O Temor do Sábio

O Temor do Sábio Patrick Rothfuss

Resenhas - O Temor do Sábio

Moscow5 17/04/2024

Livro 2 da saga o nome do vento
Bom vamos lá, esse livro é uma montanha russa emoções... Primeiro que a narrativa na perspectiva do personagem principal contando a sua história eu acho sensacional, entretanto, 960 páginas é demais, ele oscilava entre ficar muito interessante e outras vezes arrastado, por exemplo, eu não achei a história da feluriana por exemplo tão legal assim, se ela simplesmente não existisse pra mim não faria diferença nenhuma...
Mas como conclusão o livro é bom, vale a pena a leitura e vamos aguardar pra 2027 o terceiro livro e o desfecho dessa história

Bianka457sta 08/04/2024

Tanto o que falar sobre esse livro, tanta coisa incrível e mágica contecendo. Como sempre Patrick Ruthfuss sabe criar personagens, enredos e universos perfeitos e bem desenvolvidos. Não apreciava muito alta fantasia até ler O Nome do Vento e hoje em dia é um dos meus livros preferidos. Sigo em aguardo do 3 e ultimo livro (seja lá quando ele for sair) e saber finalmente como se finaliza a saga do matador do rei

Letschmitz 07/04/2024

Kvothe o garanhão
"Sou o melhor músico que você jamais conhecerá ou verá de longe. E sou Edena Ruh até os ossos. Isso quer dizer que o meu sangue é vermelho. Quer dizer que respiro ar puro e vou aonde meus pés me levam. Não me encolho diante de títulos nem adulo servilmente como um cão."

F0dd4 amigos, é uma fantasia muito fodd4. Nesse segundo dia acompanhamos o Kvothe se tornar arcano, guerreiro, amante, lendário (óbvio) e vemos cometer seu primeiro assassinato a sangue frio. Gosto muito de como tudo isso foi construído. Sinto que o autor escreve no ritmo que deveria ser. Vai contra a onda literária atual, sem intenções comerciais, de agradar o público de leitores. É como deve ser. É longo, demorado, profundo, coeso e imersivo.
Curti bastante as culturas que o kvothe teve acesso e tenho que dizer que a Feluriana é uma preciosidade (perigosa também kkk) e foi minha personagem favorita. A Lethani é fascinante!!! Foi angustiante a parada dele lá mas me diverti daqui kkkkkkkk
Ansiosissima pelo lançamento da terceira crônica que vai fechar a série. Não sei de onde o Rothfuss tira tanta criatividade mas quero consumir e venerar tudo o que este homem escrever.

Dan 07/04/2024

Não sei muito o que dizer além de que esse provavelmente é um dos melhores, senão o melhor livro que eu já li. Não existe um desenvolvimento de personagem tão bem construído, tão fácil de se identificar, tão prazeroso de ler quanto o do Kvothe. Que personagem incrível, tanto suas forças quanto suas fraquezas, suas mesquinhices, suas mancadas e suas tiradas de gênio. Tem tantos highlights, tantos momentos de completo choque, tantas passagens bem escritas e frases que deixam uma reflexão profunda. Sendo mais específico, tudo que aconteceu até que ele precisasse fazer um gramo, a saga do quarto do Ambrose, toda a estadia na mansão do maer, a perseguição aos bandidos em Imre e principalmente, a estadia e aprendizado no Ademre. Terminei e já tô com vontade de reler pra viver tudo isso de novo. Espetacular, tão bom quanto o primeiro. Não consigo me aguentar de ansiedade pro desfecho da história.

Rogério Filho 05/04/2024

Magnífico
"O Temor do Sábio", segundo volume da "Crônica do Matador do Rei" de Patrick Rothfuss, é uma obra que transcende as expectativas e mergulha os leitores em um mundo de fantasia magistralmente construído. Rothfuss demonstra mais uma vez sua maestria narrativa, envolvendo-nos em uma trama repleta de mistérios, intrigas e personagens inesquecíveis.

Sua maneira cativante de escrever é um verdadeiro deleite para os sentidos, com uma prosa rica em detalhes e uma profundidade emocional que nos prende desde a primeira página até o épico desfecho. Os diálogos são afiados, os cenários vívidos e os dilemas dos personagens são apresentados de forma tão real que nos fazem questionar nossas próprias convicções.

A espera pelo terceiro livro desta série é angustiante, pois Rothfuss estabeleceu um padrão de excelência que nos deixa ansiando por mais. Sua capacidade de criar um universo tão rico e complexo, aliada à sua habilidade de conduzir a narrativa com maestria, faz de "O Temor do Sábio" uma leitura obrigatória para qualquer amante de fantasia. Mal posso esperar para me perder novamente nas páginas do próximo capítulo desta saga extraordinária.

Mika 05/04/2024

Sensacional
Um livro como esse de 960 páginas não se lê do dia para a noite, foi um novo desafio para mim, já que estou retornando ao hábito de leitura.
Havia esquecido o quão boa é a escrita do Patrick Rothfuss, uma história cativante e digna de uma excelente adaptação, apesar da incrível demora para o lançamento do terceiro e último volume.
Os personagens são bem elaborados e possuem defeitos e habilidades, sinceramente, recomendo fortemente que qualquer pessoa leia essa saga, apesar do tamanho dos livros, vale muito a pena!

Evilbabss 02/04/2024

Alguém, por favor, some com essa Denna!!!
O livro é incrível, Rothfuss tem um jeito de escrever que te prende, e nesse, assim como em o nome do vento, não é diferente. Mas algumas ressalvas precisam ser feitas.
O livro é exageradamente longo e histórias que podiam/precisavam serem resumidas se estendem por tempo demais.
Rothfuss peca ao repetir expressões demasiadas vezes no decorrer da história, o que me fazia suspirar em frustração.
Não aguentava mais ler nada sobre a demônia da Denna ao final do livro. Uma personagem que pra mim começou sendo muito promissora e me fazia me apaixonar pelo desenvolver romântico dos dois, acabou comigo revirando os olhos toda vez que o Kvothe se quer citava o nome dela na história. No mais é um livro que vale a pena ser lido, e para quem está acostumado com histórias longas e extremamente detalhadas como as de Tolkien com certeza vai ser uma deliciosa experiência.

Alex687 30/03/2024

Amor e ódio
O Temor do sábio é um livro incrível, assim como O Nome do Vento. Continuamos ver a construção da lenda de Kvothe, e os caminhos que ele percorreu para isso, sempre em uma narrativa extremamente detalhada, como no primeiro livro.

Em ?O nome do vento?essa leitura mais extensa e detalhada não me incomodou de forma alguma, porém nesse segundo acredito que algumas partes foram exageradamente prolongadas.

Tirando esses detalhes, a história permanece incrível, e continuo sem saber se amo ou odeio kvothe. Espero que um dia o terceiro livro seja finalmente publicado, e assim possamos entender tudo levou uma lenda poderosa virar um simples hospedeiro.

Carol 30/03/2024

Saudade das aventuras, Kvothe!
Esse eu demorei e posterguei para começar a ler. Afinal, já tinha lido "O nome do vento" há um bom tempo, mas decidi que seria o ano que eu finalmente leria esse calhamaço do Patrick.

Sendo sincera, o início foi um pouco arrastado para eu, mas a partir de uns 40% pegou embalo tranquilo. Fiquei encantada pelos Ademrianos, toda a calma em tomar decisões e análises, apesar de que tinha outras coisas que eu via e ficava "ué gente, como assim".

Um livro rico em cultura (por mais que seja fictícia), política e personagens diferentes. Vale muito a pena.

Felipi Fraga 29/03/2024

#Livro LIDO 04 de 2024:
Segundo livro da série A Crônica do Matador do Rei, por não precisar mais estabelecer os conceitos básicos de seu universo, aqui Rothfuss consegue desenvolver ainda mais suas personagens. Com referências a mitologias diversas explícitas e não explícitas, que vão de guerreiros ao estilo Dungeons & Dragons, a imaginários mágicos ainda mais interessantes que as de Harry Potter, o mundo de O Nome do Vento e O Temor do Sábio apresenta uma narrativa de fantasia muito mais madura. Enquanto Harry Potter se passava em um ensino fundamental e médio da magia, a Crônica do Matador do Rei tem muitas cenas em um mundo universitário, onde o personagem principal precisa lidar com temas muito adultos. Precisa vender sua força de trabalho e conviver com dinâmicas sociais feudais, que lembram reinos europeus, códigos samurais e filosofias orientais. As personagens femininas também não se limitam a uma ou duas, são bem desenvolvidas e não se prendem a convenções de gênero, seja no que tange à sexualidade, violência ou mesmo questões financeiras.

~Taki 26/03/2024

Uma leitura incrível! Gostei mais desse segundo livro, do que o primeiro. Ansioso para o terceiro livro. Até breve, Kvothe ??

Renata 25/03/2024

Encantador
Quero só ver quanto tempo o autor vai levar pra concluir a saga pq eu já estou me descabelando tentando adivinhar a rota que o Kvoth tomou pra chegar aonde está agora, mas creio que ainda terei que aguardar uns bons anos.

pedrolucasmr 24/03/2024

960 páginas de puro nada
[Abandonei o livro depois de 570 páginas +-]
Se existe uma definição de como não estruturar um romance, esse livro é essa definição.

O Temor do Sábio tem muitos problemas em diferentes níveis, mas o maior deles é, sem dúvida, sua estrutura. O livro consiste em ilhas de bom conteúdo cercadas por oceanos de nada. Durante todo o livro, temos que aguentar centenas e mais centenas de páginas onde nada relevante acontece para então chegarmos a um trecho legitimamente bom e, após o seu término, voltarmos a mais centenas e centenas de páginas que não contribuem em NADA para o enredo. O livro não precisava ter mais de 900 páginas para contar a história que se propõe a contar; a maioria dos plots não precisava ter a quantidade de páginas que tem para contar o que conta, a maioria dos personagens não precisava ter a quantidade de páginas que tem para ser desenvolvido.

Tirando a estrutura, falemos sobre os outros pontos. A narrativa é extremamente tangencial; a maioria dos plots presentes nesse livro poderia ser um conto isolado numa coletânea e não fazer parte de um romance. A conexão entre eles é quase sempre mal justificada e mal desenvolvida, por vezes beirando o nonsense. Além disso, a maioria desses contribui muito pouco para a narrativa principal, dando apenas pequenos grãos de informação.

O plot principal da trilogia é bom, MUITO bom. Mas ele não é desenvolvido aqui. Depois de quase 600 páginas, eu não sentia que a história havia andado um passo sequer e, pelos resumos que vi, isso muda muito pouco até o fim do livro.

O Kvothe e a Denna são outro problema enorme da narrativa. Ambos os personagens são EXTREMAMENTE irritantes. O Kvothe precisa SEMPRE ser o melhor em tudo o que ele faz, sempre ser o cara que resolve e aprende tudo. Isso, por si só, desde o primeiro livro, é irritante, mas há um certo nível de perdão por parte do leitor, já que ele é o protagonista. Até a mesma coisa começar a acontecer com a Denna. As interações entre os dois são, de longe, as partes mais frustrantes do livro, dando vontade de jogar o volume longe sempre que elas acontecem. A ideia de que o Kvothe está aumentando as coisas já que é ele que conta a história já não ajuda nesse ponto.

Os personagens secundários introduzidos nesse livro também são fracos e sem graça, com exceção do Maer e de Tempi, não se salva um. A forçação de barra do Ambrose como vilão é outra coisa tosca, uma repetição sem graça e sem motivo dos acontecimentos do primeiro livro só para reforçar a importância do Ambrose. Todos já entenderam que ele é o rei que vai ser morto, não precisava gastar TREZENTAS E VINTE páginas nisso.

E mesmo com todos esses defeitos, o mais impressionante é que aparentemente fica pior depois da parte que eu parei. Pelo jeito, tem dezenas de páginas do Kvothe transando. É.

Se um dia Doors of Stone for lançado, o que eu duvido muito a essa altura, dado que ele precisaria contar a história de 2 livros em um só porque essa pocilga aqui não desenvolve nada para a trilogia, talvez eu ouça o audiobook para ver se é menos insuportável.

Cintia 21/03/2024

Altos e baixos
Outro livro quatro estrelas que eu esperava ser cinco estrelas e favoritado.
O livro "O Temor do Sábio" é a sequência do livro "O Nome do Vento" que eu amei, dei cinco estrelas e gostei bastante. "O Temor do Sábio", começa com Kvothe na Universidade e logo temos várias páginas, até ele dar um tempo na Universidade ir trabalhar para o maer. Confesso que achei essas partes extremamente cansativas, a política mal trabalhada e os personagens chatos que não serviram para muita coisa.
Quando o Kvothe se encontra com Feluriana e entra no mundo dos Encantados, eu estava completamente rendida, interessada e devorando as páginas, mas logo ele inicia um treinamento com um povo chamado ademriano eu voltei a ficar entediada, personagens chatos, que ficavam o tempo todo falando: "você não é daqui, não é da sua cultura, bárbaro" o que me deixava com muita raiva.
Foi uma leitura com muitos altos e baixos, enquanto várias cenas me deixavam na ponta da cadeira, outras me deixavam muito nem aí. Outra coisa que faltou foram os personagens que eu já gostava: Auri, Sim, Devi; foram poucas cenas, o que abriu espaço para os novos personagens, que vamos combinar, a maioria muito chatos.
Eu gostei do livro, mas a falta de respostas, os mistérios que nunca podem ser resolvidos, as cenas tediosas. Eu queria ter gostado mais do que eu gostei, eu esperava mais desse livro, aliás é um senhor calhamaço, mas isso pode ser um problema com minha expectativa.

Rafael.PingAelo 14/03/2024

Um pouco pior q o primeiro, porem Kvothe continua o meu protagonista favorito da literatura fantastica.
Uma historia sobre historias e como elas podem extrapolar, podendo até levar você a destinos terriveis piores q a morte.