Crepúsculo: Graphic Novel

Young Kim

Resenhas - Crepúsculo: Graphic Novel Volume 2

emmanuel_arankar 17/10/2023

"Crepúsculo: Graphic Novel, Volume 2" de Young Kim e Stephenie Meyer

"Crepúsculo: Graphic Novel, Volume 2" é a aguardada segunda parte da adaptação em quadrinhos da renomada série "Crepúsculo" de Stephenie Meyer. Neste volume, a história continua a partir de onde o primeiro volume parou, cobrindo a segunda metade do romance original. A talentosa artista Young Kim mantém sua bela arte, enquanto nos leva por uma conclusão que, infelizmente, desaponta alguns leitores, deixando uma sensação agridoce.

Comparativamente ao primeiro volume, este segundo foi recebido com críticas mais mistas. Muitos leitores consideram que a trama se torna mais desorganizada e carece de um propósito claro, em contraste com a narrativa mais coesa do primeiro volume. A história se desdobra em uma série de eventos e reviravoltas, que, em sua totalidade, podem parecer um tanto desconexas e levar a uma experiência de leitura menos coesa.

Um dos principais pontos de crítica se relaciona à falta de desenvolvimento da personagem de Bella. Neste volume, Bella é retratada como uma figura relativamente plana, com pouca profundidade. Ela parece mais uma espectadora dos eventos ao seu redor, o que pode ser decepcionante para os leitores que esperavam uma protagonista mais envolvente. No entanto, é importante notar que Bella demonstra momentos de ação e coragem quando a segurança de seus entes queridos está ameaçada. Sua atitude protetora em relação à sua família é um traço marcante de sua personalidade.

Edward Cullen, por sua vez, é retratado de maneira que pode ser percebida como ainda mais controladora do que em volumes anteriores. Sua atitude possessiva e a tendência de ignorar as preocupações e planos de Bella quando confrontados por outros vampiros contribuem para a sensação de desconforto que alguns leitores podem experimentar. A interpretação da dinâmica entre Edward e Bella neste volume levanta questões sobre a natureza do relacionamento deles, destacando características que podem ser vistas como problemáticas.

Um aspecto positivo deste volume é a exploração da família Cullen e de seus antecedentes. A história de Carlisle, incluindo a forma como ele transformou Edward em um vampiro, é detalhadamente abordada, proporcionando aos leitores um vislumbre mais profundo das origens dos personagens. Isso enriquece a narrativa ao fornecer mais contexto e desenvolvimento de personagens além do casal principal.

A qualidade da arte continua a ser uma das maiores virtudes desta adaptação. A beleza dos desenhos de Young Kim é notável, e a utilização de cores em flashbacks e cenas de ação acrescenta camadas de profundidade à experiência visual. A representação dos momentos românticos entre Bella e Edward é particularmente destacada, cativando os leitores e trazendo à vida a paixão entre os personagens.

No entanto, a conclusão do volume deixa algo a desejar para alguns leitores. A falta de um final satisfatório pode deixar uma impressão menos impactante na conclusão da história, o que é um fator que pode frustrar aqueles que esperavam um desfecho mais emocionante. A impressão final da obra pode variar dependendo da expectativa do leitor.

Em resumo, "Crepúsculo: Graphic Novel, Volume 2" mantém a qualidade estética da adaptação e explora uma parte significativa da narrativa original. No entanto, a falta de um enredo mais coeso e o desenvolvimento da personagem principal podem decepcionar alguns leitores. A dinâmica entre Bella e Edward continua a gerar discussões sobre os aspectos mais problemáticos de seu relacionamento. No entanto, a exploração das origens e da história da família Cullen é um ponto positivo que enriquece a narrativa.

A arte de Young Kim continua a ser um destaque, trazendo à vida os personagens e seus sentimentos de forma envolvente. No geral, este volume é mais indicado para os fãs dedicados da série "Crepúsculo" que desejam explorar uma nova versão da história. Para aqueles que estão menos familiarizados com a série, pode ser mais difícil de apreciar plenamente. A adaptação gráfica permite que os leitores visitem esse mundo sob uma nova perspectiva, oferecendo uma visão única da história que cativou uma geração de fãs.

É importante lembrar que adaptações gráficas têm o desafio de condensar e representar visualmente uma narrativa complexa, muitas vezes com diálogos e descrições detalhadas. Isso pode levar a algumas simplificações ou perda de nuances encontradas na obra original. No entanto, para os fãs ávidos da série "Crepúsculo", essa adaptação gráfica é uma oportunidade de reviver a história de Bella e Edward de uma maneira nova e emocionante. A arte de Young Kim é um destaque inegável, com seu estilo visualmente atraente que dá vida aos personagens e ao mundo sobrenatural em que vivem.

Para os leitores que valorizam a arte e desejam uma experiência visualmente deslumbrante, "Crepúsculo: Graphic Novel, Volume 2" oferece uma jornada atraente através do mundo sombrio e romântico de Bella e Edward. No entanto, é importante estar ciente de que a adaptação gráfica pode simplificar alguns aspectos da história original, o que pode afetar a experiência de leitura para aqueles que estão profundamente familiarizados com a série. Em última análise, esta é uma leitura que cativará os fãs dedicados da saga e proporcionará uma maneira única de reviver a história de amor entre um humano e um vampiro que se tornou um fenômeno cultural.

GiuSanticioli 18/06/2020

Demorei muito tempo para conseguir achar esse segundo livro e posso dizer que ele é maravilhoso, o primeiro livro conta a história de Crepúsculo até a parte em que Bella conhece a casa dos Cullen e nesse segundo livro é a continuação, gostaria muito que tivessem lançado as continuações aqui no Brasil.
Japa91 15/07/2020minha estante
Oi.. Onde você encontrou? Eu o procuro há anos!

murta 08/02/2022minha estante
Oii, onde vc achou?

Maria 21/02/2022minha estante
Olá! Bom dia. Por favor, me diz onde vc encontrou.

Maria 30/11/2022minha estante
onde vc achou estou procurando a anos

Gente de vez e nunca

Tem na shoppe

Semana passada vi uns 3

Japa91 18/03/2023minha estante
O primeiro volume sempre tem mesmo

O 2 mesmo

Tinha uma moxa vendendo por 80 uma coisa assim

Saturna0 18/03/2023minha estante
Se eu ver algum eu mando aqui okay ?

Japa91 18/03/2023minha estante
Obrigada!

Stephany 08/05/2021

Crepúsculo volume 2
Muito grata por conseguir a versão física dessa raridade. Os desenhos são incríveis demais e abordam de maneira resumida os eventos após Edward levar Bella até a campina. Vale a pena a compra dessa obra de arte.

Dri-k 20/11/2011

O que me fascina neste graphic novel, é a forma que revivo as cenas do livro, embora deixe um poco a desejar pela falta de cor nos desenhos. Enfim, apesar disso, vale a pena.
Joelma Barbosa 03/06/2020minha estante
Elas são em português?

Dri-k 12/06/2020minha estante
Sim

Duda 18/06/2020minha estante
Oie.. você teria interesse em trocar essa edição por algum livro?

Daocalia 02/09/2022

Tive uma teoria ....
Perfeita essa graphic novel, assim como a primeira, mas essa é melhor, acaba que enquanto o James conta pra Bela sobre a Alice pensei em uma teoria e agora criei uma fanfic na cabeça !!! Enfim melhor presente essa belezura de graphic novel!!

Lavi 03/07/2023

Não é por nada mas, eu já desistia do relacionamento nesse primeiro perrengue que eles já passaram ????

Kei 27/04/2022

Sensacional!
Gostei ainda mais que a primeira parte, achei muito legal a explicação do que aconteceu com Alice. uma preciosidade.

Kidakika 15/09/2021

Maravilhosa!?
Não consigo acreditar que finalmente consegui adquirir e ler essa HQ! Me arrependi muito de não ter comprado quando era adolescente. Para quem é fã da série precisa muito ler! A arte é linda e é uma edição muito bem feita. Retrata com perfeição a história.

@ARaphaDoEqualize 11/12/2011

[RESENHA] Crepúsculo: Graphic Novel Volume 2
RESENHA ESCRITA PARA O BLOG http://equalizedaleitura.blogspot.com PROIBIDA CÓPIA TOTAL OU PARCIAL!

A segunda parte do Graphic Novel de Crepúsculo começa exatamente a Bella conversa com o Edward sobre os seus sonhos e ele diz que ela repete o seu nome enquanto dorme. Como eu não li a primeira parte (eu ainda vou pedir, juro! Esse Graphic Novel todo o fã de Crepúsculo tem que ter ao lado dos outros livros! *-*), estou comentando apenas da segunda. Mas como todos já conhecem a história, creio que não teremos problemas. ;)

Bella está completamente apaixonada por Edward Cullen, o vampiro de cabelos dourados e de pele pálida, extremamente lindo. Depois que ela descobre esse 'pequeno detalhe' da sua vida, Edward percebe que ela não se importa e mesmo sendo cuidadoso, decidi viver com ela momentos em que qualquer casal de namorados normais viveriam: conhecer os pais - que a recebe tão bem, como se já fosse da família -, sair para passeios (ainda que os mesmos sejam completamente diferentes de tudo o que a Bella está acostumada) e apresentar um pouco da sua vida nada convencional para a tão curiosa Bella. Porém, Edward nem a sua família esperava encontrar um clã de vampiros em um jogo feito na clareira. E nem que o instinto de proteção do Edward ativasse a obsessão de James por caçar. E agora ele queria. Ele quer a Bella.

Eu ando muito animada lendo Graphic Novels, creio que dá um efeito a mais na nossa imaginação e que difere dos filmes, e nesse especialmente, a minha relação foi muito maior: eu amo os livros de Crepúsculo e os desenhos ficaram encantadores. A própria autora elogia o trabalho feito pela coreana Young Kim (ok, eu acho que ela não deixaria que alguém fizesse qualquer trabalho nos livros dela), mas em certos momentos, os desenhos foram mais reais do que os próprios atores que fazem os filmes. A Alice, por exemplo, ela se parece muito mais com a que eu tenho em mente do que a Alice apresentada no filme. E a Bella? Eu a achei tão linda nos desenhos, não ficou aquela coisa sem sal que (conhevenhamos dizer) aparece no filme também.

A sutileza, o detalhamento, a expressão das emoções, a realidade da história está muito mais aflorada nesse livro. No final mesmo, quando o Edward começa todo aquele sentimento de 'você está em perigo ao meu lado' e a Bella mesmo cheia de tubos começa a reclamar pedindo para que ele não a deixe, os olhos são extremamente expressivos. São pequenos detalhes que a ilustradora conseguiu desenhar que demonstram claramente todos os sentimentos. Minha única reclamação é que eu gostaria que ele tivesse sido todo colorido e não apenas algumas partes, eu sinto que ele se tornaria acima do perfeito com isso. Para os fãs afoitos, só tenho uma coisa a dizer: a sua coleção de Crepúsculo merece esse graphic novel.

Nat 17/10/2012

Mesmo não sendo fã da história, valeu a lida, por vários motivos: mesmo os desenhos tenham um tom sombrio e sejam totalmente diferentes dos dois primeiros livros que li para essa categoria do Desafio Literário 2012(pois neles as cores estão presentes em abundância). Os desenhos devem acompanhar a história, e Forks é uma cidade chuvosa, então está tudo bem. O que eu mais gostei mesmo foi outra “representação” para Edward Cullen, um personagem que me tirou do sério (no péssimo sentido) enquanto lia a série de Meyer (é, eu li). Queria muito dar outra cara para esse personagem para só assim desvinculá-lo de Robert Pattinson (ator do qual eu sou fã). Um livro legal de ler.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2012/10/crepusculo-de-stephenie-meyer-dl-2012.html
Aninha.Alves 30/12/2018minha estante
Oi, você venderia ou trocaria por algum livro do seu interesse?

Yasmin Vitória 03/03/2021

A melhor Graphic Novel
Achei tão legal voltar para Forks (pela milésima vez, porque aqui é obsecada por Crepúsculo) de uma maneira diferente. Ver os personagens da forma que a Tia Stephanie imaginou, a paisagem, as casas... Fiquei chocada ao ver a real forma da casa dos Cullen, porque tenho ela na forma do filme, mas a do livro não deixa de ser perfeita? quem tiver a oportunidade de ler essa Graphic Novel leia, porque ela é perfeita para quem é fã.?

Luan 09/08/2015

Crepúsculo: Graphic Novel
Bom, de todas as adaptações que já fizeram da série "Crepúsculo", admito que essa é a que mais gostei. Young Kim desenhou em detalhes os personagens criados por Stephenie Meyer (Meu Deus! Eu preciso de umas aulinhas rs! Afinal quero ser um artista). Enfim, a experiência é totalmente nova para qualquer leitor ou fã da série. Pelo menos comigo foi. Mesmo para aqueles que viram os filmes, não podem deixar de gostar desta reinterpretação de "Crepúsculo". A leitura foi fácil e muito divertida. Assim, como Meyer eu adorei esses Graphics Novel e espero que a Intrínseca (editora que publica os livros da série Brasil) lance também a versão de "Lua nova" em graphic novel. Também espero que Young continue nos surpreender com os possíveis graphics novel de Eclipse e Amanhecer. Até lá. #TwilightFoverer
One Books Oficial 03/07/2017minha estante
Por gentileza você gostaria de trocar essa edicão 2 por algum livro desejado seu? Aguardo retorno. One

Lu Bandeira 13/01/2023

Sério, que edição mais linda. Ilustração maravilhosas demais. Achei uma forma rápida e incrível de relembrar essa estória.

Uma pena não terem dado continuidade aos outros livros em Graphic Novel...

Beatriz.Navarro 26/08/2020

Não sei qual Graphic Novel é melhor o 1 ou o 2 ??
Euuuuuuuuu simplesmente amei.
Esperei muito tempo pra ter as duas edições e agora finalmente consegui.
Eu ameeeeeeei.
O Graphic 2 é tão emocionante
A cada cena da Bella com Edward, as ilustraçoes, os textos.
Acho que vou reler tudo umas 389339493 vezes ??