Nove Dragões

Nove Dragões Michael Connelly

Resenhas - Nove Dragões

Claire Scorzi 28/09/2011

O mais sentimental dos livros com Harry Bosch até agora. Muito humano, o detetive de Connelly exibe aqui uma faceta fascinante como pai, mostrando os percalços e encantos da paternidade. A trama é vertiginosa, com toques surpreendentes no desfecho; embora resvale no sentimentalismo, não chega a comprometer a qualidade e nem empanar o charme do personagem.

Araggorn 16/08/2012

O pior pesadelo de Bosch! (resenhas e livros em http://siriguelasaltitante.com.br)
Venho acompanhando cada passo, cada mudança, cada drama, cada caso na vida do detetive Harry Bosch desde os primeiros livros e Nove Dragões é o mais impactante na vida do detetive. O livro também é o único em que Harry Bosch vai enfrentar seus fantasmas fora de Los Angeles.
Bosch começa investigando um simples assassinato de um chinês dono de mercearia, mas as coisas acabam em um terrível pesadelo quando sua filha, que está morando em Hong Kong é sequestrada.
Nove Dragões é o pior pesadelo de Harry! Sua filha é o último pináculo de sanidade, aquilo que sustenta e dá animo ao detetive. Perdendo ela, ele perde tudo. Transtornado, ele embarca numa corrida frenética por alguma pista de sua filha pelo submundo de Hong Kong tendo o apoio de sua ex-mulher e um chinês. A trama é frenética e se desencadeia com cruéis surpresas que me deixaram louco! Houve momentos em que eu fechava o livro e gritava com ele. É assim que você se sente. Um espectador impotente acompanhando o policial mais legal de L.A sem poder ajudá-lo a não ser virar cada página e torcer pra que tudo dê certo! Porém, como Michael Connelly é um dos autores mais realistas do gênero policial tudo pode acontecer de muito ruim, pois na vida nada é coisa de 007. É isso que torna Harry tão especial.

Nove Dragões muda a vida de Harry Bosch pra sempre! Livro fantástico!

Vinny Britto 25/07/2019

Não é dos melhores do Connelly mas é interessante por mostrar Bosch atuando num ambiente diferente. Nesse ponto a série deu uma cansada infelizmente.

HARRY BOSCH 19/09/2013

Kowloon....
É sempre um grande prazer,desfrutar mais uma aventura de Harry Bosch,e Nove Dragões mostra seus aspectos psicologicos e humanos de uma forma mais ampla.A historia parte de um simples contexto,a uma complexidade na qual ocorre fatos que vai marcar para sempre a vida de harry.
Ainda tem a participação de outro personagem marcante de Michael Connelly.

LER ETERNO PRAZER 18/12/2020

Depois de ter lido "A queda" e "A quinta tetemunha", Michael Connelly se tornou um dos meus autores favoritos na linha de thriler policial. Ou seja, nem preciso mais ler a sinopse. Basta ver seu nome na capa, e já sei que o livro estará repleto de adrenalina, perseguições e mistério, somado a uma narrativa bem escrita e uma trama crível. Ou seja, tudo o que é necessário para um bom livro policial.
Em Nove Dragões, vamos acompanhar Bosch e Ignácio Ferras(seu parceiro) ,na investigação da morte de John Li, proprietário de uma loja de bebidas. Quando os dois descobrem que a vítima era extorquida por uma "Tríade" ? uma espécie de máfia chinesa?, a investigação toma um novo rumo. No meio da investigação do caso, Bosch descobre que sua filha, que reside em Hong Kong , foi seqüestrada pela suposta "Tríade".
Bosch então deixa seu parceiro a cuidar do caso e parte para Hong Kong na desesperada tentativa de salvar sua filha.
Os dois casos seguem em paralelo, mas a de se fazer uma pequena observação aqui, o enredo se prende muito no resgate da filha de Bosch e o caso do assinato fica meio em segundo plano. O lado policial fica meio esquecido e o enredo se volta para a desafio de Bosch em salva sua filha. Não tira a qualidade do enredo claro, continua cheio de suspense e reviravoltas. Posso destacar aqui, dentre outras coisas, o crescimento do protagonista, mais humano e vulnerável, guiado muito mais pelo instinto paterno do que pelo instinto policial.
Bem, após salvar sua filha das mãos dos sequestradores, partimos para solucionar o assinato do proprietário da loja Jhon Li, aqui sim vamos ver toda pespicasia do detetive para elucidar o caso, e usando de sua visão apurada e interpretação daquilo que foi colhido na cena do crime e com o auxílio de um recuso revolucionário para a época Bosch consegue descobri toda a teia que envolvia o crime, e no desfecho vamos ter surpresas e ver toda a capacidade de Conelly em criar uma trama e de dar um desfecho inesperado.
Classifiquei "Nove dragões" com 3 estrelas e meia apenas pelo fato desse pequeno desvio do foco principal do enredo, que por se tratar de um thriler policial, partiu o pouco para o lado pessoal do protagonista. Posso até esta sendo meio chato nessa questão mas, é apenas uma questão rsrs, também pessoal "eu" leitor!! ?
Reumindo, "Nove dragões" é um bem escrito, eletrizante e trama concatenada perfeitamente. Se você gosta de uma perseguição repleta de ação, o livro foi escrito para você. Pode até não ser o melhor de Michael Connelly, mas garanto que é melhor que boa parte dos livros do gênero.

Observação:
"Nove dragões é o melhor livro de Connelly? Definitivamente não.
É um livro ruim então?
Longe disso.
E qual seria o meu problema com ele então? Como já comentei antes, o livro ficou muito mais ao redor do resgate de Madeline(a filha seqüestrada) do que do caso em si. Por isso, creio que embora Connelly tenha usado todos os elementos para escrever um bom livro policial, Nove Dragões não será um livro memorável, mas que ainda traz todas as qualidades do seu criador!! ?