O Mundo em Desordem (1914-1945)

O Mundo em Desordem (1914-1945) Demétrio Magnoli e Elaine Senise Barbosa

Resenhas - O Mundo em Desordem (1914-1945)

Darty 17/01/2024

O Mundo em Desordem

É um livro robusto de informações e dados históricos.
Aprendi muito com essa leitura.
Stalin, Lenin, a maldade e a inteligência de Hitler, Churchill, Henry Ford visionário e empreendedor revolucionário, as fotos de Dorothea Lange e a tristeza de Hiroshima e Nagasaki. A miscigenação do nosso povo e em qualquer tempo o povo sempre foi usado como massa de manobra, nunca visto como indivíduo.

Jacy 08/08/2012minha estante
O autor é o mesmo que escreveu o livro um didático que eu usei durante todo o meu ensino médio! Realmente, deve ser um bom livro :)

fabio.ribas.7 15/01/2020

O mundo em desordem
Por que apresentar o livro “O mundo em desordem”? Porque muitas das nossas discussões bíblicas, teológicas ou sobre fé e prática cristãs quase sempre se dão de dentro dessa gaiola cultural maniqueísta “Esquerda X Direita”.

E o que a Igreja tem com tudo isso? Bem, muitas vezes, nem participamos das discussões, porque “política e igreja não se misturam”. Assim, desperdiçamos a grande oportunidade de não sermos manipulados por quaisquer desses sistemas, até porque não percebemos o que eles são de fato e o que subjaz nas suas estruturas mais profundas de cada um.

O maniqueísmo esquerda-direita, gaiola de onde muitos discutem teologia, tende a camuflar as duas grandes e reais questões filosóficas que estão em jogo e em tensão constante: Liberdade X Igualdade - eixo central do livro que apresento hoje aqui.

E é impossível – sob pena de negligenciarmos aquilo que é de nossa responsabilidade espiritual (Mt 25: 14 -30) – o cristão querer passar ao largo dessas duas questões que, veja bem, estão entranhadas na mensagem do Reino de Deus e, por isso mesmo, são tão mal compreendidas à luz de uma exegese correta e saudável dos textos bíblicos em que aparecem. Não é de admirar que os cristãos no correr da história tenham sido usados como carga de canhão ora por um grupo, ora por outro, mas, muitas vezes, sem conseguir apresentar a proposta inovadora e conciliadora entre esses dois pontos, a saber: a fraternidade humana, que só é possível em Cristo Jesus, uma fraternidade que ainda não é plena, mas já é sombra de um por vir glorioso!

A fraternidade da Igreja de Jesus, que precisa ser anunciada em todo o mundo pela pregação do Evangelho, não anula as nossas diferenças individuais. Além do mais, a fraternidade oferecida por Jesus não se assemelha a qualquer proposta que o estado ou um sistema econômico possa oferecer. Antes, a fraternidade evangélica nos alça à condição de iguais entre nós e de reconciliados com Deus para, enfim, exercermos no lugar em que cada irmão se encontra a liberdade responsável que nos foi conquistada na Cruz de Cristo!

Falo, portanto, da solidariedade em Cristo e por Cristo! - pérola de infinito valor e que nenhum esquema religioso, econômico, político, ideológico e estatal pode oferecer ou substituir!

Aos cristãos que vivem a vida como ela é, gostaria de indicar este primeiro livro de uma trilogia (ainda não li os outros dois e este texto é uma ótima oportunidade de me lembrar de colocar essa leitura em dia) e que você pudesse comprá-lo e dar de presente a si mesmo e, principalmente, ao seu pastor (e/ou liderança, mentor, pai, padre, rabino, etc), ao professor de Escola Dominical da sua Igreja e - por que não? - ao professor de história do seu filho na escola ou na faculdade.

É com carinho e com expectativa de ótimas reflexões sobre nossas vidas pessoais que indico a leitura desse livro do Demétrio e da Elaine Senise Barbosa. Livro que se apresenta como um ótimo ponto de partida para relermos a História - e, no nosso caso, relermos também nossas teologias, sistemas de crenças e a nossa prática cristã - fora da gaiola cultural em que nossos discursos se veem presos. A proposta do livro é a mesma que trago para cada um de nós: reexaminar o que somos, pensamos, cremos e praticamos à luz dos temas da liberdade e da igualdade.

Este livro segue a história desde 1914-1945. Com isso, acompanhamos as razões das duas Grandes Guerras Mundiais do século XX, a Grande Depressão, o surgimento do Nazismo, a Revolução Russa e o crescimento do stalinismo. Vemos o posicionamento do Brasil diante desses acontecimentos, Getúlio Vargas e, o que para mim foi delicioso, um capítulo só sobre a arte e a cosmovisão por trás da construção de Brasília. A leitura é fascinante!

site: https://www.facebook.com/fabio.ribas.7