Doidas e Santas

Doidas e Santas Martha Medeiros

Resenhas - Doidas e Santas

Amanda 29/08/2020

Uma volta no tempo
Já fazia um tempo que não lia um livro de crônicas. Crônicas sempre foram algo que gostei de ler, pois são textos com significados e que contam passagens da vida, algo que, as vezes, a gente nem repara na correria da vida. Em Doidas e Santas, Martha Medeiros escreve crônicas de outubro de 2005 a julho de 2008.

Umas das coisas que me fez aproveitar essa leitura conforme passavam as páginas foi o fato da ápoca que o livro foi escrito. Como o uma crônica fala de assuntos do dia a dia, sobre fatos atuais, experiências do momento e visão de mundo daquele autor naquela época, foi muito interessante observar quais eram os temas discutidos e que muitos ainda não mudaram, qual a opinião da autora sobre alguns assuntos, sobre a política da época... Além disso, ela sugere muitos livros, peças de teatro e filmes e com certeza vou ver alguns.

Foi uma leitura que me desagradou muito em várias partes. Por ser feminista, encarar uma leitura que é retrograda é bem complicado. Em vários textos a autora descreve esteriótipos de mulheres de uma forma machista e natural. Em uma de suas crônicas, na minha opinião, ela quase falou que era machista. Contudo, acredito que foi por falta de informação. Talvez ela leia esses textos hoje e pense como ela evoluiu, pelo menos eu quero acreditar nisso. Ou eu pelo menos acho que hoje ela não teria a coragem de publicar esses textos.

Uma coisa que me deixou muito curiosa foi ler sobre a política, que não mudou nada ou como já existia em 2007 a cultura da ostentação. Pode ser que meus pais lembrem sobre esse tipo de assunto da época, mas eu tinha somente 8/11 anos só queria saber de desenho hahaha.

Por fim foi uma leitura muito boa, por mais que desagradável em certas partes, um desagradável bom, por que quer dizer que mudou. Sugiro que você leia esse livro para voltar para essa ápoca ou conhecer quais eram os assuntos mais falados nesse momento, mas lembre, seja cabeça aberta e pense em tudo que mudamos e em tudo que estamos batalhando para mudar hoje.

site: https://www.instagram.com/galaxy.of.book/?hl=pt-br
Yasmin T. 13/03/2021minha estante
Tirou as palavras da minha boca!

Paulinha 20/01/2023

Martinha
Pessoas com vidas interessantes não têm fricote. Elas trocam de cidade. Investem em projetos sem garantia. Inte- ressam-se por gente que é o oposto delas. Pedem demissão sem ter outro emprego em vista. Aceitam um convite para fazer o que nunca fizeram. Estão dispostas a mudar de cor preferida, de prato predileto. Começam do zero inúmeras vezes. Não se assustam com a passagem do tempo. Sobem no palco, tosam o cabelo, fazem loucuras por amor, compram passagens só de ida.
Gersyane.JacaAna 20/01/2023minha estante
Eu gostaria de ser exatamente assim

priscilabonatto 20/01/2010

Eis o livro que desencadeou a minha paixão por Martha Medeiros.
Aborda temas atuais de maneira breve, gostosa, realista, engraçada e muitas vezes alternativa, mostrando "um outro lado da moeda".
Além disso, há, como em outras obras da autora, as muito úteis indicações de livros e filmes que ela aprecia (ou não).
Elaine Aliaga 11/05/2011minha estante
Eu também me apaixonei por Martha Medeiros ao ler Doidas e Santas e adquiri alguns outros livros dela.
Também amo as recomendações de leitura que ela faz.

Mistyla 08/01/2012minha estante
Engraçado, comprei esse livro sem dar nada por ele... E também acabei me apaixonando por Martha Medeiros!!

Andressa 04/04/2012minha estante
Minha paixão por essa escritora maravilhosa também começou com "Doidas e Santas", que por sinal é um livro muito bom.

Ricarda Caiafa 17/08/2021

Leitura leve
Adoro as crônicas da Martha Medeiros!
Sempre leves, e tratam de diversos assuntos. Trazem indicações de filmes, livros, séries e isso tudo mesclado com assuntos do cotidiano, como relacionamento a dois, amizade, autoestima, maternidade.... Enfim, uma leitura fluida e que rende boas reflexões!!!

Laura.Helena 01/12/2020

Leitura leve
Gostei muito de ler! Com certeza vai virar meu comfort book. Pelo fato de serem crônicas, a forma como Martha aborda os temas de cada uma é bastante leve e a escrita é incrível

Marcia 28/04/2023

Quem gosta de crônicas? Eu adoro e hoje venho lhes contar sobre esse livro que amei:
" Doidas e Santas" da Martha Medeiros.
Leitura deliciosa, a gente se diverte e sente um aconchego ao começar a leitura. Com sua escrita leve Martha nos fala de assuntos importantes do nosso dia-a-dia, das preocupações, dramas e emoções. Uma das crônicas ela chama atenção para escrita errada de um comerciante que anunciou: " Vende frango-se." Achei a abordagem dela nesse tema fabulosa , e finaliza sua crônicas assim: "... vale o que está escrito, e do jeito que está escrito, uma vez que entender todos entenderam. "
Ela não defende a escrita errada, mas o respeito àquele que não teve oportunidade de estudo mas consegue passar a mensagem.
O livro tem 231 páginas com cem crônicas que a gente lê rápido e cada uma delas nos encanta.
Gostei demais e deixo aqui minha sugestão de leitura.
Vale a pena!

Amanda 01/05/2023

É um livro de crônicas que tem reflexão e ao mesmo tempo são espirituosas, mas os temas acabam se repetindo muito. Além disso algumas opiniões da autora são um pouco machistas, mas podemos dar um desconto por serem do começo dos anos 2000 quando esse tema não era tão discutido quanto hoje.

Keila Gonçalves 15/06/2013

Doidas e Santas reúne cem crônicas que falam direto ao coração de suas leitoras e seus leitores...crônicas divertidas, leves e agradáveis de se ler.

As alegrias e as desilusões, os dramas e as delícias da vida adulta, as neuroses da vida urbana, o prazer que se esconde no dia-a-dia,os mistérios da maternidade, enfim, o cotidiano de cada um de nós tornou-se o principal tema da autora.

Martha escreve com palavras simples e cotidianas - faz com que nos identifiquemos com cada crônica.

Um livro ótimo! Prende sua atenção...a cada crônica você quer ir pra próxima e assim quando vê o livro já acabou =)

Recomendo
Silvana Barbosa 03/07/2013minha estante
Se seguir a linha das crônicas da Marta , então com certeza é um ótimo livro , né , Keila ?

Keila Gonçalves 10/09/2015minha estante
Com certeza...amo!

Nana 18/02/2010

A.D.O.R.E.I !!!!
As crônicas da Martha falam do dia-a-dia de uma forma muito realista, reflexiva e com um senso de humor maravilhoso!
Ela expõe as alegrias, angústias, dramas e neuroses do cotiadiano de uma forma tão simples que é impossivel não se identificar com o que ela escreve.
Ela grita para todos ouvirem aquilo que nós gostaríamos de falar e de escutar!
Martha...sou sua fã!!!!
Léia Viana 20/08/2011minha estante
Eu também sou super fã dela, super!!!

Victor 26/05/2010

Sou como um estranho no ninho
Ganhei o livro numa promoção feita (aliás, muito bem feita) pela L&PM no Twitter. Confesso minha ignorância ao dizer que jamais havia ouvido falar em Martha Medeiros e por isso escolhi "Doidas e Santas" para descobri-la.
Trata-se de um compilado de 100 crônicas escritas para os jornais "O Globo" e "Zero Hora" entre outubro de 2005 e julho de 2008 que deslizam entre a justificativa do amor, anseios femininos, a brevidade da vida e a necessidade de se redescobrir. É claramente uma antologia direcionada às mulheres e isso com certeza tornou as coisas mais interessantes pra mim (ao contrário do que possa parecer). Não que eu tenha me travestido... me mantive homem e aprendi a me enxergar do outro lado da calçada.
Em muitos momentos - ou melhor, em quase todos - concordei com os pontos de vista da autora. Sua escrita é leve e não carrega aquele ar arrogante de quem tem algo a ensinar. Ela se oferece para debater, aconselhar e expor suas ideias. No entanto, pela exaustão inescapável que é consequência da resposta a uma infinidade de e-mails semanais, Martha pisa em ovos e é extremamente cautelosa em uma série de afirmações. É uma espécie de "safety zone", um mecanismo utilizado para fugir de polêmicas - e assim acaba se contradizendo um pouquinho ("manter-se fiel à nossa verdade já é meio caminho andado", em suas próprias palavras). Talvez seja esse o único porém desta coletânea de crônicas.
Isabelle.Lima 28/12/2016minha estante
Você tem idéia do quanto é raro um homem ler Martha Medeiros? Adorei ler sua resenha aqui! :)

Imeli 15/04/2015

Opinião pessoal
Crônicas rasas, sexistas e muitas vezes até arrogantes.
Adriana 04/10/2015minha estante
Também achei !! De inicio fiquei louca para devorar o livros,mas depois ficou muito massante a leitura e o tipo de crônica não comum ao meu gosto.

Ludymila 26/05/2017minha estante
Já tava me achando um et por ser uma das poucas a não gostar. Concordo com a sua análise, demorei 4 meses pra terminar... Chato.

Carol 19/03/2021

Divertido e irreverente
Martha Medeiros nos prende na sua forma de escrita leve e fácil. O livro reune diversas crônicas dos mais variados temas do nosso dia a dia. Sempre levando a uma reflexão no final de cada um. Seu toque irônico da uma pitada a mais de sabor na leitura.

Laris 18/06/2021

As vezes as coisas precisam mudar para que permaneçam da mesma forma!
Incrível como Martha Medeiros, em contos de 2005 a 2007 (se não me engano), consegue transmitir tantas situações que ainda perpetuam nossa sociedade. Claro que mudam-se alguns detalhes, mas determinados problemas são os mesmos.

Papel da mulher na sociedade, relacionamentos, desigualdades sociais, entre outros temas. Amei que a Martha, em vários contos, que são curtos e fáceis de ler, têm essas reflexões por meio de livros e filmes que ela consumiu. Peguei altas referências de suas indicações!

Simplesmente... atemporal

Bel 11/10/2020

Gosto do tipo de escrita da Martha Medeiros.