Doidas e Santas

Doidas e Santas Martha Medeiros

Resenhas - Doidas e Santas

priscilabonatto 20/01/2010

Eis o livro que desencadeou a minha paixão por Martha Medeiros.
Aborda temas atuais de maneira breve, gostosa, realista, engraçada e muitas vezes alternativa, mostrando "um outro lado da moeda".
Além disso, há, como em outras obras da autora, as muito úteis indicações de livros e filmes que ela aprecia (ou não).
Elaine Aliaga 11/05/2011minha estante
Eu também me apaixonei por Martha Medeiros ao ler Doidas e Santas e adquiri alguns outros livros dela.
Também amo as recomendações de leitura que ela faz.

Mistyla 08/01/2012minha estante
Engraçado, comprei esse livro sem dar nada por ele... E também acabei me apaixonando por Martha Medeiros!!

Andressa 04/04/2012minha estante
Minha paixão por essa escritora maravilhosa também começou com "Doidas e Santas", que por sinal é um livro muito bom.

Ludymila 26/05/2017

Bem fraco
Talvez eu tenha sido uma das pouquíssimas pessoas que não curtiu o livro. Demorei 4 meses para terminar, achei a escrita bem mais ou menos, massante e cheia de clichês. Sem falar na cagação de regra sem fim em vários temas. Por ver tantas frases compartilhadas atribuídas a ela, e muito boas, achei que curtiria mais, mas não deu liga. Não recomendaria a ninguém.
Nicole 04/11/2017minha estante
Comecei a ler e estou com a mesma impressão... ainda estou decidindo se vou terminá-lo :/

Ludymila 04/01/2018minha estante
Se terminar, depois me conta o que achou... :)

Nicole 05/01/2018minha estante
Não rolou terminar o livro.. :/

Imeli 15/04/2015

Opinião pessoal
Crônicas rasas, sexistas e muitas vezes até arrogantes.
Adriana 04/10/2015minha estante
Também achei !! De inicio fiquei louca para devorar o livros,mas depois ficou muito massante a leitura e o tipo de crônica não comum ao meu gosto.

Ludymila 26/05/2017minha estante
Já tava me achando um et por ser uma das poucas a não gostar. Concordo com a sua análise, demorei 4 meses pra terminar... Chato.

Keila Gonçalves 15/06/2013

Doidas e Santas reúne cem crônicas que falam direto ao coração de suas leitoras e seus leitores...crônicas divertidas, leves e agradáveis de se ler.

As alegrias e as desilusões, os dramas e as delícias da vida adulta, as neuroses da vida urbana, o prazer que se esconde no dia-a-dia,os mistérios da maternidade, enfim, o cotidiano de cada um de nós tornou-se o principal tema da autora.

Martha escreve com palavras simples e cotidianas - faz com que nos identifiquemos com cada crônica.

Um livro ótimo! Prende sua atenção...a cada crônica você quer ir pra próxima e assim quando vê o livro já acabou =)

Recomendo
Silvana Barbosa 03/07/2013minha estante
Se seguir a linha das crônicas da Marta , então com certeza é um ótimo livro , né , Keila ?

Keila Gonçalves 10/09/2015minha estante
Com certeza...amo!

Vivifire 05/11/2014

De doida e santa toda mulher tem um pouco !
Uma delícia! É parece que eu estou falando de comida, ou de um bom vinho mas não, é que eu literalmente degustei essa leitura brasileira maravilhosa. Fácil de ser lida, com fatos cotidianos simples e complexos, analisando filmes, cantores, músicos e debatendo sobre as questões da vida pessoal e pública. Parece que realmente estamos conversando com Martha Medeiros, tamanha é sua forma cativante com o leitor. E não se enganem pela data de lançamento do livro, li ele este ano e algumas das crônicas, para não dizer quase todas, pareciam pertencer a este ano mesmo.

Este foi o primeiro livro que li em forma de crônicas e o primeiro que li desta autora, mas devo admitir que foi uma experiência única e maravilhosa. Pensei que não conseguiria gostar de um livro que não tivesse uma história e personagens, mas este me encantou. Tenho que agradecer muito a pessoa que me emprestou, poi acrescentou mais uma autora brasileira a minha lista.

Martha Medeiros em suas crônicas nos leva a refletir sobre diversas coisas e nada, muitas vezes nos ajuda a superar problemas que nem sabiamos que tinhamos. Nos tornando pessoas melhores e mais atentas a tudo e principalmente a nós mesmos. Porque ficamos tão preocupados com o que os outros fazem, com o que os outros pensam, que esquecemos de nós mesmos, nossas crenças, opiniões e atitudes.

"Eu também não gosto de roupa amarela. Quem abrir meu armário vai encontrar basicamente peças brancas, pretas, cinzas e em algumas tonalidades de verde. No entanto, hoje de manhã saí com um casaco amarelo canário! Tenho há mais de dez anos e quase nunca usei. Pois hoje saí com ele para dar uma volta e retornei para casa sendo a mesmíssima pessoa, apenas um pouco mais alegre por ter me sentido diferente de mim mesma, o que é vital uma vez ao dia."
Crônica Balançando estruturas - 01 de novembro de 2007

Se sentir diferente de si mesma! Me encanta esta forma de pensar, a ousadia desse ser diferente, desse ser que não para de mudar, porque afinal tudo está mudando ao nosso redor, o planeta, as pessoas, tudo. Então porque devemos nós ficarmos estagnados no tempo? Se tem alguma coisa que eu aprendi com este livro foi ser mais ousada ou usando os termos do livro, ser mais doida porque santa já fui muito tempo.

Convido você a ler este livro e valorizar esta escritora brasileira fantástica. Já leu esse ou outro livro da autora? Comente! Se gostou da resenha, deixe um recadinho !

site: http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/
bruna 08/08/2022minha estante
Ótima resenha, parabéns! Quero muito ler o livro!

Nana 18/02/2010

A.D.O.R.E.I !!!!
As crônicas da Martha falam do dia-a-dia de uma forma muito realista, reflexiva e com um senso de humor maravilhoso!
Ela expõe as alegrias, angústias, dramas e neuroses do cotiadiano de uma forma tão simples que é impossivel não se identificar com o que ela escreve.
Ela grita para todos ouvirem aquilo que nós gostaríamos de falar e de escutar!
Martha...sou sua fã!!!!
Léia Viana 20/08/2011minha estante
Eu também sou super fã dela, super!!!

Amanda 29/08/2020

Uma volta no tempo
Já fazia um tempo que não lia um livro de crônicas. Crônicas sempre foram algo que gostei de ler, pois são textos com significados e que contam passagens da vida, algo que, as vezes, a gente nem repara na correria da vida. Em Doidas e Santas, Martha Medeiros escreve crônicas de outubro de 2005 a julho de 2008.

Umas das coisas que me fez aproveitar essa leitura conforme passavam as páginas foi o fato da ápoca que o livro foi escrito. Como o uma crônica fala de assuntos do dia a dia, sobre fatos atuais, experiências do momento e visão de mundo daquele autor naquela época, foi muito interessante observar quais eram os temas discutidos e que muitos ainda não mudaram, qual a opinião da autora sobre alguns assuntos, sobre a política da época... Além disso, ela sugere muitos livros, peças de teatro e filmes e com certeza vou ver alguns.

Foi uma leitura que me desagradou muito em várias partes. Por ser feminista, encarar uma leitura que é retrograda é bem complicado. Em vários textos a autora descreve esteriótipos de mulheres de uma forma machista e natural. Em uma de suas crônicas, na minha opinião, ela quase falou que era machista. Contudo, acredito que foi por falta de informação. Talvez ela leia esses textos hoje e pense como ela evoluiu, pelo menos eu quero acreditar nisso. Ou eu pelo menos acho que hoje ela não teria a coragem de publicar esses textos.

Uma coisa que me deixou muito curiosa foi ler sobre a política, que não mudou nada ou como já existia em 2007 a cultura da ostentação. Pode ser que meus pais lembrem sobre esse tipo de assunto da época, mas eu tinha somente 8/11 anos só queria saber de desenho hahaha.

Por fim foi uma leitura muito boa, por mais que desagradável em certas partes, um desagradável bom, por que quer dizer que mudou. Sugiro que você leia esse livro para voltar para essa ápoca ou conhecer quais eram os assuntos mais falados nesse momento, mas lembre, seja cabeça aberta e pense em tudo que mudamos e em tudo que estamos batalhando para mudar hoje.

site: https://www.instagram.com/galaxy.of.book/?hl=pt-br
Yasmin T. 13/03/2021minha estante
Tirou as palavras da minha boca!

Anderson 05/03/2014

Minhas impressões sobre Doidas e Santas
Crônicas de extremo bom gosto, bem escritas, leves, bem humoradas, sutis, femininas, por vezes, até um pouco piegas, mas ainda assim incríveis.

Martha tem o poder de ampliar nosso olhar perante o cotidiano de uma maneira muito interessante. Ela consegue nos fazer divagar, olhar pra dentro de si mesmo e ainda assim enxergar o outro. Faz com que você queira ser uma pessoa melhor, te conquista.

Quando eu ponho meus olhos sobre essas crônicas me sinto um ser humano tão comum, alguém tão simples... eu me reduzo a essa simplicidade de cidadão, de pessoa cultural, que sabe reconhecer seus erros e acertos e vive pra dar o melhor de si.

Lendo Martha Medeiros eu acabo criando um pouco mais de fé, fé em mim mesmo, fé nas pessoas, fé no meu sucesso, acabo olhando um pouco mais pra o quanto a vida me da de bom. Na correria do dia a dia acabamos deixando passar alguns eventos ou alegrias e as crônicas da Martha regata essa felicidade ou esse momento que pode nos causar tanto prazer se pararmos pra analisar.

(Livro que eu incluí no VIAGEM PELO BRASIL EM 54 LIVROS https://www.facebook.com/groups/viagempelobrasilem54livros/?fref=ts
Autor do Rio Grande do Sul)
alissonferreira.c1 15/10/2018minha estante
Também achei esse livro ótimo! Creio que justamente pela simplicidade como ela aborda assuntos que podem ser complexos, mas ao mesmo tempo podem ser bem triviais.
É uma boa oportunidade de reflexão e auto conhecimento de forma leve. Se curtiu esse, vou te indicar um outro um pouco mais intenso e com um caráter meio jornalístico. O nome é A Vida que Ninguém Vê, da Eliane Brum.

Paulinha 20/01/2023

Martinha
Pessoas com vidas interessantes não têm fricote. Elas trocam de cidade. Investem em projetos sem garantia. Inte- ressam-se por gente que é o oposto delas. Pedem demissão sem ter outro emprego em vista. Aceitam um convite para fazer o que nunca fizeram. Estão dispostas a mudar de cor preferida, de prato predileto. Começam do zero inúmeras vezes. Não se assustam com a passagem do tempo. Sobem no palco, tosam o cabelo, fazem loucuras por amor, compram passagens só de ida.
Gersyane.JacaAna 20/01/2023minha estante
Eu gostaria de ser exatamente assim

Victor 26/05/2010

Sou como um estranho no ninho
Ganhei o livro numa promoção feita (aliás, muito bem feita) pela L&PM no Twitter. Confesso minha ignorância ao dizer que jamais havia ouvido falar em Martha Medeiros e por isso escolhi "Doidas e Santas" para descobri-la.
Trata-se de um compilado de 100 crônicas escritas para os jornais "O Globo" e "Zero Hora" entre outubro de 2005 e julho de 2008 que deslizam entre a justificativa do amor, anseios femininos, a brevidade da vida e a necessidade de se redescobrir. É claramente uma antologia direcionada às mulheres e isso com certeza tornou as coisas mais interessantes pra mim (ao contrário do que possa parecer). Não que eu tenha me travestido... me mantive homem e aprendi a me enxergar do outro lado da calçada.
Em muitos momentos - ou melhor, em quase todos - concordei com os pontos de vista da autora. Sua escrita é leve e não carrega aquele ar arrogante de quem tem algo a ensinar. Ela se oferece para debater, aconselhar e expor suas ideias. No entanto, pela exaustão inescapável que é consequência da resposta a uma infinidade de e-mails semanais, Martha pisa em ovos e é extremamente cautelosa em uma série de afirmações. É uma espécie de "safety zone", um mecanismo utilizado para fugir de polêmicas - e assim acaba se contradizendo um pouquinho ("manter-se fiel à nossa verdade já é meio caminho andado", em suas próprias palavras). Talvez seja esse o único porém desta coletânea de crônicas.
Isabelle.Lima 28/12/2016minha estante
Você tem idéia do quanto é raro um homem ler Martha Medeiros? Adorei ler sua resenha aqui! :)

Ka 02/07/2012

Falar sobre Martha Medeiros é, como dizem, chover no molhado. Já a conheço de longa data, lendo suas crônicas tanto na internet quanto em revistas e jornais, mas, de fato, esta é a primeira obra dela que leio por completo.
Como a própria sinopse diz, Martha é dona de uma sensibilidade incomum, e isso pode ser confirmado com o decorrer das páginas, que fluem de uma maneira tão rápida que você só se dá conta que acabou o livro quando solta o fôlego pela última vez.
O título é intrigante e a capa acompanha este espírito. Entre as crônicas deste livro, destaco a que nomeou-o: "Doidas e Santas" e aqui vai um trecho para que vocês possam compreender o quê afirmo:
"Eu só conheço mulher louca.
Pense em qualquer uma que você conhece e me diga se ela não tem ao menos três dessas qualificações:
exagerada, dramática, verborrágica, maníaca, fantasiosa, apaixonada, delirante.
Pois então. Também é louca. E fascina a todos."
Doidas e Santas é uma leitura leve, fácil. As crônicas, geralmente, possuem duas páginas que voam tão agilmente que nem percebe-se o tempo passar.
Mas como nem tudo são rosas, o livro perdeu um pouco na questão dos temas. São diversificados, cotidianos, entretanto, repetiu-se algumas vezes durante o livro. Todavia, para quem gosta de crônicas, Martha Medeiros é sempre bem vinda, bem vista e contagiosamente feliz.

Resenha para o blog diasperfeitosparasempre.blogspot.com

Lezinha 20/04/2009

Fala sério...
Livro interessantíssimo, pra se ler em horas vagas, em filas, salas de espera, com pequenos artigos, mostram interessantes formas de ver a vida cotidiana, e de tirar dela, experiências, impressões e humor... Recomendo...

Laísa Mangelli 28/10/2009

Sou suspeita para falar da Martha Medeiros. Tudo que ela escreve eu gosto. E esse livro não foi diferente, nele, ela reune várias crônicas que são realistas, atuais e engraçadas. A autora tem um jogo com as palvras que é cativante, quem lê vira fã!

15/04/2024

Ela reúne 100 crônicas de diversos temas relacionados a mulher.
E é assim que se desenrola o livro. Aviso logo aos leitores desse texto que se você não curte tais temas nem ouse pegar esse livro (a menos que goste de desafios), porque até para quem gosta (eu no caso e mais alguns tantos) encontrei certa dificuldade em prosseguir, sabe? Porque a gente se acostuma tanto a um ritmo de leitura, que conta capitulo por capitulo seguindo o mesmo tema, que quando lemos algo assim temos esse problema de ter a vontade de continuar sem saber qual vai ser o próximo tema.

Porém, o que ajuda nessas horas são os títulos dos mesmos. Sim, eles fazem o gancho que te puxa para continuar, pois você quer saber sobre o que ela vai falar. Mas, como eu disse, a leitura pra mim foi algo meio arrastado e demorado. Apesar disso, eu gosto muito dos temas que ela abordou e me identifiquei bastante. Mesmo que eu e ela tenhamos vidas bem diferentes (ela casada e com filhos) pude ver que nossas opiniões ?batiam? em certos casos. E sim, as crônicas são basicamente as opiniões dela, o ponto de vista dela sobre assuntos da vida.