John Constantine / Hellblazer: Origens, Vol. 1

John Constantine / Hellblazer: Origens, Vol. 1 Jamie Delano

Resenhas - John Constantine, Hellblazer - Origens, Volume 1

Izanio Martins 12/09/2021

JOHN CONSTANTINE I HELLBLAZER I ORIGENS VOL 1 I PECADOS ORIGINAIS I #2011 I Resenha + Opinião.
JOHN CONSTANTINE I HELLBLAZER I ORIGENS VOL 1 I PECADOS ORIGINAIS I #fantasia I #sobrenatural I #ficção I 176 páginas I #2011 I Skoob 4,4 I Resenha + Opinião.

JOHN CONSTANTINE I HELLBLAZER I ORIGENS VOL 1, lançado neste formato no mercado nacional em 2011, contém as publicações referentes aos seis primeiros volumes de histórias solo deste personagem. Personagem que originalmente apareceu como coadjuvante nas histórias do Monstro do pântano escritas por Alan Moore nos anos 80. E não que eu seja um grande conhecedor dos quadrinhos, mas estas são informações que podem ser encontradas logo que você abre a revista, antes de você mergulhar em suas 176 páginas.

Esta série de encadernações com o subtítulo Origens pelo selo da panini no Brasil tem por objetivo resgatar e trazer ao mercado nacional, as origens do mago inglês reunindo toda a fase de histórias do roteirista Jamie Delano com algumas das histórias mais marcantes deste anti-herói.

Nestas suas primeiras histórias solo, eventos fortes e marcantes, John Constantine salva Nova York de uma possessão demoníaca aterradora, enfrenta demônios yuppies, resgata sua sobrinha das mãos de um sombrio assassino, testemunha o massacre de uma cidade nas mãos de soldados fantasmas e confronta um hooligan de quatro cabeças.

E não se deixe enganar pela primeira impressão em relação aos temas das histórias, pois tais elementos fantásticos, sobrenaturais, são costurados com muitos pontos de vista políticos e comentários sociais em seu texto, elementos que contextualização as histórias ao momento histórico do mundo real, em especial, ao seu tempo de lançamento lá nos anos 80.

Nessas primeiras histórias solo de Constantine, Delano vai além das referências político-sociais e constrói boas situações de terror e suspense, num ritmo veloz de acontecimentos. Aqui são apresentadas as linhas gerais do estilo do protagonista: o humor ácido, o cinismo e a total ausência de escrúpulos, entremeado com uma culpa pesadíssima, cujos elementos definidores são revelados aos poucos ao longo das tramas.

Na leitura dos quadrinhos, a soma dos elementos do texto com a elaboração das imagens constitui uma fórmula interessante e imersiva. É necessário que exista uma sintonia fina entre quem escreve e quem desenha para que a história seja bem contada. Aqui, o texto do Jamie Delano ajuda a construir toda uma atmosfera pesada, sufocante e veloz que se conecta de forma fantástica a arte de traços sujos, poluída e sombria de John Ridway, como a arte perfeita para dar forma às histórias.

As histórias neste primeiro volume são em grande parte, marcantes, talvez apenas uma não seja assim tão boa, no caso, a chamada “Correndo atrás” que tem um roteiro mais lento e menos interessante, porém, preciso destacar a história “A espera do homem”. Esta é a história em que Constantine resgata sua sobrinha das mãos de um sombrio assassino. E que roteiro fantástico! Exploração de vínculos familiares, elementos sombrios e verossímeis, dentro deste universo, claro, com um ritmo resfolegante. O tipo de história que ajuda a definir bem a personalidade de anti-herói do Constantine.

Anos depois de ter lido esta história, lembro-me de ter assistido a um episódio do seriado da NBC lá de 2014 que representava justamente estes mesmos eventos. Tudo muito bom! Infelizmente, o seriado não teve a audiência esperada e acabou sendo cancelado. Aquele era um excelente John Constantine. E não que eu não goste do filme de 2005 com o Keanu Reeves, gosto muito inclusive, mas este só não me parecia o velho Constantine dos quadrinhos ao qual eu estava acostumado.

Voltando para a conclusão desta edição da revista, ao final, temos uma galeria com as capas originais dos respectivos seis volumes encontrados aqui e algumas páginas com textos imersivos que expandem o universo do personagem e nos ajudam a mergulhar mais profundo em sua personalidade e história.

site: https://youtu.be/pXKKz9zO6mE

Matheus.Soares 28/01/2023

Hellblazer na veia
Estou fazendo a releitura e tinha me esquecido como são boas as histórias do Constantine. Ótimo início de fase do Jamie Delano, apresentando conceitos que definiriam o personagem para sempre.
Ótima abordagem também de temas sociais e políticos, e é incrível perceber que tais temas, abordados em 1988, são atuais até os dias de hoje.

Art 08/03/2024

O inferno de Constantine é a nossa própria realidade
Essa foi a primeira vez que tenho contato com o anti-herói Constantine nos quadrinhos. Há um tempo, tinha visto o filme e não curti tanto. Já na leitura...foi paixão a primeira vista. A edição traz 5 ou 6 histórias bem macabras e extremamente políticas. Desde um mercado de especulação de almas humanas que aqui se tornaram ações da bolsa de valores, onde os apostadores demoníacos apoiam a vitória do partido conservador nas eleições para que seus lucros aumentem (olha que curioso), até a satirização de grupos hooligans neonazistas: a obra é mais sobre a nossa sociedade do que sobre o inferno. Se for analisado, tudo aqui fala explicitamente sobre temas da realidade à época do Reino Unido, mas que infelizmente continuam como problemas atuais: o crescente neoliberalismo querendo vender sua alma, o fanatismo religioso cegando e incentivando ao ódio e a desumanização do outro em pró do imperialismo (na hq isso é representado por uma história sobre a guerra do Vietnã e agora, dentro inúmeros exemplos, pelo genocídio na Palestina). A obra toca diretamente em feridas abertas e cutucam justamente o que há de pior na escória humana. E é claro que o protagonista dessa realidade não tão alternativa assim não poderia ser outra pessoa senão um anti-herói como John Constantine.

Greyheart 21/04/2021

Síntese
O poder de síntese do roteiro - partindo até da escolha das palavras - me deixa até envergonhada. Já sabia que eu era prolixa mas agora me percebo em proporções assombrosas.
Caio 08/07/2022minha estante
nossa o jamie delano realmente virou um mago das palavras aqui. Até mesmo no humor:

"Eu penso nos últimos dias de Roma. Sou a favor da decadência... Mas isso aqui não é saudável."

Felipe Lima 05/05/2018

E Que Entre o Mago
Há um bom tempo eu já me preparava para ler as aventuras de Constantine. Aos poucos fui comprando revistas aleatórias, edições mais avançadas na cronologia do personagem, mas ao saber do relançamento das primeiras histórias, eu decidi aguardar ter todas as edições de Origens para começar a me aventurar nesse mundo. As primeiras histórias são bem interessantes e sem muita demora da pra se aprofundar no clima politico-economico instável dos anos 80 (não só na Inglaterra como nos EUA) o qual Delano consegue retratar muito bem. Sórdido, aventureiro e despreocupado, Constantine é mais um belo inglês proletariado que transita entre mundos (talvez um pouco mais do que os outros). Achei bem interessante a primeira história com o demônio Mnemoth, que já de primeira introduziu o personagem Papa Meia-Noite e mostrou um pouco do caráter (meio dúbio) de John uma vez que ele decide sacrificar o amigo para matar o inimigo. As histórias que se seguem são bem interessantes: a terceira faz uma analogia entre corretores de imóveis que ascenderam economicamente com demônios de ganância e na quarta, mostra um pouco da familia do mago, onde a sobrinha dele acaba sendo pega por um tarado que pertence a Igreja da Danação. Igreja esta que irá aparecer de novo na ultima história deste encadernado, revelando ser uma antagonista aos Cruzados (culto com que o genro de Constantine e Zed estão envolvidos). A única baixa deste volume foi a quinta história que fala sobre os traumas dos veteranos de guerra. A temática não me agrada muito e ainda por cima a achei um pouco confusa em seu âmbito geral.
Agenor.Junior 20/01/2019minha estante
Achei bem confusa também a quinta história.

Greyheart 21/04/2021minha estante
Me peguei bem confusa e cansada, até interrompi a leitura nesse trecho... E não foi por conta da carga dramática não. Excelente observação

Priscila 19/05/2020

Origens é uma introdução a John Constantine como personagem ao mundo - reais, imaginados e pessoais - que ele deve enfrentar.A jornada de John Constantine neste volume foi cheia de angústia e culpa mental.
Sendo, sincera já li outros materiais de Hellblazer, e Origens já é minha terceira releitura, mas não consigo me envolver na história, não flui é uma leitura que me cansa. E nunca passo dos primeiros volumes :(

Tizzo 08/11/2020

Cigarros e Terra Molhada
A história já começa mostrando o quanto o protagonista gosta de reclamar, mas logo você entende que é mais um mecanismo de defesa para se contrapor a esse mundo frio, úmido e obscuro em que ele vive, apesar de demonstrar desinteresse ele tentar ajudar seus amigos, mesmo que as vezes não dê certo. O protagonista está sempre fumando, para mim uma tentativa de manter pelo menos um coisa sob o controle dele dentro dessa vida caótica. O clima da história é sempre sombria e frígida, mesmo quando ele está no meio do Sudão. O vilão dessa edição não é apenas um demônio, é uma crítica social explícita que não pode ser ignorada. Enfim, para mim esse quadrinho tem cheiro de cigarros e terra molhada.

Milena300 20/04/2021

procurei a HQ por curiosidade, pois amo o filme demais. Mas achei totalmente diferente kkk e prefiro a adaptação.
mesmo assim eu gostei, Constantine é MUITO sarcástico e e engraçado e eu gosto demais nele isso. só que não tive mta inclinação pra ir pro segundo, não sei.. quem sabe bem mais pra frente
Davi.Felipe 08/05/2021minha estante
O filme foi uma adaptação leve de Hábitos Perigosos, visto em Hellblazer Infernal Volume 1. Recomendo a leitura!

Milena300 08/05/2021minha estante
vou dar uma olhada

Nanda Lima 01/10/2014

Espetacular
Provavelmente você conhece o personagem John Constantine do filme Constantine, estrelado por Keanu Reeves. No entanto, essa não é a origem do anti-herói. Constantine foi criado por nada mais nada menos que Alan Moore, como um personagem secundário das histórias do Monstro do Pântano. Mas coube a Jamie Delano criar um universo próprio para John e, de secundário, transformá-lo em protagonista. Esta HQ publicada pela Panini traz justamente o arco com as primeiras histórias de Constantine, que, inclusive, inauguraram o selo Vertigo (quadrinhos para adultos) da DC Comics.

Constantine é um anti-herói: boca suja, bebe e se droga, gosta de sacanagem, mente quando lhe convém e engana quando acha que é preciso. Mas, no meio disso tudo, com sua magia e, principalmente, expertise, salva as pessoas e o mundo de demônios, magia negra e outras forças ocultas das trevas. O cara tem bons (às vezes, nem tanto...) contatos e vive negociando para conseguir o que quer. Resumindo, é um FDP. E isso é o que faz a HQ ser tão divertida.

O traço de Ridgway é sujo e bem característico dos quadrinhos da década de 80, e dá um toque bem underground à HQ. A forma com que Delano conduz cada história dentro desse arco, sempre com um mistério a ser solucionado e dilemas morais para o personagem lidar faz você querer ler vorazmente e não te permite enjoar da leitura.

Esta é uma HQ indispensável para quem já é fã de Hellblazer, e uma oportunidade para quem - assim como era o meu caso - nunca leu nada sobre Constantine. Para quem quer sair um pouco do mainstream dos quadrinhos (Marvel e DC), é uma ótima opção de leitura. Aliás, o selo Vertigo tem muita coisa bacana, em geral.

Recomendadíssima!

site: www.umaleitoraassidua.blogspot.com

Rudolf 25/05/2020

O Início
Excelente trabalho da Panini, organizando com carinho todo o início da saga de John Constantine. Este primeiro encadernado compreende as 5 primeiras publicações, onde podemos perceber principalmente como é o caráter do mago inglês, por vezes deixando o leitor o amaldiçoando, mas também entendendo o porquê de suas atitudes, por mais revoltantes que possam ser.

Bruno Martins 07/05/2013

John Constantine está de volta!
Depois de um longo período lançando apenas uma história mensal, finalmente é publicada uma coletânea com as primeiras histórias do grande mago inglês... e que coletânea! Só de ler origem do personagem já o máximo e juntamente com os extras que falavam sobre a criação do personagem e suas características. Com histórias paralelas e continuas, a coletânea é recomendada para fãs e interessados.

d4rk1night 07/10/2023

O maldito senhor de todas as malditas moscas
A leitura te deixa vidrado, te emociona, te faz rir, te abala e te recupera. Mas, acima de tudo, como uma boa história de John Constantine, te faz te fé e empatia no mago mais safado da vertigo (algo que, você não deveria fazer). As paranóias do mago que ri te fazem entende-lo, tão humano que faz até mesmo entidades agirem como tal, falho e inconsequente, outrora preocupado e melancólico, mas sempre sendo um personagem f?da pra cacete!

Luciano Luíz 26/04/2017

JOHN CONSTANTINE é um daqueles grandes personagens do selo VERTIGO da editora DC. Um misto de mago, detetive, cara que anda no Inferno e tem conhecimentos ocultos disso e daquilo e sempre tem aventuras bizarras mesclando muitos pontos históricos com a mais profunda fantasia underground.
HELLBLAZER foi praticamente sua primeira série e ainda hoje é considerada como a melhor em todos os sentidos. Não apenas na questão estética e obviamente no enredo que não é somente sombrio e pesado, mas complexo no melhor dos contextos. É um daqueles quadrinhos que por vezes faz o cérebro trabalhar rápido e você percebe que possui aquela atmosfera de realidade que mexe facilmente com o subconsciente.
Mesmo com tantas qualidades, acho o volume um um tanto fraco. Mas sem dúvida é uma edição que compensa a leitura. Pois vai melhorando muito bem ao longo dos demais capítulos.
Não é um gibi para leitores mimizentos. Se a pessoa tem preconceitos ou fanatismo religioso é melhor passar longe de HellBlazer, ou de Constantine.
A nova edição é em papel LWC e ficou muito bonita. A anterior era em papel jornal. O visual em si nas cores é quase a mesma coisa com a diferença que agora são mais vivas.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/?fref=ts

Caroline 17/01/2023

Conhecendo Constantine
Quadrinho genial! Não gosto muito de Constantine, mas ele é muito ?real?. Um retrato interessante dos anos 80, com uma forte crítica político-social, muito bem desenvolvida através da história!