Por que amamos ler?

Por que amamos ler? Brian Bristol

Resenhas - Por que amamos Ler?

Alexandre Marchito 24/10/2010

Citações sobre livros e leituras

“Um quarto sem livros é como um corpo sem alma.”
– Cícero

“Vista um agasalho velho e compre um livro novo.”
— Vladimir Nabokov (1899-1977)

“O livro é um mudo que fala,
um surdo que responde,
um cego que guia,
um morto que vive.”
— Padre Antônio Vieira (1608-1697)

“Há crimes piores que queimar livros.
Um deles é não lê-los.”
— Joseph Brodsky (1940-1996)

“Desconfio de livros de sucesso, e desses, em geral, só vou ler os que tiveram um tempo de decantação.
— José Mindlin (1914-2010)

“Todos os bons livros se assemelham como se fossem mais reais que a realidade e, depois de lê-lo, sentirá como se tudo aquilo tivesse realmente acontecido e, em seguida, tudo passa a nos pertencer; o bom e o mau, o êxtase, o remorso e a tristeza, as pessoas e os lugares, até as condições do tempo.”
— Ernest Hemingway (1899-1961)

“Você lê a vida inteira para saber que livros reler na velhice.”
— Moacyr Schiar (1937- )

“Sou parte de tudo que li.”
— Theodore Roosevelt. (1706-1790)

“Apenas saber que há um bom livro nos aguardando no final de uma longa jornada faz esse dia mais feliz.”
— Kathleen Norris (1880-1966)

“Livros não são peças de decoração,
mas não há nada que decore melhor uma casa.”
— Henry Ward Beecher (1813-1887)

“A lista de livros que relemos e dos que não terminamos
diz mais sobre nós que sobre o valor dos próprios livros.”
— Russel Banks (1940- )

“Quando tenho pouco dinheiro, compro livros;
e, se sobrar algum, compro roupa e comida.”
— Desiderius Erasmus (1466-1536)

“Prefiro ser um homem pobre vivendo em um sótão rodeado de livros que um rei que não amasse ler.”
— Thomas B. Macaulay (1800-1859)

Vale conferir muitas outras.
O livro é muito prazeroso para quem é apaixonado por livros.

Essa citação não faz parte do livro... mas bem que merecia.
É de uma senhora apaixonada por livros, infelizmente morreu sozinha.
Mas rodeada pelos livros que sempre amou.

“Se todos me abandonam, tenho o meu quarto,
os meus livros e o meu outro ‘eu’ que conversa comigo.”
— Lia de Albuquerque Monteiro
Carla Buffolo Altoé 21/05/2011minha estante
Quero ler este livro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Taryne 05/12/2011minha estante
Essa última frase é de Clarissa, personagem de Erico Verissimo, no livro Música ao Longe.

Renata Céli 28/01/2012

Recomendo o livro a todos que amam ler!

Ele reúne muitas frases sobre livros e leituras colecionadas pelo autor. No livro, encontramos frases de autores de vários países, inclusive do Brasil.

Algumas frases me fizeram refletir, outras me fizeram rir, outras me fizeram ter ainda mais amor pela leitura.

Livro muito interessante!

RUDY 17/02/2015

RESUMO SINÓPTICO:
O livro é uma coletânea de pensamentos de diversos autores, feita ao longo da via do autor que conta um pouco de como tudo começou para juntar os pensamentos mais significativos para cada assunto abordado por ele.

Os capítulos são divididos por assuntos, onde ele faz uma breve entrada e questionamentos, tipo uma pequena crônica sobre o assunto e em seguida, mostra os diversos pensamentos sobre ele.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/02/resenha-14-por-que-amamos-ler-brian.html
Michelle 05/07/2022minha estante
muito interessante

Angela Cunha 06/05/2023minha estante
Pensamentos...como eles nos movem né?
Por isso já adorei a proposta desse livrinho e se puder, lerei!!!
Beijo

Maria.Batagin 12/10/2023

Lindo
Citações, frases, pensamentos, tudo em um único exemplar. Um livro de poucas páginas com ilustrações lindas.
?Há apenas uma forma de ler, que é olhar ao acaso em bibliotecas e livrarias, pegando livros que chamem a sua atenção, lendo apenas esses, pondo-os de lado quando o aborrecem, pulando as partes tediosas - e nunca, nunca ler nada por julgar que necessita, ou por pertencer a uma tendência ou um mo-vimento. Lembre-se que o livro que o aborrece aos 20 ou 30 anos lhe abrirá portas quando tiver 40 ou 50 - e vice-versa. Não leia um livro quando não for o momento certo para lê-lo.?
John Selden

House of Chick 13/10/2013

"Um Livro é como um jardim dentro do bolso."- Provérbio Chinês

Recentemente o site da Americanas chutou o balde e fez uma promoção de 3.92 por livro, quando já é 9.90 eu faço a festa por esse preço então eu não tive dó e comprei 18 volumes (espiem meu instagram rs: http://instagram.com/p/bHBVNwhwJW/). Um dos filhotes foi o livro Por que amamos Ler? - Grandes escritores tentam explicar nosso fascínio pela leitura, do escritor Brian Bristol pela editora Novo Conceito.

"Nunca termine um livro apenas porque o começou." - John Witherspoon

Neste livro Brian explora diversos temas literários como O Uso, O Mau Uso, Os Clássicos, A Leal Oposição, As Bibliotecas, Os Leitores e Os Escritores fazendo um breve comentário a respeito seguido de uma coletânea de frases de escritores, pensadores e filósofos sobre a temática.

"Você lê a vida inteira para saber que livros reler na velhice."- Autran Dourado

Na introdução o autor conta que começou a juntar suas citações desde os dezesseis anos, e me lembrei de que quando era adolescente tinha um caderno com diversas citações, sempre gostei muito de frases de impacto.

"Há crimes piores que queimar livros. Um deles é não lê-los." - Joseph Brodsky

O espetáculo do livro fica por conta da diagramação do exemplar que é capa dura e em papel especial bem grosso (eu acho que é couché, mas como não tenho certeza melhor não afirmar), todo colorido e ilustrado. As ilustrações em sua maioria são de quadros de pessoas com livros ou lendo.

"Clássicos - um livro que muitos elogiam e não leem." - Mark Twain

As frases são ótimas, tem desde as irônicas, passando por conselhos, até frases que precisam de diversas leituras e reflexões a respeito. É um livro breve (104 páginas), não leva mais que uma hora de leitura. É uma obra para quem é apaixonado por livros, os coleciona, ou lê muito. É leitura obrigatória, pois coloca em palavras muitos dos sentimentos e sensações que temos ao ler e comprar livros.

"Herdar uma biblioteca é bom; mas fazê-la é melhor." - Agustine Birrell

>> Comentários nessa resenha concorrem a prêmios!

site: Confira essa e outras resenhas no blog: www.houseofchick.com

Beth 13/10/2013minha estante
Bom incentivo pra ler. Tem tudo haver com o que mais amo: ler. Adoraria ler e saber mais desse universo da leitura. Beijos.
elizabethmsalles@hotmail.com
?Chance Extra ? Estou participando da fan page da Editora Novo Conceito?.

Leila 13/10/2013minha estante
Que legal! Não conhecia esse livro. Morrendo de vontade de ler! Estava mesmo muito barato!
@Leila_C_S
Leila

Cris 21/10/2013minha estante
Adorei! Não conhecia o livro, mas achei as citações muito legais e a ideia super original.

Luly Lage 07/04/2021

A seleção vai desde publicações originais em pergaminhos até e-books Kindle
Por que Amamos Ler? é uma coletânea de citações sobre leitura por Brian Bristol, que conheceu o conceito ao herdar da avó sua coleção de recortes sobre Geraldine Ferrar, cantora de ópera.

A graça de ler um livro assim é achar exatamente onde você se identifica e de quem discorda completamente. Não importa o quanto gostamos de ler, é impossível amar qualquer leitura, assim como é impossível se identificar com todos os leitores que existem, ainda que alguns deles sejam grandes pensadores. É o tipo de livro legal de ter em casa e deixar cheio de post its nas páginas, pra sempre voltar às citações favoritas e que quer incorporar pra vida.

site: https://lulylage.com/por-que-amamos-ler-brian-bristol/

PDH 11/03/2009

Meu livro preferido!
Várias frases e citações que muitas vezes faz você parar e pensar em por que lê! Em cada parte do livro você encontra uma que se encaixa com o que você está pensando! Fantástico!

Tathy 31/01/2012

Para conferir a resenha completa com links ativos e imagens, acesso o blog Eu sou assim: www.tathy.com.br

Por que amamos ler? Grandes escritores tentam explicar nosso fascínio pela leitura é exatamente isso. Uma coletânea de frases de escritores renomados, sobre os tão amados livros e tudo relacionado a este universo.

Coletânea, s.f.: lat. collectanèa, ‘apontamentos ou extratos colhidos de vários livros’, conjunto de trechos seletos de diferentes obras, um livro que reúne receitas, aforismos, poemas e excertos para consulta futura (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa)

Têm frases sobre o uso e o mau uso do livro, sobre os leitores, os escritores, as bibliotecas e mais alguns assuntos que foram divididos por capítulos.

O autor, Brian Bristol, iniciou sua coleção de citações sobre livros aos 16 anos quando leu a famosa frase de Cícero: “um quarto sem livros é como um corpo sem alma”. Como a decoração de seu quarto era a famosa livros por todo o canto e até debaixo da cama, ele percebeu que mesmo que sua coleção não o transformasse em um grande escritor, a proximidade espiritual com outros homens das letras alimentaria o seu ego e quem sabe, sua alma.

Além das frases, o livro tem um trabalho gráfico excelente. É em capa dura e repleto de ilustrações que vão de Van Gogh à Renoir. Tem como ficar melhor???

Meu primeiro contato com o livro foi na Bienal do Rio de 2011 e quando o vi pela primeira vez, simplesmente surtei. Se nós, aficionados por livros já os amamos sem pretensão nenhuma, imagine só como é delicioso encontrar um amado que guarda o melhor de outros amados…

Durante minha vida literária, sempre fui dessas de anotar citações e outras coisas em vários cadernos. Com o passar do tempo e avanço da tecnologia, fui aposentando os cadernos e acabei perdendo esse hábito. Depois de ler apreciar este livro, criei uma fanpage no facebook exclusiva pra isso. Pra guardar e compartilhar essas frases que retratam com tanta clareza o que sentimos diariamente!

Taí um excelente presente pra qualquer bookaholic :)

Quotes que amei:

Livros podem ser perigosos. Os melhores deveriam ter um rótulo que dissesse: “Este livro pode mudar sua vida”. (Helen Exley 1943-)

Dê livros de presente no Natal – religiosos ou de qualquer outro tipo. Eles nunca engordam, raramente são pecaminosos e sempre são pessoais. (Lenore Hershey 1919-1997)

O melhor modo de conhecer um assunto é escrever sobre ele. (Benjamin Disraeli 1804-1881)

Para qualquer pessoa viciada em livros de citações, encontrar uma frase nova e boa é como uma recída de malária, com ataques febris, tremores e sonhos estranhos. Ao contrário dos verdadeiros sintomas de paludismo, porém, a sensação equivale a saborear suas citações favoritas de forma ávida e prazeroza… (M. F. K. Fisher 1908-1992)

Duas pessoas nunca lêem o mesmo livro. (Edmund Wilson 1895-1972)

Os livros têm os mesmos inimigos que as pessoas: o fogo, a umidade, os animais, o tempo e o seu próprio conteúdo. (Paul Valéry 1871-1945)

Luciana 07/12/2020

Frases sobre os livros!!
Um livro para quem gosta de livros, cheio de frases de escritores, pensadores e etc!
Vale a leitura e um livro para se guardar e reler as melhores frases!!