O Temor do Sábio

O Temor do Sábio Patrick Rothfuss

Resenhas - O Temor do Sábio

yasmim479 24/01/2024

O melhor!
Estava tão ansiosa depois de ter lido o primeiro livro que quando comecei o segundo foi uma explosão de sentimentos, e é isso que se sente lendo Patrick Rothfuss, a partir do momentos que você entrega os livros dele à sua imaginação tudo parece sumir, ele escreve tudo muito bem, o romance sucinto entre Kvothe e Denna, a vida extremamente dura dos personagens, a grandiosidade daquele menino de cabelo de fogo.
Ainda que a história seja muito longa, não perde a graça,a magia e o suspense que paira durante a narrativa.
Sua busca por vingança leva Kote pra tantos lugares, ele aprende tanta coisa, conhece tantos seres que fica impossível simplesmente deixar a história de lado.
Foi a trilogia (que infelizmente não tem 3° livro) que me fez gostar de ler e me apaixonar por esse mundo. Nem preciso dizer se recomendo...?

Karol Belai 22/01/2024

Bom, mas tem reunião que poderia ser e-mail aí...
Novamente o autor comete o erro de extender demais um momento que não agrega tanto na história como um todo e que não é tão empolgante assim.

Apesar de a leitura do maior livro da trilogia (posso chamar assim já que são três livros?) fluir bem, o final me decepcionou bastante até porquê aguardei bastante por ele ?

Arthur Abelha 20/01/2024

O Matador de Reis
Depois de ler o primeiro livro, fiquei com uma ânsia para ler logo o segundo e apesar dos pesares o ritmo desse é muito melhor, o li muito rápido, ainda mais considerando o tamanho do livro, acabava lendo por horas sem sequer perceber.
Alguns pontos, no final por exemplo, senti novamente aquela sensação de "jogado", com cenas que acabavam por descolar da trama, porém não o suficiente pra atrapalhar de forma significativa a leitura.
Estou adorando acompanhar a saga de Kvothe e ansioso para a continuação.
Essa trilogia me fez querer explorar mais obras de fantasia épica/medieval.
Iury Cauan 21/01/2024minha estante
pra quem gostava/gosta de fantasia moderna

Arthur Abelha 21/01/2024minha estante
Fantasia urbanista e dá pra gostar dos dois ?? Dá pra gostar de todo tipo de fantasia

Lorrana.FalcAo 14/01/2024

Preciso do terceiro livro pra já!
O livro conta o segundo dia do cronista escrevendo a história de Kvhote e muitas coisas acontecem; muitas reviravoltas e que pra quem leu o primeiro livro até acha estranho porque é difícil acontecer coisas boas ao pobre Kvhote durante sua estadia na universidade.
Apesar das 960 páginas, o livro corre num fluxo incrivelmente bem prendendo o leitor do início ao fim!

A Leitora Compulsiva 09/01/2024

Em busca do Nome do Vento...
AVALIAÇÃO: ?????

Na sua perseguição em busca do nome do vento, Kvothe é levado ao extremo de suas forças em uma jornada longa e cansativa.

Nós acompanhamos um itinerante de 15 anos que entra pra universidade a fim de aprender mais sobre a magia e de encontrar vingança para o assassinato de seus pais, no primeiro livro. E no segundo, Kvothe vagueia por diversas terras diferentes, bem longe da universidade, onde alcança seus 17 anos obtendo um pouco mais de conhecimentos fundamentais para concluir sua busca.

Nada é mais importante para esse garoto do que saber o nome do vento e dominar todos os tipos de poderes que possam ajudá-lo em sua procura implacável do Chandriano, o homem que matou seus pais. Isso não vai embora, nunca. Persegue-o em ambos os livros com uma fúria inominável.

E é justamente por isso que, ao vistar terras desconhecidas e se encontrar com seres encantados e guerreiros, Kvothe vai dando passos cada vez mais velozes em direção a seu objetivo.

Neste livro, nome é poder. Se você obtém o nome de algo, pode exercer seu domínio sobre ele. E o nome verdadeiro das coisas só nos é revelado quando afundamos em profunda queda em nosso inconsciente. É chamada: mente adormecida. Temos uma mente desperta, prática e objetiva para as coisas rotineiras do dia a dia. Mas temos também essa outra mente, mais profunda, trancada a sete chaves que devemos alcançar para liberar um pouco de nosso próprio poder e magia.

» Há em cada um de nós uma mente que usamos para todos os nossos atos de vigília. Mas há também uma outra, que está adormecida. Ela é tão poderosa que a mente adormecida de um menino de oito anos é capaz de fazer num segundo o que as mentes despertas de sete membros do Arcanum não conseguiram em 15 minutos.

Kvothe busca o controle dessa mente adormecida. Todas as suas ações são voltadas para despertar a parte de si que pode sobrepujar os assassinos de seus pais.

Às vezes ele acerta. Outras, ele erra. E erra muito. Mas em poucas palavras: Kvothe é o tipo de pessoa que não se importa com as consequências de suas decisões desde que tudo o leve para mais perto de saciar sua vingança. Se ele tiver que se submeter a uma prova de fogo e ferro e sair com queimaduras, ele fará.

É o que dá raiva dele durante a leitura também. Assistimos ele se dando mal incontáveis vezes durante todo o livro, como se não pudesse evitar seu lado teimoso e competitivo. Mas... É o Kvothe; nada podemos fazer.

» ? O mundo precisa de gente como você ? disse, no seu tom que me informava que ele estava ficando filosófico. ? Você faz coisas. Nem sempre da melhor maneira, nem da mais sensata, mas as faz assim mesmo. Você é uma criatura rara.

Confesso que é um tipo de livro de fantasia diferente. Não espere ver raios e trovões, pessoas voando em vassouras ou lutando contra deuses e monstros. A magia do Patrick se concentra no autodesenvolvimento pessoal: lutas marciais, manejo de espada, construção de objetos úteis e poderes esotéricos ? como invocar o nome do vento ou da pedra para usá-los. Os elementos da natureza são usados como ferramentas úteis para se alcançar os objetivos do personagens.

E por mais que na vida real nós não tenhamos esse tipo de poderio, ainda temos a natureza como força central das nossas vidas. O calor do sol, a unidade de chuva, a luz das estrelas, o fogo e a água, que juntos contribuem para um universo infindável de recursos e sobrevivência. E se a construção do próprio universo por si só não é magia, não sei o que poderia ser.

Termino essa resenha com a dica preciosa do Mestre Elodim, que serve pro Kvothe, é claro, mas para os leitores também se eles souberem onde buscar o significado:

» Você deve ir andando. Persiga o vento. Não tenha medo de um ou outro risco ocasional ? sorriu. ? Com moderação.

Lusia.Nicolino 08/01/2024

Uma deliciosa fantasia
Se no primeiro dia o volume tinha mais de seiscentas páginas, o segundo dia tem mais de novecentas, sendo O temor do sábio o segundo livro da trilogia A crônica do matador do rei. E ele começa exatamente onde o primeiro termina e não importa o espaço de tempo entre as leituras, você será envolvido novamente pela jornada de Kvohte, o quase herói que narra suas aventuras para o Cronista. Dessa vez, ele se afasta da Universidade e encontra novas personagens, novos conflitos, novas e intrigantes descobertas. O seu encontro com Feluriana o transforma, mas a que ponto? Restam muitas perguntas: encontrará o Chandriano? Denna revelará quem é o seu mecenas? O que há atrás da porta de pedra? Bom, antes de respondê-las Kvothe precisa cuidar da sua Pousada Marco do Percurso!

Quote: "Mais uma vez, é preciso raciocinar em termos de sapatos. Ninguém quer o par maior. O que se quer é um par que sirva. Quando os sapatos são grandes demais, os pés ficam esfolados e cheios de bolhas."

eufernandafreitas 06/01/2024

Mal terminei e já tô com saudades desse universo. É surreal o quanto a imaginação de um autor pode nos transportar e tornar algo tão real. Acho que fiz mal em ler os dois volumes de uma só vez, mas a minha curiosidade não ia me permitir esperar mais. Só espero que o autor conclua e essa série e que não demore mais muitos anos pra isso. Só leiam. Excelente!!!
brenda1 09/01/2024minha estante
li o primeiro livro ano passado e me apaixonei pelo universo e história ? vou começar o segundo esse ano já, espero que o autor lance logo o último volume kkkkkk

eufernandafreitas 09/01/2024minha estante
Tomara ??????

Jefté 28/12/2023

Excelente livro
Livro maravilhoso curtir muito ler, recomendo principalmente para quem gosta de longas horas leitura e fantasia nota 1000

ally53 21/12/2023

Sim
Qualquer livro que te prenda por 950 páginas é incrível, como esse. Para mim, o primeiro ainda é melhor e alguns elementos me desagradaram, mas foi uma ótima leitura. Rothfuss para de jogar RPG e vai escrever o terceiro livro!

Lucas 21/12/2023

O temor do sábio
Estava bastante ansioso para ler este livro, já que amei muito "O nome do vento". Eu diria que gostei, mas tenho algumas resalvas.

Acho que o grande problema do livro é que ele é desnecessariamente longo e demorado. Um exemplo disso é a primeira parte da história que se passa na Universidade, que foram cerca de 360 páginas de pura enrolação. E tem o fato de que a história não avança tanto, então há poucos momentos realmente relevantes para a narrativa, e os momentos chatos são recheados de histórinhas que não fazem falta ao enredo.

E outra coisa que paticularmente me incomodou foi a escrita. Não me entendam mal, eu amo a escrita do Patrick Rothfuss, mas com o tempo ele começou a ficar repetitiva, sempre fazendo comparações poéticas, às vezes bastante exageradas. Eu enlouquecia toda vez que a aparecia a frase "uma boca feita para ser beijada".

E tem o fato de que pouca coisa foi revelada sobre o Chandriano e os Amyr, e pensar que já estamos na metade da trilogia e não sabemos quase nada sobre essas figuras tão importantes.

Mas apesar de tudo isso gostei bastante do livro. A escrita é fácil e bastante bonita, gosto muito dos personagens e do protagonista (que às vezes é bastante babaca, mas enfim) e gosto do mundo criado pelo autor e da mitologia que cerca ele.

Conclusão: é uma boa continuação, que acaba explorando e expandindo a criação de mundo e criando um desenvolvimento maior ao protagonista, mas infelizmente a história é recheada de momentos lentos e desnecessários. Então, por isso, na minha opinião,esse livro não supera "O nome do vento". Estou bastante curioso para ver como a trilogia será finalizada, mas obviamente isso vai demorar bastante, infelizmente.

Ana Lívia Mourão 21/12/2023

A vontade é chegar no Patrick e implorar pelo volume 3 da série! Óbvio que com um livro desse tamanho há momentos que a trama fica mais arrastada, mas tudo compensa pelo teor e profundidade que o Patrick constrói a história de vida do Kvothe! Nessa edição conhecemos os Encantados, principalmente a Feluriana e seus mistérios; Kvothe chega o mais perto que já este sobre quem são o Chandriano; vive meses aprendendo ademriano junto com o povo e enfim, vira o matador do rei! O maer, como todos os fidalgos é um mimado. Agora o Bast, ele me surpreende! Louca pela continuação!!!!

Pedro.Henrique 19/12/2023

O Temor do Sábio
Mantém o incrível padrão do seu predecessor, apesar de que as muitas mudanças de cenário e personagens me deixaram distantes no meio do livro. Mas, ainda assim, algumas das melhores páginas que lerei no futuro próximo.

ge_giusti 18/12/2023

Simplesmente maravilhoso.
O livro é cheio de detalhes, histórias dentro de outras histórias, enredos inteiros dentro de seu próprio ciclo e a sequência dos acontecimentos é muito fácil e agradável de acompanhar. É perfeitamente bem escrito, sem falhas e todas as cenas são completas. É uma das melhores fantasias já escritas, cada personagem é único e bem construído, os cenários são muito bem descritos e a história é envolvente. Percebemos o amadurecimento do personagem principal se comparado ao primeiro livro da série e toda construção de seu intelecto e personalidade. Entretanto, mesmo que as quase 1000 páginas tenham sido escritas de maneira fantástica (aliás haveria história para mais mil páginas e eu as leria com a mesma avidez), o roteiro deixou todas as pontas soltas para o terceiro livro. Isso explica a tamanha responsabilidade que o autor tem ao escrever o último volume da trilogia e deixa os leitores (eu inclusa rs) à flor da pele para que seja publicado o mais breve possível.

Não me leva a sério 11/12/2023

O temor do sábio
É bom gostei bastante. Termina com uma história que dá a entender que vai ter continuação MAS NÃO TEM e fica nas mãos de Deus né. Eu gostei dos protagonistas, achei eles simpáticos. Só o carinha que trabalha com o protagonista que fica agindo como se fosse servo dele, meio submisso sla, não me agradou mas tb não incomodou ao ponto de odiar o pobre cujo nome eu não sei escrever (inclusive não sei escrever o nome de ninguém desse livro ?)

Mello 28/11/2023

Segundo dia que Kvothe conta sua história de vida para o Cronista. Nesse volume as coisas ficam mais pesadas na escola e também melhoram em outros aspectos. Enfim ele perde a virgindade é claro que seria de maneira magnífica caso contrário não seria Kvothe. Confesso que achei mais parado e menos envolvente que o primeiro livro, mas também é muito bom. Meio longo? mas legal. Ao final as coisas ainda ficam abertas e meio dúbias, mas creio que o esclarecimento vem no próximo volume.