Sonetos da Portuguesa Elizabeth Barrett Browning

Resenhas - Sonetos da Portuguesa

Renan Caíque 20/04/2021

Sonetos da Portuguesa
"Sonetos da Portuguesa” é um clássico da poetisa vitoriana Elizabeth Barrett Browning (1806-1861), e consiste em um conjunto de sonetos românticos que narram a sua história de amor com o também poeta Robert Browning, com um estilo de escrever simples, doce e suave, mas ao mesmo tempo intenso de tanta paixão.
São no total 44 sonetos escritos em 1844 e 1845 e só foram publicados porque o seu marido a convenceu. Ela acreditava que os versos eram íntimos demais, enquanto ele dizia era a melhor sequência de sonetos já feita depois de Shakespeare. Parece que Robert estava certo, afinal ela acabou se tornando mais conhecida até que ele. O livro foi um enorme sucesso durante a vida da autora, e ela acabou se tornando uma influência literária para grandes autores como Edgar Allan Poe e Emily Dickinson.
O soneto mais conhecido dela é o Soneto 43, que foi traduzido magistralmente no Brasil pelo poeta Manuel Bandeira, e acabou se tornando extremamente popular, apesar de haver vários outros belíssimos, como o Soneto 10, que começa com “Yet, love, mere love, is beautiful indeed” (“Porém o amor, o puro amor, é lindo”). O título do livro surgiu do apelido que Robert Browning a chamava: “minha portuguesinha” (“my little portuguese”), pois ambos eram apreciadores de Camões.
No Brasil, a única edição publicada, é da Editora Rocco, com ótima tradução de Leonardo Fróes.

site: https://www.instagram.com/renan_tempest/

Sofia.Eternal 20/08/2023

Infelizmente a obra poética de Elizabeth Barrett Browning é pouca conhecida aqui.
São muito bons os 44 sonetos, que como todas as obras poéticas do século XIX, têm que ser lidos devagar para uma boa compreensão.
Essa edição tem um posfácio que ajuda compreender melhor à autora.

DihMoraes 22/01/2021

Sonetos.
Nascida em 1845, Elizabeth Barrett foi até os 45 anos uma mulher que transmitia em seus sonetos os dias de melancolia passados na clausura que seu pai impunha a todos os filhos. Em Sonetos da Portuguesa versa sobre as 574 cartas de amor trocadas com Robert Browning durante o namoro às escondidas até o seu casamento feito em segredo. Além de retratar os sentimentos de ambos, Sonetos da Portuguesa é um livro que dá voz a uma mulher que fala a seu amado e não mais a tradicional poesia lírica presente em Camões e entre tantos outros poetas... Dessa vez o eu lírico é uma mulher que ama, que sofre e que declama a seu amado.

Douglas 20/04/2017

Sonetos da Portuguesa
Desde que olhei, em meios do ano passado, para minha prateleira e vi 90% dos livros assinados por homens, tenho me posto numa cruzada com o objetivo de ler mais mulheres.

E cada vez mais a experiência está sendo satisfatória. Fora escritoras badaladas, como Anne Rice, J. K. Rowland e Mary Shelley, eu de fato não conhecia muitos outros nomes. E cada descoberta está me abrindo um mundo novo na literatura.

Não foi diferente com a poetisa Elizabeth Barrett Browning e seus quarenta e quatro sonetos publicados neste livro (especialmente o número quarenta e três, dito ser a mais bela obra literária de língua inglesa escrita por uma mulher). Há sentimento latente em seus sonetos, que contam a história de seu amor. E é fácil dividi-los em tres fases bem marcadas: a negação, a entrega e a felicidade.

Indico a leitura, mais pelo conteúdo do que pela forma, pois sonetos bem metrificados não valem nada sem um sentimento para preenchê-los.

ana 17/08/2021

livro perfeito para quem está amando... poemas lindos, sensíveis e muito tocantes. simplesmente apaixonada.

Xuneor 26/08/2021

surto positivo
Nunca tinha lido nada nesse estilo: só poesias românticas, bem água com açúcar (que, inclusive, foi bom pra dar uma descansada dos livros densos e das sagas que vinha lendo).

É um livro bom, bem passional; pra se ler quando está bem apaixonado, fora desse contexto, seria muito melodramático.

Gostei do tipo de escrita e da forma como ela explora todos os sentimentos que envolvem a paixão.

Valeu a pena a experiência!
Com certeza vou ler mais!
Rafa.Meyer 18/03/2022minha estante
ele é cultoh

Manuela 25/09/2021

Eu amo poesia, mas confesso que nunca ouvira sobre essa autora antes. Em verdade, cheguei até ela pela lista de leitura de Roy Gilmore - uma das minhas personagens de série favorita (as vezes prefiro sua mãe, Lorelay).

Sao poemas em forma de soneto e, em certo ponto, contam a história de amor vivida pela autora, às surdinas, posto que o pai não desejava que nenhum de seus filhos casasse - inclusive sob pena de deserção.

O livro seria composto pelas escritas ao tempo e narrariam o progresso dessa relação.

Gostei e não gostei, mas foi interessante em certo ponto. A leitura em inglês tem mais potência do que a tradução em português.

Os poemas são numerados, sem título.

?Yes, call me by that name, ? and I, in truth, With the same heart, will answer and not wait? XXXIII

It's Gi (Taylor's version) 12/04/2022

Poemas repletos de amor
Elizabeth Barret Browning é a poeta favorita da minha poeta favorita, Emily Dickinson, e que com certeza depois desse livro se tornou uma das minhas favoritas também.
Os poemas cheios de amor, seguindo a métrica dos sonetos de Camões é como uma pontada de esperança no coração de qualquer um que possa lê-los.
A tradução sempre impecável e a biografia excepcional, fez eu me encantar ainda mais por quem foi essa grande poeta, uma mulher forte e feminista em tempos de uma sociedade puramente marcada pelo patriarcalismo.