A Mente Acima do Dinheiro

A Mente Acima do Dinheiro Brad Klontz...

Resenhas - A Mente Acima do Dinheiro

Eduardo 15/01/2018

Uma aula e/ou sessão de psicologia tratando do assunto: dinheiro
Para quem, assim como eu, se interessa por psicologia e comportamento humano, suas motivações, seus traumas, seus porquês e está procurando informações para melhor lidar com o assunto: "dinheiro", indiscutivelmente deve ler esse livro. Não é uma leitura difícil, mas é um assunto, digamos, delicado. Claro que isso é relativo ao histórico de vida de cada um, mas com certeza pode agregar MUITO se encarado da melhor forma possível.

Haralan 23/01/2021

Antes de pensar nas contas, pense em sua história com o dinheiro
Quem quer melhorar ou revolucionar a forma como lida com as finanças pessoais devem ler este livro antes de ler qualquer outro livro sobre técnicas e métodos de gerenciamento. Você não vai encontrar aqui nenhuma planilha ou dica de poupança ou investimento, porque nada disso será útil sem que você compreenda como sua mente lida com temas associados ao dinheiro.

Os autores (dois psicólogos, pai e filho) trabalham com o conceito de "flashpoints financeiros". Poderíamos traduzi-los por preceitos ou conceitos financeiros, que na explicação deles são uma espécie de memórias ligadas ao dinheiro. Os flashpoints financeiros são produzidos muito cedo, durante a infância e adolescência e tem relação com eventos traumáticos ou condutas consistentes ligadas ao dinheiro. Normalmente, os principais responsáveis pela criação destes preceitos financeiros são os pais, devido a sua própria forma de lidar com o dinheiro.

Ocorre que estes preceitos nem sempre levam o indivíduo a funcionar de forma adaptativa (na linguagem da psicologia dizer que um comportamento é adaptativo equivale a afirmar que ele é útil), na maioria das vezes eles estão na raiz dos comportamentos financeiros que levam à decisões ruins.

A proposta dos autores então é levar o leitor a compreender as bases do funcionamento cognitivo que leva à decisões ruins (não adaptativas) e a conhecer os distúrbios financeiros associados à rejeição e adoração ao dinheiro e também os distúrbios financeiros relacionais, associados à comportamentos de dependência financeira.

Na terceira parte do livro, os autores apresentam algumas propostas terapêuticas para que o leitor aprenda ou ao menos saiba procurar ajuda para lidar com seus distúrbios financeiros ou para entender melhor seus preceitos financeiros.

Os autores escrevem a partir da perspectiva da Terapia Cognitivo Comportamental, lidando de forma integrada com os pensamentos, emoções, comportamentos e com a fisiologia. No livro todo há muitos testes que te ajudam a identificar preceitos financeiros ruins e informações relevantes para que o leitor possa procurar ajuda adequada para lidar com seus problemas financeiros.

Antes de lidar com planilhas ou qualquer outro método de gestão financeira, leia esse livro e comece a lidar primeiro com a forma como você lida com o dinheiro sob o ponto de vista cognitivo.

Valeria 04/06/2021

Chega de gatilhos
Excelente livro para entender os gatilhos emocionais relativos ao dinheiro. Como você se relaciona com o gasto do seu dinheiro, ou com o poupar dele, e o porquê disso.

carol 26/06/2021

Ainda estou lendo, mas já gostei muito desse livro. Tem várias histórias pra exemplificar os conceitos, e passa informações que realmente podem mudar sua forma de pensar e agir. Recomendaria como um dos primeiros livros para quem está começando a própria educação financeira.

Katiusca 22/04/2022

Preceitos financeiros
O poder que tem os preceitos financeiros em nossa vida é uma coisa na qual nunca tinha pensado antes de ler este livro, abre a mente para posamos conhecer nossa personalidade financeira e melhorar a forma de ver o dinheiro

Jennifer 18/09/2023

A sua forma de lhe dar com dinheiro será esclarecido
A Mente Acima do Dinheiro," escrito por Brad Klontz, Ted Klontz e Rick Kahler, é uma obra fascinante que mergulha fundo nas complexidades da psicologia financeira. Este livro oferece uma perspectiva única sobre como nossas emoções, crenças e experiências passadas moldam nossa relação com o dinheiro.

Os autores desmistificam o tabu em torno do dinheiro e explicam como nossas atitudes financeiras podem ser profundamente influenciadas por nossa história pessoal e familiar. Eles oferecem insights valiosos sobre como identificar e superar comportamentos autodestrutivos relacionados ao dinheiro, como a procrastinação financeira, o excesso de gastos e a aversão ao risco.

"A Mente Acima do Dinheiro" fornece orientações práticas para ajudar os leitores a entender e melhorar sua relação com o dinheiro. Ele aborda questões importantes, como a importância de definir metas financeiras, criar um orçamento realista e desenvolver uma mentalidade de prosperidade.

Este livro é uma leitura essencial para qualquer pessoa que queira aprofundar seu entendimento sobre como a psicologia influencia nossas decisões financeiras. Os autores apresentam casos reais e estratégias úteis que podem ajudar os leitores a tomar o controle de suas finanças e alcançar uma vida mais equilibrada e financeiramente saudável."