de dança. Talentosa, ela passa a ser treinada pelo exigente e temido Nikita Bojinski.

Apesar da relação conturbada, Polina para sempre vai lembrar o papel do mestre em sua formação ? inclusive quando tiver se tornado uma coreógrafa internacionalmente reconhecida.

Que delícia foi acompanhar a trajetória de Polina! Os anos de juventude são passados num clima à la Center Stage (Sob a Luz da Fama) ? aliás, quem gosta do filme vai amar esta HQ ?, em meio a ensaios, amizades e amores na escola de um teatro (Bolshoi, ao que tudo indica).

É um período nada fácil, de entrega e muito suor, e chega a ser inevitável o momento em que Polina se depara com outras possibilidades artísticas e se lança em jornadas que a distanciarão do ballet clássico. Ainda assim, é lindo ver como o clássico e também o aprendizado com Bojinski permanecem vivos em algum lugar dentro de Polina.

Ler Polina me fez abrir uma caixa guardada no fundo do armário e há uns anos intocada, de onde tirei a sapatilha para esta foto. Revi collants e meias e até um par de snujs (para dança do ventre), que eu nem lembrava que tinha. Não vou mentir: mexer nessa caixa me deixa um pouco chateada, pelo caminho que já quis seguir, pelas múltiplas desistências precoces, por aquilo que durante um tempo foi o que mais amava fazer na vida, e sei que quando voltar (um dia), provavelmente vai ser de novo o que eu mais vou amar fazer.

Nem sei expressar quanto amei Polina! Essa história ficou guardada no coração. E recomendo demais, demais, demais!

Curiosidade: a HQ foi adaptada para o cinema em 2016. O filme Polina ? Danser Sa Vie é dirigido pelo casal Valérie Mueller e o grande coreógrafo Angelin Preljocaj.

site: https://www.youtube.com/alinetkm

Dilalilac 08/11/2021

Reconfortante
Às vezes um livro 5 estrelas não é aquele cheio de altos e baixos, mas o livro que você precisava no momento.

Pequod.3 13/08/2023

história se inicia mostrando Polina quando criança demonstrando possuir talento para dança e sendo matriculada em uma escola renomada de balé na Rússia. Com isso temos acesso a dura realidade desse mundo da dança, onde a disciplina e a dedicação são fundamentais e sendo trabalhadas pelos professores de forma extremamente rígida. A protagonista se encontra, principalmente na infância constantemente encurralada pelo rigor exigido mesmo sendo uma criança, além de lidar com a pressão das expectativas da mãe, só a perfeição é aceita.

Com o passar do tempo, a medida em que a protagonista cresce, Polina começa a questionar seu papel na dança clássica e principalmente sua identidade como bailarina, (seria aquele o único caminho a se tomar?) mas, com ajuda de seu professor da escola primária, que consegue lhe apresentar uma abordagem diferente da dança a protagonista entra na adolescência mais preparada para lidar com a carreira e seus temores.

A narrativa do quadrinho se destaca, sendo bastante envolvente e emotiva, o autor consegue com maestria trabalhar os momentos de tensão e beleza da dança, se utilizando de um traço extremamente delicado e expressivo em sua arte, o preto e branco contribui muito para o visual e a mensagem que é transmitida, conseguindo enfatizar as sutilezas dos movimentos e trazer a tona as emoções dos personagens.

Além de tudo isso, a obra se mostra competente em abordar questões universais como a busca pela identidade e a luta praticamente diária e eterna entre atender as expectativas daqueles que estão a nossa volta ou encontrar e seguir seu próprio caminho, neste sentido a protagonista Polina se torna aos olhos do leitor uma personagem complexa e que possui múltiplas camadas, enfrentando seus dilemas pessoais e desafios profissionais, a tornando uma personagem muito cativante.
No geral, Polina foi para mim uma leitura bastante gratificante, independente de você gostar mais de quadrinhos ou ser mais interessado em dança acredito que essa obra tem o poder de cativar a todos. A obra oferece uma visão intimista do mundo do balé, ao mesmo tempo, que explora com sutileza a beleza dessa arte, se tornando uma história emocionante que nos faz refletir sobre a importância de encontrar nossa própria voz, de tomarmos sozinhos nossas decisões.

@somaisumparagrafo 16/05/2021

@somaisumparagrafo
Polina tem um talento excepcional para a dança, foi selecionada para compor o rol de bailarinas da prestigiada Academia Bojinski e ser treinada pessoalmente pelo icônico Nikita Bojinski. Sua relação com o mestre foi marcada por sentimentos ambíguos ao longo do percurso e agora, anos mais tarde e com uma vasta experiência profissional, Polina terá seu reencontro com a pessoa que foi tão importante para a sua formação.

???

Essa HQ narra toda a trajetória de Polina no universo da dança, acompanhamos seu início ainda como uma criança inexperiente nas mãos de um docente exigente e rigoroso. Toda tensão e estresse do treinamento da dança clássica é exposto ao leitor de forma transparente e palpável. Observamos crianças e jovens sendo submetidos a frieza dos professores, treinos intensivos e exaustivos em busca da perfeição do movimento, sem poder se dar ao luxo de demonstrar cansaço ou sentir dor. O corpo de Polina não mais lhe pertence. Pertence aos professores que lhe tocam para moldá-la como um boneco.

A passagem do tempo é rápida, acompanhamos a protagonista perambular ao longo dos anos por diferentes escolas de dança, vivenciando novas experiências artísticas e pessoais, amadurecendo e desabrochando como profissional até enfim ter a oportunidade de reencontrar seu mestre, que foi um momento muito belo e nostálgico.

Toda essa ambientação no universo artístico da dança me agradou muito, mas a trama vai além do palco, sendo uma história sobre autoconhecimento e busca pela construção da identidade. É sobre a vida, as escolhas que fazemos, a liberdade e independência que vamos adquirindo com o amadurecimento. A arte pode causar certa estranheza inicial, mas achei as cenas das danças muito emotivas, sensíveis e com uma deliciosa sensação de movimento, me fez sentir como se estivesse as comtemplando ao vivo. Foi uma experiência leitura bem gratificante.

?Deve se esticar, Polina. Seu corpo deve estar por cima de tudo, e seu olhar, infinito. De nada serve subir muito alto se não se der ao tempo de contemplar. Quando estiver no alto, fique ali por um tempo. O olhar, Polina! Contemple!?

Armando.Edra 05/04/2022

A eterna busca pela perfeição artística
Polina é uma graphic novel que retrata a vida de Polina Ulinov, uma jovem que sonha se tornar uma grande bailarina e, aos 6 anos, passa a treinar com um ilustre e rigoroso professor de ballet clássico.

Essa busca pela perfeição e pelo sentido da dança de Polina é o que mais cativa nesta obra. Outro ponto que vale a atenção é a relação de admiração, submissão e antagonismo dela com o professor Bojinski.

Uma pena que as outras relações apresentadas não possuem o mesmo brilho e, ao meu ver, considero grande parte delas até rasas. Tirando Bojinski e o seu namorado, nemhum outro personagem traz algo de relevante à trama.

Veja bem, Polina ainda vale a leitura, as narrativas textual e imagética são bem feitas, só indico que não criem tantas expectativas sobre a história.

Thammy 02/06/2021

Uma boa Graphic Novel.
Gostei da leitura de Polina. Logo eu, que não tenho absolutamente nada a ver com qualquer tipo de dança clássica (embora aprecie muito essa arte), me vi envolvida com a história de Polina e toda a sua busca por "um lugar ao sol" e pelo entendimento real do papel da dança na sua vida. Acompanhar seu crescimento pessoal e profissional foi muito interessante e, por vezes, me vi nela, nesse anseio pela liberdade, nas angústias, no desejo por um encontro verdadeiro consigo mesma. Recomendo.

Vaisussu 13/03/2022

Bela ilustração, história poderia ter sido melhor desenvolvi
Li o livro em poucas horas já no minuto que chegou aqui em casa.
Achei que a história da bailarina podia ter sido mais profunda, mas vale super a leitura

Gabriela Gonçalves 19/01/2022

Essa leitura fez tudo por mim hoje! Eu amo histórias envolvendo ballet, arte, formação artística etc., então Polina já me ganhou aí. É uma história bastante simples, sabe? Não há grandes reviravoltas ou coisas mirabolantes. Simplesmente conhecemos Polina, estudante de ballet que é selecionada para treinar na academia de Bojinski, um mestre do ballet clássico que é muito exigente. Daí acompanhamos Polina amadurecendo durante seu percurso artístico. Entendendo o que gosta e o que não faz sentido para ela. Ela se arrisca e descobre outras maneiras de dançar (dança contemporânea). Passa por altos e baixos porque essa é uma carreira que exige muito. Horas de treinos, cobranças excessivas etc. Gostei muito mesmo de ler essa história, de acompanhar esse amadurecimento que é perceptível ao leitor. Gostei muito da relação entre professor e aluna. Bojinski reconhece o talento de Polina e que ensiná-la a alcançar ainda mais. Cobra e exige que ela entenda o porquê de estar ali, dançando. Ao mesmo tempo, Polina se sente sobrecarregada, em dúvida se quer continuar dançando e se sente enclausurada por tantas horas de dedicação à dança. Gostei dessa jornada dela de entender a si mesma e de reconhecer quem lhe ensinou tudo.

?O artista está sempre insatisfeito, pois busca uma certa perfeição. Mas é só no fim de sua vida que poderá saber o verdadeiro valor do que realizou?. (p. 64)

?Por mais que se ensaie, que se busque uma certa perfeição, o ser humano é assim, vive de impulso, de energia, de troca?. (p. 84)

?Na idade de vocês, é preciso buscar, tentar e, sobretudo, descobrir?. (p. 89)

?As pessoas não veem o que não mostramos para elas?. (p. 155)

?De nada serve subir muito alto se não se der ao tempo de contemplar. Quando estiver no alto, fique ali por um tempo?. (p. 201)

_Jorgeft 07/01/2022

Simples... Porém muito eficaz!
Polina é uma história simples. Uma menina que busca seu sonho de ser bailarina. Poderia ser uma história entendiante ou monótona, mas Bastian Vivès coloca vida em cada página... Cada desenho, cada expressão, cada sequência é de uma inspiração FENOMENAL. Polina é o tipo de obra contemplativo que eu gosto!!

Joyce 27/08/2021

Um misto de sentimentos
Eu achei incrível acompanhar a trajetória artística da Polina, ver seu crescimento e amadurecimento quanto pessoa, tanto quanto bailarina, finalizei a leitura com um sentimento de tristeza, não sei dizer bem porque... adorei a leitura, e retratação das cenas de dança são belíssimas, consegui sentir a expressão artística da personagem em muitos deles.

Kévia @letrasdakevia 24/05/2021

Lindo e sutil
Polina Ulinov aos 6 anos, após passar por uma difícil audição, consegue entrar para uma renomada escola de dança. Agora a pequena garota, já um pouco mais velha se vê aprendendo diretamente com o lendário e extremamente exigente Bojinski. Fácil não foi, mas sua primeira grande apresentação no teatro foi um sucesso e rendeu um convite para ser treinada pelos melhores mestres de um dos mais antigos teatros da Rússia, sendo assim precisou deixar a escola de Bojinski para trás.

Mas ela não se encaixou àquele novo método de ensino e um tanto perdida Polina se joga em algumas aventuras pessoais e profissionais até conseguir se encontrar.

Polina é uma história muito sutil sobre escolhas e liberdade, sobre como bons e maus profissionais podem ajudar ou atrapalhar o caminho de quem está começando. Com traços simples e cores sóbrias essa hq passa uma mensagem muito bonita de que nós podemos fazer as escolhas erradas (ou ser levados a elas), mas nunca é tarde para acertar e se encontrar.

Pra quem gosta de HQ ou até pra quem quer começar a ler hqs essa é uma ótima pedida: linda, rápida de ler e com aprendizados que podemos levar pra vida.

site: https://www.instagram.com/mrsofthebooks/

bellabuffon 12/02/2024

Bom, mas nada demais
Gostei da arte desse quadrinho, da escrita e tudo mais. É um quadrinho simples, nada complexo. A narrativa, a arte, o enredo, tudo muito simples e previsível. Retratou a realidade do mundo da dança e é isso. Não foi ruim mas também não foi marcante.

Flavio - @geekcorp303 08/08/2022

Classudo
História bem dramática, super carregada de tensão, e que representa bem a vida de uma bailarina, o autor consegue nos passar muito bem os sentimentos dos personagens, a dor, o esforço, frustrações e etc., de uma maneira bem real, o desenho é bem charmoso, tem um personalidade, e uma classe que combina com a história. O único ponto negativo é que achei que as mudanças são muito repentinas, de uma hora pra outro já se passa um tempo, e não dá muito tempo de digerir o que está acontecendo, mas ainda assim é um baita quadrinho!