A morte em Veneza & Tonio Kröger

A morte em Veneza & Tonio Kröger Thomas Mann

Resenhas - Morte em Veneza & Tonio Kröger

Mari 08/06/2020

Maravilhoso demais encontrar uma narrativa baseada em "Dionísio x Apollo". É arrebatador!

mairesse 13/02/2022

A morte em Veneza & Tonio Kröger
Esse livro foi bem difícil pra mim, mas eu gostei. Foi meu primeiro do Thomas mann, e achei interessante a escrita dele. Quero ler mais obras deste autor.

Ramalho 31/03/2021

Espero um dia chegar a qualidade filosófica e dominio de escrita que Thomas Mann tem. Ele é o melhor escritor que ja li. Mae e Saramago sao os mais dedicados, Tolstoi o mais orgnizado; mas Mann é o mais "profissional". É o último autor erudito do mundo, na minha opiniao. Tras filosofia em seus personagens, traz dilemas, desejos e receios...é uma obra e um autor poderozissimo. Sabe compor boas frases e nunca li algo instropctivo tao bom...isso porque o autor nao te tira da realidade para fazer isso, ele faz ainda imerso na história. Consegue falar sobre o que angustia a personagem ao fato que as coisas estao ocorrendo.
O livro trata muito acerca da beleza, o primeiro conto (ou novela pelo tamanho) fala muito sobre o belo. Me lembrou muito Oscar Wilde a forma como o autor fez isso, porem, com Mann tudo é muito mais filosófico. A arte se torna quase que erudita e nao simplesmente beleza. Se existe algum escritor contemporaneo que é de fato erudito e fala sobre dilemas morais ou filosoficos eu desconheço...pois sinto que depois de Mann e de Camus isso pouco se vê na literatura...sendo substituida por criticas a sociedade ou a algo, ou simplesmente a demonstrar a beleza de um momento ou de algo...

Marília 16/03/2024

Eu achei o final do segundo título bem confuso e não entendi direito também o enredo do primeiro título.

Xavier 05/08/2021

Clássico
O escritor prêmio Nobel de literatura mais uma vez nos proporciona uma leitura sensacional. Me fez voltar a Veneza nesse livro.

Gabriel 14/03/2021

Denso e interessante
Mann traz nas duas novelas ?Morte em Veneza? e ?Tonio Kröger? uma abordagem muito interessante de fatos ordinários da vida no ponto de vista de cada narrador.

Em cada acontecimento das pequenas histórias, temos grandes reflexões de pontos filosóficos existênciais que, apesar de densas e um pouco difíceis de acompanhar, são bastante prazeirosas de ler.

Daniel Andrade 03/03/2021

Uma leitura valiosa.
A escrita do Thomas Mann deve ser uma das mais bonitas da literatura mundial. Ainda tenho como objetivo ler algum livro dele no original, mas por enquanto meu conhecimento em alemão não permite.
Sobre o livro, gostei bastante. Me identifiquei muito, tanto com Gustav Aschenbach quanto com Tonio Kröger. Não me tornei muito fã dos finais de ambas as histórias, mas vale muito a pena.

Thamyres 19/09/2021

Dualidade
Do ponto de vista impessoal, afirmo que é um livro bem construído e passível de inúmeras analogias e referências. Uma possibilidade a cada pensamento. Já do ponto de vista mais intimista e pessoal, afirmo que não foi minha melhor leitura até hoje, pois gosto de leituras mais abrasadoras, que prendam o leitor de uma maneira sem igual. Me refrrio a essas duas avaliações, porque não posso tornar nenhuma delas excludentes do todos, pois ambas demonstram partes diferentes.

Juliana Lopes 27/05/2014

Citações:
"Nada é mais estranho, mais melindroso que a relação de duas pessoas que só se conhecem de vista - que diariamente, em cada hora mesmo, se encontram, se observam; são obrigadas a manter a aparência de indiferente estranheza, sem cumprimento, sem palavra, pela ética ou capricho pessoal."

Tiago 21/03/2023

Novelas curtas. Leitura densa
É um livro bem difícil de ser resenhado. São duas histórias com traços autobiográficos. Em ambos as novelas temos como protagonista um escritor. E este escritor, apesar de ter sucesso, tem alguma coisa que o atormenta. Em "A Morte em Veneza" temos muita divagação, um amor platônico, um tom mais triste e depressivo. Algumas digressões filosóficas sobre a beleza. Já em Tonio Kroger, temos um narrador que se sente diferente, começando pelo seu primeiro nome, nada alemão. O narrador refere-se a sua mãe como uma mulher fogosa "de lá de baixo" (será uma menção a mãe brasileira de Mann?). Diferente de "A Morte em Veneza", passada em poucos dias, Tonio Kroger pega diferentes períodos da vida do protagonista. Temos as suas paixões de infância e a sua maturidade como escritor. O tom é um pouco mais positivo do que o de "A Morte em Veneza".

Curiosamente, essas duas novelas de cariz autobiográfico foram escritas quando Mann ainda era muito novo.

A Morte em Veneza 3*
Tonio Kroger 4*

Lucas.Batista 26/01/2021

Fundametal
Tanto Thomas Mann quanto A Morte Em Veneza são absolutamente consagrados como cânones da literatura mundial, sendo assim, não há o que eu possa dizer aqui que já não tenha sido dito de maneira melhor e por pessoas mais qualificadas.
Fica aqui apenas a minha recomendação de uma história tão bem contada e cujo lirismo do texto faz com que o leitor perca muito tempo nos versos.
Que coisa linda é a literatura.

mrsnone 16/06/2020

A reflexão de Thomas Mann
Os dois contos que se encontram no livro são extremamente magníficos. Com escrita e estética impecáveis. No primeiro conto "morte em veneza" temos um personagem que é um escritor e que procura se distanciar um pouco dos lugares que frequentava, decide, então, viajar à Veneza e passar uns tempos por lá. Acaba se apaixonando por um garoto chamado "Tadzio", mas como nunca conversou com o garoto, apenas o observa e, não obstante, o persegue durante toda a narrativa. Uma coisa que me incomodou nesse conto - de desculpe-me problematizar - é a diferença de idade dos dois, tanto do personagem principal, chamado Gustav, como do Tadzio; um garoto de aproximadamente 16 anos. Gustav é narrado já como um senhor de cabelos grisalhos... Enfim, o conto se resume na perseverança que o Gustav tem em admirar Tadzio, mesmo que isso cause, indubitavelmente, em sua tragédia. Esse conto mostra algo comum nas obras do Thomas Mann: o distanciamento dos personagens da sociedade.
No segundo conto, "Tonio Kröger", é o que me cativou e me fez dar 5 estrelas para a obra. Um conto com fragmentos de autobiografia. Tonio é um personagem que se distingue dos outros ao seu redor, sempre incompreendido e um peixe fora d'água. Pelo menos é assim que se sente. Mais uma vez um personagem distante da sociedade. Se apaixona na sua infância por Hans Hansen e na sua adolescência pela "loura Inge" como a chama. Thomas Mann nasceu numa pequena região da Alemanha, mas é de antecedência brasileira e nórdica o que diferenciava de muitos ao seu redor. Além do fato de sua orientação sexual, que o fazia se sentir assim. Talvez tudo isso fizesse com que sentisse deslocado no lugar em que nasceu e na sua época refletindo isso em seus personagens. Mas não podemos deixar de lado a crítica que ele faz a vários escritores que o antecederam, como Goethe. Manter distância de uma sociedade tão violenta, preconceituosa e trivial é tão ruim assim? Por que iríamos querer viver perto de pessoas que agem dessa maneira? Fica a pergunta no ar.
Alê | @alexandrejjr 16/06/2020minha estante
Excelente texto! ??

Steph.Mostav 12/03/2021

Um esteta implacável
As duas novelas tratam da posição do artista com relação à sociedade, do que significa esse distanciamento (no caso de Tonio Kröger) ou a consequência de uma eventual aproximação (Morte em Veneza). Isso tem muito a ver com a própria experiência de Mann, como filho de alemão com uma brasileira, que sentia-se à parte do restante dos colegas desde a infância. Se estabelece então a dicotomia entre o artista e o burguês, o mundo das ideias do mundo banal, o gênio do homem comum. Contudo, essa distância entre a vida e a arte é repensada pelo autor após a ascensão do nazismo, pois só intelectuais que conseguem alcançar o povo podem evitar que políticas nefastas tornem a vida (e a arte) insustentáveis.

J Falco 14/02/2023

A fatalidade na estética
A história do solitário escritor que, sob a neblina do Adriático, entre as grandes praças, os pequenos canais e as estreitas vielas de Veneza, se encanta pela beleza singular de um jovem turista. As considerações e reflexões estéticas presentes no livro são absolutamente sensacionais, inestimáveis para qualquer interessado no tema. De fundo, o enredo apresenta um certo mistério e suspense, que se desenrola de uma forma sutil e constante para o desfecho que, embora não sendo surpreendente, é definitivamente impactante.
Uma leitura agradabilíssima, relativamente leve e incitadora de reflexões sobre a vida, a arte e a estética, além de nos presentear com partes descritivas de uma das cidades mais icônicas do mundo.

Tatta 20/07/2021

ler um clássico, como italo calvino já disse, é melhor do que não lê-lo.

a morte em veneza é aquela típica história de que se tem medo de ler. sabemos que é um dos textos fundamentais da literatura. some a isso ser o meu primeiro contato com thomas mann.

o resultado: uma leitura em que eu estava bem imerso e pronto para amar. posso dizer que é bem escrito e complexo. foi na medida o tamanho, porque um pouco mais acho que eu perderia o foco. fiquei preocupado com os buddenbook e a montanha mágica.

sobre a história: é bem instigante. acho que nem mesmo o mais desatento leitor diria que esse é um livro sobre pedofilia. acredito que essa seja na verdade um tributo à juventude e à recusa ao envelhecimento (acompanhado de sua inevitabilidade).

já tonio kröger, ao menos para mim, serviu como um bônus - e de fato é uma novela que cai muito bem nessa coletânea.