O Temor do Sábio - Parte 1

O Temor do Sábio - Parte 1 Patrick Rothfuss

Resenhas - O Temor do Sábio

amandafffdo 20/06/2022

Há silêncios que nem mesmo as palavras conseguem repelir
Depois de um breve período de ressaca literária e tentativas frustradas de ler algo diferente de ficção, consegui começar e terminar esse que é o segundo volume da série com a promessa de ser melhor que o primeiro.

Primeiramente, a escrita belíssima e claramente aparada do autor dá prazer. O jogo de contar como a lenda se tornou lenda e o modo como ocorre de forma quase natural a medida que a vida acontece é uma brincadeira sedutora com o leitor.

Além disso, minha expectativa se atinha a encontrar respostas para suposições que desenvolvi anteriormente e o que encontrei foi a extensão absurda da história. Novos horizontes interessantíssimos, personagens obstinados e cuidadosamente tratados em seu desenvolvimento dada sua importância narrativa.

Em síntese, penso que Kvothe é o herói que precisa desesperadamente se recompor para lidar com a guerra do tempo presente, mas tenho certeza que nada do que penso tem alguma chance real de acontecer... é até compreensível a demora pro desfecho da saga pela quantidade de eventos, mitos e superstições.

Boa sorte Rothfuss!

Andre.Reis 04/06/2022

Perfeição em forma de livro
Eu não sei como, mas o Patrick Rothfuss conseguiu fazer um livro melhor que o Nome do Vento, e isso já é dizer muito, definitivamente uma continuação digna. O universo se expande mais, muitas coisas são explicadas de forma "mind blowing", e a forma que ele cria e descreve novas partes do mundo é absurda.

Só me resta esperar a bendita parte 3, por favor Patrick, não morra antes de terminar só te peço isso.

Edna 31/05/2022

Sempre será um dos melhores.
Li cada página com lentidão para aproveitar cada comento, esse livro faz parte da melhor trilogia que já li e não consigo entender quem não gosta.

E apesar de estar lendo pela 2° vez, eu chorei em algumas cenas e ri em outras.

Melhor parte foi quando pegaram ele e o mestre Elodin nu no telhado. Kkkkkkk
O podre Kvothe sofreu nas mãos dele.

Mas, muitas coisas ainda me intrigam, porque ele perdeu os poderes?
Porque a guerra que está acontecendo é culpa dele?
Quem queria matar ele a ponto de ele ter que fugir e se esconder?
Essa ansiedade está me matando. Quero muito ler a continuação, mas já faz 11 anos.
Quando tempo mais vou ter que esperar para saber o final dessa estória? ?

Cami 31/05/2022

Dia 2/3
Reconfortante segundo livro. Só peço que o terceiro saia logo, a ansiedade não me permite sossegar :(
Mais um dia de estórias de Kvothe, divertidas e cheias de ação, aventura, pobreza, orgulho e amor. Livro perfeito!
Caio 31/05/2022minha estante
Quero ler... mas saber que o terceiro ainda não saiu... vai me desanimando.

Cami 02/06/2022minha estante
Infelizmente não tem nem previsão ?

Felipe.Lopes 29/05/2022

Uma composição divina
Demorei para lê-lo, mas essa demora mais se tornou prazerosa do que ansiosa. A quantidade estarrecedora e abundante de páginas, a perplexidade e a amarração de pontas, deixou tudo muito cativante.

Ly Yoshida 16/05/2022

Temor do próximo livro não sair esse ano
Bem, o que dizer de uma obra prima?
Eu já havia me encantando com o primeiro livro da saga, O nome do vento, mas como esse que lançou no Brasil em 2007, só teve a sua sequência O Temor do Sábio em 2011, economizei um pouco a leitura, pois ficar com aquela sensação de vazio é bastante aterradora. Quando ganhei da minha irmã o 2, cheguei a começar a ler mas logo deixei pra lá e só vim pegar nele de novo esse ano. Como sempre digo, as vezes o mergulho em um história tem o tempo certo e ela chegou. Os últimos dias foram na companhia de Kvothe e suas aventuras não poderiam ser uma melhor companhia nesses dias. O livro trás a continuação da saga de maneira rica, cativante e misteriosa. Deixou vários pontos a serem ainda amarrados, fazendo que o leitor acabe a última página com muitas dúvidas e curiosidades. Um salve para esse escritor que certamente está criando outra obra prima. Que os rumores de que o último livro chega ainda esse ano não seja apenas como uma das história de um Latoeiro. ?

Nathalia184 16/05/2022

Esse livro traz mais coisas interessantes sobre o mundo do que o primeiro volume - alem de te dar mais respostas também. Porém, sinto que algumas partes são desnecessariamente grandes demais.

Passamos muito tempo vendo a repetição de buscas pela Denna, trabalho na ficiaria (de coisa que ele ja fez) e na corte do maer e pouco tempo na ação e aventura.

Dito isto, tambem enchi minha cota de Denna e Ambrose e nutro um certo desprezo pela personagem. Ate agora, não tem nada justifique a existência desses personagens.

O livro consegue entregar uma parte do que promete, mas o fato de ser incerto se sua continuação virá a tona e a ausência de progresso no protagonista, deixam um gosto meio amargo na boca.

Sara 16/05/2022

Kvothe sabe como contar uma história
Esse foi o maior livro que eu já li e foi incrível, a forma como as coisas se passam e como são contadas, e como o autor deixa com uma expectativa para a continuação me deixaram encantada e quero muito ler mais!

Fabio 13/05/2022

Já sentiu estar bebendo um livro como se fosse água?
Vou repetir minha resenha do primeiro livro porque na minha cabeça é a mesma história única. Esse livro é uma obra prima da literatura fantástica. Sua capacidade de nos instigar, nos deixar vidrados pela história de um personagem, seu universo lindamente criado... Li esse livro assustadoramente rápido porque não conseguia parar de ler. Sinto que, para aqueles que já jogaram RPG, então será ainda melhor, mas não se limita a isso nem de longe. O contato da história com a música também é lindo, nunca tinha tido uma experiência musical através da literatura, e esse livro faz essa espécie de mágica. Amo esse livro e sua sensibilidade. Algumas pessoas sentem que ele foca muito no personagem principal, e eu concordo, mas não penso como algo negativo: essa experiência extremamente intimista da vida do personagem é algo sublime. Quando lançar o terceiro, vou reler os dois.

Maike 03/05/2022

Um silêncio de três partes
Não estranhe, eu já resenhei esse livro, mas como a análise não estava digna dessa criança de 960 páginas
Então RECEBA:

?Resenha: O temor do sábio / patrickrothfuss / editoraarqueiro
Faaaaaaaaala FILHOTE! Voltei
Voltei com aquela resenha maneira que vocês gostam! Na análise de hoje teremos o segundo livro da saga ?A crônica do matador do rei: Segundo dia?.
Primeiro, não julguem esse tijolo pelo tamanho, cada página vale a pena!
Sem enrolação, vamos falar do melhor livro que eu já li até hoje.
A editora manteve o bom design da capa se compararmos com o primeiro livro. A capa mudou daquele tom amarelado para esse esverdeado sombrio que vai combinar muito com a história.
A diagramação se manteve a mesma de O nome do vento, são 960 páginas com capítulos médios. Dá pra ler um capítulo por dia se você for um leitor iniciante. Mas se quiser terminar rápido vai precisar fazer melhor que isso kkkkk (eu terminei em 2 meses)
O livro vai dar continuidade a história de Kvothe, que estava na universidade aprendendo tudo que podia. Mas ele vai se ver forçado a ter que abandonar os estudos. Mas sabendo que arriscou tudo que tinha para estar ali, tudo isso graças ao antigo rival.
Kvothe vai para outra cidade buscando um patrocinador para sua música. E nesse novo lugar, com novos costumes e tudo mais, ele acaba sendo envolvido na política da corte. Depois de perceber que o jogo da nobreza é sujo e ardiloso, o nosso arcano é enviado para uma floresta com mercenários para ir atrás de ladrões.
O protagonista vai enfrentar uma diversidade gigante de coisas na floresta, e vai ter que usar todo seu potencial para sobreviver (e isso vai surpreender você).
No fim da jornada da floresta, Kvothe é levado por seu amigo para conhecer um lugar de costumes antigos e secretos. E lá ele vai aprender a lutar e vai virar o Jackie Chan.
É claro que cada uma dessas partes está recheada de intrigas, drama e sangue. E não se preocupe, não é spoiler, tudo isso tá na sinopse. kkk
Os personagens... Não tem como não se apegar por cada um deles. O autor escreve de um jeito que cada personagem consegue demonstrar suas características únicas. Nenhum personagem é engessado. Você pode facilmente se compadecer com um coadjuvante e querer acompanha-lo na jornada.
O temor do sábio segue a didática de manter uma trama dramática que arrebenta com o personagem principal até as suas vísceras KKKKKK Então você vai ver o Kvothe se ferrando muito nesse livro, mas também vai ver e vai querer as suas evoluções.
Essa é de longe a melhor saga de fantasia que eu já li, e eu duvido muito que eu vá ler algo melhor. Confie no pai aqui, compre o seu, pegue um copo de café e relaxe.
Só pra lembrar que se você quiser saber mais, é só conferir no meu canal FALA FILHOTE, lá no YouTube, tem resenha sobre o nome do vento e muitos outros livros.

Rou 26/04/2022

Uma melhora no que já era ótimo
Nesse segundo livro, Patrick traz muitos mais mistérios e quase nenhuma resposta e, mesmo assim, conseguiu manter minha atenção por quase todo o livro. Ver mais momentos do Kvothe com seus antigos e novos amigos na Universidade foi ótimo, tanto que quando saímos de lá fiquei com muitas saudades deles e fiquei esperando retornarem. Devo admitir que houveram certas partes que parecia que a história estava se arrastando, mas Rothfuss compensou depois!

fabio.orlandini 23/04/2022

Fantástico
Para quem é fã de fantasia, a saga do matador de rei é impressionante. O primeiro livro é envolvente e esse segundo chega a superar o primeiro. Personagens e ambientes bem construídos. Uma boa dose de amor, suspense, aventura. Enfim, ótima leitura.

fyveer 10/04/2022

Minha resenha vai ser resumida em apenas uma coisa: Patrick Rothfuss, pare de ser preguiçoso e lance logo o volume 3 porque eu não aguento mais esperar esse relacionamento e vingança do Kvothe, bjs obrigada.

Marcal4 10/04/2022

Desanimador
Devorei as primeiras partes do livro porque ainda estava animada com o primeiro livro, mas sinceramente quando entrou no arco da feluriana e dos ademrianos eu só corria os olhos pelas páginas, foi um balde de água fria. O lado bom é que não vou ficar ansiosa e sofrendo esperando o próximo livro.

David557 27/05/2022minha estante
Fico feliz de ver que não sou o único que partilha desta mesma opinião, faço das suas palavras as minhas e me sinto quebrado por ver que o protagonista a qual tanto me apeguei no primeiro livro não existe mais, me senti incomodado e aflito com tanto sexo sendo enfiado goela abaixo da forma que foi feito, não houve o menor propósito em termos de progresso na história, feluriana e amdere foi só o kvothe transando a cada 30 minutos, me pergunto o que aconteceu com o Rufus e muito me preocupo em relação ao terceiro livro, não sei se estou ansioso por ele...

Julia 29/05/2022minha estante
Muito triste