A Irmandade do Santo Sudário

A Irmandade do Santo Sudário Julia Navarro

Resenhas - A Irmandade do Santo Sudário

Janaina.Borges 27/10/2023

Após mais um misterioso incêndio na Catedral de Turim envolvendo o Santo Sudário. Uma equipe de policiais e especialistas em arte começam uma investigação minuciosa. O chefe das investigações acha que há muito mais a ser descoberto, já que os suspeitos sempre são mudos e sem digitais. Misturando de forma impecável passado e presente passando por cavaleiros templários e grandes homens de negócios uma trama cheia de mistério com final surpreendente.

theuslinard 23/03/2011

Completamente diferente do código Da Vinci
A única semelhança entre A Irmandade do Santo Sudário e o romance de Brown é que os dois tratam de questões religiosas, apenas.
Júlia dá o tom de seu romance na epígrafe " Existem outros mundos, mas estão dentro deste."
Ela nos apresenta uma ótica totalmente não explorada sobre o mistério do sudário de Turim e explica (meio quede forma hipotética) o porquê dele ter sido reprovado no teste do carbono 14.
Como disseram lá em cima, se você procura um livro com final feliz passe longe dos romances de Navarro, escritora mais fidedigna com a realidade nessa seara não há.
E para concluir, a maneira como ela mistura presente e passado em capítulos alternados mas sem perder o tom e sem fazer o leitor se desinteressar da história é um dos pontos altos do livro. Absolutamente imperdível.

Patty 10/12/2009

Muito Bom
Mais um livro misturando ficção com fatos reais. Porém, esse livro mantám a curiosidade do início ao fim, uma boa narrativa. Vale a pena ler quem gosta do tema.

Carla.Parreira 06/11/2023

A irmandade do Santo Sudário
Na história do livro o sudário, manto de linho que envolveu o corpo de Jesus, continuou fazendo curas e milagres nos que nele tocassem com fé.
Segundo a lei judaica, um sudário era um objeto impuro. Essa trama é relacionada a vários atentados e incêndios na catedral de Turim, local donde o sudário se encontra guardado na narrativa do livro. Todos os suspeitos envolvidos tiveram suas línguas cortadas e nisso baseia-se a investigação.
Segundo relato do livro, por mais de trezentos anos a mortalha de Jesus esteve enterrada sob os tijolos de um nicho escavado na muralha, em cima da porta ocidental da cidade, o único lugar que suportava as investidas do exército persa. Um dos investigadores passa boa parte do dia a percorrer as galerias subterrâneas de Turim. Alguns trechos datavam do século XVI, outros do XVIII, e até Mussolini mandara aproveitar os túneis e ampliálos em alguns de seus ramais. Havia várias Turim no subsolo de Turim.
Em 944 os bizantinos se apossaram do sudário lutando contra os muçulmanos. O imperador de Bizâncio queria o Mandylion (como os gregos chamavam o sudário) pois acreditava que graças a ele contaria com o amparo de Deus, que o tornaria invencível e o protegeria. Ele enviou um exercito e propôs um pacto: se lhes entregassem o sudário, o exercito se retiraria sem causar danos e pagaria muito bem pelo mesmo, além de libertar duzentos cativos muçulmanos. Mas a comunidade cristã dos muçulmanos não aceitou, sendo derrotada pelos bizantinos e tendo o sudário levado a Bizâncio em 16 de agosto de 944.
A liturgia bizantina comemora esse dia. O sudário começou a ser procurado a fim de ser comercializado para operar curas e, além de milagroso, se tornou uma relíquia valiosa. Os templários eram os únicos que dispunham de dinheiro e informação naquele mundo tumultuado em que lhes tocava viver. E isso lhes conferiam um poder especial, superior ao de qualquer rei, inclusive ao do próprio Papa. Assim o sudário foi entregue aos templários em troca de dez sacas de ouro no peso de um homem. O mistério é descoberto ao saberem que os soldados da comunidade cristã sacrificavam a própria língua na tentativa de recuperar o sudário. Faziam isso para não falarem nada caso fossem apanhados pela polícia. Os incêndios na catedral eram intencionais para facilitar o roubo do sudário no meio da confusão. Entretanto sempre houve templários por perto para evitar o roubo.
O sudário foi embrulhado num pedaço de linho muito parecido ao da mortalha e voltou à França como lhe fora ordenado. O mestre de Marselha ao desembrulhá-lo verificou que a figura do Cristo havia ficado impressa no tecido que a envolvia. Assim o livro relata a existência de dois sudários com a verdadeira imagem de Cristo. Em desfecho final, a comunidade cristã é obrigada a se conformar em não recuperar o sudário de Cristo, pois esta era à vontade Dele, além do que, os cavaleiros do templário da Ordem do Templo estavam em toda parte e eram homens de grande poder.
O livro explica que a Ordem do Templo vive na sombra e não há democracia; seus chefes são riquíssimos e ninguém é rico impunemente. Sua fortuna não lhes pertence, pois são apenas administradores e, quando seus participantes morrem, tudo o que possuem volta para a Ordem.

Nando 14/06/2009

Na esteira de Código da Vinci...
Li este livro após devorar os best-seller de Dan Brown. A história é interessante e a autora, em seu primeiro romance, mantém o ritmo da narrativa e consegue motivar a leitura até o final do livro mas nada comparável ao ritmo dos livros de Dan Brown. Li em 2005 e após 4 anos lembro somente por alto da trama em geral. De qualquer forma ficou na minha memória com um bom passatempo.

Fabi Zucco 18/02/2010

Frase Inesquecível
Sabendo que ninguém tem poder sobre o passado, que não pode ser mudado, e que o presente é apenas um reflexo do que fomos, e que só pode haver futuro quando não se dá um único passo atrás.

Psychobooks 09/05/2010

O livro de hoje é no estilo Código da Vinci, mas mil vezes melhor, com direito a emoção, morte e falta de final feliz. \o/
Isso mesmo, sem aqueles finais felizes totalmente piegas em que o mocinho fica com a mocinha, eles se casam, tem filhos e vivem felizes pra sempre. ¬¬'

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

Ana Lucia 05/01/2013

Tortura...
...para terminar de ler. Tem uma hora que empaca, armaria... mas é legal saber mais do sudário, ou das lendas em torno dele.

ANA 06/01/2015

Um livro maravilhoso! Não só bem escrito como bem fundamentado. Um dos melhores livros que já li.

Leo Rosas 09/03/2021

Santo Sudário
O livro se passa no presente e passado e conta a história do Sudário que envolveu o corpo de Jesus após sua morte. Na verdade cria especulações sobre o que ocorreu realmente. Livro de leitura fácil.